• Nenhum resultado encontrado

O objectivo primordial da política monetária em todos os Estados-Membros da UE não pertencentes à área do euro é a estabilidade de preços. Contudo, as estratégias de política monetária continuaram a divergir consideravelmente de país para país (ver Quadro 11).

Até Julho de 2011, muitos bancos centrais dos países da UE não pertencentes à área do euro, incluindo o Danmarks Nationalbank, o Magyar Nemzeti Bank, o Narodowy Bank Polski e o Sveriges Riksbank, aumentaram as respectivas taxas de juro directoras, em várias etapas, a fi m de contrariar as pressões infl acionistas previstas ou, no caso da Dinamarca, refl ectir a alteração da taxa de juro pelo BCE. Face à deterioração das perspectivas económicas na segunda metade do ano, a taxa de juro directora foi reduzida em Novembro e Dezembro pelo Danmarks Nationalbank, em linha com o corte das taxas de juro directoras do BCE. Em Novembro de 2011 e em Janeiro e Fevereiro de 2012, o Banca Naţională a României também baixou a respectiva taxa de juro directora devido a uma evolução mais favorável da infl ação. Em contraste, o Magyar Nemzeti Bank voltou a aumentar a sua taxa directora em Novembro e Dezembro de 2011 de forma a conter a depreciação do forint, o que ameaçou causar uma ultrapassagem do objectivo para a infl ação e aumentou a vulnerabilidade do sistema fi nanceiro.

Relativamente a outras medidas de política monetária, o Danmarks Nationalbank interveio

no mercado cambial e baixou a taxa aplicável às contas correntes e a taxa aplicável aos certifi cados de depósito, em várias etapas, a fi m de manter estável a taxa de câmbio face ao euro, na sequência da intensifi cação das entradas de capital durante o Verão. O Banca Naţională a României baixou o rácio de reservas mínimas obrigatórias relativamente às responsabilidades denominadas em moeda estrangeira com prazos residuais até 2 anos de 25% para 20%, a fi m de continuar o alinhamento gradual com os padrões do BCE. Em Janeiro de 2012, o Latvijas Banka reduziu o rácio de reserva de 3% para 2% para responsabilidades com prazos superiores a 2 anos e de 5% para 4% para outras responsabilidades, criando, assim, condições de crédito mais favoráveis. O Bank of England aumentou a dimensão do seu programa

de compra de activos em GBP 75 mil milhões para um total de GBP 275 mil milhões em Outubro, devido à deterioração das perspectivas económicas e ao risco acrescido de uma descida da infl ação para um nível inferior ao objectivo de 2% no médio prazo.

Quadro 11 Estratégias oficiais de política monetária dos Estados-Membros da UE não pertencentes à área do euro

Estratégia de política monetária

Moeda Características

Bulgária Objectivo cambial Lev da Bulgária Objectivo cambial: ligação cambial ao euro a uma taxa de BGN 1.95583 por euro, no contexto de um fundo de estabilização cambial (regime de currency board).

República Checa Objectivo para a infl ação Coroa checa Objectivo para a infl ação: 2% (±1 ponto percentual). Taxa de câmbio fl utuante controlada.

Dinamarca Objectivo cambial Coroa

dinamarquesa

Participa no MTC II com uma banda de fl utuação de ±2.25% em torno de uma taxa central de DKK 7.46038 por euro.

Letónia Objectivo cambial Lats da Letónia Participa no MTC II com uma banda de fl utuação de ±15% em torno de uma taxa central de LVL 0.702804 por euro. A Letónia mantém uma banda de fl utuação de ±1% como compromisso unilateral.

Lituânia Objectivo cambial Litas da Lituânia Participa no MTC II com uma banda de fl utuação

de ±15% em torno de uma taxa central de LTL 3.45280 por euro. A Lituânia mantém o seu fundo de estabilização cambial (regime de currency board) como compromisso unilateral. Hungria Objectivo para a infl ação Forint da Hungria Objectivo para a infl ação: objectivo a médio prazo de 3% (±1 ponto percentual) desde 2007. Taxa de câmbio fl utuante. Polónia Objectivo para a infl ação Zloti da Polónia Objectivo para a infl ação: 2.5% (± 1 ponto percentual) (aumento

de 12 meses do IPC). Taxa de câmbio livremente fl utuante. Roménia Objectivo para a infl ação Leu romeno Objectivo para a infl ação: 3.0% (±1 ponto percentual) para o

fi nal de 2011 e o fi nal de 2012, e 2.5% (±1 ponto percentual) para o fi nal do ano a partir de 2013. Taxa de câmbio fl utuante controlada.

Suécia Objectivo para a infl ação Coroa sueca Objectivo para a infl ação: aumento de 2% no IPC. Taxa de câmbio livremente fl utuante.

Reino Unido Objectivo para a infl ação Libra esterlina Objectivo para a infl ação: 2% medido pelo aumento de 12 meses do IPC. No caso de um desvio superior a 1 ponto percentual, o Governador do Bank of England deverá redigir uma carta aberta em nome do Comité de Política Monetária ao Ministro das Finanças do Reino Unido. Taxa de câmbio livremente fl utuante.

Fonte: SEBC.

O edifício classifi cado do Großmarkthalle acolhia anteriormente o mercado abastecedor de fruta e produtos hortícolas de Frankfurt. Foi construído entre 1926 e 1928 segundo um projecto do Professor Martin Elsaesser, à época responsável pelo urbanismo na Câmara de Frankfurt. As obras de restauro do Großmarkthalle incluem a remoção e substituição da argamassa das juntas das fachadas em tijolo dos edifícios laterais.

O perfi l das juntas das fachadas em tijolo era uma das características distintivas do Großmarkthalle. De acordo com o projecto original, a horizontalidade das fi leiras de tijolos deveria ser acentuada mediante a variação da largura e da tonalidade das juntas. Para o efeito, as juntas horizontais eram mais largas e foram preenchidas com uma argamassa de tom claro, ao passo que as juntas de assentamento verticais eram mais estreitas e foram preenchidas com uma argamassa escura. O trabalho meticuloso de restauro das juntas pretende reproduzir o aspecto original das fachadas.

As obras de restauro do edifício da ala leste fi caram concluídas em 2011, e os trabalhos no edifício da ala oeste tiveram início na Primavera do mesmo ano. Todas as obras de restauro foram aprovadas pelas autoridades responsáveis pela preservação histórica.

C A P Í T U L O 2

OPERAÇÕES E

Outline

Documentos relacionados