• Nenhum resultado encontrado

REFORMA DO SECTOR FINANCEIRO DA UE

COMUNICAÇÃO EXTERNA E RESPONSABILIZAÇÃO

REFORMA DO SECTOR FINANCEIRO DA UE

O Parlamento Europeu e o BCE mantiveram o seu diálogo intensivo sobre questões relacionadas com a supervisão e a regulamentação fi nanceiras (ver Secção 3 do Capítulo 3). O Regulamento relativo à Infra-estrutura do Mercado Europeu e o Regulamento relativo às vendas a descoberto e a certos aspectos dos swaps de risco de incumprimento tiveram particular destaque na agenda da ECON. Tiveram igualmente início discussões a nível legislativo sobre a terceira revisão da Directiva relativa aos requisitos de capital e à revisão da legislação sobre as agências de notação de risco de crédito. Em diversas ocasiões, foram discutidas as potenciais vantagens e desvantagens de um imposto sobre as transacções fi nanceiras.

Nas comparências perante o Parlamento Europeu, o Presidente do BCE saudou o papel fundamental desempenhado pelo Parlamento Europeu na prossecução de uma ambiciosa reforma da supervisão fi nanceira com uma verdadeira perspectiva europeia, tendo sublinhado a importância de se manter o ímpeto político a fi m de se continuar a implementar a agenda regulamentar fi nanceira. Relativamente ao Regulamento relativo à Infra-estrutura do Mercado Europeu, expressou preferência por um acordo que envolva a cooperação e a partilha de informação entre autoridades de supervisão sob a forma de colégios em vez de procedimentos bilaterais. Sublinhou a importância de sólidos mecanismos de resolução de bancos, que

Propostas de um regulamento que estabelece disposições 4

comuns para o acompanhamento e a avaliação dos projectos de planos orçamentais e para a correcção do défi ce excessivo dos Estados-Membros da área do euro e de um regulamento relativo ao reforço da supervisão económica e orçamental dos Estados- -Membros afectados ou ameaçados por graves difi culdades no que diz respeito à sua estabilidade fi nanceira na área do euro.

limitariam os custos associados à falência de um banco no caso de um grupo transfronteiras. Relativamente a todas estas questões, o Presidente do BCE sublinhou a importância de alcançar condições de igualdade e evitar a arbitragem regulamentar.

Os pareceres do BCE em relação às propostas legislativas da UE no domínio das suas atribuições (ver Secção 6.2 do Capítulo 2) serviram igualmente de fonte de aconselhamento técnico para os deputados do Parlamento Europeu.

O BCE dirige-se a uma variedade de audiências – especialistas do sector fi nanceiro, meios de comunicação, governos, parlamentos e público em geral – com diferentes níveis de conhecimento de fi nanças e economia. Deste modo, o seu mandato e decisões são explicados através de um conjunto de instrumentos e actividades de comunicação, constantemente aperfeiçoados de modo a torná-los o mais efi cazes possível, tendo em conta as diferentes audiências e os contextos e necessidades de comunicação relevantes.

Em 2011, as actividades de comunicação do BCE incidiram na explicação dos acontecimentos e consequências da crise fi nanceira e económica mundial, com ênfase sobre a crise da dívida soberana na Europa e as medidas decididas pelo Conselho do BCE e aplicadas pelo Eurosistema. A grande maioria dos discursos públicos proferidos por membros da Comissão Executiva esteve relacionada com estas questões. Estes tópicos dominaram igualmente as perguntas e os pedidos de informação enviados pelos meios de comunicação, pelo público e pelos visitantes ao BCE. As actividades do Comité Europeu do Risco Sistémico no seu primeiro ano e, em particular, o papel do BCE no apoio ao Comité, também constaram regularmente das actividades de comunicação do BCE.

O BCE publica vários estudos e relatórios regulares e periódicos. Estes incluem: o Relatório Anual, que apresenta uma análise das actividades do BCE no ano anterior; o Boletim Mensal, que disponibiliza actualizações regulares da avaliação do BCE acerca da evolução económica e monetária e informação pormenorizada subjacente às suas decisões; e o Financial Stability Review (Relatório de Estabilidade Financeira), com frequência semestral, que avalia a estabilidade do sistema

fi nanceiro da área do euro quanto à sua

capacidade de absorver choques adversos. O BCE disponibiliza ainda um vasto conjunto de dados estatísticos, sobretudo através do serviço de divulgação de estatísticas online do BCE, o Statistical Data Warehouse, e de gráfi cos interactivos no sítio do BCE, bem

como em versão impressa, nas edições mensais do Statistics Pocket Book (livro de bolso de estatísticas).

Todos os membros do Conselho do BCE contribuem directamente para melhorar o conhecimento e a compreensão do público acerca das atribuições e políticas do Eurosistema através de testemunhos perante o Parlamento Europeu e os parlamentos nacionais, da apresentação de discursos públicos e de entrevistas aos meios de comunicação. Ao longo de 2011, os membros da Comissão Executiva proferiram cerca de 150 discursos perante audiências variadas e deram cerca de 240 entrevistas aos meios de comunicação. Publicaram ainda muitos artigos em revistas e jornais.

Os BCN da área do euro desempenham um papel fulcral, assegurando a disseminação a nível nacional de informações e mensagens do Eurosistema ao público em geral e a outras partes interessadas, dirigindo-se a uma variedade de audiências nacionais e regionais nas línguas e contextos próprios.

Em 2011, o BCE organizou 16 seminários para jornalistas, com o objectivo de melhorar o conhecimento e a compreensão dos meios de comunicação nacionais e internacionais relativamente ao mandato, atribuições e actividades do BCE. Foram organizados seminários a nível individual e em colaboração com os BCN, a Comissão Europeia, o Centro Europeu de Jornalismo e outras autoridades e fundações públicas. O BCE acolheu cerca de 13 500 visitantes nas suas instalações em Frankfurt em 2011. Os visitantes receberam informações em primeira mão sob a forma de apresentações realizadas por funcionários do BCE.

Todos os documentos publicados pelo BCE e outras informações sobre as suas várias actividades são apresentados no sítio do BCE. Em 2011, o sítio recebeu 27 milhões de visitas, foram consultadas 224 milhões de páginas e descarregados 57 milhões de documentos. Em 2011, o BCE respondeu a cerca de 100 000 pedidos de informação do público sobre

vários assuntos relacionados com actividades, políticas e decisões do BCE. O jogo didáctico online “€CONOMIA”, lançado em 2010, foi adaptado a dispositivos móveis, tendo-lhe sido atribuído o primeiro prémio na categoria de jogos empresariais do Deutscher Preis für Onlinekommunikation.

Foram organizadas várias conferências e eventos internacionais ao mais alto nível em 2011, incluindo o European integration and stability (Integração e estabilidade europeias), um colóquio do BCE em honra de Gertrude Tumpel-Gugerell em 19 de Maio de 2011, e o evento para marcar o termo do mandato de Jean- -Claude Trichet como Presidente do BCE em 19 de Outubro de 2011.

Em 1 de Outubro de 2011, foi lançado o Concurso “Geração €uro” para alunos do ensino secundário na área do euro. Este concurso, que se realizará anualmente, procura, a longo prazo, aumentar a literacia económica e proporcionar aos adolescentes uma melhor compreensão do papel do banco central na economia. O primeiro concurso abrange o ano lectivo de 2011/2012 e terminará em meados de 2012, com um evento de atribuição de prémios a nível europeu. Em Novembro de 2011, foi lançada no sítio do BCE uma cronologia que apresenta as principais datas e eventos da crise fi nanceira. Esta cronologia procura ir ao encontro da forte necessidade de informação sobre o desenrolar da crise por parte dos meios de comunicação e do público em geral. Fornece, de forma simples e compacta, um resumo dos principais eventos relacionados com a crise fi nanceira e da dívida soberana do ponto de vista do BCE.

Em preparação para o 10.º aniversário da introdução das notas e moedas de euro em 1 de Janeiro de 2012, foram produzidos um fi lme comemorativo, um dossier de imprensa, um vídeo sobre a produção das notas e moedas de euro, material educativo e um concurso para crianças com idades compreendidas entre os 9 e os 12 anos. Além disso, integrada nas actividades de comunicação sobre notas, a

exposição sobre o euro, com vários elementos e jogos interactivos, viajou para Bucareste, Paris e Sófi a. A exposição é organizada pelo BCE em cooperação com os BCN e outras instituições, como, por exemplo, museus. No fi nal de 2011, cerca de 226 000 pessoas tinham visitado a exposição sobre o euro desde a sua criação em 2008.

Em 2011, as Jornadas Culturais do BCE foram dedicadas à Itália, tendo sido organizadas em cooperação com o Banca d’Italia. A arte e cultura italianas foram celebradas entre 19 de Outubro e 17 de Novembro em locais culturais bem conhecidos de Frankfurt através de uma grande variedade de eventos, desde concertos de música clássica, uma noite dedicada à música jazz, eventos literários e fi lmes a espectáculos de dança, palestras e exposições de arte, bem como eventos infantis. A iniciativa das Jornadas Culturais foi lançada em 2003 com o objectivo de fomentar o conhecimento cultural e proporcionar aos residentes e visitantes de Frankfurt uma mostra única da cultura de um Estado-Membro da UE em cada ano.

Em Novembro de 2011, as primeiras armações metálicas, de um total de 14, foram montadas no átrio entre as duas torres de escritórios. Estas armações, juntamente com as plataformas de ligação, irão escorar as duas torres de escritórios.

C A P Í T U L O 7

ENQUADRAMENTO

Outline

Documentos relacionados