• Nenhum resultado encontrado

Primeira parte: Bipolos e transformações de energia

PARTE II DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA

DIGITAL DUPLA 4 DIGITALDUPLA

6. ANÁLISES E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

6.1. Leitura e interação

6.1.1. Primeira parte: Bipolos e transformações de energia

- Dupla 1: E1 e E2 (livro digital)

A primeira providência da dupla ao entrar no hiperlivro foi procurar o zoom, pois, por padrão, o conteúdo é apresentado inicialmente em página dupla, dificultando a leiturabilidade. Sem procurar ou ler o tutorial apresentado, os participantes deram duplo clique e descobriram como era feita a aproximação da página, clicando e arrastando, em seguida, para movê-la ao

ponto desejado. Para chegar à página do tema proposto, os estudantes utilizaram o recurso ir para página, presente no menu lateral esquerdo do hiperlivro, conforme a figura 43.

Figura 43 - Menu do livro digital com destaque ao item “ir para página” e o input de texto.

Fonte: Editoras Ática e Scipione.

Após a dupla iniciar a leitura, E1 relata sua dificuldade no entendimento de um dos assuntos (diferença de potencial): “Você entendeu alguma coisa?”. E2 parece ter as mesmas dúvidas. Ao serem informados sobre a localização dos OEDs no livro digital, os participantes se perguntam se seria melhor visualizá-los naquele momento, interrompendo a leitura corrente, ou deixariam para o final. Antes de entrarem no próximo tópico do conteúdo, optaram por abrir o primeiro OED, Energia elétrica em uma residência, assustando-se com a quantidade de texto introdutório. No entanto, leram todo o conteúdo e acessaram a totalidade dos botões do infográfico, visualizando os outros textos ali presentes. Salienta-se que a dupla não clicou nas imagens presentes nas popups junto aos textos, sendo que todas elas podem ser expandidas para uma melhor visualização, conforme figura 44.

Figura 44: Destaque da popup e, após o clique sobre a imagem, sua imagem ampliada

Além disso, a dupla apontou o que parece ser uma falha da interface do OED: três itens (aquecedor elétrico, forno elétrico e ventilador de teto) estavam fora da ilustração, como mostra a figura 45.

Figura 45 - Destaque para os aparelhos eletrônicos na parte de fora da ilustração.

Fonte: Editoras Ática e Scipione.

Dentre outros apontamentos da dupla estão: a imagem pouco elusiva do item “ar- condicionado” e a ausência do termo elétrico como complemento ao item chuveiro (figura 46). Ainda nesse item, os participantes concordam que a imagem, ainda que tenham visto apenas sua miniatura, poderia ter sido melhor trabalhada e que deveria haver, como nos outros itens, a informação do seu consumo médio.

Figura 46: Destaque para a imagem do chuveiro e do ar-condicionado no OED.

Os participantes retornam à leitura do restante do capítulo e, após finalizá-lo, acessam o segundo objeto educacional digital: a batalha das correntes. Os efeitos especiais presentes no vídeo são motivo de diversão por sua baixa qualidade de produção. Após assisti-lo, a dupla acertou todas as perguntas do quiz que o procedia, mas o E2 permaneceu com dúvida em relação ao tema central do vídeo, tendo esta sido esclarecida por sua colega ao fim da atividade. A dupla tentou fechar o OED, sem sucesso, clicando na parte de fora da popup. Somente após algumas tentativas é que o botão fechar foi notado na parte superior central da popup.

- Dupla 2: E3 e E4 (livro digital)

Assim como ocorreu com a dupla anterior, o primeiro passo executado pelos participantes foi descobrir como dar zoom na página, tendo os alunos cumprido a ação rapidamente mesmo sem ter lido o tutorial ou acessado o menu de ajuda. No entanto, ao testarem os níveis de aproximação perceberam um problema na precisão da ferramenta, que inviabilizou um recuo ou uma aproximação maior à página. Para chegar ao conteúdo proposto eles também utilizaram o recurso ir para página, e para o deslocamento da página foi utilizado tanto o clique/arraste quanto a barra de rolagem do mouse.

Após o descobrimento do funcionamento da ferramenta iniciaram a leitura dos assuntos propostos. E3 não se mostrou muito participativo em relação à atividade, ora promovendo brincadeiras com a dupla ao lado, ora fazendo menções de que dormiria durante o experimento, mesmo após ser chamada a sua atenção por parte de sua dupla. Ao final da leitura, os estudantes iniciaram o primeiro OED: a batalha das correntes. E3 novamente simulou sono quando da transmissão do vídeo.

Ao final, ambos se empenharam em resolver o quiz, acertando todas as questões. O passo seguinte foi o acesso ao segundo OED: Energia elétrica em uma residência. Ambos leram o texto introdutório, mas em seguida não acessaram todo o conteúdo, faltando os itens lâmpada fluorescente, ferro elétrico, aquecedor elétrico e ventilador de teto. Tampouco clicaram nas imagens para que pudessem ser visualizadas em modo ampliado.

- Dupla 3: E5 e E6 (livro digital)

Novamente, o procedimento inicial da dupla foi descobrir como funcionava o zoom na página. O primeiro teste foi utilizando a ferramenta do navegador, sem sucesso. Em seguida, fizeram uma busca pela interface, ainda sem êxito. Por último, arriscaram o duplo clique e ironizaram a falta de intuitividade/usabilidade do recurso para o alcance do objetivo. Após descobrirem na prática, com o duplo clique e sem consultar a popup de tutorial ou o menu

ajuda, os estudantes fizeram uso, assim como as duplas anteriormente citadas, do menu ir para a página.

Dentre os comentários observados entre a dupla durante a leitura estão: o fato do assunto ser cansativo, a falta de conectividade entre eles e a ausência de uma explicação aprofundada

dos temas. Houve diversas distrações entre a dupla, tanto com outros participantes que também realizavam a atividade, quanto com outros aplicativos do computador, como a visualização do navegador de internet e seu histórico. Ao voltarem à leitura, observou-se a dificuldade de atenção e entendimento do assunto por parte do E5, tendo de ler e reler o conteúdo repetidas vezes.

O primeiro OED acessado foi a batalha das correntes. Ambos os estudantes leram o texto introdutório e assistiram ao vídeo em sua totalidade, ironizando, tal qual a dupla 1, a qualidade dos efeitos especiais. Os participantes não perceberam que havia um quiz após a exibição do audiovisual e pularam para o segundo objeto educacional digital: energia elétrica em uma residência. O texto introdutório foi lido e o objeto foi elogiado por se parecer com o jogo

The Sims, no entanto não houve acesso de todos os itens, faltando: aquecedor elétrico, forno elétrico e ventilador de teto. Segundo E5: “já está bom, já deu para entender”, indicando que a ideia principal do OED foi compreendida graças à repetição das ações e à estrutura do infográfico.

- Dupla 4: E7 e E8 (livro impresso)

Apesar de ter sido dada a oportunidade dos participantes utilizarem materiais para anotação, houve a preferência somente pelo livro impresso. Vê-se, com frequência, o manuseio no artefato por parte de E8, com o acompanhamento do texto por meio do dedo indicador, e o esclarecimento de dúvidas da mesma participante relacionadas a fórmulas. Mesmo voltando a tópicos anteriores do livro, foi E7 quem esclareceu os questionamentos de sua colega.

Uma das interrupções na atividade se deu quando E8 pergunta ao pesquisador sobre as etapas do experimento. Mesmo que tal explicação já tenha sido previamente relatada nos termos de consentimento e assentimento, e ainda oralmente, houve uma rápida elucidação sobre elas.

E7 informa ter gostado do assunto e relata sua vontade em querer aplicar as fórmulas ali encontradas em algum exercício. Como havia ainda tempo (a dupla terminou cinco minutos antes do previsto) ambos participantes releram parte do conteúdo, especialmente trechos relacionados a aspectos práticos e/ou fórmulas, e discutiram de maneira participativa, relembrando, inclusive, assuntos já vistos ao longo do ensino médio.

- Dupla 5: E9 e E10 (livro impresso)

Durante a leitura houve pouca discussão entre as participantes. Assim como a dupla 4, esta também terminou a leitura antes do tempo previsto. Com os minutos restantes aproveitaram para visualizar os assuntos posteriores e, a partir daí, começaram a discutir os temas estudados no experimento. A dupla ouve a pergunta dos outros participantes sobre as etapas previstas para a atividade, voltando-se ao livro após escutá-la. Elas verificam possíveis questões,

especialmente as que envolvem fórmulas, que poderiam estar presentes na avaliação de compreensão. Ao final, relembram que estavam sendo filmadas e interagem com a câmera.

- Dupla 6: E11 e E12 (livro impresso)

Os distintos ritmos de leitura ficam perceptíveis ao observar as participantes. As discussões são esporádicas e há apenas uma interferência com as outras duplas a fim de sanar a dúvida sobre as páginas onde estavam localizados os conteúdos. Os textos são lidos e relidos com o objetivo de conferir se eles realmente fazem sentido no contexto das ilustrações e esquemas. A leitura é terminada rapidamente, como ocorreu com as outras duas duplas que utilizaram o livro impresso, e então iniciam-se as discussões sobre os temas associando àqueles já vistos na disciplina. Por fim, as participantes discutem possíveis pontos que poderiam fazer parte da avaliação.