• Nenhum resultado encontrado

PARTE II DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA

DIGITAL DUPLA 4 DIGITALDUPLA

6. ANÁLISES E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

6.1. Leitura e interação

6.1.2. Segunda parte: os pilares da Física moderna

Dupla 1: E1 e E2 (livro impresso)

Durante a leitura houve poucas discussões e até mesmo escassas interações da dupla com o artefato. As conversas, em sua maioria, se resumiram a perguntas sobre o avançar das páginas. O principal comentário realizado por E2 diz respeito a um exemplo de relatividade especial: “isso é muito interessante”. Na sequência, E1 explica alguma situação relacionada ao assunto. Os estudantes finalizam rapidamente a leitura e releem um ou outro tema que lhes pareceram interessantes.

Dupla 2: E3 e E4 (livro impresso)

Ao iniciar a atividade, E3 não se mostrou disposto em ler o tema proposto, mas foi incentivado por E4 que argumentou serem apenas três páginas. E4 faz perguntas a E3, provavelemente para saber se ele estava acompanhando a leitura. Após alguns minutos, o participante desiste da leitura e passa a fazer brincadeiras, tentando distrair sua colega, mas sem muito sucesso. E4 terminou a leitura dentro do tempo previsto.

Dupla 3: E5 e E6 (livro impresso)

Mesmo sendo avisados de que a leitura se faria em dupla, com um mesmo livro, os participantes optaram por utilizar cada um o seu. O único comentário proferido entre eles diz respeito ao fato de E6 ter achado o tema interessante. Após tal comentário, o que se seguiu foi a falta de discussão entre os estudantes. E6 manteve um ritmo mais rápido de leitura e, ao terminá-la, buscou um tema posterior (a dilatação do tempo e suas consequências), ainda referente aos assuntos abordado no experimento. Mesmo em um ritmo mais lento, E5 termina dentro do tempo previsto.

Dupla 4: E7 e E8 (livro digital)

Assim como ocorreu com as duplas que estudaram Bipolos e transformações de energia, o primeiro procedimento da dupla 4 foi tentar descobrir como aplicar o zoom na página. Dessa vez, os participantes não obtiveram sucesso, e a alternativa, ainda que não tenha resolvido o problema, foi a de aproximar a página com a ferramenta de zoom disponibilizada pelo navegador. Como a leiturabilidade permanecia prejudicada, a dupla aproximou-se no computador.

Ao iniciar a leitura, com E7 querendo pular a introdução, E8 pergunta: “será que tem algum outro jeito de dar zoom aqui que eu não saiba?”. Novamente tentaram o zoom do navegador, ainda sem sucesso.

Ao terminarem a leitura das páginas solicitadas, os participantes perguntaram ao pesquisador o quê deveria ser feito a seguir. Este se aproxima dos alunos e nota que o tamanho da fonte, causado pela ferramenta do navegador, estava menor que o habitual. Foram indicadas, então, duas possibilidades: 1) buscar ajuda no menu lateral esquerdo do livro digital; 2) tentar o duplo clique. A dupla ficou surpresa por não ter pensado e tentado isso antes. Como já haviam terminado a leitura partiram para os objetos educacionais digitais, sendo o primeiro escolhido:

relatividade geral. E8 não entendeu a dicção em uma das falas da narradora do vídeo e voltou para reassistir. Após o término do audiovisual, os participantes não perceberam que havia mais conteúdo, fazendo com que não acessassem uma parte importante do objeto, que diz respeito ao infográfico com textos e imagens. Após fechar o OED, a dupla acessa o objeto

relatividade especial. Nele, tiveram dificuldade de visualizar o ícone play (tocar) nos dois vídeos propostos. E7 riu da falta de qualidade na produção das animações e notou alguns problemas de carregamento dos vídeos, mas a responsável, nesse caso, foi a internet do ambiente. Em uma das discussões entre a dupla foi observado que E7 não assimilou muito bem o assunto, mas E8 lhe esclareceu diversos pontos.

Dupla 5: E9 e E10 (livro digital)

As estudantes tiveram a mesma dificuldade da dupla 4 e não conseguiram encontrar a ferramenta de zoom para a página. Notou-se uma certa insistência: primeiro a dupla tentou utilizar a do navegador; em seguida fez a busca no menu configurações, mas lá apenas duas opções são disponibilizadas (conforme a figura 47): Nível padrão zoom, onde o usuário pode escolher até três níveis, estando a ferramenta inativa; e Modo de exibição, que permite a visualização em uma ou duas páginas, mas não oferece a opção de aproximação.

Figura 47 - Opções oferecidas para a ferramenta zoom no menu Configurações.

Fonte: Editoras Ática e Scipione.

Na sequência a dupla foi ao menu ajuda, mas, por não lerem toda a informação e somente observarem rapidamente as ilustrações que faziam menção à utilização do hiperlivro em

tablets, houve a desistência. Cabe ressaltar que o duplo toque (ou clique, se associado ao uso em computadores) está lá representado, como indica a figura 48.

Figura 48 - Indicação do duplo toque para o acionamento do zoom na página.

Por último, quase perto do fim da leitura, as participantes acessaram novamente as configurações buscando o zoom, ainda sem sucesso.

As estudantes esqueceram de acessar os objetos educacionais digitais, mas foram lembradas pela dupla que se encontrava ao lado. Começaram por relatividade especial, mas desisitiram e preferiram seguir a ordem do menu, iniciando com relatividade geral. Observou-se que as estudantes não leram o conteúdo introdutório, riram das animações presentes no primeiro vídeo e se incomodaram com os travamentos causados por problemas pontuais com a internet. Após o vídeo, elas acessaram o conteúdo extra (infográfico), ainda dentro do OED, lendo-o completamente e, assim como outras duplas, tentaram fechar o objeto clicando fora da popup.

No segundo OED seguiram-se os travamentos nos vídeos causados pela internet. As estudantes terminaram de assisti-los no computador da dupla ao lado que já havia finalizado toda a atividade. Percebeu-se, dessa vez, um questionamento sobre a qualidade das animações expresso em risadas irônicas e um não entendimento completo do assunto.

Dupla 6: 11 e E12 (livro digital)

Como ocorreu com as outras duas duplas que realizaram a leitura do mesmo tema, as participantes também não conseguiram efetuar a aproximação da página (zoom), o que prejudicou a leiturabilidade do material. Como tentativa semelhante está a utilização do zoom

do navegador, ainda sem sucesso.

E12 não gostou de saber que aquele seria o assunto a ser estudado, demonstrando falta de interesse no texto introdutório e se sentindo incomodada pelas conversas dos colegas que já haviam terminado a atividade. E11 mostrou-se mais atenta e engajada na realização do experimento. Ao terminarem a leitura, acessaram os OEDs conforme a ordem disponível no menu (relatividade geral e relatividade especial). Dessa vez, as participantes monstraram-se mais interessadas, com destaque a E12 que já discutira com sua colega como curiosidade o tema do primeiro objeto antes do início da atividade. Próximo ao fim do primeiro OED, ele apresentou travamentos, também ocasionados pela internet. No segundo, apesar de encontrarem dificuldades de compreensão do tema, expondo tal afirmação oralmente, as estudantes se divertiram com as animações.

De maneira geral, observaram-se alguns padrões entre as duplas, dos quais destacam-se: ▪ Nenhuma delas leu o infográfico que antecedia o capítulo sobre os pilares da Física

moderna, mesmo constando na programação das páginas a serem estudadas; ▪ Todos os participantes assistiram aos vídeos em tela cheia;

▪ Houve uma pergunta generalizada, após o estudo, se a avaliação de compreensão se daria individual ou com as mesmas duplas. No entanto, o desapontamento ao saber que a realizariam individualmente foi parcial.

▪ O tempo total para a leitura e interação com os temas foi de uma hora e cinco minutos. Na avaliação foram utilizados quarenta e cinco minutos, restando ainda cerca de meia hora para a realização do grupo focal.

A seguir são apresentados os resultados e os desdobramentos das avaliações de compreensão.