• Nenhum resultado encontrado

Caraterização do Meio Sócio Geográfico Envolvente

PRÁTICA PEDAGÓGICA SUPERVISIONADA

CAPÍTULO 1 – CARATERIZAÇÃO DOS CONTEXTOS DE ESTÁGIO

1. Caraterização do Meio Sócio Geográfico Envolvente

1.1. A Importância da Relação Escola/Meio-Comunidade

O meio exerce influência sobre o comportamento das crianças e, desta forma, deve ser tido em consideração sempre que se pretende trabalhar com um grupo. Cardona (1992) citando Bronfenbrenner afirma que a relação entre as caraterísticas do aluno e o meio que os rodeia deve ser tido em conta e que este próprio meio deve ser visto como um conjunto de estruturas e sistemas que se entrecruzam entre si. Marques (1983) diz-nos, ainda, que

[…] o meio em que a escola está inserida serve, também, como um importante instrumento de educação, através da intensificação das actividades de contacto, realização de itinerários

urbanos e utilização dos saberes inerentes aos meios e associações socioprofissionais e culturais existentes na colectividade […] (Marques 1983:60).

Dada esta importância, prosseguiremos à caraterização do meio que envolve as instituições onde foram realizadas as situações de estágio.

1.1.1. Vila Real

De acordo com o site oficial do município de Vila Real, esta cidade é sede de concelho e capital de distrito e situa-se a cerca de 450 metros de altitude, uma vez que se localiza num planalto rodeado de altas montanhas, entre elas, o Marão e o Alvão. Em Vila Real podem ser observados diferentes tipos de paisagens, pois contém áreas mais montanhosas, como é o caso das já referidas Serras do Marão e do Alvão e, ao mesmo tempo, zonas de planície como é exemplo o Vale da Campeã. Com a proximidade do Rio Douro são, igualmente, observados os socalcos caraterísticos dos vinhedos.

Com cerca de 52.000 habitantes e uma área de 370 , o concelho de Vila Real é constituído por trinta freguesias. Estas freguesias mantêm, entre si, caraterísticas também bastante diferentes, uma vez que três delas constituem a parte mais urbana do concelho e as restantes constituem a zona mais rural tendo caraterísticas rústicas bem marcantes. Podemos já adiantar que as instituições onde pusemos em prática o nosso estágio pertencem a duas freguesias distintas – Mateus e S. Dinis –, sendo a primeira, pertencente à zona rural e a segunda pertencente à zona urbana.

Quanto à sua história, outrora, Vila Real – ainda Vila Real de Panóias – sofreu uma grande evolução em relação ao número de moradores. De cerca de 480 habitantes em 1530, Vila Real passa para cerca de 3.600 em 1795 devido à sua boa localização geográfica, com ligações ao Porto, Chaves e Bragança. Nos anos sessenta, Vila Real perde população devido, principalmente, à forte taxa de desemprego que se fazia sentir nesta cidade. As pessoas decidiram imigrar para outros países e Vila Real fica novamente com um menor número de população.

O mesmo site dá importância acrescida à criação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro que, em 1986, permite um novo aumento demográfico e, consequentemente, uma revitalização da cidade. Hoje em dia, Vila Real é uma cidade bastante evoluída, com bastantes equipamentos de interesse cultural e também relativos à saúde, educação, comércio e indústria. Alguns destes equipamentos disponíveis à população são a Arquivo Municipal de Vila Real, o Grémio Literário Vila-Realense, a Biblioteca Municipal Dr. Júlio Teixeira, o

Museu de Arqueologia e Numismática de Vila Real, o Museu de Som e Imagem, o Museu da Vila Velha, o Conservatório Regional de Música, a Piscina Municipal de Vila Real, o Teatro de Vila Real, o Pavilhão dos Desportos, o Regimento de Infantaria n.º 13, o centro comercial

Dolce Vita Douro, entre outros.

Vila Real, atualmente, é uma cidade procurada pelas circundantes possuindo boas vias de comunicação.

1.1.2. Mateus – Contexto de Educação Pré-Escolar

A freguesia de Mateus situa-se a 2 de Vila Real, tem 4,14 de área (Câmara Municipal de Vila Real s/d.) e 3.400 habitantes (Instituto Nacional de Estatística).

De acordo com o site da Fundação da Casa de Mateus, esta freguesia tornou-se notável depois de, em 1620, o Doutor António Álvares Coelho construir um grande morgadio e uma capela. Este posteriormente deu lugar ao Palácio de Mateus que D. Fernando de Sousa Botelho Mourão e Vasconcelos fizeram questão de melhorar e requalificar. No entanto, para além deste, outras casas dão importância à freguesia de Mateus como a Casa das Quartas, a Casa do Paço e a Casa de Urros. Esta freguesia conta com 4 lugares – Abambres, Marrão, Mateus e Raia.

Como atividade económica a freguesia contém agricultura, serralharia, comércio, construção civil e turismo de habitação. Relativamente a equipamentos e instituições, a freguesia de Mateus coloca à disponibilidade da população o Centro de Saúde n.º 2 de Vila Real, a Unidade de Saúde Familiar, a Banda de Música de Mateus, o Campo D. Francisco De Sousa Albuquerque, em Mateus e o Campo Dª Maria de Lurdes Amaral, em Abambres1.

1.1.3. S. Dinis – Contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico

São Dinis é uma das três freguesias urbanas do município de Vila Real sendo a de menor dimensão, com uma área de 1,48 2. Aqui residem 3.937 habitantes (Instituto Nacional de Estatística) sendo a terceira freguesia com maior população e com maior densidade populacional3.

De acordo com o site do município de Vila Real, a freguesia de S. Dinis teve origem a partir da construção da igreja com o mesmo nome por D. Dinis. Este monumento é um dos

1 Informações fornecidas pela Coordenadora Pedagógica da Creche e Jardim de Infância D. Maria de Lurdes Amaral – Doutora Sílvia Maio (2011-10-24)

2 Fonte: http://www.cm-vilareal.pt/images/downloads/dados_estatisticos.pdf (2013-06-27). 3 Fonte: http://www.cm-vilareal.pt/images/downloads/dados_estatisticos.pdf (2013-06-27).

mais caraterísticos e importantes da freguesia acompanhado pela antiquíssima capela. De acordo com Aires (2007), na mesma freguesia, podemos ainda encontrar a Capela de S. Brás, a Capela de Nossa Senhora de Almodena, a Sé Catedral (ou Convento de S. Domingos), a Igreja da Misericórdia e a Igreja do Antigo Hospital (Aires 2007). Outro tipo de património cultural e edificado existente é a Casa de Diogo Cão, o Palácio do Governo Civil (ou Palácio Conde de Amarante) e a Estátua Carvalho Araújo (Silva 1997). De acordo com informações fornecidas pelo Presidente da Junta de Freguesia de S. Dinis, a freguesia dispõe de serviços destinados ao público, como por exemplo, a Câmara Municipal de Vila Real, o Conservatório Regional de Música, a Conservatória de Registo Predial, a Conservatória de Registo Civil, as Clínicas de Saúde Real e dos Descobrimentos sendo, desta forma, as suas principais atividades económicas o comércio e os serviços4.