• Nenhum resultado encontrado

PRÁTICA PEDAGÓGICA SUPERVISIONADA

CAPÍTULO 1 – CARATERIZAÇÃO DOS CONTEXTOS DE ESTÁGIO

2. Caraterização do Meio Institucional

2.1. Centro Social e Paroquial de Mateus – Contexto de Educação Pré-Escolar O Centro Social e Paroquial de Mateus situa-se na Rua Padre Fernando Miranda, na

2.1.1. Tipo de Instituição e seu Funcionamento

Tendo por base somente o jardim de infância, julgamos importante mencionar o facto de que este e a creche funcionam como uma única instituição, denominando-se de Creche e Jardim de Infância D. Maria de Lurdes Amaral.

Esta instituição conta com a direção técnica da Doutora Maria Elisabete de Sousa e com a coordenação pedagógica da Doutora Sílvia Maio.

Referindo-me aos funcionários diretos, a instituição possui sete educadoras de infância, uma cozinheira, uma ajudante de cozinha, quatro ajudantes de ação educativa, três auxiliares de serviços gerais, duas escriturárias, uma encarregada de armazém, uma auxiliar de serviços gerais e uma auxiliar de serviços gerais/lavandaria. A mesma colabora, ainda, com professores exteriores à instituição como o Professor de Educação Física – Paulo Gonçalves – , a Professora de Ballet – Virgínia Cardoso – e professores de informática a cargo da empresa Real Futuro6.

Relativamente às componentes direcionadas às crianças – componente pedagógica e componente social – são descritos nas tabelas seguintes os horários.

Horário de Componente Pedagógica7

Manhã: 9:00h às 12:00h

Tarde: 15:00h às 17:00h

Tabela 1 - Horário da Componente Pedagógica da Creche e Jardim de Infância D. Maria de Lurdes Amaral.

Horário de Componente Social8

Manhã: 7:50h às 9:00h

Tarde: 12:00h às 15:00h

17:00h às 19:00h

Tabela 2 - Horário da Componente Social da Creche e Jardim de Infância D. Maria de Lurdes Amaral.

Já para as famílias, existe um horário fixo de atendimento que consta de uma hora por semana. Durante o horário escolar previsto pela instituição, as famílias podem falar com as

6 Informações fornecidas pela Coordenadora Pedagógica da Creche e Jardim de Infância D. Maria de Lurdes Amaral – Doutora Sílvia Maio (2011-10-24)

7 Informações fornecidas pela Coordenadora Pedagógica da Creche e Jardim de Infância D. Maria de Lurdes Amaral – Doutora Sílvia Maio (2011-10-24)

8 Informações fornecidas pela Coordenadora Pedagógica da Creche e Jardim de Infância D. Maria de Lurdes Amaral – Doutora Sílvia Maio (2011-10-24)

educadoras de infância ou com a coordenadora pedagógica todas as segundas-feiras, das 14:00h às 15:00h.

Relativamente às refeições, a instituição proporciona às crianças quatro ocasiões de refeição diária. Seguem em tabela:

Refeições

9:00h Reforço do pequeno-almoço

12:00h Almoço

16:00h Lanche

17:30h Suplemento Alimentar

Tabela 3 - Horário das refeições na Creche e Jardim de Infância D. Maria de Lurdes Amaral.

De acordo com o Regulamento Interno da Creche e Jardim de Infância D. Maria de Lurdes Amaral, no capítulo I, artigo 2.º, os objetivos deste estabelecimento e que de seguida se apresentam, centram-se na preocupação em fornecer às crianças ocasiões de desenvolvimento pessoal e social, bem-estar e segurança:

[…]

 Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança com base em experiências de vida democrática numa perspectiva de educação para a cidadania;

 Fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no respeito pela polaridade das culturas, favorecendo uma progressiva consciência como membro da sociedade;  Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso da aprendizagem;

 Estimular o desenvolvimento global da criança no respeito pelas suas características individuais, incluindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas do mundo;

 Desenvolver a expressão e a comunicação através de linguagens múltiplas como meios de relação de informação, de sensibilidade e de compreensão do mundo;

 Despertar a curiosidade e o pensamento crítico;

 Proporcionar à criança ocasião de bem-estar e de segurança, nomeadamente no âmbito da saúde individual e colectiva;

 Proceder à despistagem de inadaptação, deficiência ou precocidades e promover a melhor orientação e encaminhamento da criança;

 Incentivar a participação das famílias no processo educativo e estabelecer relações de efectiva colaboração com a comunidade […] (RI cap. I, art.º 2.º).

Segundo o mesmo Regulamento Interno e relativamente às condições de admissão, “[…] poderão ser inscritas todas as crianças residentes na área de influência do equipamento que possuam 3 anos feitos até 31 de Dezembro e não tenham mais de 6 anos até à data de 30 de Setembro […]” (RI cap. I, art.º 1.º). Existe, ainda, uma ordem de prioridade estipulada. As crianças que pretendam refeições e prolongamento de horário, que já frequentaram a creche

desta instituição, que tenham irmãos que frequentem ou já frequentaram o estabelecimento ou filhos de funcionários do centro têm entrada facilitada e prioridade no jardim de infância. Durante o ano, desde que haja vaga, também é possível a entrada de crianças no mesmo (RI cap. I, art.º 2.º).

Relativamente ao seu funcionamento, a instituição encontra-se aberta das 7:50h às 18:30h (RI cap. IV, art.º 1.º) e o horário limite para a entrada das crianças é até às 10:00h, no entanto, se justificado e com pré-aviso, este horário poderá ser alargado até às 11:30h (RI cap. IV, art.º 2.º). O prolongamento do horário para além das 18:30h fica sujeito ao pagamento de €5,00 por cada meia hora (RI cap. IV, art.º 4.º). Durante todo o ano, a creche e jardim de infância, encontram-se encerrados todos os sábados, domingos e feriados, incluindo o feriado municipal e na véspera de natal, carnaval e na quinta-feira santa. O encerramento noutros dias é possível, desde que assinalados no plano de atividades ou calendário escolar (RI cap. IV, art.º 6.º).

Todas as crianças devem usar a bata estabelecida pelo jardim de infância e têm de ter no mesmo estabelecimento uma muda de roupa, um chapéu e um pente (RI cap. IV, art.º 14.º).

Relativamente à saúde e higiene, crianças com temperatura e portadoras de doenças infetocontagiosas não podem frequentar a creche e jardim de infância (RI cap. IX, art.º 1.º), regressando somente quando acompanhada de declaração médica que comprove a total recuperação (RI cap. IX, art.º 3.º). O número de telefone da família, para contacto imediato, tem de ser fornecidos à Coordenadora Pedagógica (RI cap. IX, art.º 2.º) que deverá ser informada sempre que alguma criança falte por motivos de doença (RI cap. IX, art.º 4.º). Os medicamentos prescritos pelo médico podem ser enviados para a creche e jardim de infância desde que devidamente identificados com nome, dose e hora a serem administrados (RI cap. IX, art.º 5.º).