• Nenhum resultado encontrado

Escola NucliSol Jean Piaget – Contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico

PRÁTICA PEDAGÓGICA SUPERVISIONADA

CAPÍTULO 1 – CARATERIZAÇÃO DOS CONTEXTOS DE ESTÁGIO

2. Caraterização do Meio Institucional

2.2. Escola NucliSol Jean Piaget – Contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico

A Escola NucliSol Jean Piaget encontra-se na Rua da Tenaria, Quinta do Almodena, 5000 – 540 Vila Real e, tal como a instituição anterior, trata-se de uma IPSS.

Esta instituição tem sede em Lisboa e, no geral, incorpora treze unidades de desenvolvimento, uma escola básica integrada e secundária e um lar espalhados por todo o país trabalhando com cerca de 2000 crianças. De acordo com o site oficial da instituição, a Unidade de Desenvolvimento Integrado (UDI) na qual realizámos o estágio abarca diferentes valências, tais como creche, EPE, 1.º CEB, atividades de tempos livres (ATL) e centro de

apoio ocupacional (CAO) para jovens e adultos com necessidades educativas especiais (NEE).

Nesta instituição encontram-se cerca de 260 crianças9 distribuídas pelas valências mencionadas anteriormente.

2.2.1. Tipo de Instituição e seu Funcionamento

De acordo com o Regulamento Interno do 1.º CEB (cap. I, art.º 6.º) da instituição em questão, a mesma possibilita às crianças atividades de enriquecimento curriculares (AEC), tais como, tecnologias da informação e comunicação (TIC), inglês, educação física, natação e educação musical e extracurriculares como ballet, capoeira, xadrez, ténis de mesa e dança motivacional.

Relativamente ao corpo docente, a instituição em questão conta com oito educadoras de infância – três na creche, três na EPE, uma no CAO e uma de educação especial – e quatro professoras de ensino básico10. Para além deste corpo docente, segundo o Regulamento Interno (cap. IV, art.º 27.º) esta UDI tem o auxílio de professores coadjuvantes que dão apoio nas atividades extracurriculares, como expressão físico-motora, expressão e educação musical, inglês e educação especial. A instituição tem, ainda, uma psicóloga e uma psicomotricista11. Relativamente ao corpo não docente a instituição conta com dezanove ajudantes de ação educativa, com três monitores das oficinas, com pessoal responsável pelos serviços administrativos e com outros elementos responsáveis pela manutenção/conservação, pela cozinha, pelas portarias e viagens das crianças12.

Relativamente aos horários, tendo por base o Regulamento Interno (cap. III, art.º 12.º), esta UDI encontra-se em funcionamento desde o dia 1 de setembro até ao dia 31 de agosto do ano subsequente, de segunda a sexta-feira. No entanto, o ano letivo decorre oficialmente de setembro a junho. A instituição, no geral, funciona desde as 7:45h às 19:00h, incluindo a componente letiva e as áreas de enriquecimento curricular como podemos comprovar no Artigo 12.º, do Capítulo III do Regulamento Interno do 1.º CEB.

De acordo com o site oficial da instituição os horários das valências são os seguintes:

9 Informações fornecidas pela Diretora da NucliSol Jean Piaget – Doutora Ana Paula Cardoso. 10 Informações fornecidas pela Diretora da NucliSol Jean Piaget – Doutora Ana Paula Cardoso. 11 Informações fornecidas pela Diretora da NucliSol Jean Piaget – Doutora Ana Paula Cardoso. 12

Horário das Valências

Creche 7:45h – 19:00h

Pré-Escolar 7:45h – 19:00h

1.º Ciclo do Ensino Básico 7:45h – 16:30h Serviços Complementares de Apoio ao 1.º

Ciclo

7:45h – 9:00h / 16:45h – 19:00h

CAO 8:00h – 18:00h

Tabela 4 - Horário das valências na Escola NucliSol Jean Piaget.

2.2.2. Espaço Físico da Instituição

De acordo com o artigo 42.º, na Lei de Bases do Sistema Educativo (Lei n.º 49/2005, de 30 de agosto),

[…]

1 – Os edifícios escolares devem ser planeados na óptica de um equipamento integrado e ter suficiente flexibilidade para permitir, sempre que possível, a sua utilização em diferentes actividades da comunidade e da sua adaptação em função das alterações dos diferentes níveis de ensino, dos currículos e dos métodos educativos.

2 – A estrutura dos edifícios escolares deve ter em conta, para além das actividades escolares, o desenvolvimento de actividades de ocupação de tempos livres e o envolvimento da escola em actividades extra-escolares […] (Lei n.º 49/2005, de 30 de agosto, art.º 42.º).

No geral, a Escola NucliSol Jean Piaget, usufrui de três edifícios e de um compartimento de arrumações que consta de material destinado à agricultura e jardinagem. Para além disto, possui um vasto espaço exterior onde existe espaço de lazer para as crianças e um grande parque de estacionamento. Julgo importante mencionar que a instituição se encontra num espaço fechado por uma vedação e com um portão de acesso à instituição.

De seguida, pormenorizarei cada espaço:

 Espaço Exterior

A Escola NucliSol Jean Piaget suporta duas áreas exteriores de lazer destinadas às crianças – um parque de diversões e um campo de jogos.

No parque de diversões podemos encontrar escorregas, baloiços e outros atrativos, assim como zonas verdes com mesas e bancos de jardim. Quando o tempo permite, é nestas mesas que as crianças lancham para, posteriormente, brincarem.

O campo de jogos tem acesso direto do parque de diversões e é em areia. Este está equipado com balizas, no entanto, não dispõe de mais equipamentos e os existentes não são

de muito boa qualidade. Em consequência, ao longo do ano decorrente do Estágio II, a direção da instituição em conjunto com os alunos estavam a trabalhar num projeto para a sua requalificação. É neste local que, tanto as crianças do 1.º CEB como os utentes do CAO passavam os tempos livres entre as atividades curriculares ou extracurriculares.

 Espaço Interior

Já em relação às instalações no interior da instituição, podemos dizer que estas se encontravam organizadas de forma apropriada ao bom e correto funcionamento da instituição. Logo que entrámos no pavilhão principal da instituição, deparámo-nos com a receção/secretaria. Aqui, encontrámos um placard com alguns documentos indispensáveis para o conhecimento da instituição, tais como o Plano Anual de Atividades, os horários do estabelecimento e documentos relativos à Segurança Social. Neste espaço temos, ainda, trabalhos realizados pelas crianças.

Subindo ao primeiro piso, deparámo-nos com o gabinete da direção/sala de docentes, com uma sala de apoio e com o centro de recursos/biblioteca.

O gabinete da direção/sala de docentes é uma sala ampla onde encontrámos, não só a secretária da direção e documentos pertencentes à mesma, como uma grande mesa utilizada para reuniões. Foi neste espaço que a Doutora Ana Paula Cardoso nos recebeu.

A sala de apoio é utilizada por crianças com NEE. É aqui que estes alunos usufruem de um apoio mais personalizado com a educadora de ensino especial nas horas semanais programadas para o efeito. Esta sala está equipada com todos os instrumentos necessários, de entre eles, os cadernos individuais dos alunos, estantes com livros, mesas e cadeiras, entre muitos outros.

O centro de recursos/biblioteca é utilizado por todas as crianças da instituição e por ex- alunos que atualmente frequentam o 2.º CEB e que aqui se dirigem para estudar. Segundo a Educadora Ana Paula Cardoso, o piso em questão deveria ser utilizado unicamente com gabinetes direcionados para assuntos de administração, no entanto, tendo em conta outras necessidades, tanto esta sala como a de apoio, sofreram uma reformulação para que fosse possível a sua utilização por parte das crianças.

Voltando ao piso zero, ou seja, àquele onde funciona a secretaria, encontrámos um recreio coberto, quatro salas de 1.º CEB e um auditório. Direcionadas ao CAO, encontrámos três salas de atividades, três atelieres e uma sala de estimulação.

O recinto coberto consta de um grande espaço rodeado de bancos onde as crianças lancham e brincam quando o tempo não permite a deslocação para o exterior. É também aqui que são expostos os trabalhos dos alunos quando há exposições organizadas pela instituição.

No auditório são lecionadas as atividades extracurriculares de expressão físico-motora e é ainda neste local que acontecem algumas festas da instituição para os pais e alunos.

Neste piso existem, ainda, instalações sanitárias apropriadas para crianças, adultos e pessoas com mobilidade reduzida.

Passando ao piso inferior, encontrámos as instalações destinadas à creche e ao jardim de infância. Neste piso, existem três salas para cada valência, cada uma com instalações sanitárias adequadas à faixa etária em questão. Este local suporta um recreio, tendo um espaço coberto e outro exterior, específicos para a creche e jardim de infância. Um outro local de diversões está equipado com uma piscina de bolas e colchões – sala de estimulação precoce. Uma pequena cozinha funciona, também neste local, de forma a preparar o almoço e lanches das crianças da creche. As crianças do jardim de infância almoçam com as crianças do 1.º CEB no refeitório.

Num segundo pavilhão funcionam as oficinas destinadas aos alunos do CAO – tecelagem, cestaria, e outras atividades artesanais –, uma pequena sala de descanso e uma sala de estudo equipada com computadores, televisão, etc.. Neste mesmo pavilhão mas num piso superior, está localizada a cantina e a cozinha para as crianças da EPE, do 1.º CEB, do CAO e para o pessoal docente e não docente. Junto a este espaço, existem as salas de música/psicomotricidade e o gabinete de psicologia.