• Nenhum resultado encontrado

3 – Conclusão do Livro

No documento Apocalipse - Estudo versículo a versículo (páginas 144-147)

Versículo 6 - Disse-me ainda: Estas palavras são fiéis e verdadeiras. O Senhor, o Deus dos espíritos dos profetas, enviou seu anjo para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer.

O anjo mais uma vez reafirma a João a importância e a certeza da visão que teve se cumprir. Estas coisas em breve devem acontecer. Falamos sobre esse em breve no início do estudo. Ele representa a iminência dos acontecimentos que levarão até a vida eterna como Apocalipse mostra. Devemos viver preparados para o dia que estaremos diante de Cristo.

Versículo 7 - Eis que venho sem demora. Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro

Mais um lembrete de que não sabemos o dia que Jesus se manifestará para os seus. Além disso, não sabemos a hora de nossa morte e devemos viver sempre preparados. É dito que bem-aventurados são aqueles que guardam a profecia do livro. Isto inclui ler, procurar compreender da melhor forma, aplicar essas palavras em nossa vida e levar essas palavras adiante.

Versículo 8 - Eu, João, sou quem ouviu e viu estas coisas. E, quando as ouvi e vi, prostrei-me ante os pés do anjo que me mostrou essas coisas, para adorá-lo.

Mais uma vez é afirmada a autoria de João. Ele viu coisas tão maravilhosas que ajoelha-se para adorar aquele que lhe mostrara tão grandiosas coisas. Porém a adoração deve ser dada somente a Deus

Versículo 9 - Então, ele me disse: Vê, não faças isso; eu sou conservo teu, dos teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.

O anjo lembra a João que ele também é apenas uma criatura, que serve a Deus também Somente o Todo Poderoso, Criador de Todas Coisas, merece adoração.

Versículo 10 - Disse-me ainda: Não seles as palavras da profecia deste livro, porque o tempo está próximo.

Ao contrário de Daniel, que foi ordenado a fechar e selar as palavras que tinha recebido (Dn 12.4), João não deve selar as palavras da profecia. A diferença é que, tendo recebido visões do tempo do fim ambos, Daniel vivia em um tempo em que essas profecias estavam distantes e dependiam da Primeira Vinda de Cristo. No tempo de João, e portanto também no nosso, nada impede o cumprimento de tudo isto. Porém somente na hora certa essas profecias se cumprirão.

Versículo 11 - Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se.

Até que o joio seja separado do trigo, ambos continuarão a crescer. Nossa parte é continuar fazendo tudo que nos vier a mão pela Igreja de Deus.

Versículo 12 - E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras.

Os servos de Deus são julgados e recebem seu galardão pelas obras que fizeram nessa vida. Aqueles que não servem a Deus receberão pelos seus atos de rebeldia contra a Deus.

Versículo 13 - Eu sou o Alfa e o Omega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.

Alfa (Α ou α) e Omega (Ω ou ω) são respectivamente a primeira e última letra do alfabeto grego. A mesma verdade é afirmada de 3 formas diferentes nesse versículo.

Versículo 14 - Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras [no sangue do Cordeiro], para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas.

O MT traz “Bem-aventurados aqueles que cumprem seus mandamentos”. Aqueles que lavam suas vestes no sangue do Cordeiro são os que são salvos, pela morte e sangue de Jesus derramado na cruz. Estes gozarão de alegrias infinitas com Deus.

Versículo 15 - Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira

Todos os pecadores, que insistem em seus erros e não se arrependem diante de Deus, não tem parte nas glórias da eternidade.

Versículo 16 - Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã.

Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas – O

objetivo principal do livro é relembrado. Jesus quer trazer a sua Igreja uma promessa, uma visão das coisas que devem acontecer. É uma palavra de ânimo para aqueles que passam por dificuldades. No fim, serão vencedores com Cristo.

Eu sou a Raiz e a Geração de Davi – Jesus, como homem, é descendente de

Davi e assim o herdeiro de seu trono. Porém, Ele é muito mais que isso e também é por Ele que Davi veio a ser rei, e todas coisas foram criadas. Esta foi a pergunta que os fariseus não puderam responder (Mt 22.41-46).

a brilhante Estrela da manhã – Jesus é a estrela da manhã, que brilha no meio

das trevas deste mundo para aqueles que são capazes de olhar para o céu e ver a verdade que não é deste mundo: a salvação por nosso Senhor Jesus. Jesus é a estrela da manhã para a Igreja, pois virá trazendo seu brilho e levando sua Igreja, antes de vir em todo seu brilho na sua Segunda Vinda, assim como a estrela da manhã precede a vinda do Sol.

Versículo 17 - O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida.

O Espírito Santo convida a todos que tem sede para vir e tomar parte na noiva de Cristo, a Igreja. Não há obras que possam comprar a água da vida, ela é dada de graça, sem merecimento, mas apenas pela misericórdia de Deus.

Versículo 18 - Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro;

Versículo 19 - e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro.

A Palavra de Deus, incluindo seu último livro, Apocalipse é a obra inspirada de Deus. O homem não deve acrescentar nem uma palavra, mas deve seguir cada palavra como está, procurando entender a cada dia, o que Deus quer de nossa vida e o que quer dizer em cada palavra da Bíblia.

Versículo 20 - Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente, venho sem demora. Amém! Vem, Senhor Jesus!

O Livro se encerra com a mais importante promessa e esperança do cristão: a volta de nosso Senhor! Amém! Venha Senhor Jesus! Que possamos estar levando essa promessa aqueles que ainda não a tem em seu coração!

Versículo 21 - A graça do Senhor Jesus seja com todos.

A saudação final de João, que é o padrão das cartas. Existem variações nessa saudação no texto grego, como “seja como todos santos” e a presença ou não do Amém final.

No documento Apocalipse - Estudo versículo a versículo (páginas 144-147)