• Nenhum resultado encontrado

3 – Outros redimidos no Céu

No documento Apocalipse - Estudo versículo a versículo (páginas 54-57)

Versículo 9 - Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos;

Depois destas coisas – Indica que os fatos que João vê em seguida são

colocados cronologicamente depois que os 144.000 são selados e de certa forma são conseqüência disto. João passa a ver os gentios que se converterão e foram salvos, muitos provavelmente pela ação dos 144.000 missionários judeus que se converteram.

uma multidão, a qual ninguém podia contar – O segundo grupo que se

converterá durante a Grande Tribulação. Vemos que estes são uma multidão, mostrando que muitas pessoas ainda se converterão durante a Grande Tribulação. Assim como os mártires anteriormente descritos no quinto selo, estes provavelmente perderão sua vida pela sua fé, que irá contra o sistema que a Besta estará desenvolvendo sobre a Terra. Eles são os conservos que ainda devem ser mortos, conforme é dito para aqueles que clamam no quinto selo.

de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas – Mostrando que são pessoas de

toda a Terra. Esta multidão deve ser colocada como diferente dos 144.000, que são de Israel, mais um indicativo que os 144.000 não são um símbolo para todos redimidos, mas apenas para pessoas do povo de Israel.

que estavam diante do trono – O trono de Deus mostrado no Capítulo 4. Esta

multidão está no céu, mostrando que são pessoas que morrerão na Grande Tribulação.

e perante o Cordeiro – Jesus ainda está nos céus abrindo os selos. Isto mostra

que o cavaleiro do primeiro selo não é Jesus, e além disso, mostra que esta visão está antes do fim da Grande Tribulação e do estabelecimento do Reino Milenar na Terra.

trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos – Sinal de pureza e

redenção. As palmas são associadas com a adoração a Deus pela sua libertação. Apesar desta multidão e dos mártires descritos no quinto selo serem descritos usando vestes brancas, isto não significa que estes tenham corpos ressuscitados, pois ainda estão mortos, como mostra o texto no quinto selo.

Versículo 10 - E clamavam com grande voz, dizendo: Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro.

Esta multidão louva a Deus e reconhece que foram salvos apenas pela vontade dEste e pela sua misericórdia.

Versículo 11 - E todos os anjos estavam ao redor do trono, e dos anciãos, e dos quatro animais; e prostraram-se diante do trono sobre seus rostos, e adoraram a Deus,

Diante do louvor iniciado pela multidão diante do trono de Deus, aqueles que estão próximos do trono respondem com louvor.

Versículo 12 - Dizendo: Amém. Louvor, e glória, e sabedoria, e ação de graças, e honra, e poder, e força ao nosso Deus, para todo o sempre. Amém.

Sete palavras são usadas nesta adoração, trazendo o sentido de adoração completa.

Versículo 13 - E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são, e de onde vieram?

Um dos anciãos aproxima-se para explicar quem é esta multidão que João vê. É dito que “eles vieram”, mostrando que são pessoas que chegaram nos céus, e não podem participar dos grupos que João anteriormente tinha visto.

Versículo 14 - E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.

Senhor – Tratamento respeitoso para alguém de idade ou posição superior.

Vieram – A palavra no original traz a idéia de algo contínuo, mais próximo de

“estão vindo”. Estas pessoas estão chegando continuamente da Grande Tribulação.

da grande tribulação – O fato de ser usada a expressão grande para qualificar a

tribulação, mostra que não se tem em vista a tribulação vivida pelos cristãos em outros períodos, ou a tribulação normal, associada àqueles que servem a Deus. Esta é a Grande Tribulação. Este é o período de intensa tribulação previsto por Cristo em Mt 24. Neste período tanto os convertidos morrerão, por perseguição, quanto os não-convertidos morrerão, por pragas da parte de Deus. Como Jesus disse: “E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias”. (Mt 24.22)

Versículo 15 - Por isso estão diante do trono de Deus, e o servem de dia e de noite no seu santuário; e aquele que está assentado sobre o trono estenderá o seu tabernáculo sobre eles.

Por isso – Por terem lavado suas roupas no sangue do Cordeiro.

servem de dia e de noite no seu templo – Louvam continuamente a Deus,

assim como os quatro anciãos (4.8).

e aquele que está assentado sobre o trono estenderá o seu tabernáculo sobre eles – Ou os cobrirá com sua sombra. Mostra uma graça especial e cuidados da parte de

Versículo 16 - Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede; nem cairá sobre eles o sol, nem calor algum;

Versículo 17 - porque o Cordeiro que está no meio, diante do trono, os apascentará e os conduzirá às fontes das águas da vida; e Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima.

Com certeza, o período da Grande Tribulação será terrível, e Deus promete a estes que se salvarão durante esta, que os livrará das dificuldades que tanto experimentaram. É possível se salvar durante a Grande Tribulação, mas é muito melhor aceitar a Cristo antes deste terrível período da história.

4 – Estudo de Apocalipse: Capítulo 8 – O Sétimo selo é

No documento Apocalipse - Estudo versículo a versículo (páginas 54-57)