• Nenhum resultado encontrado

uma das suas cabeças como ferida de morte – A sétima cabeça Como

No documento Apocalipse - Estudo versículo a versículo (páginas 92-94)

discutimos antes, este trecho se refere a algum ferimento que o governante do sétimo reino, durante a Tribulação, sofrerá. Se o Anticristo realmente morrerá e ressuscitará é motivo de discussão, mas muitos concordam com essa tese, e o texto parece favorecer esta idéia, por exemplo, comparando frase semelhante dita em relação a Cristo em 5.6. De qualquer forma, é pela vontade de Deus que Satanás fará qualquer coisa, inclusive o poder que este passa para o Anticristo vem, em última análise, de Deus.

e a sua chaga mortal foi curada – O Anticristo será ressuscitado da morte, e

com isso muitos o adorarão (13.12). Essa ressurreição será obra de Satanás, mas sob a permissão de Deus, que é o único que pode dar a vida ou tirá-la.

e toda a terra se maravilhou após a besta – A ressurreição do Anticristo será

um evento visto por todos e levará aqueles que não seguem a Deus a serem enganados.

Versículo 4 - E adoraram o dragão que deu à besta o seu poder; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela?

E adoraram o dragão que deu à besta o seu poder – Assim como aquele que

adora a Jesus adora a Deus que o enviou, aquele que adorar ao Anticristo adorará a Satanás que lhe deu o seu poder. Não parece se ter em vista aqui uma forma de satanismo, uma vez que o Anticristo pedirá louvor a si mesmo (Dn 11.36, 2 Ts 2.4).

e adoraram a besta – Adoração que permite que o Anticristo entre no Templo

de Deus e se coloque como objeto de adoração, a abominação da Desolação (Dn 11.36- 37, 2 Ts 2.3-4).

Quem é semelhante à besta? – Adoração distorcida da adoração que deve ser

dada somente a Deus (Ex 15.11, Sl 89.8).

Quem poderá batalhar contra ela? – A ascensão do Anticristo da morte, assim

como sua vitória sobre as testemunhas de Cristo (11.7) levará os habitantes da Terra a julgar este homem como invencível.

Versículo 5 - E foi-lhe dada uma boca, para proferir grandes coisas e blasfêmias; e deu-se-lhe poder para agir por quarenta e dois meses.

E foi-lhe dada uma boca, para proferir grandes coisas e blasfêmias – A

Besta falará palavras de exaltação de si mesmo e de negação de Deus (Dn 7.8 e 25). Será um homem eloqüente e que saberá manipular as mentes das pessoas.

e deu-se-lhe poder para agir por quarenta e dois meses – A metade final da

Tribulação será marcada pelo governo do Anticristo, até a Segunda Vinda de Cristo.

Versículo 6 - E abriu a sua boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome, e do seu tabernáculo, e dos que habitam no céu.

Movido pelo espírito de Satanás, o Anticristo falará contra Deus. Falará também contra os que habitam no céu, o que inclui as duas testemunhas ressurretas (11.12), a

Igreja levada no arrebatamento e os mártires da Tribulação. O Anticristo falará contra a evidência da vitória destes e os difamará para assim desacreditar as ações de Deus pelo seu povo.

Versículo 7 - E foi-lhe permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe poder sobre toda a tribo, e língua, e nação.

E foi-lhe permitido – Deus permitirá que por um pouco tempo o Anticristo

obtenha vitória. Aqui vemos a soberania de Deus assim como aconteceu com Faraó no Egito (Ex 9.16-17).

fazer guerra aos santos, e vencê-los – Os santos nos últimos dias passarão por

grande perseguição, pois não adorarão ao Anticristo e sua imagem (13.15).

e deu-se-lhe poder sobre toda a tribo, e língua, e nação – Controle global.

Aqui vemos que não se trata de um texto sobre o Império Romano, por exemplo, pois este nunca teve tal poder.

Versículo 8 - E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.

E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra – Todos aqueles que têm

seu coração nesse mundo, em oposição aqueles que são cidadãos dos céus (Jo 15.19, Fp 3.20). A adoração será marcada com o recebimento da marca da Besta.

esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro – Ou seja,

aqueles que não estão predestinados a serem salvos e terem seu nome escrito no Livro da Vida.

que foi morto desde a fundação do mundo – Para Deus não existe tempo para

limitar seu conhecimento. Assim, Ele sabia que seu filho seria morto desde o princípio, e revelou isto através de tipos (por exemplo, no sacrifício de Isaque) e profecias (por exemplo, Is 53.7) e no tempo certo Jesus foi manifestado (1Pe 1.20). A Bíblia nos mostra outras coisas que foram determinadas ou existiam antes ou na fundação do mundo:

• Deus existia antes da fundação do mundo: Gn 1.1, Sl 90.2 • Cristo existia antes da fundação do mundo: Jo 1.1, Jo 17.5 • Cristo era amado pelo Pai antes da fundação do mundo: Jo 17.24 • A Sabedoria foi estabelecida antes da fundação do mundo: Pr 8.23

• Os salvos foram predestinados antes da fundação do mundo: Ef 1.4, 2 Tm 1.9 • A vida eterna foi prometida antes da fundação do mundo: Tt 1.2

• Deus tem seus segredos desde a fundação do mundo: Mt 13.35 • O Reino está preparado desde a fundação do mundo: Mt 25.34

• Aqueles que não serão salvos estão determinados desde a fundação do mundo: 17.8

Versículo 9 - Se alguém tem ouvidos, ouça.

Semelhantemente ao que Jesus dizia (Mt 11.15). É interessante se observar que aqui ao contrário das cartas não é usada a expressão “o que o Espírito diz as igrejas”. Alguns intérpretes pré-tribulacionistas enxergam aqui um indicio do arrebatamento.

Versículo 10 - Se alguém leva em cativeiro, em cativeiro irá; se alguém matar à espada, necessário é que à espada seja morto. Aqui está a paciência e a fé dos santos.

Se alguém leva em cativeiro, em cativeiro irá; se alguém matar à espada, necessário é que à espada seja morto – O povo de Deus será perseguido, mas isso não

será sem retribuição, pois, no fim os perseguidores serão derrotados e julgados pelos seus atos (Jr 30.16). Jesus diz algo semelhante em Mt 26.52.

Aqui está a paciência e a fé dos santos – A paciência e a fé estão em confiar na

soberania de Deus, que no final fará justiça a seu povo.

No documento Apocalipse - Estudo versículo a versículo (páginas 92-94)