• Nenhum resultado encontrado

3 – Sumário a respeito do Reino Milenar

No documento Apocalipse - Estudo versículo a versículo (páginas 132-134)

Como já dissemos, não existe um consenso entre os intérpretes a respeito do Milênio. No entanto, como pré-milenaristas vamos traçar um desenho do que a Bíblia nos mostra que ocorrerá no Milênio. Um estudo detalhado foge do escopo deste estudo e levaria muito tempo. Destacaremos apenas os pontos principais.

Imagine um mundo dominado pela justiça; onde a injustiça não domina; onde o que é bom está presente em tudo, inclusive nos relacionamentos entre as pessoas; onde a paz reina entra entre as nações; onde a saúde é regra para as pessoas; onde “o lobo habitará com o cordeiro, e o leopardo se deitará junto ao cabrito; o leão novo e o animal cevado andarão juntos, e um pequenino os guiará” (Is 11.6). Este cenário utópico para nossos dias será o que ocorrerá no Milênio.

Cristo será Rei e governará as nações sobre o trono de Davi em Jerusalém (Sl 89.20-37, Jr 33.15-17, Dn 7.13-14, Lc 1.31-33).

Quanto a quem estará sobre a Terra durante o Milênio, podemos dizer que passagens bíblicas mostram que na Terra estarão: os santos do AT, que morreram antes da vinda do Espírito Santo; os santos da Igreja, que voltarão com Cristo após terem estados com ele nos céus após o arrebatamento; os santos que morreram durante a Tribulação. Todos estes em corpos glorificados, pois já foram ressuscitados assim como Cristo. Esta é a primeira ressurreição. Além destes, na Terra haverão santos do período da Tribulação que entrarão vivos no Reino Milenar e também não salvos que serão enganadas por Satanás no final dos mil anos. Estes estarão em corpos naturais e poderão ter filhos durante o Milênio. Durante esse tempo, os santos em corpos glorificados reinarão e julgarão aqueles sobre a Terra junto com Cristo. Aqueles que estão em seus corpos naturais viverão em um tempo de prosperidade como nunca antes, mas não sem pecado, como mostra o texto de Is 65. Estes se multiplicarão e muitos serão enganados e destruídos junto com Satanás por se revoltarem no final do Milênio.

Um estudo mais detalhado sobre o Milênio é longo e complexo. Em um estado detalhado futuro podemos estudar com mais detalhe e tempo essas questões. Mas para os interessados em ver que o pré-milenarismo não é uma doutrina de uma passagem só segue alguns textos que mostram condições que não podem ser encaixadas nem no nosso tempo, nem no estado eterno, o que mostra a necessidade de um Reino Milenar: Sl 22.27-29; Sl 67.4-7; Sl 72.1-20; Is 2.2-5; Is 11.1-10; Is 49.6-7. Aqueles que dizem que o Pré-Milenarismo é uma doutrina recente da Igreja, procurem os escritos de pais da Igreja como Ireneu e Justino Mártir.

Versículo 3 - E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo.

E lançou-o no abismo, e ali o encerrou – Assim como demônios são

mostrados aprisionados em lugar de trevas (Jd 6), Satanás será preso no abismo pela ação de um anjo. Isto mostra sua fraqueza, como nada mais que uma criatura de Deus.

e pôs selo sobre ele – Mostrando que a prisão de Satanás é certa e sem

restrições. Sua ação é totalmente impedida durante o Milênio.

para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem – Desde

que Satanás enganou Eva no Éden, ele prosseguiu por toda história a enganar os homens. Durante o Milênio, Satanás será impedido de influenciar os homens.

E depois importa que seja solto por um pouco de tempo – Para enganar pela

Versículo 4 - Vi também tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar. Vi ainda as almas dos decapitados por causa do testemunho de Jesus, bem como por causa da palavra de Deus, tantos quantos não adoraram a besta, nem tampouco a sua imagem, e não receberam a marca na fronte e na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos.

Vi também tronos, e nestes sentaram-se – Assim como os 24 anciãos são

homens (ver discussão no Capítulo 4), aqui também vemos homens que foram ressuscitados e receberam a promessa que Jesus antes havia feito: “Ao vencedor, dar- lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono.” (3.21).

aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar – Estes são os santos do AT

e da Igreja. Temos promessas que os santos de Deus julgarão a Terra com Cristo (1 Co 6.2-3, Mt 19.28, Lc 22.28-30). Eles governarão junto com Cristo sobre a Terra, e não serão apenas juizes no sentido de emitirem julgamento.

Vi ainda as almas dos decapitados por causa do testemunho de Jesus, bem como por causa da palavra de Deus, tantos quantos não adoraram a besta, nem tampouco a sua imagem, e não receberam a marca na fronte e na mão – Todos os

santos da Tribulação, que não se dobraram ao Anticristo, mas vieram a conhecer a Cristo e foram mortos pelo testemunho dEle. Estes também serão ressurretos e viveram para governar com Cristo no Milênio.

e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos – Tomando parte com os outros santos: do AT e da Igreja.

Versículo 5 – Os restantes dos mortos não reviveram até que se completassem os mil anos. Esta é a primeira ressurreição.

Os restantes dos mortos – Todos os que não foram salvos e morreram

durante toda a história do homem, em oposição aqueles que foram ressuscitados ou no arrebatamento ou na Segunda Vinda de Cristo.

não reviveram até que se completassem os mil anos – Somente após os mil

anos eles serão ressuscitados e julgados pelos seus atos.

Esta é a primeira ressurreição – A primeira ressurreição é a ressurreição dos

justos em seus corpos glorificados. Assim Cristo foi o primeiro a tomar parte nessa ressurreição, sendo a primícia dos que dormem (1 Co 15.20). Depois os santos da Igreja serão ressuscitados, sendo parte da primícia com Cristo (1 Co 15.23); e os santos do AT e da Tribulação na Segunda Vinda de Cristo. A segunda ressurreição é a dos ímpios para julgamento, após o Milênio.

Versículo 6 - Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele os mil anos

Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição – Todos os que serão salvos incluem-se aqui. A primeira ressurreição é a ressurreição

dos justos.

sobre esses a segunda morte não tem autoridade – A primeira morte é a

morte do corpo. A segunda morte é a condenação eterna, aplicada aqueles que não foram salvos.

pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele os mil anos – Os santos em seus corpos glorificados viverão com Cristo sobre a Terra e

No documento Apocalipse - Estudo versículo a versículo (páginas 132-134)