• Nenhum resultado encontrado

4 – Estudo de Apocalipse: Capítulo 5 – O Cordeiro e os sete selos

No documento Apocalipse - Estudo versículo a versículo (páginas 36-40)

1- Introdução

Após ter visto a Glória de Deus em seu trono nos céus, João passa a descrever o livro do julgamento na mão deste. O cordeiro então aparece e se prepara para abrir os selos, dando início ao julgamento e a redenção final. Esse capítulo é um dos mais sublimes da Palavra, mostrando a preparação e o controle de Deus sobre as coisas que estão por vir.

2- A visão

Versículo 1 - Vi, na mão direita daquele que estava sentado no trono, um livro escrito por dentro e por fora, de todo selado com sete selos.

na mão direita – A mão do favor. Jesus está assentado a direita de Deus em seu

trono (Sl 110.1, Mc 16.19) esperando pelo seu reino. Sua espera aqui está próxima do fim.

daquele que estava sentado no trono – Deus. O trono representa a soberania e o poder de julgamento que Deus possui.

um livro – A palavra no original é mais bem traduzida por rolo, como os rolos

de pergaminho da época . O livro está na mão direita de Deus, pois pertence a ele. Somente o Cordeiro pode abrir o livro. Estes livros têm diversos significados:

• Um livro de julgamentos: Assim que o livro é aberto, com os selos sendo retirados, o julgamento de Deus vai se manifestando com lamentações, suspiros e ais. Assim este livro é semelhante aquele descrito por Ezequiel (Ez 2.9-10). • Um livro de revelação profética: conforme o livro é aberto, profecias de toda a

palavra vão se cumprindo. Quando todos os selos forem retirados e o rolo totalmente aberto será dito que “o mistério de Deus será cumprido, conforme ele revelou a seus servos, os profetas” (10.7).

• Um testamento: somente o Cordeiro pode abrir o livro, como o testador da aliança (Hb 9.15-17, 5.9).

• Um certificado de compra: abrindo o rolo, o Cordeiro toma posso da sua herança que comprou com seu próprio sangue (5.9) e que inclui a posse da Terra, que com a abertura dos selos ele começará a assumir (Sl 2.6-8).

Conforme o Cordeiro abre os selos, estes aspectos do Livro trabalham em conjunto para revelar o final da história.

escrito por dentro e por fora – As tábuas do Testamento também eram escritas de

ambos os lados (Ex 32.15). Documentos antigos eram escritos de ambos os lados segundo atestam historiadores. De um lado do contrato ou testamento, era escrita uma cópia do que estava do lado de dentro, que era selado. Assim as pessoas podiam ler o que dizia o contrato e em caso de dúvidas a respeito de fraudes no texto, os selos eram retirados e podia-se averiguar a autenticidade do documento.

de todo selado – No livro de Daniel é dito que as palavras proféticas deste fossem

seladas até que chegasse o tempo de seu cumprimento (Dn 12.4-9). Semelhantemente as “coisas que devem acontecer” estão seladas e só se tornam realidade quando o Cordeiro retira os selos.

com sete selos – Sete é o número da perfeição. O julgamento iniciado com a retirada

então totalmente aberto. O sétimo selo contém as setes trombetas, e a sétima trombeta, as sete taças.

Versículo 2 - Vi, também, um anjo forte, que proclamava em grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de lhe desatar os selos?

Um anjo forte faz o desafio para quem fosse capaz de abrir o selos, trazendo a história a seu fim. Ninguém, porém, é encontrado digno de aceitá-lo. Nem os arcanjos Miguel e Gabriel, nem qualquer dos justos da Bíblia; seja Moisés, Paulo ou Pedro; ninguém tem as qualificações. Somente Cristo tem as qualificações necessárias:

• Julgamento Perfeito: uma combinação de perfeita justiça e compaixão. Para levar a cabo o julgamento que a retirada dos selos inicia, somente uma pessoa com essa qualificação é indicada.

• Relação com a humanidade: O domínio da Terra foi dado inicialmente a Adão (Gn 1.26-28). Este domínio foi retirado do homem quando ela caiu em pecado e passado a Satanás (Lc 4.6), no sentido de que este tem o domínio sobre o sistema que rege o mundo, sendo o príncipe deste mundo (Jo 14.30). Somente um homem deve retomar esse domínio. Este homem não é qualquer um, mas o homem perfeito e sem pecado (2 Co 5.21).

• Direito: para redimir o mundo Cristo pagou o preço, carregando os pecados dos homens em suas costas e pagando com seu sangue.

• Poder: como Deus, Jesus tem o poder para levar até o fim o julgamento dos sete selos.

Versículo 3 - Ora, nem no céu, nem sobre a terra, nem debaixo da terra, ninguém podia abrir o livro, nem mesmo olhar para ele;

Ninguém tem as características necessárias para abrir o livro, retirando os selos. Todos os homens nascidos em Adão caíram em pecado junto com este, e assim são incapazes de trazer a própria redenção (Rm 3.23).

Versículo 4 - e eu chorava muito, porque ninguém foi achado digno de abrir o livro, nem mesmo de olhar para ele.

João compreendeu o significado do livro – trazer ao fim o império das Trevas e restaurar o homem a presença de Deus. Profunda tristeza afligiu João diante da possibilidade de um mundo para sempre em pecado e longe da redenção que os selos impedem de vir. De fato, não fosse pela própria iniciativa de Deus de mandar seu filho para morrer na Cruz, a humanidade teria vivido para sempre nas Trevas, ficando perdida.

Versículo 5 - Todavia, um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos.

o Leão da tribo de Judá – Judá recebeu o domínio entre as doze tribos, fato

confirmado pela benção de Jacó (Gn 49.9-10). Embora Rubens fosse o primogênito, ele perdeu seu direito, por pecar com uma das concubinas de seu pai (Gn 35.22). Simeão e Levi também perderam a liderança entre seus irmãos, pela matança que fizeram em Siquém (Gn 34.25). Assim Judá como o quarto mais velho acabou sendo líder entre seus irmãos e assim teve o direito de ser a tribo do Messias (Mt 1.1-3).

a Raiz de Davi – Jesus é descendente de Davi (Mt 1.1). Ele é também o

venceu – Quando morreu na cruz para redimir os pecadores. Naquele momento

ele ganhou o direito de trazer o julgamento sobre Satanás no momento que Deus escolher.

Versículo 6 - Então, vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, de pé, um Cordeiro como tendo sido morto. Ele tinha sete chifres, bem como sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados por toda a terra.

um Cordeiro – Mesmo sendo o Leão de Judá, Jesus é também o Cordeiro. Ele

tem o domínio, mas também misericórdia, tendo feito de sim mesmo sacrifício por aqueles que nada mereciam.

como tendo sido morto – Por sua morte de Cruz. “Como” porque ele não está

mais morto, mas ressuscitou. Jesus, mesmo ressurreto, carrega em seu corpo as marcas feitas na sua crucificação (Jo 20.27), como prova eterna de sua graça e misericórdia.

sete chifres – Chifres na Bíblia são símbolos de poder. Alguns lugares onde nas

nossas traduções da Bíblia encontramos poder, no original a palavra era chifre, por exemplo 1 Sm 2.10. O número sete é o número da perfeição o que indica o poder completo do Reino de Cristo, que se estabelecerá e nunca será destruído (Dn 7.14).

sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados por toda a terra –

Símbolo da onisciência de Cristo. Nada existe que os olhos de Cristo não sejam capazes de ver (1 Co 4.5). Zc 4.10 também fala dos sete olhos de Deus que percorrem toda Terra.

Versículo 7 - Veio, pois, e tomou o livro da mão direita daquele que estava sentado no trono;

Um dos momentos mais importantes da história, talvez perdendo apenas para crucificação de Cristo e sua Segunda Vinda. Chega o momento certo de Deus para iniciar seu julgamento, e assim Cristo toma o livro para iniciar o julgamento trazido por este (2 Pe 3.9).

Versículo 8 - e, quando tomou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos,

uma harpa – Harpas eram usadas pelos levitas na adoração a Deus (2 Cr 5.12, 2

Cr 29.25). Em outros lugares de Apocalipse pessoas aparecem louvando a Deus com harpas (14.1-3, 15.2)..

taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos, - Como fala

Lc 18.7: “Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los?”. É chegado o momento de Deus fazer justiça a oração dos santos por justiça.

Versículo 9 - e entoavam novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação

e entoavam novo cântico – Novo cântico no sentido de qualidade. Ele é um

novo cântico pois precede o julgamento e a redenção que se iniciarão.

toda tribo, língua, povo e nação – A aplicação global desse livro é destacada

por essa expressão que aparece em outros trechos como 7.9, 10.11, 11.9, 13.7, 14.6. Jesus disse que seu evangelho deveria ser levado por todo mundo, em Mc 16.15.

Versículo 10 - e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra.

reino e sacerdotes – Reinando com Cristo como seu povo (Dn 7.27) e sendo

adoradores de acordo com a vontade de Deus (1 Pe 2.9), aqueles que foram salvos e comprados por Cristo estarão com ele na sua vitória gloriosa que está por vir.

e reinarão sobre a terra. – Promessa semelhante é feita aos vencedores, nas

cartas a Tiatira e Laodicéia. Cristo estabelecerá seu reino sobre a Terra no Milênio e sua igreja estará com Ele.

Versículo 11 - Vi e ouvi uma voz de muitos anjos ao redor do trono, dos seres viventes e dos anciãos, cujo número era de milhões de milhões e milhares de milhares,

Uma multidão em louvor a Cristo, antes que ele comece a tirar os selos. Sobre o numero extenso colocado ele é condizente com o número de anjos de Deus no céu.

Versículo 12-14 - Vi e ouvi uma voz de muitos anjos ao redor do trono, dos seres viventes e dos anciãos, cujo número era de milhões de milhões e milhares de milhares, proclamando em grande voz: Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor. Então, ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos. E os quatro seres viventes respondiam: Amém! Também os anciãos prostraram-se e adoraram.

Todos no céu louvam a Cristo, antes do momento em que ele fará com que a história chegue ao fim. Somente ele merece todo louvor, pois só ele é capaz de fazer isso. A partir desse momento, Cristo passará a retirar os selos, trazendo os julgamentos de Deus.

4 – Estudo de Apocalipse: Capítulo 6 – Os 6 primeiros

No documento Apocalipse - Estudo versículo a versículo (páginas 36-40)