• Nenhum resultado encontrado

3 – O dragão peleja contra o povo de Deus

No documento Apocalipse - Estudo versículo a versículo (páginas 87-91)

Versículo 7 - E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos;

Mais um texto onde há grandes divergências entre os intérpretes de diferentes escolas. Entendemos que este trecho se refere aos dias da Tribulação. Satanás, o acusador do povo de Deus, será derrotado pelos anjos eleitos de Deus. A frente das forças angelicais vai Miguel, que nas escrituras é identificado como “o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos de Israel” (Dn 12.1). É interessante observar-se que Cristo não precisa se envolver nessa guerra, pois Satanás nada mais é que uma criação sua, que pode destruir com um sopro de sua boca (2 Ts 2.8). Essa batalha entre Satanás e seus anjos e os anjos de Deus acontecerá nos últimos dias, e é mais uma etapa na derrota de Satanás. Fica além de nosso conhecimento, saber de que forma é essa batalha.

Versículo 8 - Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus.

Satanás é derrotado pelas forças angelicais, e eles e seus anjos são impedidos de ter acesso aos céus, para ficar ali como acusador do povo de Deus. Como estamos lidando com os últimos dias, este trecho deve tratar de uma nova realidade espiritual que se manifestará. Derrotado nos céus, Satanás tentará influenciar os povos na Terra, até sua derrota final.

Versículo 9 - E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.

E foi precipitado o grande dragão – Satanás é derrubado dos céus. Este é mais

um passo no cumprimento de fato, da vitória sobre Satanás, que já foi alcançada na morte e ressurreição de Cristo (Jo 12.31, Jo 16.8-11, Cl 2.14-15, Hb 2.14). Embora na sua morte Jesus tenha triunfado sobre Satanás, este ainda está livre no mundo até que seja finalmente derrotado. O dia da derrota final de Satanás está mais próximo do que nunca depois deste momento.

a antiga serpente – Uma alusão direta ao papel de Satanás na queda do homem

(Gn 3.1-4) e que relembra o que Deus disse sobre a serpente ter sua cabeça esmagada por um descendente de homem (Gn 3.14-16).

o Diabo – No original Δι βολος (Diabolos), que é uma palavra composta de

Dia (que significa contra) e ballô (que significa jogar). Assim esse nome significa “aquele que joga contra” ou o acusador. Mostra uma das características de Satanás, como podemos ver na história de Jó.

que engana todo o mundo – Sua primeira tentativa de engano foi com Eva (2

Co 11.3) e depois disto ele prossegue em tentar enganar a todos. É o pai da mentira, e nele não existe verdade (Jo 8.44). Satanás será preso no Milênio, mas no fim será solto na sua ultima tentativa de engano (20.8-10).

Versículo 10 - E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.

E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo – Semelhante ao que é falado

ao soar da sétima trombeta (11.15). Esta voz vem em reconhecimento da derrubada de Satanás, como mais um passo rumo ao fim, e a vitória de Cristo e seu povo.

porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite– O Diabo, o acusador, é derrubado e deixa de estar

nos céus acusando o povo de Deus. O Diabo é mostrado na Bíblia se opondo aos anjos e ao povo de Deus desde de sua queda. Temos que “o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar” (1 Pe 5.8). Além disso, a Palavra nos fala que Satanás se opõe ao Evangelho (Mt 13.19), oprime pessoas (Lc 13.11-16) e usa o pecado para criar problemas na Igreja (At 5.3). O salvo é aconselhado a tomar cuidados com suas maquinações (2 Co 2.10-11), não lhe dar oportunidade (Ef 4.27) e resistir (Tg 4.7).

Versículo 11 - E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até a morte.

E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro – A ênfase é colocada sobre

aqueles que através de Cristo são vencedores (2.7,11,17 e 26; 3.5,12 e 21). Embora Satanás seja capaz de acusar todos os dias os homens pois estes vivem em pecado (1 Jo 1.8). Embora nossos pecados atrapalhem nosso relacionamento com Deus, no entanto o sangue de Jesus nos justifica eternamente. Assim as acusações de Satanás não são em última análise contra nós, mas sim contra a retidão de Jesus, que é quem nos justifica (Rm 8.33).

e pela palavra do seu testemunho – Esse testemunho que leva inclusive a

perseguição (12.17).

e não amaram as suas vidas até a morte – Verdade para todos mártires da

história, “homens de quem o mundo não é digno” (Hb 11.38). Eles não temeram aquele que pode apenas matar o corpo, mas não podem matar a alma (Mt 10.28). Refere-se em especial para aqueles que foram mortos pela Palavra de Deus durante a Tribulação.

Versículo 12 - Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo.

Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais – Os habitantes do céu, o

povo de Deus, se alegra pois foi derrubado dos céus o acusador, e o povo de Deus na Terra resistiu, mesmo até a morte. Aqueles que habitam os céus incluem:

• Os anjos eleitos;

• A igreja: que escapou da hora da tribulação (3.1) através do arrebatamento; • O povo de Deus que morreu durante a Tribulação: sobre quem Deus estende seu

tabernáculo (6.9-10, 7.14-15).

Ai dos que habitam na terra e no mar – Aqueles que pertencem a esse mundo

(Hb 11.13-16).

porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira – Além do ultimo ai, que diz

respeito a última trombeta (11.14) ainda viverão nesse momento o ai pela fúria de Satanás, que estará ativo na Terra como nunca antes.

sabendo que já tem pouco tempo – Antes de ser preso e jogado no Abismo

(20.1-3) Satanás tenta fazer tudo quanto puder para atacar o povo de Deus. Como foi dito antes, não haverá mais demora, mas no tempo do soar da sétima trombeta será cumprido o mistério de Deus (Ap 10.6-7).

Versículo 13 - E, quando o dragão viu que fora lançado na terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho homem.

No fim dos dias, Satanás intensificará ainda mais sua perseguição ao povo escolhido de Deus.

Versículo 14 - E foram dadas à mulher duas asas de grande águia, para que voasse para o deserto, ao seu lugar, onde é sustentada por um tempo, e tempos, e metade de um tempo, fora da vista da serpente.

E foram dadas à mulher duas asas de grande águia – Esta frase fala sobre

no AT: “Vós tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águias, e vos trouxe a mim” (Ex 19.4) e “Como a águia desperta a sua ninhada, move-se sobre os seus filhos, estende as suas asas, toma-os, e os leva sobre as suas asas” (Ex 32.11). O povo de Deus, que se voltou a ele durante a Tribulação, principalmente o povo de Israel, será protegido por Deus até a segunda vinda de Cristo.

para que voasse para o deserto – O lugar de proteção, mas também de

dificuldades. O povo de Israel, Elias e o próprio Jesus passaram pelo deserto.

onde é sustentada por um tempo, e tempos, e metade de um tempo – Três

anos e meio. O tempo final da Tribulação.

fora da vista da serpente – Longe do alcance de Satanás. Embora ainda hajam

pessoas do povo de Israel que serão mortas, o povo escolhido de Deus no final não será destruído. Neste sentido, o dragão não alcançará a mulher.

Versículo 15 - E a serpente lançou da sua boca, atrás da mulher, água como um rio, para que pela corrente a fizesse arrebatar.

Texto que descreve provavelmente forças militares sobre o controle do Anticristo. Embora no começo o Anticristo tenha feito algum tratado com o povo de Israel (Dn 9.27), esta aliança será quebrada e, com a abominação da desolação, Israel passará a ser perseguido.

Versículo 16 - E a terra ajudou a mulher; e a terra abriu a sua boca, e tragou o rio que o dragão lançara da sua boca.

Verso difícil de afirmar o que significa sem dúvidas. Provavelmente se trate de alguma intervenção divina pela natureza contra os perseguidores do seu povo, assim como na rebelião de Corá (Nm 16.33).

Versículo 17 - E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo

Aqui temos, mais provavelmente, a descrição dos eventos que sucedem ao versículo anterior. Assim, uma boa parte do povo de Israel, aqueles que se arrependerão e passarão a ser realmente povo de Deus, fugirá do ataque a Terra Santa e irá para um lugar onde terão proteção. Porém, parece haver uma outra parte do povo que não irá para este lugar e será perseguido por Satanás.

Versículo 18 - E o dragão parou sobre a areia do mar.

Este versículo não se encontra em alguns dos manuscritos, tanto que algumas versões como a mais famosa de língua inglesa, a KJV (King James Version) não o possui. Algumas Bíblias colocam este trecho no final do versículo 17.

4 – Estudos de Apocalipse: Capítulo 13 – O Anticristo e o

No documento Apocalipse - Estudo versículo a versículo (páginas 87-91)