• Nenhum resultado encontrado

que a mulher estava embriagada do sangue dos santos, e do sangue das testemunhas de Jesus – Como a Babilônia é mostrada como associada com as sete

No documento Apocalipse - Estudo versículo a versículo (páginas 115-122)

cabeças e os dez chifres, isso mostra que sobre a Babilônia reside responsabilidade pela perseguição e morte de todos santos pelos reinos desde a época da fundação do Reino

de Ninrode até o tempo do fim. Dessa forma nela é “encontrado o sangue de todos que foram mortos na Terra” (18.24).

E, vendo-a eu, maravilhei-me com grande admiração – Assim como Daniel

ficou atônito pelo que viu (Dn 7.28, Dn 8.27) João fica maravilhado por tudo que vê a respeito da Babilônia.

Versículo 7 - E o anjo me disse: Por que te admiras? Eu te direi o mistério da mulher, e da besta que a traz, a qual tem sete cabeças e dez chifres.

Um anjo vêm e explica para João o Mistério. Ele mostra o significado daquilo que João tinha visto. O restante do Capítulo mostra essa explicação.

Versículo 8 - A besta que viste foi e já não é, e há de subir do abismo, e irá à perdição; e os que habitam na terra (cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo) se admirarão, vendo a besta que era e já não é, mas que virá.

A besta que viste foi e já não é, e há de subir do abismo, e irá à perdição –

Um versículo que mostra características do Anticristo e de seu reino. Ver mais explicações nos comentários do Capítulo 13.

e os que habitam na terra (cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo) se admirarão, vendo a besta que era e já não é, mas que virá – Os moradores da Terra, aqueles que não foram escolhidos para a Salvação

em Cristo Jesus, se admirarão e adorarão o Anticristo.

Versículo 9 - Aqui o sentido, que tem sabedoria. As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada.

Aqui o sentido, que tem sabedoria – A explicação, que só pode ser conhecida

pela revelação especial de Deus.

As sete cabeças são sete montes – Montanhas aqui é, para alguns intérpretes,

uma forma de caracterizar essa mulher com a cidade de Roma, cercada por 7 montanhas. Porém, entendemos que não seja isto que esteja em vista. Montanhas aqui representam os reis dos Reinos que são representados pelas sete cabeças. Esta identificação de reis com montanhas não é única desse texto. Ver por exemplo Jr 51.25, Dn 2.35 e Zc 4.7.

sobre os quais a mulher está assentada – Mostrando o suporte e influência da

Babilônia com outros Reinos da História.

Versículo 10 - E são também sete reis; cinco já caíram, e um existe; outro ainda não é vindo; e, quando vier, convém que dure um pouco de tempo.

E são também sete reis – A palavra “também” aqui não é a melhor tradução. A

melhor tradução seria “Há sete reis; cinco....”. Os reis, montanhas e cabeças são símbolos dos reis e dos reinos que existiram na história.

cinco já caíram, e um existe; outro ainda não é vindo; e, quando vier, convém que dure um pouco de tempo – Já discutimos isso anteriormente. A melhor

identificação desses reinos é: Babel, Egito, Babilônia, Média-Pérsia e Grécia (cinco que caíram), Roma (o que existe) e o Reino do Anticristo nos fins dos dias (o que há de vir e durará pouco tempo).

Versículo 11 - E a besta que era e já não é, é ela também o oitavo, e é dos sete, e vai à perdição

O Anticristo será um dos reis do sétimo reino, mas será especial pois será cheio do poder de Satanás e será assim o oitavo rei também. Irá para a perdição, entretanto, sendo derrotado e jogado no lago de fogo.

Versículo 12 - E os dez chifres que viste são dez reis, que ainda não receberam o reino, mas receberão poder como reis por uma hora, juntamente com a besta.

E os dez chifres que viste são dez reis, que ainda não receberam o reino –

Estes reis são reis que no tempo de João ainda não tinham recebido poder, ou seja reis do futuro.

mas receberão poder como reis por uma hora – Estes homens receberão

poder para governar o mundo sobre influência do Anticristo nos últimos dias. Uma hora indica um período curto de tempo, os anos da Tribulação.

juntamente com a besta – Seu poder será estabelecido por apoio ao Anticristo e

em última análise a Satanás.

Versículo 13 - Estes têm um mesmo intento, e entregarão o seu poder e autoridade à besta.

O Anticristo conseguirá assim o controle sobre toda Terra, através desses governantes. Se geralmente os governantes da Terra nunca conseguem se unir para fazer algo comum e bom, aqui esses governantes se unirão para apoiar o mal. Isso no entanto será pela vontade de Deus, para julgar a Terra.

Versículo 14 - Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com ele, chamados, e eleitos, e fiéis

Estes combaterão contra o Cordeiro – Os governantes da Terra se unirão com

o Anticristo contra o povo de Deus e contra Cristo.

e o Cordeiro os vencerá – Na sua Segunda Vinda, Cristo virá como o rei e

derrotará a coligação de reis na Campanha do Armagedom, se estabelecendo sobre todos.

porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com ele, chamados, e eleitos, e fiéis – Aqueles que seguem a Cristo são vencedores, não

importa o que ocorra.

Versículo 15 - E disse-me: As águas que viste, onde se assenta a prostituta, são povos, e multidões, e nações, e línguas.

E disse-me: As águas que viste, onde se assenta a prostituta – A Babilônia é

descrita no versículo 1 como assentada sobre muitas águas.

são povos, e multidões, e nações, e línguas – Todos aqueles que em todo tempo

e lugar seguiram aquilo que está no cálice da Babilônia: idolatria, prostituição, abominações. Todos os povos, de acordo com o relato da Bíblia, surgiram em última análise da dispersão dos povos em Babel, onde surgiria a Babilônia.

Versículo 16 - E os dez chifres que viste na besta são os que odiarão a prostituta, e a colocarão desolada e nua, e comerão a sua carne, e a queimarão no fogo.

E os dez chifres que viste na besta são os que odiarão a prostituta – No fim

dos dias, os governantes da Terra odiarão a cidade de Babilônia e a influência vinda dela. Não é dito especificamente por que. Podemos apenas fazer especulações, como por exemplo, o fato de a Babilônia exigir um suporte que para estes reis será dispendioso.

e a colocarão desolada e nua, e comerão a sua carne, e a queimarão no fogo – A cidade de Babilônia será destruída, cumprindo as profecias feitas pelos profetas do

AT. Dela nada ficará de sua riqueza inicial. O próximo capítulo mostra como será grande a destruição da cidade de Babilônia.

Versículo 17 - Porque Deus tem posto em seus corações, que cumpram o seu intento, e tenham uma mesma idéia, e que dêem à besta o seu reino, até que se cumpram as palavras de Deus.

Estes governantes da Terra só seguirão fielmente o Anticristo por que ai reside a vontade de Deus. Unidos eles cumprem a vontade de Deus de castigar a cidade da Babilônia e juntos eles serão julgados na Segunda Vinda de Cristo.

Versículo 18 - E a mulher que viste é a grande cidade que reina sobre os reis da terra

Babilônia. A grande cidade dos tempos antigos e novamente nos tempos dos fim.

2 – Capítulo 18

Versículo 1 - E depois destas coisas vi descer do céu outro anjo, que tinha grande poder, e a terra foi iluminada com a sua glória.

E depois destas coisas – Tendo visto a cidade de Babilônia, João vê agora a

cidade sendo destruída.

vi descer do céu outro anjo, que tinha grande poder, e a terra foi iluminada com a sua glória – Este anjo virá para proclamar a destruição da Babilônia. A

destruição da Babilônia é o desejo de Deus e faz parte dos seus julgamentos finais.

Versículo 2 - E clamou fortemente com grande voz, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia, e se tornou morada de demônios, e covil de todo espírito imundo, e esconderijo de toda ave imunda e odiável.

E clamou fortemente com grande voz, dizendo – O anjo anuncia que um

importante evento será mostrado a João.

Caiu, caiu a grande Babilônia – A destruição prevista anteriormente pelos

profetas do Senhor ocorrerá e aqui é mostrada.

e se tornou morada de demônios, e covil de todo espírito imundo, e esconderijo de toda ave imunda e odiável – A cidade destruída será um lugar de

destruição, marcada pela presença de demônios que ficaram ali aprisionados e pela presença de corvos, a comer os cadáveres daqueles que pereceram com a cidade. A destruição será total e sem volta.

Versículo 3 - Porque todas as nações beberam do vinho da ira da sua prostituição, e os reis da terra se prostituíram com ela; e os mercadores da terra se enriqueceram com a abundância de suas delícias

Um relato do poder, riqueza e influência que a Babilônia exerceu e exercia antes da sua destruição.

Versículo 4 - E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas

Embora muitos intérpretes vejam aqui um significado espiritualizado, não parece pelo contexto ser isso que esteja em vista. O texto não quer que o povo de Deus se afaste do mundo representado pela Babilônia. É antes disso, um aviso para os fiéis, que por acaso estiverem na cidade da Babilônia, deixarem a cidade antes da sua destruição.

Versículo 5 - Porque já os seus pecados se acumularam até ao céu, e Deus se lembrou das iniqüidades dela.

Nos últimos dias, Deus se lembrará do sangue dos justos derramado em toda história e das iniqüidades cometidas sobre a Terra e castigará os infiéis. A destruição da Babilônia faz parte desse momento.

Versículo 6 - Tornai-lhe a dar como ela vos tem dado, e retribuí-lhe em dobro conforme as suas obras; no cálice em que vos deu de beber, dai-lhe a ela em dobro.

Uma frase que se refere aos governantes da Terra. Assim como a Babilônia dominou e mesmo destruiu muitas cidades, por exemplo Jerusalém em 586AC, os governantes são chamados para dar-lhe o dobro e destruí-la totalmente.

Versículo 7 - Quanto ela se glorificou, e em delícias esteve, foi-lhe outro tanto de tormento e pranto; porque diz em seu coração: Estou assentada como rainha, e não sou viúva, e não verei o pranto.

Os governantes e moradores da Babilônia tem seu coração cheio de orgulho e auto-suficiência. No entanto, verão que quando o desejo de Deus se manifestar, esse orgulho será jogado por Terra. O mesmo ocorrerá com todos que acham que não tem necessidade de Deus. No fim, verão que tudo que fizeram foi em vão e serão julgados.

Versículo 8 - Portanto, num dia virão as suas pragas, a morte, e o pranto, e a fome; e será queimada no fogo; porque é forte o Senhor Deus que a julga.

A destruição virá em um dia, ou seja, será em pouco destruída a cidade. Deus que julga a cidade da Babilônia é poderoso e usará os próprios governantes da Terra para fazerem sua vontade.

Versículo 9 - E os reis da terra, que se prostituíram com ela, e viveram em delícias, a chorarão, e sobre ela prantearão, quando virem a fumaça do seu incêndio;

E os reis da terra – Não os governantes da Terra que estão sobre a influência do

Anticristo, mas outros que estão ligados a Babilônia. São distintos dos 10 chifres que juntos destruíram a cidade.

que se prostituíram com ela, e viveram em delícias, a chorarão, e sobre ela prantearão, quando virem a fumaça do seu incêndio – Este povos prantearão pela

destruição da Babilônia, que era uma cidade poderosa e rica, influente e sedutora para esses reis.

Versículo 10 - Estando de longe pelo temor do seu tormento, dizendo: Ai! ai daquela grande Babilônia, aquela forte cidade! pois numa hora veio o seu juízo.

Será grande o lamento pela destruição da cidade. Este evento marcará profundamente os dias da Grande Tribulação.

Versículo 11 - E sobre ela choram e lamentam os mercadores da terra; porque ninguém mais compra as suas mercadorias.

Versículo 12 - Mercadorias de ouro, e de prata, e de pedras preciosas, e de pérolas, e de linho fino, e de púrpura, e de seda, e de escarlata; e toda a madeira odorífera, e todo o vaso de marfim, e todo o vaso de madeira preciosíssima, de bronze e de ferro, e de mármore;

Versículo 13 - E canela, e perfume, e mirra, e incenso, e vinho, e azeite, e flor de farinha, e trigo, e gado, e ovelhas; e cavalos, e carros, e corpos e almas de homens. Versículo 14 - E o fruto do desejo da tua alma foi-se de ti; e todas as coisas gostosas e excelentes se foram de ti, e não mais as acharás.

Um lamento é levantado pelos mercadores e todos que usufruíam das riquezas que a cidade tinha. A cidade era grande e poderosa, talvez como nenhuma cidade antes foi. Porém sua destruição será total e irreversível.

Versículo 15 - Os mercadores destas coisas, que com elas se enriqueceram, estarão de longe, pelo temor do seu tormento, chorando e lamentando,

Versículo 16 - E dizendo: Ai, ai daquela grande cidade! que estava vestida de linho fino, de púrpura, de escarlata; e adornada com ouro e pedras preciosas e pérolas! porque numa hora foram assoladas tantas riquezas.

Versículo 17 - E todo o piloto, e todo o que navega em naus, e todo o marinheiro, e todos os que negociam no mar se puseram de longe;

Versículo 18 - E, vendo a fumaça do seu incêndio, clamaram, dizendo: Que cidade é semelhante a esta grande cidade?

Versículo 19 - E lançaram pó sobre as suas cabeças, e clamaram, chorando, e lamentando, e dizendo: Ai, ai daquela grande cidade! na qual todos os que tinham naus no mar se enriqueceram em razão da sua opulência; porque numa hora foi assolada.

O comércio com a cidade será importante para muitos povos como podemos ver aqui. O lamento sobre a destruição de tão importante cidade será grande.

Versículo 20 - Alegra-te sobre ela, ó céu, e vós, santos apóstolos e profetas; porque já Deus julgou a vossa causa quanto a ela.

A destruição da Babilônia será em vingança a todas injustiças cometidas e pela morte do povo de Deus. Não que todos tenham sido mortos nessa cidade. A Babilônia como vimos está diretamente ligada aos reinos que vieram antes, inclusive o Império Romano, que matou os apóstolos.

Versículo 21 - E um forte anjo levantou uma pedra como uma grande mó, e lançou-a no mar, dizendo: Com igual ímpeto será lançada Babilônia, aquela grande cidade, e não será jamais achada.

Uma representação da irreversibilidade e da extensão com a qual Babilônia será destruída.

Versículo 22 - E em ti não se ouvirá mais a voz de harpistas, e de músicos, e de flautistas, e de trombeteiros, e nenhum artífice de arte alguma se achará mais em ti; e ruído de mó em ti não se ouvirá mais;

Ninguém habitará mais a cidade para nela produzir alguma coisa. Nela só haverá demônios e cadáveres.

Versículo 23 - E luz de candeia não mais luzir,á em ti, e voz de esposo e de esposa não mais em ti se ouvirá; porque os teus mercadores eram os grandes da terra; porque todas as nações foram enganadas pelas tuas feitiçarias.

Uma vez que a cidade a muitos influenciou pela sua riqueza a seguir seu sistema religioso contra o desejo de Deus, ela será totalmente destruída.

Versículo 24 - E nela se achou o sangue dos profetas, e dos santos, e de todos os que foram mortos na terra.

Como a cidade é a mãe de todas prostituições, todo o sangue derramado na Terra nela é encontrado. Como podemos ver por esse capítulo, a Babilônia representa, por sua riqueza e influência nos tempos do fim, e por sua influência como a cidade que surgiu da primeira revolta humana e tentativa de se erguer contra Deus, toda a tentativa do homem de governo contra o desejo de Deus. Sua destruição é o julgamento desse sistema. O julgamento do último revolucionário, o Anticristo, e do primeiro, Satanás, ainda está por vir depois da destruição da Babilônia.

4 – Estudos de Apocalipse: Capítulo 19– A Segunda

No documento Apocalipse - Estudo versículo a versículo (páginas 115-122)