• Nenhum resultado encontrado

Desenvolvimento Rural: Vida e Paisagem para além da Cidade

No documento PROGRAMA DE CMA (páginas 190-195)

Programa de Cidadania e Mundo Actual / Sociedade C ursos de Educação e Formação

190

Módulo D10: Desenvolvimento Rural: Vida e Paisagem para além da Cidade

dinamização de um conjunto de outras actividades económicas que dele são tributárias e que com ele interagem. É o caso do artesanato, da produção e venda de produtos tradicionais, dos quais se destacam os produtos agrícolas e géneros alimentícios certificados, dos serviços de transporte, de animação e de guias turísticos.

As paisagens rurais não existem sem actividades agrícolas próprias do mundo rural e devem ser reabilitadas, dignificadas e protegidas de forma a complementar a sociedade e a paisagem urbana. A tomada de consciência da importância das paisagens e do seu papel na construção da identidade local e regional resultou na assinatura, em 2000, por Portugal e muitos outros países europeus, da Convenção Europeia da Paisagem. No domínio da protecção da paisagem, a Rede Natura 2000 definiu na União Europeia a protecção de habitats naturais de forma a evitar a perda da biodiversidade.

A compreensão da importância do desenvolvimento regional e local e das paisagens que integram o mundo rural em Portugal, na Europa e nos outros continentes, constitui a principal finalidade das aprendizagens a desenvolver neste módulo. Quando a urbanização avança no mundo actual é preciso lembrar que há vida e paisagem para além da cidade.

2

Competências Visadas

• Reconhecer a importância social e económica do desenvolvimento rural . • Tomar consciência de medidas de promoção e valorização das zonas rurais. • Caracterizar paisagens rurais em Portugal e na Europa.

• Distinguir sistemas de agricultura tradicional de sistemas de agricultura de mercado. • Reconhecer elementos que estruturam a paisagem rural em diferentes regiões do mundo. • Relacionar a agricultura com o desenvolvimento regional e local.

• Relacionar o turismo e a certificação de produções com o desenvolvimento local. • Justificar o incremento da agricultura biológica.

• Reconhecer o papel das associações e dos programas de apoio ao desenvolvimento rural.

3

Objectivos de Aprendizagem

• Definir agricultura e paisagem rural.

• Indicar elementos e dinâmicas da paisagem rural.

• Inventariar a diversidade de paisagens rurais em Portugal e na Europa. • Relacionar agricultura com a utilização e gestão de recursos.

Programa de Cidadania e Mundo Actual / Sociedade C ursos de Educação e Formação

191

Módulo D10: Desenvolvimento Rural: Vida e Paisagem para além da Cidade

• Caracterizar o modo de produção da agricultura biológica

.

• Apresentar situações concretas de valorização da paisagem rural. • Indicar as modalidades de turismo em espaço rural.

• Mencionar produtos agrícolas com denominação de origem.

• Indicar programas de apoio e organizações no âmbito do desenvolvimento das zonas rurais.

4

Conteúdos

• Desenvolvimento rural, ambiente e sustentabilidade. • Elementos, dinâmica e diversidade das paisagens rurais. • Sistemas agrícolas tradicionais e de mercado.

• Consequências sociais e ambientais dos sistemas agrícolas. • Diversificação das actividades no meio rural.

• Produtos tradicionais da agricultura e denominações de origem. • Agricultura biológica: o que é e o que produz.

• Turismo em espaço rural: objectivos e modalidades.

• Associativismo e programas de apoio ao desenvolvimento rural.

5

Orientações metodológicas

5.1. Como Começar

a) Agir sobre a paisagem.

- Solicitar à turma a identificação das actividades que se desenvolvem nas paisagens rurais. A tarefa pode ser desenvolvida em três momentos: trabalho de pares, comunicação à turma e síntese final.

- A actividade pode ser complementada com imagens (fotografias ou vídeo) que ilustrem o resultado da actividade humana sobre a paisagem.

b) As paisagens rurais.

- A partir de fotografias de paisagens rurais de diversos lugares do mundo, pedir aos alunos que, em pequenos grupos, façam a leitura de cada paisagem. A tarefa deve ser realizada a partir de um guião de análise que apele à identificação dos elementos que estruturam cada paisagem.

- Concluir com a apresentação dos resultados e construção de um painel com as várias fotografias.

5.2. Sugestões de desenvolvimento

Programa de Cidadania e Mundo Actual / Sociedade C ursos de Educação e Formação

192

Módulo D10: Desenvolvimento Rural: Vida e Paisagem para além da Cidade

- Desenvolver um trabalho de investigação com o objectivo de caracterizar a agricultura e as paisagens rurais nas diferentes regiões do território português. Exemplos de tópicos de investigação: evolução das práticas agrícolas, condições naturais, principais produções, sistemas agrícolas, destino das produções, alterações da paisagem e perspectivas futuras. - A investigação pode ser individual ou em grupo e culminar com a apresentação e defesa do

relatório final.

b) Valorizar as zonas rurais.

- Utilizando a metodologia do estudo de caso, investigar, com recurso a diversas fontes, uma situação concreta de valorização de zonas rurais em diferentes regiões do mundo. Exemplos de actividades de valorização: programas de ajuda às populações em regiões pobres, produtos tradicionais com denominação de origem, modalidades de turismo e outras.

- Utilizando diferentes suporte, o trabalho é apresentado e discutido em plenário de turma.

5.3. Sugestões de aprofundamento

a) Agricultura tradicional e agricultura de mercado.

- Caracterizar os sistemas agrícolas, tradicional e de mercado, a partir de textos ou do visionamento de filmes documentais, que distingam e dêem exemplos concretos dos dois tipos de agricultura.

- O trabalho pode ser complementado com a recolha de depoimentos de agricultores ou técnicos conhecedores do meio. No âmbito deste tema devem ser abordadas as consequências sociais e ambientais de cada um dos sistemas.

b) Alimentos saudáveis e agricultura biológica.

- Investigar o desenvolvimento da prática de agricultura biológica, relacionando-a com a produção de alimentos saudáveis.

- Identificar produtos e técnicas de cultivo.

- Desenvolver o trabalho em pequenos grupos e concluir com a elaboração de um conjunto de cartazes que possam ilustrar as vantagens e as limitações deste tipo de agricultura.

5.4 Sugestões de trabalho de campo

Preparar e realizar uma visita a uma exploração agrícola. Observar todos os procedimentos de preparação e realização de saídas: escolha dos locais, contactos prévios, horários, transportes, autorizações, preparação do guião de trabalho e avaliação. Os alunos devem ser envolvidos em todas as fases do trabalho e este deve servir o desenvolvimento de competências gerais e específicas.

Programa de Cidadania e Mundo Actual / Sociedade C ursos de Educação e Formação

193

Módulo D10: Desenvolvimento Rural: Vida e Paisagem para além da Cidade

6

Sugestões de avaliação

A avaliação deve incidir sobre o processo e produtos devendo o professor definir critérios para ambos. Os critérios para além de adequados ao público e ao contexto deverão permitir registar os níveis de desempenho dos diferentes alunos. O trabalho final poderá revestir a forma de um portefólio ou de um relatório de evidências das tarefas realizadas e dos objectivos atingidos. As actividades de auto e hetero- avaliação devem integrar este processo.

7

Bibliografia / Outros recursos

ABREU, A. Cancela; CORREIA, T. Pinto; OLIVEIRA, Rosário (2004). Contributos para a Identificação e Caracterização da Paisagem em Portugal. Lisboa: Direcção Geral de Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano.

DAVEAU, Suzane (1995), Portugal Geográfico. Lisboa: Sá da Costa Editora. GASPAR, Jorge (1993), As Regiões Portuguesas. Lisboa: MPAT/SEPDR.

MARQUES, Raul (2002), “O Local enquanto espaço de afirmação cívica: uma condição para o desenvolvimento”, in Olhares sobre o território e a espacialidade. Lisboa: Centro de Estudos Geográficos, pp. 57-72.

MARQUES, Teresa Sá (2004), Portugal na Transição do Século: Retratos e Dinâmicas Territoriais. Santa Maria da Feira: Edições Afrontamento.

RIBEIRO, Orlando (1986), Portugal o Mediterrâneo e o Atlântico. Lisboa: Sá da Costa Editora (4ª edição) RIBEIRO TELES, Gonçalo (2004), “A Paisagem é tudo”, in Jornal Pessoas e Lugares nº16 (Jan-Fev 2004), Lisboa: Rede Nacional Leader

Recursos na Internet disponíveis em Dezembro de 2005:

AGROPORTAL – www.agroportal.pt

ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local – www.animar-dl.pt

Associação Portuguesa e Ecologia da paisagem – www.apep.pt

Portal da Europa – www.europa.eu.int/

FAO – Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura – www.fao.org

Jornal “Pessoas e Lugares” – www.leader.pt/PESSOAS_LUGARES.HTM

LEADER - Ligação Entre as Acções de Desenvol. da Economia Rural – www.leader.pt

Min. da Agricultura do Desenvolvimento Rural e das Pescas – www.min-agricultura.pt/

Minha Terra – Fed. Portuguesa Associações Desenvol. Local – www.minhaterra.pt

Programa de Cidadania e Mundo Actual / Sociedade C ursos de Educação e Formação

194

No documento PROGRAMA DE CMA (páginas 190-195)

Outline

Documentos relacionados