• Nenhum resultado encontrado

Direitos de Cidadania: O Direito de Todos termos Direitos

No documento PROGRAMA DE CMA (páginas 56-61)

Em termos gerais, podemos falar de direitos de cidadania como os que estão prescritos nas diferentes Leis Constitucionais que regem a vida dos países caracterizados como Estados de direito democrático, como é o caso de Portugal. Importa também saber que existem direitos e deveres de cidadania que conferem o enquadramento pelo qual se deve reger a nossa vida em sociedade, sabendo que podem ocorrer conflitos quando se considera que os direitos de uma pessoa acabam ao começar os direitos de outra.

Os direitos e deveres de cidadania concretizam-se, em primeiro lugar, na regulação da vida social e política de Estados soberanos e, depois, na vida dos espaços supra-estaduais a que esses Estados se aliam, como é o caso da União Europeia. O artigo 4.º da Constituição da República Portuguesa consagra que “são cidadãos portugueses todos aqueles que como tal sejam considerados pela lei ou por convenção internacional”. É neste sentido que podemos falar, ao mesmo tempo, de uma cidadania portuguesa e de uma cidadania europeia reconhecendo, também, que somos cidadãos do mundo.

Os direitos foram-se instituindo na história do desenvolvimento das sociedades, alcançando o seu apogeu com a consolidação da democracia e, continuamente, abarcando novas dimensões e aspectos particulares da pessoa e da sua vida em sociedade.

Esta progressiva amplitude de aplicação dos direitos permite-nos falar de gerações de direitos. Acompanhando o próprio desenvolvimento histórico das sociedades, a primeira geração de direitos respeita aos direitos civis e políticos que acentuam o valor da liberdade individual face ao Estado. À segunda geração de direitos correspondem os direitos sociais que valorizam a igualdade entre os indivíduos. A terceira geração de direitos enuncia os direitos culturais baseados na equidade e na qualidade de vida dos cidadãos.

Estas sucessivas gerações de direitos estão consagradas em diferentes documentos e abarcam diferentes dimensões e aspectos inerentes à dignidade e integridade da vida humana. É importante conhecê-los não só para podermos denunciar as situações em que não são aplicados, mas também para

Programa de Cidadania e Mundo Actual / Sociedade C ursos de Educação e Formação

Módulo B4: Direitos de cidadania: O direito de todos termos direitos

podermos agir em conformidade com os outros na construção de uma sociedade mais justa e livre. O direito de todos termos direitos é uma das principais formulações da nossa condição cívica.

2 Competências Visadas

• Reconhecer a existência de várias gerações de direitos: políticos, sociais, económicos, culturais e ambientais.

• Demonstrar conhecimento dos direitos consagrados na Constituição da República Portuguesa. • Relacionar direitos de cidadania com democracia.

• Propor medidas que contribuam para minorar conflitos de direitos.

• Esclarecer como a cada direito de cidadania corresponde um dever cívico. • Apontar situações de incumprimento de deveres de cidadania.

• Avaliar situações de desrespeito pelos direitos fundamentais.

3 Objectivos de Aprendizagem

• Nomear os princípios fundamentais da Constituição da República Portuguesa. • Identificar direitos de cidadania na Constituição da República Portuguesa. • Justificar a importância dos direitos de cidadania num Estado democrático. • Indicar as sucessivas gerações de direitos.

• Esclarecer a relação entre direitos e deveres de cidadania. • Reconhecer organizações de defesa de direitos humanos.

• Indicar direitos fundamentais que resultam da dignidade da pessoa humana.

4 Conteúdos

• Gerações de direitos.

o Direitos Cívicos e Políticos. o Direitos Sociais e Económicos. o Direitos Culturais e Ambientais.

• Constituição da República Portuguesa: direitos, liberdades e garantias.

• Direitos fundamentais consagrados na Declaração Universal dos Direitos do Homem • Outras declarações de direitos, nacionais e internacionais.

Programa de Cidadania e Mundo Actual / Sociedade C ursos de Educação e Formação

Módulo B4: Direitos de cidadania: O direito de todos termos direitos

5 Orientações metodológicas

As orientações metodológicas seguidamente apresentadas constituem apenas uma sugestão.

5.1 Como começar.

Debater com os alunos o significado de “direitos humanos”.

- Pedir que enunciem direitos fundamentais dos cidadãos consagrados na Constituição da República Portuguesa.

- Registar as respostas dadas e distinguir os vários tipos de direitos enunciados (direitos fundamentais, sociais, políticos, económicos, etc.).

- Dar exemplos de outros tipos de direitos que eventualmente não tenham sidoenunciados

registando no quadro as diferentes gerações de direitos.

5.2. Sugestões de desenvolvimento.

a) Utilizar pequenas narrativas que ilustrem situações de conflito entre direitos.

- Fazer corresponder os direitos em causa à sua tipificação nas declarações onde os mesmos estão consignados.

- Debater com os alunos as possíveis soluções para ultrapassar esses conflitos.

b) Dividir a turma em pequenos grupos e ilustrar os principais direitos consagrados na Constituição da República Portuguesa recorrendo a textos, imagens, recortes de imprensa, colagens, etc.

- Organizar um painel, a partir dos materiais produzidos, sobre os direitos consignados na Constituição da República Portuguesa.

- Expor os materiais produzidos, num local adequado do espaço escolar, sob o título “O Direito de Todos termos Direitos”.

5.3. Sugestões de aprofundamento. a) Direitos, liberdades e garantias.

- Seleccionar uma situação em que esteja patente o exercício de um direito, liberdade ou garantia consignados na nossa Constituição.

- Através da gravação de depoimentos ou da produção de um pequeno filme, evidenciar o seu cumprimento ou incumprimento.

b) Apresentar os materiais produzidos como motivo para a realização de um debate que coloque em evidência os progressos e as dificuldades de implementação dos direitos humanos.

Programa de Cidadania e Mundo Actual / Sociedade C ursos de Educação e Formação

Módulo B4: Direitos de cidadania: O direito de todos termos direitos

6 Sugestões de avaliação

A avaliação deve incidir sobre o processo e produtos devendo o professor definir critérios para ambos. Os critérios, para além de adequados ao público e ao contexto, deverão permitir registar os níveis de desempenho dos diferentes alunos. O trabalho final poderá revestir a forma de um portefólio ou de um relatório de evidências das tarefas realizadas e dos objectivos atingidos. As actividades de auto e hetero- avaliação devem integrar este processo.

7 Bibliografia / Outros recursos

AA., VV. (1998), Repensar a cidadania: nos 50 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Lisboa : Editorial Notícias.

(2001), A Constituição da República Portuguesa trocada por (para) miúdos. Lisboa: Assembleia da República / Ministério da Educação / Instituto de Inovação Educacional.

CABRAL, Manuel Villaverde (1997), Cidadania política e equidade social em Portugal. Oeiras: Celta Editora.

ESPADA, João Carlos (1997), Direitos Sociais de Cidadania. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda. FERNANDES, António Teixeira (1998), O Estado Democrático e a Cidadania. Porto: Edições Afrontamento.

LETRIA, José Jorge (2000), A Cidadania Explicada aos Jovens... e aos Outros. Lisboa: Terramar. SILVA, Jorge Pereira da (2004), Direitos de cidadania e direito à cidadania: princípio da equiparação,

novas cidadanias e direito à cidadania portuguesa como instrumentos de uma comunidade constitucional inclusiva. Lisboa: ACIME.

Documentos:

Constituição da República Portuguesa, VII Revisão Constitucional, 2005.

Carta das Nações Unidas, assinada em São Francisco a 26 de Junho de 1945, entrou em vigor na ordem internacional a 24 de Outubro de 1945.

Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, de 10 de Dezembro de 1948.

Declaração dos Direitos da Criança, adoptada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, de 20 de Novembro de 1959.

Programa de Cidadania e Mundo Actual / Sociedade C ursos de Educação e Formação

Módulo B4: Direitos de cidadania: O direito de todos termos direitos

Recursos na Internet disponíveis em Novembro de 2005:

Constituição da República Portuguesa - http://www.parlamento.pt/const_leg/crp_port/

Gabinete de Documentação e Direito Comparado:

http://www.gddc.pt/direitos-humanos/textos-internacionais-dh/universais.html (textos internacionais de direitos humanos universais).

Centro de Informação Europeia Jacques Delors - http://www.cijdelors.pt/

Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas - http://www.acime.gov.pt/

Programa de Cidadania e Mundo Actual / Sociedade C ursos de Educação e Formação

MÓDULO B5

No documento PROGRAMA DE CMA (páginas 56-61)

Outline

Documentos relacionados