• Nenhum resultado encontrado

Participação na democracia II: Todos somos Fregueses

No documento PROGRAMA DE CMA (páginas 51-56)

Duração de Referência: 15 horas

1

Apresentação

A vida pública dos cidadãos relaciona-se com as estruturas políticas que enquadram a vida em sociedade, de forma mais próxima, ao nível do Poder Local. O Poder Local é exercido autonomamente pelas Autarquias que são compostas por Freguesias, Municípios. No caso dos Açores e da Madeira, as autarquias locais são as freguesias e os municípios.

As Freguesias são territórios cujos órgãos administrativos são a Assembleia de Freguesia e a Junta de Freguesia. Os Municípios são constituídos pela Assembleia Municipal e pela Câmara Municipal. A Constituição da República Portuguesa prevê ainda a existência de Regiões Administrativas mediante a eventual criação de uma lei que divida o país em regiões, configurando, nesse caso, como órgãos, uma Assembleia Regional e uma Junta Regional.

Uma vez que a acção destes órgãos abrange todo o território nacional, a vida pública dos cidadãos está enquadrada nestas estruturas de poder. A Freguesia é um território que possui os órgãos representativos que nos são mais próximos, quer pela sua dimensão (inferior ao município), quer pela proximidade na gestão dos problemas que nos afectam e para os quais somos convocados a participar, quer seja pelo voto, quer seja directamente em colaboração com os seus órgãos.

Como a própria palavra indica, ser freguês é pertencer a uma determinada freguesia, no entanto, o termo também é utilizado para identificar aquele que tem por hábito frequentar um determinado local ou estabelecimento, neste sentido, podemos afirmar que a freguesia é o local habitual em que o indivíduo estabelece a sua relação mais próxima com a administração pública. A Freguesia é historicamente e em primeiro lugar, uma associação de um conjunto pequeno de famílias com o objectivo da satisfação de necessidades comuns que individualmente não conseguiriam alcançar. Neste sentido e desde sempre, todos somos fregueses.

Numa sociedade democrática, quanto mais fortes forem os laços comunitários que se estabelecem, em primeiro lugar, ao nível das freguesias, mais forte será a coesão nacional em torno de uma herança comum e de um propósito de realização futuro. É por isso importante estar informado sobre os problemas que directamente afectam as comunidades onde residimos e onde trabalhamos.

Programa de Cidadania e Mundo Actual / Sociedade C ursos de Educação e Formação

Módulo B3: Participação na Democracia II: Todos somos Fregueses

A proximidade reforça a nossa capacidade de participar e colaborar activamente na resolução de problemas locais. A nossa participação quando enquadrada nas estruturas políticas locais, contribui para o reforço dos laços de pertença na comunidade O objectivo deste módulo é conhecer os órgãos do poder local e a nossa capacidade de acção na resolução dos problemas da nossa comunidade.

2 Competências Visadas

• Reconhecer a importância das Freguesias e dos Municípios como órgãos do Poder Local. • Indicar a composição e os membros dos diferentes órgãos da autarquia a que se pertence. • Identificar as funções dos diferentes órgãos autárquicos na resolução de problemas concretos da

vida pública.

• Estabelecer relações entre competências da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal.

• Compreender a especificidade do processo eleitoral autárquico e as suas consequências na composição desses órgãos.

• Evidenciar comportamentos e atitudes que reflictam o interesse em participar na vida e na resolução dos problemas da Freguesia.

• Reconhecer os aspectos positivos e menos positivos da acção de titulares de cargos políticos autárquicos.

3 Objectivos de Aprendizagem

• Distinguir Poder Local de Autarquia. • Distinguir Autarquia de Município.

• Distinguir Câmara Municipal de Junta de Freguesia.

• Referir os órgãos que compõem a Freguesia e o Município. • Enumerar algumas das competências dos órgãos do Poder Local.

• Conhecer algumas relações entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia. • Explicitar o processo eleitoral autárquico.

51

• Especificar algumas formas de participação cívica na resolução de problemas da respectiva área de residência.

Programa de Cidadania e Mundo Actual / Sociedade C ursos de Educação e Formação

Módulo B3: Participação na Democracia II: Todos somos Fregueses

4 Conteúdos

• Constituição do Poder Local. • Conceito de Autarquia.

• Conceito de Freguesia e Município.

• Composição dos órgãos das autarquias locais: Junta de Freguesia; Assembleia de Freguesia; Câmara Municipal e Assembleia Municipal.

• Relações entre o Município e a Freguesia.

• Formas de participação política e cívica na vida das autarquias.

5 Orientações metodológicas

As orientações metodológicas seguidamente apresentadas constituem apenas uma sugestão.

5.1. Como começar.

a) Discutir com os alunos o significado do termo freguês.

- Relacionar o termo freguês com Freguesia e finalmente com Poder Local. Analisar a relação desses termos com pertença e presença.

b) Pedir aos alunos para referirem exemplos de órgãos, cargos ou titulares do Poder Local. - Construir no quadro uma grelha que permita, ao mesmo tempo, identificá-los e fazer a

respectiva correspondência entre eles.

- Completar o quadro com os elementos em falta que os alunos possam não ter referido. Pretende-se identificar todos os órgãos autárquicos.

5.2. Sugestões de desenvolvimento

Em pequenos grupos, fazer uma pesquisa na Internet para compreender como se concretiza o processo eleitoral para os diversos órgãos autárquicos, analisando quem foi eleito e com que resultados.

- Fazer um relatório que explicite quem se pode candidatar a esses cargos e em que condições; se individualmente ou com que apoios.

- Relacionar os titulares identificados no ponto anterior com as conclusões do relatório.

5.3. Sugestões de Aprofundamento

Identificar um problema local que necessite de uma resolução por parte do poder político.

- Investigar junto dos titulares de órgãos do poder local a respectiva competência de acção para a resolução do problema detectado.

Programa de Cidadania e Mundo Actual / Sociedade C ursos de Educação e Formação

Módulo B3: Participação na Democracia II: Todos somos Fregueses

- Elaborar um guião para uma entrevista a um presidente de Câmara e a um Presidente de Junta de Freguesia no sentido de perceber algumas das competências do órgão do Poder Local que tutelam. Individualmente, cada aluno deve retirar os apontamentos necessários para elaborar um pequeno relatório caracterizando as competências referidas nas entrevistas.

- Discutir se os poderes dos autarcas são suficientes para a resolução do problema inicialmente identificado.

- Sugerir alguns modos de como os cidadãos podem agir para resolver esse problema.

5.4. Sugestões de trabalho de campo.

Assistir a uma sessão de uma assembleia municipal ou de uma assembleia de freguesia.

- Estudar antecipadamente o seu tipo de funcionamento e as suas tarefas e preparar questões, sobre os problemas de interesse local anteriormente identificados, para a eventualidade de contacto directo com os respectivos representantes locais nesse órgão.

- Recolher informação e elaborar pequenos comentários que possam servir de base a uma discussão

posterior sobre o trabalho dos autarcas e as responsabilidades quer dos eleitos locais perante os seus concidadãos, quer dos cidadãos perante os problemas locais.

6 Sugestões de avaliação

A avaliação deve incidir sobre o processo e produtos devendo o professor definir critérios para ambos. Os critérios para além de adequados aos público e ao contexto deverão permitir registar os níveis de desempenho dos diferentes alunos. O trabalho final poderá revestir a forma de um portefólio ou de um relatório de evidências das tarefas realizadas e dos objectivos atingidos. As actividades de auto e hetero- avaliação devem integrar este processo.

7 Bibliografia / Outros recursos

BRAVO, Ana Bela e Jorge Vasconcelos e Sá, (2000), Autarquias Locais: Descentralização e Melhor

Gesta. Lisboa: Verbo.

OLIVEIRA, César; (ed.), (1996), História dos Municípios e do Poder Local. Lisboa: Temas e Debates. RUIVO, Fernando, (2002), Poder Local e Exclusão Social, 2.ª ed..Coimbra: Quarteto Editora.

Programa de Cidadania e Mundo Actual / Sociedade C ursos de Educação e Formação

Módulo B3: Participação na Democracia II: Todos somos Fregueses

Documentos:

Lei Eleitoral dos Órgãos das Autarquias Locais, Anotada e Comentada, (2001): Maria de Fátima Abrantes Mendes e Jorge Miguéis, Edição C.N.E..

Recursos na Internet disponíveis em Novembro de 2005:

Associação Nacional de Freguesias - http://www.anafre.pt/

Associação Nacional de Municípios Portugueses - http://www.anmp.pt/index.html

Governo Regional dos Açores - http://www.azores.gov.pt/Portal/pt/temas/cidadao

Governo Regional da Madeira - http://www.gov-madeira.pt/madeira/elect/drpf.do2

Ministério da Administração Interna - http://www.mai.gov.pt/main.php

Direcção Geral das Autarquias Locais - http://www.dgaa.pt/

Programa de Cidadania e Mundo Actual / Sociedade C ursos de Educação e Formação

MÓDULO B4

Duração de Referência: 15 horas

1

Apresentação

No documento PROGRAMA DE CMA (páginas 51-56)

Outline

Documentos relacionados