• Nenhum resultado encontrado

Integração no Mundo do Trabalho

No documento PROGRAMA DE CMA (páginas 35-41)

Duração de Referência: 15horas

1 Apresentação

Os cursos de educação formação são uma via privilegiada de apoio à transição dos alunos para a vida activa, por proporcionarem uma qualificação profissional e contribuírem para preparar os jovens para os desafios e exigências do mercado de trabalho.

O recrutamento de mão-de-obra ainda é feito, por vezes, com base em conhecimentos pessoais, sobretudo nas pequenas empresas familiares, mas o mercado de trabalho está cada vez mais exigente nos processos de selecção e admissão de novos trabalhadores. É importante que os jovens apostem em técnicas activas de procura de emprego e encontrem as melhores estratégias e os instrumentos mais adequados à sua inserção profissional, em especial numa situação de primeiro emprego.

Ao abrigo do princípio de livre circulação dos cidadãos da União Europeia, os trabalhadores do Espaço Económico Europeu (o EEE abrange os 25 Estados-Membros da União, a Noruega, a Islândia e o Listenstaine) têm o direito de trabalhar em qualquer outro país do EEE sem uma autorização de trabalho. Foi criada uma rede constituída pela Comissão Europeia e pelos Serviços Públicos de Emprego dos países pertencentes ao Espaço Económico Europeu, rede EURES, para prestar serviços de informação e aconselhamento a trabalhadores, candidatos a emprego e empregadores, sobre oportunidades do mercado europeu.

Com este módulo pretende-se dar a conhecer instrumentos e técnicas que possam ser construídos pelos alunos durante as aulas, de modo a facilitar-lhes a procura do primeiro emprego e a integração no mundo do trabalho. Pretende-se ainda apoiar a organização da formação em contexto de trabalho e contribuir para que o estágio seja uma experiência formativa de sucesso. Sugere-se que o módulo seja trabalhado no período que antecede a formação em contexto de trabalho.

As actividades deste módulo, ao centrarem-se na construção de instrumentos de apresentação do candidato a um emprego, como sejam diferentes tipos de curriculum vitae, cartas de candidatura ou a entrevista, devem ser articuladas com o trabalho desenvolvido pelo professor de Língua Portuguesa e com o técnico do Serviço de Psicologia e Orientação (SPO). Do mesmo modo, deve haver articulação

Programa de Cidadania e Mundo Actual / Sociedade C ursos de Educação e Formação

Módulo A 4: Empregabilidade IV: Integração no Mundo do Trabalho

com os professores da Área de Formação Tecnológica para preparar a formação em contexto de trabalho.

2 Competências Visadas

• Compreender as exigências do mercado de trabalho em termos de inserção profissional. • Identificar e consultar fontes diversificadas de oferta de emprego.

• Efectuar pesquisas de oferta de acordo com o perfil e as características do emprego pretendido ou do candidato.

• Construir instrumentos adequados a uma candidatura a um emprego.

• Explicitar as finalidades dos diferentes instrumentos de candidatura ao emprego.

• Distinguir comportamentos e posturas ajustados e desajustados durante os processos de selecção para um emprego.

• Reconhecer a importância da formação em contexto de trabalho.

• Problematizar atitudes face à inserção no mundo do trabalho: dos requisitos burocráticos à atitude empreendedora.

3 Objectivos de Aprendizagem

• Conhecer regras básicas de funcionamento do mercado de trabalho. • Sensibilizar para uma procura activa de emprego.

• Seleccionar instrumentos e técnicas necessários à candidatura a um emprego. • Conhecer modalidades de formação em contexto de trabalho.

• Facilitar a inserção no mercado de trabalho.

• Identificar programas e medidas de apoio à inserção profissional. • Conhecer a existência de formalidades para a criação de uma empresa. • Estimular a iniciativa e responsabilidade pessoal.

4 Conteúdos

• Conceitos de mercado de trabalho.

• Oferta e procura de emprego: rede de relações pessoais, anúncios, Centro de Emprego, empresas de recrutamento, Internet.

Programa de Cidadania e Mundo Actual / Sociedade C ursos de Educação e Formação

Módulo A 4: Empregabilidade IV: Integração no Mundo do Trabalho

• Técnicas e instrumentos de candidatura a um emprego: curriculum vitae, carta de apresentação, carta de candidatura, carta de recomendação, entrevista, testes de selecção.

• Recrutamento e mobilidade de trabalhadores na União Europeia. • Importância do trabalho na integração de estrangeiros.

• Modalidades e finalidades da formação em contexto de trabalho.

• Programas e medidas de apoio à inserção profissional e à criação de empresas.

5 Orientações metodológicas

As orientações metodológicas seguidamente apresentadas constituem apenas uma sugestão. 5.1. Como Começar?

a) Fornecer um conjunto de anúncios diversificados de ofertas de emprego na área profissional do curso.

- Solicitar a análise dos anúncios para identificar as modalidades de recrutamento e os requisitos da candidatura.

- Os alunos, divididos por grupos, podem fazer uma listagem dos requisitos exigidos por profissão, a quantificação das ofertas por profissão e por tipo de entidades empregadoras.

b) Analisar dois tipos diferentes de curriculum vitae (um pode ser o modelo europeu de curriculum

vitae), e duas cartas de apresentação para o aluno identificar aqueles que são mais compatíveis

com a sua situação.

- A análise poderá ser realizada com a colaboração do professor de Língua Portuguesa.

- O objectivo desta tarefa é que cada aluno construa o seu curriculum vitae e uma carta de apresentação.

- A actividade pode ser complementada na aula de Inglês com a tradução do curriculum.

5.2. Sugestões de desenvolvimento

a) Construir uma carteira pessoal de competências / portfolio individual com trabalhos desenvolvidos pelos alunos ao longo do curso, sem esquecer os desenvolvidos na formação em contexto de trabalho, que possam ser relevantes numa candidatura a um emprego.

- O portfolio pode ser enriquecido com formulários, informações e documentos necessários para apresentar uma candidatura.

- Pode ser útil realizar consultas nos centros de documentação do IEFP ou de associações profissionais e efectuar pesquisas na Internet.

Programa de Cidadania e Mundo Actual / Sociedade C ursos de Educação e Formação

Módulo A 4: Empregabilidade IV: Integração no Mundo do Trabalho

- O técnico do serviço de Psicologia e Orientação pode apoiar estas tarefas.

- Deve trabalhar-se com os alunos a escolha do suporte de arquivo da informação, as vantagens da construção de um portfolio, a organização dos documentos e o interesse da actualização da informação.

b) Convidar um ex-aluno da Escola, de preferência que tenha concluído um curso de educação formação ou de âmbito profissional, com uma inserção profissional bem sucedida, para apresentar e debater com a turma o seu processo de integração no mundo do trabalho e o seu percurso profissional.

- Pode também convidar-se um técnico de uma empresa de recrutamento de pessoal ou um empresário para explicitar algumas normas e técnicas de recrutamento de trabalhadores bem como o processo de acolhimento e integração de um novo trabalhador na empresa.

5.3. Sugestões de aprofundamento

a) Utilizar técnicas de dramatização para simular uma entrevista com um candidato a um emprego. - Na preparação da entrevista, para além do guião, deve recolher-se informação sobre a

“empresa”, o tipo de funções a desempenhar, preparar o curriculum e toda a documentação que seja conveniente apresentar na entrevista.

- Deverá ainda atender-se às questões da comunicação verbal, aos comportamentos e cuidar da apresentação do candidato.

b) Conjuntamente com os professores de Língua Portuguesa, com o técnico do Serviço de Psicologia e Orientação e com os professores da área de formação tecnológica pode-se desenvolver um projecto para criar uma empresa virtual seguindo todos as fases do processo, desde a definição do ramo de actividade e do estatuto jurídico até aos diferentes registos nas entidades da administração pública.

- Sugere-se que se organize uma visita à loja do cidadão ou a um centro de apoio à criação de empresas, no caso de existirem próximo da escola, para verificar, junto das entidades competentes, as formalidades necessárias.

- A consulta da Internet, nomeadamente as páginas do IAPMEI e da Direcção Geral dos Registos e do Notariado, pode ajudar ao desenvolvimento do projecto.

5.4. Sugestões de trabalho de campo

a) Organizar uma visita de estudo a uma empresa relacionada com a área de formação, onde possa ser desenvolvida a formação em contexto de trabalho.

Programa de Cidadania e Mundo Actual / Sociedade C ursos de Educação e Formação

Módulo A 4: Empregabilidade IV: Integração no Mundo do Trabalho

- Com a visita pretende-se aproximar os alunos do mundo do trabalho, proporcionar-lhes o conhecimento real de um local de trabalho relacionado com a área profissional do curso e sensibilizá-los para a importância da auto-informação no que respeita ao mundo do trabalho. - A construção de guiões para a visita deve ser feita com o apoio do técnico dos SPO e de um

professor da componente de formação tecnológica.

- Durante a visita será de aproveitar o contacto directo com os trabalhadores para registar as suas opiniões sobre o processo de integração na empresa e o desenvolvimento da carreira profissional.

- È conveniente que a visita assuma o carácter de visita interdisciplinar com a colaboração das diferentes disciplinas: desde a preparação de guiões, materiais de apoio até à elaboração do relatório.

6 Sugestões de avaliação

• A avaliação deve incidir sobre o processo e os produtos de aprendizagem e assentar em critérios previamente definidos.

• No âmbito de uma avaliação contínua e formativa deve promover-se a auto e hetero-avaliação do desempenho dos formandos nas actividades desenvolvidas ao longo do módulo. A constituição de um dossier pessoal com os instrumentos necessários à candidatura a um emprego, o relatório da vista de estudo, bem como os registos da observação do trabalho desenvolvido pelos alunos durante as actividades, devem integrar o processo de avaliação.

7 Bibliografia / Outros recursos

AZEVEDO, J. (1999), Voos de Borboleta.Porto: Edições Asa .

IAPMEI (2001), Guia de Aspectos Legais para PME. Lisboa: IAPMEI. IEFP (2002), Como procurar emprego. Guia prático (6ª ed.). Lisboa: I.E.F.P.

LOPES, Joana et.al. (1999), Manual de transição para a vida activa. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.

MÃO-DE-FERRO, António; FERNANDES, Viriato. (2000), Os Jovens e a vida activa. Lisboa: IEFP. MCKIBBEN, Jennifer (1993), Inserção dos jovens na vida activa. Lisboa: Gradiva.

Programa de Cidadania e Mundo Actual / Sociedade C ursos de Educação e Formação

Módulo A 4: Empregabilidade IV: Integração no Mundo do Trabalho

Recursos na Internet disponíveis em Novembro de 2005:

Instituto de Emprego e Formação Profissional - WWW.iefp.pt

Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social - http://www.mts.gov.pt

Expresso - http://expressoemprego.clix.pt

EURES – Portal europeu da mobilidade profissional - http://europa.eu.int/eures/

Portal do Cidadão - http://www.portaldocidadao.pt

Associação Nacional de Jovens Empresários - http://www.anje.pt/new/default.asp

Instituo de Apoio às pequenas e médias empresas e ao Investimento - www.iapmei.pt

Centro de formalidades das empresas - www.cfe.iapmei.pt

Direcção Geral dos Registos e do Notariado - www.dgrn.mj.pt

Programa de Cidadania e Mundo Actual / Sociedade C ursos de Educação e Formação

MÓDULO B1

No documento PROGRAMA DE CMA (páginas 35-41)

Outline

Documentos relacionados