• Nenhum resultado encontrado

Promover a Saúde: As Doenças do Nosso Tempo

No documento PROGRAMA DE CMA (páginas 135-141)

Duração de Referência: 15 horas

1

Apresentação

A Constituição da República Portuguesa (CRP) refere que todos têm direito à protecção da saúde e o dever de a defender e promover (CRP – Artigo 64º, nº1). O direito à protecção da saúde (cuidados preventivos, curativos e de reabilitação) é realizado através de um Serviço Nacional de Saúde universal e geral e, tendo em conta as condições económicas e sociais dos cidadãos, tendencialmente gratuito.

No contexto escolar as práticas quotidianas devem, de modo geral, encorajar um tipo de ensino, de aprendizagem, de relações humanas e de hábitos alimentares que promovam a saúde. O conjunto de competências a desenvolver neste módulo deve contribuir explicitamente para a aquisição de atitudes e conhecimentos relacionados com a promoção da saúde dos adolescentes e dos jovens.

É preciso demonstrar aos alunos que certos hábitos alimentares, a utilização não controlada de certas substâncias químicas, o abuso de medicamentos, o uso de estupefacientes, o consumo de tabaco, a poluição do ambiente, e outros, são comportamentos de risco que, não só exercem uma influência nociva na saúde, como podem ameaçar a longo prazo a nossa própria existência. A generalidade das organizações internacionais no domínio da saúde tem vindo a manifestar a sua preocupação perante o aumento do uso de estupefacientes, incluindo o álcool e o tabaco, assim como a grande incidência das doenças do coração, de cancro e de SIDA.

Apesar de muitos problemas de saúde serem provocados por factores sociais e económicos, sobre os quais, o indivíduo, poucas ou nenhumas possibilidades de controlo directo possui, algumas doenças características do nosso tempo estão associadas ao modo de vida e ao comportamento de cada um. Deste modo, muitas das doenças do nosso tempo são, em grande parte, susceptíveis de prevenção. Embora o primeiro contacto dos alunos com a educação para a saúde seja no ambiente familiar, é a escola que congrega os jovens da faixa etária em que é mais fácil promover um comportamento saudável. Para além da promoção de atitudes positivas relativamente ao corpo, da fixação de hábitos de higiene pessoal e de outras práticas consideradas saudáveis, é preciso prevenir os comportamentos de risco nos adolescentes. Entre os riscos persistentes contam-se os distúrbios alimentares, as práticas

Programa de Cidadania e Mundo Actual / Sociedade C ursos de Educação e Formação

Módulo C10: Promover a Saúde: As Doenças do Nosso Tempo

sexuais que envolvem sexo desprotegido e o consumo de substâncias aditivas, nomeadamente o álcool, o haxixe e outros estupefacientes. As escolas, em cooperação com os centros de saúde e outros serviços especializados, e em colaboração com pais e encarregados de educação, devem desenvolver projectos e iniciativas de promoção da saúde. Este módulo, através das competências que propõe desenvolver, constitui um espaço para o reconhecimento da saúde como um bem que todos temos o dever de promover.

2

Competências Visadas

• Demonstrar sentido de responsabilidade na promoção da saúde da pessoa e da comunidade. • Demonstrar apreço pelo seu próprio corpo e pela promoção da saúde individual.

• Reconhecer a importância da prevenção no combate a diferentes doenças. • Compreender a necessidade de uma alimentação equilibrada.

• Reconhecer consequências do consumo do tabaco, álcool e estupefacientes.

• Compreender a importância do aconselhamento e do planeamento familiar na redução de riscos de maternidade não desejada.

• Reconhecer comportamentos susceptíveis de evitar a propagação de doenças sexualmente transmissíveis (DST).

• Reconhecer o papel das organizações da sociedade civil e das entidades de protecção da saúde na prevenção de riscos e no combate à doença.

3

Objectivos de Aprendizagem

• Compreender a importância para a saúde da manutenção de uma boa higiene corporal. • Identificar diferentes formas de prevenção de doenças.

• Justificar a importância da vacinação na prevenção de doenças infecto-contagiosas.

• Identificar os sintomas de doenças relacionadas com as alterações dos hábitos alimentares. • Explicar os efeitos do consumo de álcool, tabaco e outros estupefacientes.

• Enumerar medidas para desencorajar o consumo de álcool, tabaco e estupefacientes. • Identificar os diferentes tipos de drogas lícitas e ilícitas.

• Indicar formas individuais e colectivas de combater o consumo de drogas. • Compreender a importância e referir formas de planeamento familiar. • Referir os métodos de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis.

Programa de Cidadania e Mundo Actual / Sociedade C ursos de Educação e Formação

Módulo C10: Promover a Saúde: As Doenças do Nosso Tempo

• Conhecer as entidades que prestam de cuidados de saúde de acordo com as diferentes doenças.

• Referir o papel de organizações não governamentais na promoção da saúde.

4

Conteúdos

• Saúde como direito da humanidade. • Dever pessoal de promoção da saúde

o A imagem do corpo o Higiene pessoal o Vacinação

o Perigos da automedicação

• Desvios alimentares: obesidade, bulimia e anorexia. • Consumo de álcool e tabaco.

• Consumo de drogas lícitas e ilícitas. • Sexualidade e planeamento familiar.

• Doenças sexualmente transmissíveis.

• Instituições de prestação de cuidados de saúde. • Organizações da sociedade civil no domínio da saúde.

5

Orientações metodológicas

5.1. Como Começar a) Vida saudável.

- Propor a discussão na turma do significado da frase: “A vida saudável é um direito e um dever de todos”.

- Depois de uma troca de ideias inicial, solicitar a redacção de um texto clarificador que indique formas de concretizar o direito à saúde e os deveres aí implicados.

- Pedir que leiam voluntariamente os textos produzidos e concluir sublinhando os contributos que cada um de nós pode dar para uma vida saudável.

b) Prevenir para não remediar.

- Solicitar aos alunos que identifiquem problemas de saúde pública e formas de os prevenir.

Programa de Cidadania e Mundo Actual / Sociedade C ursos de Educação e Formação

Módulo C10: Promover a Saúde: As Doenças do Nosso Tempo

- Distribuir os vários problemas por diferentes grupos de alunos. Exemplos de problemas que podem ser objecto de prevenção: obesidade, tabagismo, alcoolismo, toxicodependência.

- Após a identificação de formas de prevenção, com base em fontes seguras, o produto final pode assumir a forma de cartazes de sensibilização para a prevenção dos diferentes problemas de saúde pública ou a produção de artigos para o jornal da escola.

5.2. Sugestões de desenvolvimento

a) As transformações da adolescência.

- Realizar um trabalho de investigação sobre as alterações corporais, psicológicas e comportamentais que ocorrem na puberdade.

- O trabalho pode ser realizado em pequenos grupos, com recurso a fontes diversificadas e pode contar com a colaboração de várias disciplinas.

- O guião da investigação deve incluir a abordagem das dificuldades em manter uma relação satisfatória com o corpo durante a adolescência, bem como as entidades que podem prestar aconselhamento e cuidados de saúde aos adolescentes e jovens.

- O relatório final da investigação deve ser apresentado em plenário de turma. b) Comportamentos sexuais e Doenças Sexualmente transmissíveis (DST).

- Analisar os comportamentos sexuais dos estudantes e o conhecimento dos métodos de protecção em relação a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

- O trabalho pode ser desenvolvido a partir da análise de resultados de estudos realizados sobre os comportamentos de jovens portugueses.

- O inquérito pode ser desenhado com base em instrumentos já utilizados noutros estudos que podem ser adaptados e simplificados. Dada a natureza do assunto a elaboração do inquérito deve ser orientada de perto pelo professor, designadamente verificando na construção e escolha das perguntas de forma a garantir o rigor e o cuidado exigidos e a seguir os procedimentos definidos pelo ofício-circular n.º 59 de 30/10/2003 da DREL.

- A escolha da amostra, a aplicação do inquérito, o tratamento da informação, a discussão dos resultados e a divulgação devem ser objecto de análise e planificação na turma. As várias tarefas devem ser distribuídas por todos os alunos.

- As formas de análise dos resultados devem envolver a comunidade escolar.

5.3. Sugestões de aprofundamento a) As doenças do nosso tempo.

- Com base em informação de organismos internacionais desenvolver trabalhos de investigação sobre as doenças infecto-contagiosas e outras com maior incidência no mundo actual. A recolha de informação deve procurar saber: o número relativo de casos, as regiões e maior incidência,

Programa de Cidadania e Mundo Actual / Sociedade C ursos de Educação e Formação

Módulo C10: Promover a Saúde: As Doenças do Nosso Tempo

os factores condicionantes e as medidas implementadas e a implementar. Exemplo de doenças a investigar: cólera, malária, tuberculose, SIDA, febre tifóide, cancro e doenças cardio- vasculares.

- Os trabalhos podem ser desenvolvidos em pequenos grupos e o relatório final pode ser apresentado utilizando como dispositivo de comunicação a simulação duma conferência da Organização Mundial de Saúde.

b) Visita ao Centro de Saúde

- A partir do debate na turma dos problemas de saúde da comunidade e especialmente dos comportamentos de risco de adolescentes e jovens, preparar uma visita de estudo ao Centro de Saúde da área da escola.

- A visita deve centrar-se no papel do Centro de Saúde face aos riscos e necessidades detectados. - A logística da preparação e realização da visita deve envolver alunos, o que inclui a preparação

de perguntas a colocar no contacto directo com os técnicos de saúde. - A visita deve ser acompanhada com um guião de tarefas.

- Os resultados devem ser objecto de debate na turma e podem envolver a divulgação de locais e organizações de aconselhamento e prevenção de comportamentos de risco nos adolescentes e jovens.

6

Sugestões de avaliação

A avaliação deve incidir sobre o processo e produtos, devendo o professor definir critérios para ambos. Os critérios, para além de adequados ao público e ao contexto, deverão permitir registar os níveis de desempenho dos diferentes alunos. O trabalho final poderá revestir a forma de um portefólio ou de um relatório de evidências das tarefas realizadas e dos objectivos atingidos. As actividades de auto e hetero- avaliação devem integrar este processo.

7

Bibliografia / Outros recursos

ALMEIDA, A. Nunes; VILAR, Duarte; ANDRÉ, I. Margarida; LALANDA, Piedade (2004), Fecundidade e

Contracepção: Percursos de Saúde Reprodutiva das Mulheres Portuguesas. Lisboa: Instituto de Ciências

Sociais.

CABRAL, Manuel Vilaverde (Coord.) (2002), Saúde e Doença em Portugal.. Lisboa: ICS.

CORTESÃO, Irene; SILVA, M. Alcina; TORRES, M. Arminda (2005), Educação para a uma Sexualidade

Humanizada: Guia para professores e pais. Lisboa: Ed. Afrontamento.

Programa de Cidadania e Mundo Actual / Sociedade C ursos de Educação e Formação

Módulo C10: Promover a Saúde: As Doenças do Nosso Tempo

VILAR, Duarte (2003), Falar Disso: A Educação Sexual na Famílias dos Adolescentes. Lisboa: Edições Afrontamento.

SAMPAIO, Daniel (1993), Vozes e Ruídos: Diálogos com Adolescentes. Lisboa: Ed. Caminho. .

Recursos na Internet disponíveis em Dezembro de 2005:

APF - Associação para o Planeamento da Família – www.apf.pt

HREA – Human Rights Education Associates – www.hrea.net/

IDT – Instituto da Droga e da Toxicodependência – www.drogas.pt/

MDV – Movimento defesa da vida – www.mdvida.pt/

OMS – Organização Mundial de Saúde – www.who.int/

PAS – Programa Alimentação e Saúde – www.pas.pt/

Portal da Europa – http://europa.eu.int/

Portal da Juventude – http://juventude.gov.pt/portal

Portal da Saúde – www.min-saude.pt/portal

VIH/SIDA – AidsPortugal – www.aidsportugal.com/

Programa de Cidadania e Mundo Actual / Sociedade C ursos de Educação e Formação

MÓDULO D1

Ambiente e Desenvolvimento I: Problemas Globais, Soluções

No documento PROGRAMA DE CMA (páginas 135-141)

Outline

Documentos relacionados