• Nenhum resultado encontrado

Guerra e Paz: Da 2.ª Guerra Mundial ao 11 de Setembro

No documento PROGRAMA DE CMA (páginas 88-93)

Duração de Referência: 15 horas

1 Apresentação

A história da humanidade é também a história dos conflitos e das guerras entre os homens. A dimensão

dos conflitos e das guerras é directamente proporcional às suas consequências. Embora os conflitos possam ser de vária ordem e de várias dimensões, com consequências mais ou menos quantificáveis, as guerras, enquanto conflitos armados, são sempre devastadoras, quer para vencedores, quer para vencidos. O exemplo é o número de vidas humanas que se perderam durante a 2.ª Guerra Mundial.

As grandes potências emergentes da 2.ª Guerra Mundial projectaram a sua influência no concerto mundial das nações. Formaram-se dois grandes blocos de países que contrastavam ideologias e regimes políticos procurando, cada um, afirmar a supremacia do seu estilo de vida. Liderados pelos Estados Unidos da América (EUA) e pela Rússia, estes blocos promoveram conflitos políticos, económicos, tecnológicos e de poderio militar, numa época que ficou conhecida como Guerra Fria.

A queda do Muro de Berlim, que simbolizava a divisão entre estes dois blocos, significou o fim da Guerra

Fria, na medida em que ditou a implosão de um desses blocos, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). A nova ordem mundial que daí resultou levou à consolidação de uma grande potência mundial, os EUA.

Apesar de tudo continuam a ocorrer conflitos regionais em diversas partes do mundo. À guerra nos Balcãs e no Ruanda seguiram-se outros conflitos como o do Afeganistão e do Iraque, outros ainda permanecem sem resolução à vista como é o caso de Caxemira e da Palestina.

Nesta nova ordem mundial, outros actores e factores compõem uma realidade dificilmente enquadrável pelos esquemas tradicionais de luta pelo poder. Novas reivindicações e novos objectivos de actores da cena mundial, que já não são apenas Estados, fizeram surgir novos conflitos, em particular, o terrorismo.

O terrorismo, não sendo um fenómeno novo nem isolado, ganhou uma nova dimensão. Acompanhando a própria evolução das sociedades cada vez mais globalizadas, o terrorismo deixou de ser regional e de

Programa de Cidadania e Mundo Actual / Sociedade C ursos de Educação e Formação

Módulo B 10: Guerra e Paz: Da 2.º Guerra Mundial ao 11 de Setembro

lutar por objectivos particulares, para se afirmar também como um fenómeno global, com objectivos civilizacionais, isto é, a afirmação de uma cultura versus o enfraquecimento ou destruição de outra.

O ataque de 11 de Setembro de 2001, aos EUA, reivindicado pela organização terrorista transnacional al-Qaeda, é, pelas suas consequências, pela sua dimensão e pelo seu impacto mediático, um exemplo paradigmático dos novos conflitos que hoje em dia emergem no mundo.

O século XX foi pródigo em conflitos armados com consequências devastadoras para a humanidade. A compreensão da natureza dos novos conflitos do século XXI é decisiva para minorar e combater as suas consequências e promover uma paz duradoura. O objectivo deste módulo é duplo: por um lado, dar a conhecer a natureza e os horrores das guerras, por outro, promover uma cultura da paz, humanista e universal, cívica e participativa.

2 Competências Visadas

• Identificar as partes em conflito na 2.ª Guerra Mundial. • Compreender as consequências da 2.ª Guerra Mundial. • Identificar as partes em conflito durante a Guerra Fria.

• Reconhecer a diferença entre conflito armado e conflito não armado. • Relacionar a queda do Muro de Berlim com a nova ordem mundial. • Reconhecer a especificidade do terrorismo no contexto da guerra. • Tomar consciência das motivações de ataques terroristas.

• Caracterizar ataques terroristas.

• Inventariar conflitos regionais recentes em diversas partes do mundo.

3 Objectivos de Aprendizagem

• Nomear os principais conflitos bélicos desde a 2.ª Guerra Mundial até aos nossos dias. • Distinguir os países em conflito na 2.ª Guerra Mundial.

• Referir causas que conduzem às guerras.

• Nomear os blocos de países em conflito durante a Guerra-fria. • Referir motivações dos ataques terroristas.

• Indicar datas e locais de ataques terroristas.

• Especificar a diferença entre guerra convencional e terrorismo. • Indicar meios de defesa e prevenção face ao terrorismo.

Programa de Cidadania e Mundo Actual / Sociedade C ursos de Educação e Formação

Módulo B 10: Guerra e Paz: Da 2.º Guerra Mundial ao 11 de Setembro

4 Conteúdos

• A 2.ª Grande Guerra Mundial o Causas e consequências

o Países em conflito

o Os países aliados e o Pacto de Varsóvia • A Guerra-fria: bipolarização mundial

• A queda do Muro de Berlim: nova ordem mundial • Conflitos regionais no mundo actual

• Terrorismo

o Ataques – locais e datas

o Motivações: religiosas e políticas; regionais e globais o Estratégias e meios de combate: defesa e ataque

5 Orientações metodológicas

As orientações metodológicas seguidamente apresentadas constituem apenas uma sugestão.

5.1. Como começar?

a) Pedir aos alunos que refiram o significado de guerra, como conflito bélico, e de paz. - Registar as respostas no quadro e confrontá-las com definições de estudiosos do tema.

- Debater as seguintes questões: O que são as guerras? O que é a Paz? O que pode originar uma guerra? Como se pode resolver um conflito armado entre países?

- Concluir com a inventariação das guerras que ocorreram ao longo do século XX. b) Pedir aos alunos que reflictam no sentido dos termos Terror e Terrorismo.

- Numa folha de papel os alunos devem escrever, em duas colunas, palavras associadas a cada um dos termos.

- Fazer uma identificação individual dessas palavras registando-as no quadro de modo a esgotar as diferentes associações referidas, sem duplicações.

- Debater as relações possíveis entre as duas palavras, procurando chegar a uma definição, comum à turma, de terrorismo.

- Esta actividade pode ser complementada com o visionamento e análise crítica de um documentário ou filme ficcional centrado na temática do terrorismo.

Programa de Cidadania e Mundo Actual / Sociedade C ursos de Educação e Formação

Módulo B 10: Guerra e Paz: Da 2.º Guerra Mundial ao 11 de Setembro

5.2. Sugestões de desenvolvimento

a) A 2.ª Guerra Mundial. Fazer uma pesquisa bibliográfica de modo a identificar as principais motivações e os países em conflito na 2.ª Guerra Mundial.

- Registar num planisfério a expansão militar da Alemanha na Europa, colorindo os países conquistados com a mesma cor.

- Fazer o levantamento das causas que determinaram, quer a derrota da Alemanha, quer o fim da 2.ª Guerra Mundial e, noutro planisfério, identificar com cores os dois grandes blocos de países que emergiram como forças vencedoras e depois conflituosas após a 2.ª Guerra Mundial.

- Afixar os planisférios na sala de aula. b) O terrorismo no Mundo.

- Promover uma pesquisa bibliográfica ou na Internet para identificar ataques terroristas de âmbito global que tenham ocorrido nos últimos anos.

- Dividir a turma em grupos e atribuir a cada grupo o estudo de um ataque terrorista visando os locais, as datas, as organizações que reivindicaram esses atentados e as consequências dos mesmos.

- Cada grupo deverá produzir um documento ilustrado que contribua para a construção de um painel intitulado “O terrorismo no Mundo”.

5.3. Sugestões de aprofundamento a) O 11 de Setembro.

- Fornecer à turma a seguinte lista de questões sobre o ataque terrorista de 11 de Setembro de 2001: Quem cometeu os ataques? Como foram planeados e executados? Com que motivações? Quais os objectivos? Quais os alvos e consequências? Qual o número e nacionalidade das vítimas? Que tipo de resposta foi dada?

- Dividir pela turma o estudo destas ou de outras questões relevantes. Em grupos, conjunto de pares ou individualmente os alunos devem produzir um dossier sobre o tema terrorismo: “O que é o terrorismo: o exemplo do 11 de Setembro”.

b) Conflitos Regionais.

- Investigar conflitos regionais que tenham ocorrido no passado recente ou que estejam a decorrer, como, por exemplo, no Ruanda, no Afeganistão ou nos países dos Balcãs. Fazer um mapa dos conflitos identificados, explicitando a sua natureza, principais causas e consequências. - Debater medidas preventivas da ocorrência de conflitos armados. O sítio do Instituto Português de Relações Internacionais e Segurança pode ser um bom recurso para a realização desta actividade.

Programa de Cidadania e Mundo Actual / Sociedade C ursos de Educação e Formação

Módulo B 10: Guerra e Paz: Da 2.º Guerra Mundial ao 11 de Setembro

6 Sugestões de avaliação

A avaliação deve incidir sobre o processo e produtos, devendo o professor definir critérios para ambos.

Os critérios para além de adequados ao público e ao contexto deverão permitir registar os níveis de desempenho dos diferentes alunos. O trabalho final poderá revestir a forma de um portefólio ou de um relatório de evidências das tarefas realizadas e dos objectivos atingidos. As actividades de auto e hetero- avaliação devem integrar este processo.

7 Bibliografia / Outros recursos

MIRANDA, Jorge, (2003), Os direitos fundamentais e o terrorismo: os fins nunca justificam os meios,

nem para um lado, nem para o outro. Coimbra: Coimbra Editora.

McRAE, Hamish, (1999); O Mundo em 2020. Lisboa. Europa-América. MOREIRA, Adriano, (2004), Terrorismo. Lisboa. Almedina.

RAMOS, António F., (Set. 2004), “Do 11 de Setembro ao 11 de Março: Duas Agendas em Debate” in Relações Internacionais. Lisboa: IPRI-UNL.

Filmes:

“O Resgate do Soldado Ryan”, de Steven Spielberg, 1998. “Jarhead” – “Máquina Zero”, de Sam Mendes, 2005. “Munique”, de Steven Spielberg, 2005.

Recursos na Internet disponíveis em Dezembro de 2005:

Ministério da Defesa de Portugal - http://www.mdn.gov.pt/primeira.asp

Instituto Português de Relações Internacionais e Segurança - http://www.ipris.org/index.php

Programa de Cidadania e Mundo Actual / Sociedade C ursos de Educação e Formação

MÓDULO C1

No documento PROGRAMA DE CMA (páginas 88-93)

Outline

Documentos relacionados