• Nenhum resultado encontrado

ENTRE O DISCURSO E A PRÁTICA: UMA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE A MUNICIPALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL EM VALENÇA EM

FACE DOS DESAFIOS DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS

HUMANOS

Celso Barbosa Pinheiro1, Stefany Pizette Vicente2 e Alexandre Motta Tinoco3

1 Graduando em Direito pelo Centro Universitário de Valença (UNIFAA).

2 Graduanda em Direito pelo Centro Universitário de Valença (UNIFAA).

3 Mestre em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio

de Janeiro; Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Professor de Direito Constitucional e de Deontologia Jurídica do Centro Universitário de Valença (UNIFAA).

INTRODUÇÃO

Em um contexto histórico no qual os brasileiros – especialmente os

setores populares organizados – encontraram na agenda dos Direitos Humanos um conteúdo fundamental de suas lutas em diferentes cenários, as estratégias relativas ao desenvolvimento e à efetivação dos Direitos Humanos devem estar identificadas com e com a difusão da concepção de que se trata de uma política pública irretrocedível. Nesse contexto, a promoção do acesso universal à educação fundamental de qualidade se reveste de uma perspectiva estratégica para o exercício amplo da cidadania e para a consolidação dos direitos humanos no Brasil, à medida que a concepção contemporânea de direitos humanos deve incorporar os conceitos de cidadania democrática e ativa, inspiradas em valores humanistas e embasadas nos princípios da liberdade, da igualdade, da equidade e da diversidade, afirmando sua universalidade, indivisibilidade e interdependência.

Revista Saber Digital, Edição Especial - Anais da VII SemIC, p. 1 - 450, 2019. 80

OBJETIVOS

Objetiva-se com esse trabalho analisar o processo de implementação da educação em direitos humanos nas diretrizes curriculares da educação básica, a partir do recente municipalização da educação fundamental em Valença, mediante a transferência da rede estadual à gestão do Município, tomando-se por base o disposto na Lei Municipal no. 2865, de 23 de junho de 2015, que dispõe sobre o Plano Municipal de Educação para o decênio 2015-2024, assim como, a atuação da sociedade civil organizada nesse processo e a viabilidade da concretização das Metas e Estratégias previstos na referida legislação local, a partir de um diagnóstico crítico dos investimentos planejados nas normatizações orçamentárias aprovadas pela Câmara Municipal e de sua execução pelo Poder Executivo, com atenção especial às pessoas e segmentos sociais historicamente excluídos e discriminados.

MATERIAL E MÉTODOS

O percurso metodológico toma por base a investigação teórica, a partir do referencial bibliográfico arbitrado, da análise e da interpretação Programa Nacional

de Direitos Humanos – PNDH-3, do Plano Nacional da Educação em Direitos

Humanos, da Constituição Federal, da Constituição do Estado do Rio de Janeiro, da Lei Orgânica e da legislação ordinária do Município de Valença, além da verificação de dados estatísticos de órgãos oficiais e de decisões judiciais acerca do processo de municipalização da educação fundamental em Valença.

RESULTADOS PARCIAIS

Através do Decreto nº 7.037, de 21 de dezembro de 2009, atualizado pelo Decreto nº 7.177, de 12 de maio de 2010, o Governo Federal editou o PNDH-3 e, na sua esteira o Brasil experimentou consideráveis avanços no plano normativo, em todas as esferas da federação. O projeto de iniciação científica em curso, intitulado “Entre o Discurso e a Prática: uma análise crítica sobre a efetivação dos Direitos Humanos no município de Valença, a partir da implementação do Programa Nacional de Direitos Humanos – PNDH-3 “, visa, portanto, analisar, em sentido amplo, a

Revista Saber Digital, Edição Especial - Anais da VII SemIC, p. 1 - 450, 2019. 81

implementação dos direitos humanos no Município de Valença. Não obstante, entendendo que o acesso universal à educação fundamental de qualidade guarda valor estratégico para o exercício da cidadania e para a consolidação dos direitos humanos, optou-se pela investigação dos impactos que o recente processo de municipalização da educação fundamental poderá ocasionar em relação à implementação ao plano nacional de educação em direitos humanos no Município de Valença. Para tanto, em sua fase inicial, os trabalhos se centraram na seleção da normatização federal, estadual e municipal relacionadas à matéria, com ênfase na investigação acerca da aplicabilidade do Plano Municipal de Educação para o decênio 2015-2024, engendrando uma coleta de dados imprescindível ao aprofundamento da análise proposta, que deverá ocorrer através de entrevistas com o Chefe do Poder Executivo e com membros da Câmara Municipal, do Conselho Municipal de Educação e do Ministério Público estadual, cujo teor será cotejado com o Plano Plurianual, as Leis de Diretrizes Orçamentárias e as Leis Orçamentárias Anuais do Município de Valença.

CONSIDERAÇÕES

No Brasil, a implementação dos direitos humanos e o fomento da cidadania foram alçados a um patamar estratégico a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, sobretudo em razão da consagração do princípio-matriz da dignidade da pessoa humana. Na esteira dos valores democráticos da atual Constituição Federal o Decreto n° 1.904, de 13 de maio de 1996 instituiu o Plano Nacional de Direitos Humanos I, o Decreto 4.229, de 13 de maio de 2002, instituiu Plano Nacional de Direitos Humanos II. Em 2008 deu-se início a uma cuidadosa atualização e revisão do Programa Nacional de Direitos Humanos I e II, tendo como instrumento fundamental a realização da 11ª Conferência Nacional dos Direitos Humanos, que resultou Decreto nº 7.037, de 21 de dezembro de 2009, atualizado pelo Decreto nº 7.177, de 12 de Maio de 2010, o Governo Federal editou o PNDH-3, tendo como alicerce as resoluções das Conferências Nacionais temáticas, os Planos e Programas do governo federal, os Tratados internacionais ratificados pelo Estado brasileiro e as Recomendações dos Comitês de Monitoramento de Tratados da ONU e dos Relatores especiais. Não obstante os substanciais avanços normativos em

Revista Saber Digital, Edição Especial - Anais da VII SemIC, p. 1 - 450, 2019. 82

sede de direitos humanos, o contexto nacional tem-se caracterizado por desigualdades e pela exclusão econômica, social, étnico-racial, cultural e ambiental, decorrente de um modelo de Estado que releva políticas públicas, deixando em segundo plano os direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais.

Palavras-chave: Valença, municipalização da educação fundamental, plano municipal de educação, direitos humanos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BARCELLOS, Ana Paula de. A eficácia Jurídica dos Princípios Constitucionais: O Princípio da Dignidade da Pessoa Humana. Rio de Janeiro: Renovar, 2002. BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2018. 522 p.

______. Decreto n° 1.904, de 13 de maio de 1996. Disponível

em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D1904.htm. Acesso em 03/09/2019 ______. Decreto n° 4.229, de 13 de maio de 2002. Disponível

em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2002/D4229.htm. Acesso em 03/09/2019

______. Decreto n° 7.037, de 21 de dezembro de 2009. Disponível

em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d7037.htm. Acesso em 03/09/2019

______. Plano Nacional de Direitos Humanos. Disponível

em https://www.mdh.gov.br/navegue-por-temas/educacao-em-direitos humanos/DIAGRMAOPNEDH.pdf. Acesso em 04/09/2019.

RIO DE JANEIRO. [Constituição (1989)]. Constituição do Estado do Rio de Janeiro. Disponível

em https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70450/CE_RJ_EC_53.pdf?s equ ence=16&isAllowed=y. Acesso em 04/09/2019

VALENÇA. [Lei Orgânica (1990)]. Lei Orgânica do Município de Valença. Disponível em https://www.valenca.rj.gov.br/wp-content/uploads/2018/10/LEI- ORGANICA-1.pdf. Acesso em 04/09/2019.

Revista Saber Digital, Edição Especial - Anais da VII SemIC, p. 1 - 450, 2019. 83

_________. Lei nº 2865, de 23 de junho de 2015. Disponível

em http://www.valenca.rj.gov.br/wp-content/uploads/2015/07/Lei-2865-15.pdf. Acesso em 04/09/2019

Outline

Documentos relacionados