• Nenhum resultado encontrado

No ano de 2010 a Escola Municipal de Educação Infantil “Comecinho de Vida” recebeu uma grande doação de computadores de uma multinacional e assim pode dar continuidade ao trabalho iniciado em 2009, diz a professora M.H.

A professora R. escreve no planejamento da Carga Horária Pedagógica que: (...) a tecnologia faz parte da cultura contemporânea e é a escola a responsável por fazer com que as crianças tenham acesso a ela. Ao planejar trabalhos com o computador o educador permite que as turmas desde cedo acesse diversas manifestações de linguagem. Por ser uma ferramenta para ajudar na ampliação dos saberes a máquina deve ser usada no desenvolvimento de projetos ou para o uso de jogos que tenham algum conteúdo que esteja sendo explorado pela professora da turma. Para que os professores responsáveis possam retomar o Projeto Informática, se faz necessário que a formação dos mesmos que poderá ocorrer nos momentos de Formação Continuada e nos TDCs, com profissionais da rede ou não. É importante garantir a qualidade do trabalho com a instalação de jogos e programas adequados a faixa etária atendida.

A instituição educacional tem uma importante história a ser contada, pois quando iniciaram o trabalho com informática só tinham um computador e alguns jogos. Levavam as crianças em duplas para aprender a utilizar a máquina. Conversando com a gestão educacional, eu enquanto Coordenadora Pedagógica e o grupo de professores conseguiram outro computador, que estava sem uso na secretaria da Unidade Educacional e assim os professores começaram a atender 04 crianças sendo duas em cada computador.

As professoras L, M.H, M e R fizeram um planejamento para o Projeto Pedagógico de 2010, onde consideraram oportuno prosseguir com o projeto informática

Figura 7. Professora com as crianças no computador na EMEI Comecinho de Vida, 2010.

122 que já estava sendo desenvolvido na U.E no ano de 2009, pois os computadores foram instalados para que os mesmos pudessem ser utilizados pelas crianças nesse projeto.

No Projeto Pedagógico as professoras escrevem que o computador pode ser mais uma “ferramenta para complementar a construção de conceitos, permitindo a livre exploração para a realização de várias atividades existentes nos programas instalados” e assim retomar o projeto informática com as professoras responsáveis garantindo às crianças a inclusão digital, além de contemplar de maneira lúdica os eixos norteadores do Projeto Pedagógico e enriquecendo o trabalho desenvolvido pela professora da sala.

Dentre vários objetivos, destacaram: Desenvolver a autoestima e a curiosidade; Estimular a coordenação motora; Desenvolver o raciocínio, a atenção, a concentração, a memória, a percepção espacial, curiosidade, autoestima e a criatividade, respeitando o desenvolvimento e a habilidade de cada criança; Trabalhar com as crianças pequenas ao longo do ano; Estimular o manuseio do computador do mouse, do teclado, impressão, destacar, recortar, colar, paint, jogos interativos, entre outros. Favorecer e ampliar o desenvolvimento do letramento, acessando diversas manifestações de linguagem.

A mídia foi utilizada como suporte de ampliação de conhecimento e desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, pois a Unidade Educacional acredita que a tecnologia faz parte da cultura contemporânea e o contato com os computadores na instituição é imprescindível neste contexto.

A proposta de trabalho para 2010 foi o trabalho em pequenos grupos, iniciando com as turmas de crianças mais velhas, atendendo em pequenos grupos, podendo proporcionar as mesmas mais atenção e facilitar a familiarização das mesmas com as máquinas.

Ao propiciar ações com o computador o educador possibilita as crianças o acesso a mais uma manifestação de linguagem, desenvolvendo atividades que as envolvam no mundo digital, possibilitando, que “elas conheçam e utilizem o computador com propriedade e conhecimento, entrelaçando tais ações com os temas que são desenvolvidos nas salas” (Projeto Pedagógico, 2010).

A sala multifuncional onde ficam os computadores doados para o projeto não dispõe de acesso à internet. A U.E utiliza para desenvolver essa função do sistema 3G de uma determinada operadora, pois a internet utilizada na secretaria da unidade é

123 discada, assim as professoras afirmam que “o trabalho com a correspondência por e- mails fica inviabilizado no momento”.

Figura 8. EMEI Comecinho de Vida - Sala multifuncional – ano 2011

A professora R. solicita na avaliação do Projeto Pedagógico formação continuada na temática, pois as professoras iniciaram o trabalho com as crianças com o conhecimento que tinham do fazer diário, doméstico o mesmo acontecia anos atrás no início do NTE em 2005.

Em vista a essa solicitação, que também foi observada por outras professoras da unidade, no ano de 2010 a gestão da escola iniciou contatos com uma professora (externa a SME) especialista em informática para atender a solicitação realizada pela professora R. Em 2011 houve na Unidade Educacional uma palestra sobre Tecnologia da Informação que foi considerada muito positiva, pois segundo a avaliação das professoras ela “trouxe muitas contribuições sobre T.I, abrindo possibilidades de um novo olhar e ideias para trabalharmos com as crianças, a palestrante forneceu textos para o aprofundamento do grupo de professoras.” (Avaliação do Projeto Pedagógico, 2010).

Em 2011 a escola reiniciou a reflexão sobre a possibilidade de realizar na própria Unidade Educacional um curso sobre a utilização do computador com crianças pequenas. A professora convidada escreveu uma proposta que tem como base teórica Piaget, Vygotsky e Valente. A proposta do curso foi dividida em 03 partes sendo: Revisão do conhecimento base do professor; Como fazer? e Organização do curso. A

124 proposta do curso chegou ao NAED Sul em novembro de 2011 e foi repassada para a SME em 2012, tendo como data para início na U.E o mês de agosto de 2012, com algumas modificações no cronograma da proposta, passando para 02 módulos de 40 horas, para que possa atender profissionais da região tanto no período da manhã como da tarde. Nesse momento a proposta tramita pelos setores competentes da SME.

No final do ano letivo de 2012 a U.E realizou uma avaliação oral com as crianças e as mesmas elogiaram muito o projeto, sendo que os jogos mais apreciados foram: o homem batata ligue os pontos, submarino, molhar as flores, futebol, tuxpaint e o Tangran. O Tangran foi pesquisado e encontrado no computador pelas próprias crianças que juntamente com as professoras organizaram um projeto que resultou em as crianças construírem o jogo e levarem para casa para jogar com os pais.

A professora R. juntamente com as crianças produziram dois Power Point com as histórias: “O aniversário do Felipe” e “Chapeuzinho Amarelo” e apresentaram para as crianças da U.E utilizando o data show.

A dificuldade nesse ano foi à necessidade de uma impressora para imprimir os desenhos que as crianças realizam utilizando o tuxpaint.

Do ponto de vista dos professores responsáveis é um projeto de grande importância, para a U.E, para a criança e para o professor e requer estudo, atualização e conhecimento prévio.

Os professores fizeram uma pesquisa com as famílias para saber se as crianças possuíam computador em casa.Foram realizadas duas perguntas: 1) Você possui computador em casa? e 2) Você tem acesso a internet?

As respostas surpreenderam os professores, pois num universo de 100 (cem) crianças de 03 a 05 anos e 11 meses, 65% possuem computador e 35% não possuem; na resposta a segunda pergunta 61% tem acesso à internet e 37% não possuem. Nos anos anteriores a pesquisa foi realizada oralmente com as crianças e a diferença no resultado foi grande, pois eram poucas as crianças que possuíam computador dizem as professoras. Completam dizendo que em menos de dois anos aumentou muito o número de crianças com computador em casa, mas elas também refletem sobre duas possibilidades para o ocorrido: 1) o computador está sendo vendido mais barato e 2) a Unidade Educacional realiza o trabalho com computadores há alguns anos e

125 ultimamente a equipe tem conversado e incentivado os pais para que brinquem e pesquisem com as crianças no computador.

A Gestão Educacional tem investido criteriosamente na realização da proposta do Projeto Pedagógico e na formação continuada dos professores, além de estarem atentos, quanto a socialização dos conteúdos da formação realizada pelos professores. Algumas vezes a gestão foi incisiva na realização e permanência do projeto informática na Unidade Educacional, realizando grandes mudanças na sala multifuncional em favor da formação continuada ali realizada semanalmente.

Evidencia-se o quanto é importante a unidade de propósitos e a integração da equipe gestora em relação a proposta de trabalho, pois os professores não deixaram de fazer os cursos e continuaram com o projeto informática no atendimento às crianças.