• Nenhum resultado encontrado

2.3.1 Entrevistas exploratórias aos idosos

As entrevistas exploratórias (Pré) aos idosos dos cinco centros de dia foram aplicadas no período de julho a setembro de 2012. Antes mantivemos vários contactos informais e até formais com as instituições e idoso, participando na organização da feira intergeracional, a finais de julho (dia internacional do idoso) na povoação de LO e promovida por este mesmo centro de dia, que envolveu o agrupamento de escolas, associações locais e quatro centros de dia, entre eles o LA e PR. Com esses registos observacionais (notas de campo) e com as informações das entrevistas exploratórias pudemos caracterizar os idosos e familiarizar-nos com eles, de modo a programar adequadamente o PIAS – Programa de Intervenção Animação Sociocultural a ser aplicado a partir de Setembro/12 até março de 2013.

Aquelas entrevistas, semiestruturadas, tinham 13 questões (a pergunta 6 desdobrava-se em duas:‘como:passa:os:tempos:livres’:e:que:‘atividades:costuma:fazer’):as:questões:8:e:10:eram: em resposta de escala nominal (Sim/Não) referindo-se, respetivamente ‘É importante animar o: seu: tempo: livre’: (item: 8): e: ‘Costuma: dar: sugestões: de: atividades’ (Item 10), sendo as

restantes respostas em aberto. Assim, as categorias estabelecidas nas entrevistas exploratórias aos idosos foram as seguintes:

Grupo questões relacionadas com o Centro de Dia: Razões de escolha (Q1); O que é mais importante no Centro (Q 2); Importância local do Centro (Q 3); Serviços prestados (valorização) (Q4); Relação exterior do Centro (família/comunidade) (Q 5).

Grupo questões de Recreação: Tempos livres (Q 6); Importância de ocupar os tempos livres (Q 7); Tipo atividade participa (Q 8); Decisão das atividade (Q 9); Sugestões de atividade (Q 10); Atividades Novas a promover (Q 11).

Grupo de questões de Bem-estar e Qualidade: Mudar algo no centro (Q 12); Centro de dia amigo dos idosos (Q 13).

Da análise do Quadro n.º 26 podemos destacar os descritores/evidências mais referidas pelos idosos às 12 questões da entrevista, agrupadas pelas categorias (pré) estabelecidas:

Questão 1- A: ‘viuvez’: ‘Viver: sozinho’: ou: ambas: e: o: estar: perto: de:casa/povoação: são: os: motivos que levaram maioritariamente os idoso a frequentar o Centro. É curioso que não indiquem, de forma significativa a alimentação/comida, quando em outras questões a referem com a higiene. Em todos os centros, quando fazíamos esta pergunta respondiam ‘Sabe menina espero que consiga ter alguém até ao final, porque fiquei sozinho”

Questão 2 – O: mais: importante: que: os: idosos: vêm: no: Centro: de: Dia: é: o: ‘Apoio’: a: ‘alimentação’:a:‘companhia’:ou:ambas:(‘comida:convívio’):e:a:‘comida:e:‘roupa/higiene’:que: são os serviços mais destacáveis. A maior percentagem refere-se:à:‘companhia’:‘convívio’:e: ‘alimentação’:Respondiam-me:‘Olhe ainda bem que há estas casas para nos acolher senão era muito:triste’.

Questão 3 – Os idosos valorizam positivamente a relação do Centro com o exterior (família e a comunidade local), designando-a: de: forma: unânime: de: ‘Muito: bom/boa’: ‘muito: importante’

Questão 4 – Os: idosos: valorizam: de: ‘Muito: boa’ todos os serviços prestados pelo Centro. Destacam a alimentação, como melhor serviço, seguido do apoio assistencial e social, e a higiene. Os idosos de LO indicam maioritariamente todos os serviços do centro, sem distinção. Em geral respondiam-me:‘O centro é a nossa segunda casa. Há uma relação muito próxima’: Notámos que os idosos apreciam muito a comida, talvez nos tempos deles era escassos, pois não tinham tanta variedade.

Questão 5- Maioritariamente os idosos valorizam a relação do Centro com a família de ‘Muito: Boa’: havendo: uma: harmonia: grande: entre: os: técnicos: e: os: cuidadores: com: as: respetivas famílias.

Quadro nº 26: Categorias da entrevista exploratória (Pré)

realizada aos idosos dos centros de dia

Cod. Categorias Descritores / Evidências

1 Razões de Escolha

E1, porque eram viúvos; E2, porque viviam sozinhos. LA, porque ficava na minha terra.

LO, por estar perto de casa.

PR, porque ficaram viúvos e sozinhos.

2 Importância do centro

E1,gosta da companhia, e da alimentação; E2, alimentação. LO, ser o apoio de todos os idosos; LA, gosto de tudo. PR, Comida e roupa.

3 Relação Centro e Exterior

E1 boa relação com família; E2,é muito bom.

LA -muito boa; LO, É muito importante para a velhice PR- é muito boa.

4 Relação Centro/ Família

E1, é muito boa; E2, é muito boa LA, muito boa; LO, uma relação próxima. PR, é boa.

5 Serviços (apoios)

E1,a alimentação e todos os serviços prestados. E2,todos os serviços; LA, roupa e alimentação. LO, todos serviços; PR, a alimentação.

6 Tempos Livres

E1, dormir e ver TV; E2, ver TV.

LA, rezar e ver TV; LO, fazemos muitas atividades. PR, ver TV.

7 Atividades Centro (Participação)

E1 participa no natal, carnaval, pascoa, dia do idoso. E2,não participa.

LA, as que a Drª quer. LO, todas.

PR, as que estão descritas no cronograma.

8

Atividades (novas) Animação

E1,música e ginástica; E2,não sei.

LO, as mesmas que fazemos; LA, não me lembro de nada. PR, não me lembro, as que fazemos está bem.

9

Mudaria algo (Centro)

E1, não; E2, não mudava nada.

LA, nada; LO, nada, está tudo bem; PR, não mudava nada.

10 Centro Dia (Amigo do Idoso)

E1,é aquele que nos apoia; E2,é um centro que dá apoio e que ajuda; LA, é um centro amigo;

LO, centro de dia amigo do idoso e ajudá-lo.

Questão 6 – Os idoso têm poucas atividade diárias nos centros de dia e quando as têm são em datas pontuais, o que implica poucos hábitos de animação. Desta forma, estão habituados

a ver TV, a rezar, a dormir, pouca mobilidade, isolamento, etc., exceto no Centro LO onde há um grupo de idosas que fazem renda e elaboram objetos, passando parte do dia ocupadas e conversando.

Questão 7 -Todos os idosos consideram que gostam de ocupar o seu tempo com atividade (por:unanimidade:disseram:‘Sim’)

Questão 8 (participação em atividade do centro) - Alguns Centros de Dia realizam atividades pontuais (E1) (Natal, Páscoa, Carnaval, Dia do Idoso, aniversário, etc.), cumprindo exclusivamente as poucas atividades que estão estabelecidas no Plano Anual (PR). Em geral, há pouca participação dos idosos devido às suas limitações físico-motoras (E2) e/ou cognitivas (PR).

Questões 9 e 10 (‘sugestões de atividade’ e ‘decisão de as propor’) – Em todos os Centros de Dia as diretoras técnicas decidem do plano de atividade (anual, trimestral), em alguns casos comentam ou perguntam aos idosos sugestões de tarefas/atividade novas que eles gostam. No Centro LO a técnica devido ao dinamismo de umas idosas promove mais atividade. É pena que os idosos não deram sugestões sobre as atividades, porque não lhes perguntam, nem os motivam. Como eles não são estimulados acabam por perder algumas faculdades, e não sabem o que dizer quando perguntamos o que gostam mais de fazer.

Questão 11- A maioria dos idosos está acostumada a fazer poucas atividade e as que fazem parecem-lhes bem e, por isso, repetem-nas. Destacamos os idosos de E1 que propõem a música (animação social e musical) e musicoterapia, as expressões e a ginástica (animação físico-motora).

Questão 12- Maioritariamente os idosos não mudariam nada estão satisfeitos com o centro e dos seus serviços. Apresentam um nível de exigência muito fraca, parecendo abstraídos nos espaços dos centros. Para eles, está tudo bem, o que nos leva a pensar, o facto de não lhes perguntarem eles também não se acham no direito de dizer seja o que for.

Questão 13- O:significado:que:atribuem:à:expressão:‘:Centro:Amigo:do:Idoso’:é:o:de:‘Apoio’: e:a:‘Ajuda’:que:lhes:prestam:nesta:fase:da:vida:(serviços):daí:considera-lo:‘amigo’:Para:eles:o: Centro de Dia, é aquela instituição que os apoia e os houve, uma vez que os familiares não podem.

No ANEXO n.º 11 descremos os descritores/evidências mais destacáveis dos idosos. Perante esta análise de conteúdo, consideramos que há um certo conformismo dos idosos para com o centro na realização de atividade, porque não estão habituados, valorizando a importância nas suas vidas o Centro, as relações deste com a família, a comunidade,

funcionários e, por isso pouco ou nada mudaria. A representação social que têm do Centro é o de ajudar, apoiar e ser amigo deles.

Outline

Documentos relacionados