• Nenhum resultado encontrado

2.4 Execução e interpretação das atividades do PIAS

As sessões de animação nos centros de dia ocorreram uma vez ou duas vezes por semana e ao sábado (9 h30 ás 18h) e, ainda, nas manhãs de domingo, nas salas de convívio de cada centro. A duração das atividades estava previamente estabelecida, mas por vezes dependia das destrezas de cada idoso. As sessões de trabalho eram definidas de acordo os objetivos, das características dos idosos e do que gostariam de fazer em primeiro lugar.

Em todas as atividades realizadas demos apoio afetivo, indo ao encontro das suas problemáticas, desdramatizando a situação causada pela perda de algumas capacidades, e atuando em todos os seus níveis, de modo a permitir às pessoas idosas e/ou portadoras de alguma incapacidade uma maior autonomia, valorização pessoal e integração social. Importava que usufruíssem plenamente dos seus direitos e sentirem-se cómodos ao executar as tarefas. Houve a preocupação de respeitar os ritmos, os gostos, a aprendizagem, os saberes e os interesses, de forma a proporcionar uma aprendizagem significativa para cada idoso envolvido. Embora as sessões fossem sempre planeadas previamente, estas nem sempre seguiam o plano, dadas as imprevisibilidades e o ritmo de aprendizagem de cada idoso.

As sessões eram divididas normalmente em duas partes, pela parte da manhã e a outra pela parte da tarde, consoante a natureza das atividades, disposição e gostos dos idosos. As atividades que desenvolvia primeiro eram as de animação física sensorial e motora, no sentido: de:levar:os:idosos:a:“descontrair”:e:a:participar:“de:forma:mais:solta”:Em seguida eram desenvolvidas as atividades de expressão plástica e lúdica. De tarde, realizávamos atividades de caráter cognitivas e culturais. Durante o desenvolvimento das atividades tive sempre o cuidado de apresentar os objetivos e fazer uma breve introdução à atividade ou tema. Com esta clarificação inicial provou-se ser fundamental aumentar a autoestima e o envolvimento dos idosos nas tarefas propostas. Os recursos ou o material de apoio eram previamente pedidos a cada centro, por forma a garantir as sessões posteriores, preparando o que era necessário distribuir pelos grupos e em seguida dava-se início às atividades. A última parte da sessão revestia-se de especial importância, porque se aplicava a ficha de autoavaliação e falava em grupo de discussão sobre o que tinha ocorrido durante a atividade e do que gostaram mais e menos.

Como se pode ver no plano do PIAS a primeira atividade implementada era a atividade física sensorial e motora:com:“movimentos:do:corpo” (mobilidade, flexibilidade e agilidade). A maioria dos idosos gostava imenso comentando frases como “é muito bom, as pernas e as costas pesavam, e passado algum tempo ficam aliviadas’:(LA-9, LO-4) e pareciam que já não tinham nada. Esta atividade pretendia que os idosos relaxassem o corpo e a mente ao som de uma música calma:A:segunda:atividade:era:de:‘expressão plástica e:lúdica’:de dobragem de revistas, com dois modelos diferentes (ANEXO 12 – Fotos).

Esta atividade pretendia que os idosos fizessem dobragem simples e dobragem dupla de formatos diferentes. Para que no final da atividade saísse uma vela e na outra um boneco. A expressão de satisfação no final era reconfortante. Os comentários que fizeram, por exemplo, ”tem a certeza que é mesmo uma vela e um boneco? (E1-3):‘Não:somos:capazes!’ (LA-1):‘Bem: conseguimos:dobrar’:(E2-5):‘Não ficou parecido com uma vela nem um boneco?’:(LO-10), mas no final da atividade nem queriam acreditar que tinham conseguido fazer. Ficavam admiradas com elas mesmo. Os comentários foram muitos e expressavam emoções positivas e reconfortantes.

Todas as sessões decorreram no ambiente alegre, salvo alguns dias em que alguns idosos estavam com baixos estados de ânimo. O resultado foi muito positivo, pois os idosos comentavam que de coisas tão simples faziam-se milagres:Fizeram:“marcadores:de:livros”: com vários materiais (feltro de várias cores, cola, desenhos alusivos ás épocas, pedaços de renda, cartolina de várias cores, fitas de cetim). Outra das atividades realizadas foi a “construção: do: jogo: do: galo”: cujo: objetivo inicial era, recordar como se jogava e depois

construi-lo, para que eles conseguissem jogar entre eles. Tratou-se de uma atividade muito participada entre os idosos e de interesse comum.

Quadro n.º 30: Valorização dos responsáveis/dirigentes e técnicas sobre a eficácia do PIAS

Foram lidas algumas orações a pedido dos clientes, para que todos pudessem ter acesso a essas leituras, as quais eram muito bonitas. As palavras eram lidas em voz alta por mim ou por um idoso que soubesse ler e, em seguida, refletia-se sobre: a primeira palavra, a última, as expressões, as frases que chamaram mais a atenção eles, etc. A oração da Família foi a de maior:interesse:já:que:comentaram:que:“hoje em dia já não:havia:o:conceito:de:família’:uma vez que as pessoas estão mais egoístas (E1-4, LA-6, LO-7, PR-2). No final da atividade, os idosos tinham a liberdade de poder dialogar e dar o seu contributo, partilhando a história e discutindo o significado que as palavras tinham na vida de cada um deles, nas relações (familiares, sociais) e nas suas experiências.

Uma das dificuldades com a qual me deparei, aquando da realização das diferentes atividades, foi o fato de não desenvolverem a troca de opiniões, a comunicação entre eles e se

Responsável ou Técnicas Perguntas da entrevista Valorização Global Adequação PIAS Contributos Melhorou Qualidade Atividades Preferidas Animação Aumento relações Animadora

R-E1 M. Bom Muitíssimo Ocupação,Convívio,

compromisso Muitíssimo

Gostaram

Tudo dá qualidadeEvita o tédio

de vida Muitíssimo M. Bom R-E2

M. Bom Muitíssimo Afetivo,Apoio

Ocupação Muitíssimo

Gostaram

Todas AnimaçãoAtividade

São úteis Muitíssimo M. Bom R-LA Bom

Muito Participar nosTempos livres, Reconhecer

Os outros

Muito Trabalhos

Manuais Contínua eAtividade Diversa

Indiferente Bom

R-LO M. Bom Muitíssim

o Ocupação,Lazer, Valorização Muitíssimo Trabalhos Manuais e Físicas Deve haver Animadora Diariament e Muitíssimo Bom R-PR M. Bom Muitíssim

o Mais valiaOcupação Muitíssimo GostaramTudo dúvidasSem Importante Muitíssimo M. Bom T-E1 M. Bom Muitíssimo Ocupação, convívio, fizeram

coisas novas Muitíssimo

Gostaram de tudo Evita tristezas, angustias, trás Qualidade vida Muitíssimo M. Bom

T-E2 Bom Muito ParticipaçãoOcupação Sentir-se

capaz

Muito manuais,Lúdicas, físicas

Importante e de forma

contínua Muito Bom T-LA

Bom Muito Participação,Ocupação,

sentir-se útil Muito

Manuais, Físicas, Culturais Diversas e De forma Contínua Indiferente Bom T-LO

M. Bom Muitíssimo Criou espaçosLazer e de

Ocupação Muitíssimo Manuais, Físicas, Lúdicas Todos centros devem ter animadora Muitíssimo M. Bom T-PR

M. Bom Muitíssimo Mais-Valia,ocupação adoraram

tudo

Muitíssimo GostaramDe tudo animação deForma diversa E contínua

centrarem mais no papel individual do sujeito. Embora havendo obstáculos, considero que estas atividades foram pertinentes, pois possibilitaram aos idosos o desenvolvimento de capacidades, quer de carater pessoal, quer de carater social.

Animar passou a significar para nós a capacidade de promover a interação entre aquelas pessoas, com grande finalidade de potencializar a sua capacidade expressiva.

Outline

Documentos relacionados