• Nenhum resultado encontrado

2.4.3 Roteiro recordatório e avaliativo do PIAS

As atividades de desenvolvimento social e de comunicação tiveram como objetivo promover habilidades sociais, através de atividades em grupo, e competências comunicacionais: que: estimulassem: a: comunicação: e: a: expressão: dos: sujeitos: “com esta animação estimula-se:():a:interação:entre:a:pessoa:e:o:grupo:e:a:dinâmica:do:grupo”:(Jacob: 2007: 96)

Os idosos também contribuíram com comentários sobre a importância do exercício físico nas: suas: vidas: “o: exercício: físico: regular: é: benéfico: para: todas: as: partes: do: corpo’: (E1-4), ‘ajuda-nos a movimentar-nos:mais:eficazmente:e:retarda:os:problemas:da:idade’:(LO-4).

Foram também cruciais no desenvolvimento pessoal e social a autoestima, a confiança, o sentido da amizade, a comunicação e cooperação entre os grupos. Relativamente aos temas e atividades desenvolvidas nesta categoria, estas prendem-se com jogos de apresentação, ‘brainstorming’:debates:diálogos:leitura e escrita de artigos, poemas, histórias e reflexões de temas:A:primeira:atividade:deste:tipo:realizada:“quem é quem?”:que:tinha:como:objetivo:o: autoconhecimento dos idosos, fortalecendo a relação do grupo, quebrar o isolamento.

Tendo em conta que os elementos do grupo já se conheciam, optei por criar uma atividade, onde cada idoso tivesse que dizer algo sobre si (vivências, experiências) e os restantes: ouviam: (escuta: atenta): “quem: é: quem”: No: decorrer: da: atividade: os: idosos: desenvolveram competências de comunicação, socialização, e conheceram-se mais profundamente. Esta atividade forneceu pistas relevantes quanto aos seus interesses e motivações dos idosos de cada centro, muito enraizados nas suas tradições locais. Curiosamente, os idosos conheciam-se muito bem, pois complementavam as respostas do outro. Esta atividade foi extraordinária para esboçar as primeiras atividades no terreno, pois compreendemos alguns dos seus gostos e características. Alguns gostariam de saber ler ou escrever para inventariar histórias, poemas, receitas, partilhar saberes, comunicar, paisagens, música (registos nas notas de campo).

Com:um:objetivo:semelhante:ao:da:atividade:anterior:realizámos:a:atividade:“conhecer- se: melhor?”: onde: os: idosos: eram: convidados: a: retirar: um: cartão e a refletir sobre uma afirmação escrita ou imagem, de modo a completá-la (comunicação, expressão). Apresentaram-se:diversas:afirmações:do:tipo:‘de:manhã:quando:me:levanto:gosto:de’:no: centro:não:posso:a:‘vida:ensinou-me:que’:ao:‘comunicar:com os outros sinto-me’:com: os:telemóveis:ou:telefones:posso’:etc:No:decorrer:desta:partilha:de:ideias:gerava-se uma comunicação fluida entre eles e um ambiente alegre e relaxante. Cada idoso dava a sua

opinião, todos quiseram contribuir com algumas palavras ou expressões, fomentando várias competências úteis para eles.

A: “riqueza: de: saber: ouvir: e: partilhar”: constituiu: outra: das: atividades: realizadas: com: sucesso. Pretendia-se trabalhar a comunicação e a socialização, visto que alguns idosos ainda estavam pouco comunicativos, bem como, estimular a memória, a interação e interajuda entre eles. Esta atividade subdividiu-se em três fases distintas: seleção de um tema, organização de um grupo e debate/partilha de ideias. Os temas apresentados eram: ‘profissões: antigas’: ‘coisas: que: me: deixam: felizes’: ‘Como: se: consegue: êxito: na: vida’: etc: Apesar de termos falado abertamente de todos os temas, ao longo das sessões, os idosos selecionaram o tema: o trabalho/profissão que tiveram e a vida que levaram. Ao refletirem sobre a importância da educação e do trabalho falaram de histórias muito interessantes, interrogavam-se:por:vezes:o:‘que:é:que:eu:vou:aprender:com:esta:idade’:(E1-3, E2-1):“Eu: tenho:muita:pena:que:não:se:faça:mais:atividades’:(LA-14):‘Somos:como:uma família e temos um: ambiente: muito: saudável’: (E2-10): ‘Afinal: não: foi: nada: como: eu: pensei!’: (E1-6, PR-7), ‘Aprendi:com:muita:facilidade:mais:do:que:quando:era:nova’:(PR-2):‘nós:até:nos:esquecemos: das:nossas:doenças:e:da:idade’:(LO-2: PR6):‘aprendi:mas:também:mais:depressa:esqueci!’: (E1-11, LA-7, LO-3, LO-5): ‘para: a: minha: idade: estava: longe: de: imaginar: que: coisas: tão: interessantes’:(E1-7), etc.

Todas estas narrações foram muito importantes para mim, como animadora e educadora social. Verificou-se, ao longo da sessão que ao falarem sobre o tema sentiam-se orgulhosos por terem voltado a reviver coisas e a ocupar os seus tempos livres de forma útil e pedagógica.

Outras das atividades implementadas nas sessões, em alguns centros de dia (E1, LA, PR) foi a atividade: “refletir: falar: e: escutar’: onde: se: pretendia: aprender: a: ouvir: o: outro: desenvolver o espírito de grupo, a comunicação e o raciocínio crítico. Os idosos começaram por retirar um cartão/imagem ou foto e refletir sobre o que continha escrito ou o significado da imagem. O grupo tinha liberdade de manifestar a sua opinião, ouvindo atentamente os outros colegas. Pelo facto de serem temas agregados ao seu quotidiano e ligados à sua experiência de vida, os idosos participaram de forma ativa e com base nos seus problemas e experiências:como:demonstra:a:nota:de:campo:Aquando:da:pergunta:‘O:que:gostaria:de:ver: feito:na:aldeia?’:um:dos:idosos:respondeu:‘que:se:fosse:Presidente:da:República:ajudava:os: idosos a viver de forma mais saudável, e com melhores pensões (LA-9) (notas de campo).

Na:atividade:“troca de provérbios”:(E1:E2:LA):os:idosos:eram:convidados:em:grupo:a: tirar um cartão e a refletir sobre um provérbio, partindo de questões orientadoras. Este desafio revelou-se muito interessante, não só porque as pessoas idosas adoraram o tema, mas também porque se gerou uma discussão saudável. A justificação para as questões partiu, essencialmente, das suas experiências de vida e dos ensinamentos que esta lhes tem dado.

Com o intuito de debater a questão dos valores e conceitos morais e demonstrar ao grupo que: nem: sempre: é: fácil: chegar: a: um: consenso: sobre: um: tema: realizamos: a: atividade: “a: dificuldade:de:um:consenso”:(centros:LA:LO):Para:tal:partimos:da:leitura:de:um:texto:onde: os idosos tinham de tomar decisões com base nos relatos de experiências de vida de personagens. O desafio revelou-se: muito: interessante: porque: os: idosos: “defendiam”: as: personagens com base nas suas histórias e experiência de vida. Embora não se tenha chegado a um consenso, este exercício foi essencial para promover a comunicação e interação entre o grupo.

Outro:dos:desafios:propostos:foi:a:atividade:“tempestade:mental”:que:pretendia:gerar:um: grande número de ideias ou soluções acerca de um problema, evitando-se críticas e avaliações, até ao momento oportuno. Era apresentado o seguinte problema aos idosos: Um navio naufragou, e um dos sobreviventes nadou até alcançar uma ilha deserta. Como poderá salvar-se? A partir deste problema, os idosos tinham de ser capazes de arranjar ideias e propor soluções, em pequenos grupos. Um dos idosos expressou as suas ideias e os restantes

ouviram sem criticar, argumentando ou julgando os outros. Depois de escutarem as soluções, cada grupo selecionou as ideias mais pertinentes.

Uma das atividades realizadas com enorme satisfação nos centros LA e LO foi o contar recriar as suas histórias, momentos, vivências de vida. Foi uma sessão extraordinária pois, para além de partilharem os seus pensamentos, refletiram sobre a importância destes nas suas vidas.

Outro: dos: temas: debatidos: foi: a: “convivência: e: conflito: entre: jovens: e: idosos”: Este: debate, ao contrário do anterior, foi menos estruturado, mas igualmente enriquecedor. A sugestão deste tema partiu de outros subtemas já referidos. O objetivo era falar sobre:o:“tipo: de: relações: existentes”: entre: os: jovens: e: os: idosos: e: as: mudanças: sentidas: partindo: de: questões orientadoras. Durante o debate os idosos reviveram o seu tempo passado, colocando-se: no: lugar: de: “netos”: sustentando: o: discurso: com: base: em: experiências e histórias:de:vida:Um:dos:idosos:afirmou:“antigamente o respeito para com os mais velhos era maior, havia certas tradições a cumprir’: (LO-3), ‘Hoje: em: dia: os: meus: filhos: tratam-me por “você”:e:os:meus:netos:por:“tu”:(LA-9). Existe uma relação mais:próxima”:(LA:8)

Para: além: daqueles: temas: realizámos: outras: estimulações: da: mente: como: “o: que: de: melhor: me: aconteceu: ou: coisas: que: gostamos: de: fazer”: “as: coisas: mais: bonitas: e: interessantes”: “as: minhas: comidas: e: bebidas: preferidas”: e: “recomendações para se conservar:a:memória”:O:primeiro:tema:tinha:como:objetivo:inicial:falar:sobre:as:coisas:que: os idosos gostavam de fazer no seu dia-a-dia, através de questões orientadoras. No das “coisas: bonitas: e: interessantes”: os: idosos: tinham: de: identificar: as coisas bonitas e interessantes relacionados com as suas vidas. Assim, falaram da importância da idade e do papel da experiência para resolver os desafios do dia-a-dia. Destacaram também a importância de viver bem consigo mesmo (espiritualidade), e de desfrutar coisas simples e agradáveis, como a comida, convívio, passeio, ver TV, escutar música ou conversar tranquilamente.

O: tema: “as: minhas: comidas: e: bebidas: preferidas”: também: foi: objeto: de: reflexão: nas: sessões de animação. Esta atividade tinha como objetivo sensibilizar os idosos para uma alimentação saudável, definindo os alimentos saudáveis e não saudáveis, a partir dos seus hábitos alimentares diários. Durante o debate falou-se sobre alguns conselhos de alimentação e sobre os pratos favoritos e alimentos que costumavam colocar na mesa da ceia de Natal. Finalmente: o: último: tema: foi: relativo: às: “recomendações: para: se: conservar: a: memória”: muitos idosos falavam das recordações da infância e da sua aldeia.

Para além das atividades descritas e as que constavam no Programa, os debates assumiram um papel crucial ao longo das sessões, pois os idosos gostavam de partilhar as suas ideias, ser ouvidos, compreendidos. Estes surgiram com o intuito de criar um espaço onde todos pudessem dar a sua opinião, refletir e comunicar sem receios.

Por conseguinte, neste tipo de atividades os idosos tinham a oportunidade de refletir sobre temáticas do seu quotidiano, participando em debates e jogos didáticos. O seu envolvimento nas atividades permitiu-lhes o aumento da autoestima, confiança, motivação. O grupo ficou mais sólido, unido e com um maior dinamismo. Os idosos tornaram-se mais participativos, desenvolvendo a sua expressão oral e a comunicação com o grupo. A entreajuda, colaboração, preocupação em concretizar os objetivos, enquanto grupo, também foi um dos aspetos a destacar. Em termos globais, estas atividades assumiram-se como significativas para as sessões, pois tornaram os idosos mais ativos, dinâmicos, interventivos na sua realidade.

Em definitivo, foi uma boa e agradável experiência estes seis meses contatando e relacionando-nos com os idosos dos cinco centros de dia. Essa autoavaliação que fizemos sintetiza-se nos seguintes pontos narrativos de reflexão:

*-O QUE ELES FIZERAM. Os idosos trabalharam mais á base de materiais reciclados e reutilizados, por forma a rentabilizar os recursos e/ou custos e saberem que há materiais que podemos utilizar e não deitar o lixo. Há medida que os trabalhos iam sendo feitos o grau de exigências ia sendo maior e os idosos iam ficando mais orgulhosos e sentirem-se bem e felizes. Esta foi uma das melhores experiências vê-los satisfeitos, alegres e mais confortáveis interiormente. Um outro aspeto foi o facto de lhes incutir a liberdade de eles fazerem e escolherem o que queriam para colocar nos trabalhos que estavam a realizar. E foi muito gratificante ao ver os idosos escolher, porque nesse mesmo instante observamos as reações e as atitudes de quem já não escolhia e chorava, porque tínhamos dado a possibilidade e a liberdade de escolha. Logo os incentivos são muito importantes nos idosos, sentem-se mais confiantes, dá-lhes segurança e mais satisfação para encarar os problemas da velhice (ANEXO nº 12: Fotos).

*-RELAÇÃO COM IDOSOS (empatia, amizade e afetividade). A relação com os idosos foi muito bem aceite, mas havia sempre alguns idosos que não tinham confiança neles e sentiam- se inseguros em se aproximarem, começando a falar e até mesmo a olhar para nós. Com o passar das horas os idosos iam ganhando confiança e já conseguiam estar ao pé de mim e iam fazendo as atividades, apesar de estarem renitentes. No final os idosos mostraram-se satisfeitos com as atividades que realizaram e diziam que passaram bons momentos de diversão e felicidade.

*-ACEITAÇÃO DOS RESPONSÁVEIS DIRIGENTES. Fomos muito bem aceites por parte de todos os responsáveis, uns mais que outros (E2, LA, PR), mostrando-se disponíveis para qualquer esclarecimento e nomeadamente se precisasse-mos de material também, faziam os possíveis para comprar. Houve um centro que se mostrou um pouco ‘renitente’ (E1). Mas no final tudo correu bem e os responsáveis diziam que com pouco material faziam-se autênticos milagres.

*-ACEITAÇÃO E RELAÇÃO COM DIRETORAS TÉCNICAS. Fui bem aceite por todas as diretoras técnicas, assistiam e colaboraram em algumas sessões e iam perguntando sempre se necessitávamos de algo. Em conversas informais iam dizendo que é muito importante para os idosos estarem ocupados, pois sentia-los mais confiantes, faladores e alegres. Consideraram as atividades desenvolvidas muito adequadas aos idosos, uma vez que eles estavam felizes e bem-dispostos.

*-PIAS. A sua aplicação foi bem aceite por todos os idosos. Após a sua execução pensamos que poderíamos ter alterado alguma sessão ou incluído outras atividades, mas o tempo escasseou. Alguns idosos ficaram com uma boa imagem do que é a ASC e a animação em geral, afirmando que deveria haver mais animadoras nos centros para poderem trabalhar, e divertirem-se, de forma a não ficarem sentados haver a TV o dia inteiro. Isto porque o projeto fê-los sentir-se uteis e felizes. O projeto influenciou-os positivamente ao nível do bem- estar físico, psíquico e, consecutivamente, o aumento do sentido de confiança, empatia e de felicidade. Tudo isto fez-nos sentir bem.

3.- Verificação da aceitabilidade das perguntas de

Outline

Documentos relacionados