• Nenhum resultado encontrado

A tabela 32 resume as principais verbalizações que permitem interpretar as perceções dos intervenientes sobre os impactos gerados pelo trabalho colaborativo nas aprendizagens dos alunos. Não foi recolhida a perceção dos alunos relativamente a este ponto.

QI 4 Categoria: impactos sobre as aprendizagens dos alunos (resultantes do trabalho colaborativo) Unidades de Registo Verbalizações EiP + EfP + Edir

- O trabalho colaborativo entre os docentes tem impacto na aprendizagem e resultados dos alunos

P1 (Ei 3.10):

In: Considera que o trabalho colaborativo entre os docentes tem impacto na aprendizagem e resultados dos alunos? Em que medida?

P1: Eu acho que não se consegue medir. Mas acho que tem.

Pensando na pergunta: Como medir isso? Mas, acaba por ter. Indiretamente. P2 (Ei 3.10):

In: Considera que o trabalho colaborativo entre os docentes tem impacto na aprendizagem e resultados dos alunos? Em que medida?

P2: Acho, acho… nós trabalhamos de uma forma a atingir o nosso objetivo, que é o de que eles (alunos) aprendam mais e melhor – isso ajuda-nos a ter um trabalho mais positivo e mais claro de transmissão de conhecimentos, por isso eles só têm a ganhar com isso. Se nós vemos numa aula (de outro colega) que as coisas não estão a funcionar naquele ponto ou no outro, na minha (aula) vou melhorar (esse aspeto) – e eles (alunos) vão ganhar com isso. Isso só traz vantagens para eles.

P1 e P2 (Ef 2.2):

In: Que balanço faz sobre o trabalho colaborativo que se estabeleceu? - Contribuiu para a melhoria das aprendizagens dos alunos?

P2: Sim. P1: Sim, sim, sim.

Dir (3.4):

In: Na sua perceção, já é observável algum tipo de impacto resultante do trabalho colaborativo sobre as aprendizagens ou sobre os resultados dos alunos?

Dir: Já, Já… nós temos melhores resultados. Não temos aquilo que queremos… e então a matemática, ainda não temos, mas temos melhores resultados.

- O trabalho colaborativo contribui para a melhoria das aprendizagens dos alunos

P1 (Ei 3.10):

In: Provavelmente porque há uma melhoria do próprio desempenho do professor… P1: Exatamente, exatamente…

P2 (Ei 3.10): (…) nós trabalhamos de uma forma a atingir o nosso objetivo, que é o de que eles (alunos) aprendam mais e melhor – isso ajuda-nos a ter um trabalho mais positivo e mais claro de transmissão de conhecimentos, por isso eles só têm a ganhar com isso. Se nós vemos numa aula (de outro colega) que as coisas não estão a funcionar naquele ponto ou no outro, na minha (aula) vou melhorar (esse aspeto) – e eles (alunos) vão ganhar com isso. Isso só traz vantagens para eles.

P1 e P2 (Ef 2.2):

In: Que balanço faz sobre o trabalho colaborativo que se estabeleceu? - Contribuiu para a melhoria das aprendizagens dos alunos?

P2: Sim. P1: Sim, sim, sim. In: Como?

P2: Como? Às vezes mudando de estratégias, porque achamos que a do colega funcionou melhor… porque nós assistimos a uma aula… eu às vezes tenho uma aula preparada e assistindo na aula anterior à da colega vejo o que é que não funciona e na aula a seguir já não aplico aquilo… aquilo que funciona melhor já vou aplicar… na aula a seguir vou aprofundar mais aquele passo porque sei que vai resultar, por isso…

- O trabalho colaborativo entre docentes contribui para a melhoria dos resultados escolares dos alunos

P1 e P2 (Ef 2.2):

In: Considera que o trabalho colaborativo teve impacto sobre os resultados dos alunos? P2: Não esperados, mas teve.

P1: Teve. Eles vêm de 70% de níveis inferiores a 3 para 45%. E é real, ou seja, nesta turma não havia margem de manobra e mesmo as próprias questões de aula facilitaram (isto é ajudaram a que houvesse mais sucesso)… houve melhoria.

P2: Eles melhoraram do 1º (período) até ao 3ª, sempre.

P1: Eles vinham de 70% (com negativa no 1º período), (…), depois passaram para 55% (no 2º período), já com o mesmo número de alunos que agora, e agora (3º período) 45%.

É assim, os alunos que realmente tiveram negativa e que nada fizeram, não havia hipótese. Dir (3.4):

In: Na sua perceção, já é observável algum tipo de impacto resultante do trabalho colaborativo sobre as aprendizagens ou sobre os resultados dos alunos?

Dir: Já, Já… nós temos melhores resultados. Não temos aquilo que queremos… e então a matemática, ainda não temos, mas temos melhores resultados.

In: Estão melhores do que os do ano passado, por exemplo?

Dir: Estão. Temos menos insucesso do que o ano passado, menos retenções, a qualidade do sucesso, portanto quatros e cincos, aumentou em algumas disciplinas… vamos ver agora as provas finais que vêm aí, do 9º ano… Tabela 32 - Perceção dos intervenientes sobre os impactos do trabalho colaborativo nas aprendizagens dos

alunos.

As professoras consideram que o trabalho colaborativo tem impacto na aprendizagem e resultados dos alunos, na medida em que há num esforço conjunto maior dos docentes para atingir objetivos comuns, nomeadamente, o de proporcionar aos alunos melhores aprendizagens, com base numa prática assente num trabalho mais positivo e mais esclarecedor em sala de aula, otimizado pela interação entre colegas. Neste âmbito, a observação da prática ministrada em sala de aula, proporcionada pelo trabalho em coadjuvação é, também, apontado como um importante contributo para o aperfeiçoamento do exercício docente.

Deste modo, um dos impactos apontados é a melhoria da aprendizagem dos alunos, que advém de melhores desempenhos por parte dos professores.

Outro dos impactos apontados, embora não esperado, segundo a professora P2 (em entrevista final), é a melhoria dos resultados escolares dos alunos da turma visada neste estudo10. De acordo com as docentes, e também pela análise documental (pautas de avaliação), registou-se uma evolução dos resultados da turma na disciplina de matemática, do primeiro para o terceiro período.

Também o diretor da escola considera que o trabalho colaborativo tem impacto nas aprendizagens e resultados escolares dos alunos. Segundo o mesmo regista-se uma melhoria dos resultados escolares, embora, segundo a sua perceção, haja ainda muito a fazer nesse sentido. De acordo com a análise por si indicada, verifica-se que em relação ao ano transato o insucesso diminuiu, registam-se menos retenções e a qualidade do sucesso (o número de níveis quatro e cinco) aumentou em algumas disciplinas. Neste âmbito, o contributo prestado por uma nova abordagem sobre o trabalho protagonizado pelos docentes na escola – trabalho em estreita colaboração - pode ter sido fundamental.

4.4.3 - Perceção sobre os impactos nas aprendizagens dos alunos, gerados pela

Outline

Documentos relacionados