• Nenhum resultado encontrado

CARTAS F HOMÍLIAS PARA OS CONVERTI DOS •!*

PedAgogiA e P aíxão : ditos de

CARTAS F HOMÍLIAS PARA OS CONVERTI DOS •!*

É claro que, como seu irmão, Tiago é um sábio e está preocupado em não permitir que os seguidores de Jesus percam o senso de identidade. É por isso que ele tem tanto cuidado em estabelecer limites para a comunicação, o comportamento e os relacionamentos. Usando termos sociológicos, ele apregoa um tipo de comuni­ dade de grupo forte e grade débil, que significa uma comunidade com forte senso de identidade, mas sem uma estrutura de liderança altamente estratificada ou hierárquica. Parte da sabedoria de Tiago é como uma contra-ordem, contrariando o curso da sabedoria convencional encontrada em Provérbios sobre riqueza e po­ breza. Outra parte pode parecer antiintuitiva no mundo greco-romano, onde a humildade e a prestação de serviços aos outros não eram vistas como qualidades positivas ou atitudes desejáveis.

Ju d a s

O serviço também estava na mente de Judas, como fica claro já no primeiro versículo de sua breve missiva. A maioria dos estudiosos acredita que o autor desse documento era de fato o irmão de Jesus e Tiago. É importante notar que ele se identifica como o irmão de Tiago, sem mais nenhum esclarecimento, o que certamente indica que o Tiago em questão era tão conhecido que não precisava de mais apresentações. Sendo assim, esse Judas é mencionado nos evangelhos como o mais velho da sagrada família, depois de Tiago (M t 13.55; Mc 6.3; a lista normalmente era feita em ordem decrescente, do mais velho para o mais novo), e, assim como seu irmão Tiago, não foi seguidor de Jesus durante seu ministério terreno (v. Jo 7.5). No caso de Tiago e Judas, o serviço a Cristo veio depois da Páscoa, não antes. Esse documento reflete o tipo de escatologia judaico-cristã e até o pensamento apoca­ líptico que encontramos nas primeiras cartas de Paulo e em Marcos. Judas escreve numa época em que falsos mestres tinham se infiltrado no grupo de cristãos para os quais ele escreve, e, nesse aspecto, esse documento guarda alguma semelhança com Gálatas e com 2Coríndos.

A carta de Judas é muito polêmica, atacando os falsos mestres por meio de várias comparações — eles são como os anjos caídos de Gênesis 6 ou como Caim e Balaão ou Corá. O juízo que cairá sobre eles é anunciado usando uma tradição de lEnoque 1.9(citada em Jd 14, 15) e também a tradição apostólica. Judas, como Tiago, luta para inculcar o senso de identidade de um grupo forte, mas ele faz isso por meio de exemplos históricos e ensino escatológico, em vez de se basear primordialmente em textos de sabedoria. Judas deseja não só que seus leitores guardem a fé, mas também que a defendam. É difícil determinar a quem, exatamente, essa carta é endereçada, mas os cristãos judeus são uma possibilidade bastante viável, e provavelmente cristãos judeus de alguma cidade próxima à Terra Santa, como Damasco ou Antioquia. Essa carta também reflete o particularismo ou o caráter a d hoc que é, especialmente, a marca registrada das cartas atribuídas incontestavelmente a Paulo.

64 A HISTÓRIA DO NOVO TESTAMENTO 1 E 2TESSALONICENSES

Na época em que Paulo escreveu lTessalonicenses, em Corinto, onde ficou por cerca de um ano e meio, entre os anos 50 e 51, ele já tinha praticamente completado sua segunda viagem missionária e escrevia a convertidos recentes que fizera durante essa viagem. Nota-se imediatamente, logo no primeiro capítulo de lTessalonicenses, que Paulo relembra seus convertidos de como eles haviam deixado os ídolos para adorar o único Deus verdadeiro (1.9, 10) e adotado uma perspectiva escatológica que inclui a ardente expectativa da volta de Cristo. Aqui, pelo menos no versículo 9, parece que temos um eco do Decreto de Tiago, revelando que, antes da decisão oficial, Paulo já insistia com sua audiência majoritariamente gentílica que aban­ donasse de vez o paganismo.

As duas epístolas aos tessalonicenses são obras escritas em conjunto por Paulo, Silvano e seu colaborador, Timóteo, aos convertidos de Tessalônica. Quanto isso realmente afeta o conteúdo (p. ex., se existe de fato algum material não-paulino nessas cartas ou, pior ainda, material antipaulino) tem sido um tema debatido pelos estudiosos, assim como o caráter paulino de 2Tessalonicenses, em geral. A passagem de lTessalonicenses 3.6 poderia sugerir que Paulo e Silvano são os prin­ cipais autores desse material. Ambas as cartas indicam que os cristãos de Tessalônica tinham sofrido e continuavam a sofrer por causa de seu compromisso com Cristo. Isso provavelmente explica algumas questões polêmicas que encontramos em lTessalonicenses 2.13-16. Também pode ajudar a explicar o conteúdo profunda e explicitamente escatológico dessas duas cartas. Além disso, existem dois aspectos que podem ajudar a elucidar a origem étnica da maioria dos leitores a que as cartas se destinavam: (1) Paulo fala de forma polêmica sobre “os judeus”, termo que pode indicar autoridades ou missionários judeus; (2) ele não cita passagens do AT em nenhuma das duas cartas aos tessalonicenses, ao contrário do que ocorre em muitas de suas cartas. Quando somamos tudo isso a lTessalonicenses 1.9, parece claro que o público que esses documentos pretendiam atingir era gentílico. A impressão que temos, não só de lTessalonicenses 4 e 5, mas também de 2Tessalonicenses, é que o ensino escatológico inicial de Paulo (v. lTs 1.10) não só havia suscitado controvérsias, como também provocou mal-entendidos sobre tópicos como a época em que ocorrería a segunda vinda, e se os que morressem antes da volta de Cristo participariam ou não da ressurreição. As crenças escatológicas de alguns desses novos convertidos aparentemente tinham afetado também sua disposição para trabalhar.

Como a volta de Paulo a Tessalônica foi dificultada ou impedida (lT s 2.18), ele teve de se contentar em enviar Timóteo (lT s 3.2). Parece que essas cartas foram escritas depois que Timóteo voltou de Corinto com seu relatório sobre a estabilidade da congregação e os problemas que ainda enfrentava. De fato, Paulo está muito grato pelo relatório essencialmente positivo que Timóteo traz. Talvez seja por isso que só nessas duas cartas paulinas encontramos pelo menos duas seções de

Documentos relacionados