• Nenhum resultado encontrado

Neemias 8.8 diz: "Leram o Livro da Lei de Deus, interpretando-o e explicando- o, a fim de que o povo entendesse o que estava sendo lido". Essa é a melhor descrição de pregação expositiva que você pode achar. Eles liam a palavra de Deus, interpre- tando-a. Eles explicavam o seu sentido e faziam com que as pessoas a entendessem.

Não almeje perfeição

Começamos o ministério Maranatha Music há vários anos. Produzimos o primeiro álbum usando um velho gravador de fita de rolo em uma garagem que foi transformada em um estúdio. A produção do primeiro álbum da série Everlasting

Jesus [Jesus Eterno] custou 3.500 dólares [cerca de 7.000 reais]. Foi um grande

sucesso e foi o começo do ministério Maranatha Music. À medida que minhas outras obrigações aumentavam, percebia que era necessário entregar a adminis- tração da Maranatha a outros. Entretanto, alguns anos depois, descobri que a Maranatha estava perdendo dinheiro. Assim, voltei a participar da administração para examinar as coisas e ver o que não estava dando certo. Descobri que eles estavam gastando mais do que 60.000 dólares [cerca de 120.000 reais] no estúdio para produzir um álbum solo. Sabia, é claro, que não teria como, algum dia, recuperarmos o custo da nossa produção com esse preço, especialmente por pro- movermos um artista solo.

Assim, eu disse: "Pessoal, vocês acabaram envolvendo seus egos e estão tentan- do produzir o álbum perfeito. Cerca de um décimo de 1% de todas as pessoas têm um ouvido perfeito para apreciar um álbum desses. Mas essas pessoas provavel- mente nunca ouvirão o álbum que vocês estão produzindo, só para começar. En- tão, parem de fazer isso. Criem o álbum para o público geral. Criem-no para pessoas que não sabem que em algum lugar uma corda de guitarra estava leve- mente desafinada".

Muitas vezes, nós, como ministros, cometemos o mesmo tipo de erro. Tenta- mos desenvolver um sermão tão perfeito que apenas um décimo de 1% pode entender o que dizemos. Ao fazer isso, não estamos ministrando ao público em geral de forma alguma. Exatamente o oposto está acontecendo. Estamos tentando ser tão precisos que estamos perdendo a maioria dos ouvintes.

Observe o contexto

O ensino expositivo envolve ler a palavra de Deus claramente e, se necessário, transmitir o contexto em torno do texto, de forma que os leitores vejam o texto em seu contexto.

Simplesmente o fato de apenas ler a palavra de Deus já pode ter um valor tremendo. Como parte do nosso louvor regular no domingo de manhã, lemos um capítulo das Escrituras. Muitas vezes as pessoas respondem dizendo: "Olhe, a leitura das Escrituras nessa manhã era justamente o que eu precisava". Muitas coisas que dizemos apenas caem e não trazem nada de volta. A palavra de Deus, porém, não voltará vazia. Assim, sempre tento incorporar muito da palavra em meu ensino, porque ela sempre influenciará a vida das pessoas.

Lembre-se de Neemias: primeiro, eles liam as Escrituras claramente e, depois, a interpretavam. Eles explicavam ao povo o que as Escrituras estavam dizendo.

John Wyclif usava o que ele chamava de a regra de ouro de interpretação das Escrituras. Ele disse: "Você será tremendamente ajudado na compreensão das Es- crituras se destacar não apenas o que está dito ou escrito, mas quem disse e para quem, com que palavras em que tempo, onde e com que intenção, em que circuns- tâncias e considerando o que vem antes e o que vem a seguir".

Nos anos iniciais do meu ministério, conheci o Manual Bíblico de Halley. Gosto dele até hoje, especialmente por causa de sua forma de lidar com os profetas do Antigo Testamento. Ele lhe mostra exatamente o que estava acontecendo que fez com que o profeta dissesse essas coisas. Ele lhe apresenta o histórico para en- tender o que o profeta estava dizendo, por que estava dizendo isso e para quem estava dizendo e o que precedeu o texto e o que o seguiu".

Almeje ser compreendido

Voltaremos a Neemias: Antes de tudo, os sacerdotes liam as Escrituras clara- mente, depois, as interpretavam. E depois lemos que eles faziam com que as pes- soas entendessem o seu sentido. Para fazer o mesmo, precisamos aprender o que Deus estava falando na época e o que ele está falando a nós hoje por meio do texto. Posto de maneira simples, pergunto: Que verdade eterna está sendo dita aqui?, de forma que possa aplicar as Escrituras às circunstâncias presentes com que as pes- soas estão se defrontando durante a semana no trabalho, na sala de aula ou onde quer que seja.

Muitos pregadores ficariam muito ofendidos se as pessoas lhes dissessem: "Aquela mensagem que você acabou de pregar foi algo que até uma criança poderia entender. Não foi sofisticada de forma alguma". Realmente me sinto lisonjeado quando as pessoas dizem: "A pregação dele é muito simples". Tento ser simples. Não posso ser nenhuma outra coisa.

Sei de um paciente autista em um hospital de recuperação em Ashland, Ore- gon, que apenas fica deitado na cama o dia inteiro olhando para o teto. Ele nunca fala com ninguém e nunca mostra estar consciente de que alguém está por perto. Ele está trancado em seu próprio mundo enquanto fica deitado ali o dia inteiro. Um dia, uma enfermeira que, por acaso, era cristã achou um rádio em seu quarto e o sintonizou em uma estação associada à nossa CSN em Ashland, para que ele pudesse ouvir música cristã e o ensino da palavra.

Um dia, houve um alerta no hospital com respeito a uma confusão no quarto desse rapaz. Visto que a mulher cristã era a enfermeira chefe no hospital, ela cor- reu para o quarto para ver o que estava acontecendo e encontrou algumas assis- tentes tentando segurar esse rapaz em sua cama. Ele estava se debatendo e lutando, uma atividade incomum para alguém que normalmente fica deitado tranqüila- mente o dia inteiro na cama. A enfermeira o ouviu gritando: "Chuck Smith, Pala- vra para Hoje! Chuck Smith, Palavra para Hoje! Chuck Smith, Palavra para Hoje!".

A enfermeira percebeu que alguém tinha sintonizado o rádio dele em outra es- tação. Ela o sintonizou novamente na estação associada à nossa CSN e, imediata- mente, o rapaz voltou a olhar para o teto de uma maneira serena. O que isso significa? Simplesmente ensine a palavra de Deus de maneira simples.

Use as histórias nas Escrituras

A Bíblia diz que pessoas comuns tinham prazer em ouvir a Jesus. Que tre- mendo elogio ao ensino de Jesus. Ele estava ensinando as pessoas comuns e as pessoas comuns o ouviam com prazer. Encorajo você a seguir os métodos de ensi- no de Jesus. Coloque cor nas histórias. Jesus usava parábolas a fim de cativar a atenção das pessoas. Ilustre a partir das Escrituras tanto quanto possível. Elas estão repletas de histórias gloriosas que lidam com praticamente cada questão da vida. Sempre gostei da pregação de Spurgeon por causa de seu uso das histórias da Bíblia para ilustrar os princípios de que ele estava falando. Esse também foi o método usado pelos autores do Novo Testamento.

Procure ilustrar como um preceito pode ser aplicado de maneira prática na vida das pessoas hoje em dia; procure as passagens e as histórias que ilustram isso. Depois que os sacerdotes leram o Livro da Lei de Deus, interpretaram-no e fizeram com que as pessoas entendessem a leitura, o que aconteceu depois disso? As pessoas começaram a chorar. Elas começaram a se arrepender. Elas estavam se sentindo culpadas porque entenderam o que Deus havia dito a elas. Descobri que se você lê a palavra de Deus claramente, se você a interpreta e ajuda o povo a entendê-la, a palavra de Deus trará convicção de pecado e arrependimento ao coração das pessoas.

A palavra de Deus é viva e poderosa. Ela é mais afiada do que uma espada de dois gumes. É capaz de discernir entre a alma e o espírito (veja Hb 4.12). Assim, eu encorajo você: Aprenda simplesmente a ensinar a palavra de Deus de forma simples, e a palavra de Deus influenciará a vida das pessoas poderosamente.

Nossa igreja é um exemplo clássico do que Deus pode fazer no ensino da sua palavra quando ela é ensinada simplesmente. Olho para as centenas de pessoas que partiram dessa igreja e estão simplesmente ensinando a palavra de Deus de forma simples, seguindo o modelo que elas aprenderam na Capela do Calvário. Penso que seja relevante que nove das vinte e cinco maiores igrejas dos Estados Unidos hoje são Capelas do Calvário, lideradas por sujeitos que apenas saíram e simplesmente pregaram a palavra de Deus de forma simples. E essa fórmula que funciona. Por quê? Porque Deus disse que ele honraria sua palavra acima do seu nome. Deus disse que sua palavra não retornaria a ele vazia. Que cumpriria os propósitos para os quais ela foi enviada.

Assim, meu desafio para você é este: simplesmente pregue a palavra de Deus de forma simples.

Capítulo 31

A V I S T A D A P L A T É I A