• Nenhum resultado encontrado

2.8 A INTERAÇÃO EM EAD E O TELEDUC

2.8.2 Definindo a Plataforma

Como na Unicamp haviam dois ambientes virtuais de EAD possíveis de serem utilizados pelo projeto, o TelEduc e o WCT, tornou-se necessário estabelecer algumas comparações e crité- rios para escolha do ambiente mais adequado para o projeto. Não se tratou de julgar a qualidade das plataformas, mas de definir níveis de adequação. Considerando os aspectos pedagógicos, ob- tive o seguinte resultado18:

Quadro 1. Quadro comparativo das ferramentas das plataformas WebCT e TelEduc

ÍTEM WebCT TelEduc

Plataforma Windows Linux

Código Fechado Aberto

Proprietário WebCT Livre

Ferramentas consideradas importantes para interação no ambiente

Atividades - TelE-

duc Sem referência específica para a fun-ção. Apresenta as atividades a serem realizadas durante o curso. Mural - TelEduc Sem referência específica para a fun-ção. Espaço reservado para todos os participantes disponibilizarem informações consideradas rele-

vantes no contexto do curso.

18 Fontes. TelEduc: ferramenta “estrutura do ambiente” da versão 3.0 do TelEduc. Disponível em:

<http://teleduc.nied.unicamp.br/~teleduc/pagina_inicial/estrutura.php>. Acesso em: 02 dez. 2002.

WCT: Tutorial – Introdução ao WebCT 3.1. Última revisão: 29/03/2001. (Arquivo Tutorial_WebCT.pdf) Disponível em: <http://www.ead.unicamp.br/ead_unicamp/ead_unicamp.html>. Acesso em: 02 dez. 2002.

Figura 6-a. Site do ambiente virtual de aprendiza-

ÍTEM WebCT TelEduc

Fóruns – TelEduc Discussions - WCT

Permite a criação de áreas para discus- são. Os tópicos podem ser públicos ou privados. Mensagens postadas para discussões públicas podem ser lidas e respondidas por qualquer pessoa do curso. Tópicos privados ficam disponíveis apenas para um grupo de alunos e para os assistentes que você selecionar. (2 - Área de comunicação)

Permite acesso a uma página que contém os tópicos em discussão naquele momento do andamento do curso, possibilitando o acompa- nhamento da discussão por meio da visualização de forma estruturada das mensagens já envia- das e a participação na mesma por meio do envio de mensagens.

Grupos - TelEduc Sem referência específica para a fun-ção. Permite a criação de grupos de pessoas para facilitar a distribuição de tarefas.

Perfil – TelEduc Sem referência específica para a função de armazenamento das apresentações e fotografias dos participantes.

Todos os participantes de um curso preenchem um formulário com perguntas que resultam no perfil de cada um. A idéia desse recurso é, em princípio, fornecer um mecanismo para que os participantes possam se conhecer e desencadear ações de comprometimento entre todos, abrindo caminho para a escolha de parceiros para desen- volver as atividades do curso (formação de gru- pos de pessoas com interesse em comum). Além disso, esse recurso também permite a edição de dados pessoais e a alteração de senha.

Diário de Bordo – TelEduc

Sem referência específica para a função de armazenamento das anotações diá- rias do aluno.

Utilizado para facilitar aos alunos a descrição e reflexão sobre seu processo de aprendizagem. O aluno pode descrever, registrar, analisar seu modo de pensar, expectativas, conquistas, questionamentos e suas reflexões sobre a expe- riência vivenciada no curso e na atividade de cada dia. As anotações dos alunos poderão ser lidas e comentadas pelos formadores.

Portfólio - TelEduc Sem referência específica para a função de armazenamento da produção do aluno.

Nessa ferramenta os participantes do curso podem armazenar textos e arquivos a serem utilizados ou desenvolvidos durante o curso, bem como endereços da internet. Esses dados podem ser particulares, compartilhados apenas com os formadores ou compartilhados com todos os participantes do curso. Cada partici- pante pode ver os portifólios dos demais, e ainda fazer comentários sobre eles. Syllabus – WCT

Administração - TelEduc

Permite a criação de cursos customiza-

dos. Contém sessões pré-definidas com

informações sobre cursos e informações do instrutor, e ainda permite adicionar sessões.

(1 - Ferramentas Básicas)

Permite a criação de cursos customizados. Con- tém sessões pré-definidas com informações sobre cursos e informações do instrutor e ainda permite selecionar ferramentas.

Self Test – WCT Avaliações - TelE-

duc

Permite criar testes de múltipla escolha para avaliar o conhecimento dos estu- dantes. Os alunos receberão imediata- mente as respostas e a indicação de que se a pergunta foi respondida corre- tamente ou não.

(3 - Avaliação)

Sistema de avaliação vinculado às atividades. A ferramenta permite testes de múltipla escolha.

ÍTEM WebCT TelEduc

Quis – WCT Avaliações - Tele-

duc

Permite criar e gerenciar avaliações e fazer análises. As questões podem ser de múltipla escolha, cálculos matemáti- cos, perguntas curtas e questões dis- sertativas. Todas as questões, exceto as dissertativas, podem ser marcadas automaticamente como respondidas corretamente ou não.

(3- Avaliação)

Sistema de avaliação vinculado às atividades. A ferramenta permite, além dos testes de múltipla escolha, avaliações dissertativas.

Content Assistant - WCT Busca - TelEduc

Permite fazer uma busca no e-Learning

communities para encontrar algo que

precise para o curso. (4 - Conteúdo)

Permite fazer uma busca interna no TelEduc para encontrar algo que precise para o curso.

Glossary – WCT Ajuda - TelEduc

Permite criar um local onde possam ser achados termos referentes ao curso e seus respectivos significados. Os alunos podem procurar a partir de uma pala- vra-chave ou parte da palavra. (4 - Conteúdo)

É uma ferramenta tutorial que define o papel de cada recurso do ambiente e orienta sua utiliza- ção.

Embora o WebCT possua um ferramental tecnológico superior, a ausência de um local (portfólio) que o aprendiz entenda como “seu” e onde armazene suas elaborações e opiniões, a falta de recursos para que o aluno possa ver o trabalho de um colega e colaborar com ele, a falta de ferramentas que possibilitem a formação de grupos de alunos para resolver problemas, a im- portância destacada para as avaliações de múltipla escolha (visam à aferição da informação ab- sorvida) apontam numa direção instrucionista tutorial ou para uma modalidade de Sala de aula

virtual.

É verdade que um ambiente em si não é construcionista nem instrucionista, mas suas fer- ramentas podem favorecer a um ou outro modelo. Nos casos analisados, fica claro que as ferra- mentas do WCT se adaptam melhor a modalidades de Broadcast e Sala de aula virtual, enquan- to o TelEduc ao Ambiente virtual para a construção do conhecimento.

Considerando-se as condições sócio-econômicas, educacionais e culturais do região do São Marcos, o Projeto Comunidade Saudável inclinou-se pela alternativa do software livre e a- berto, em detrimento do software fechado e proprietário, dando concretude ao pensamento ex- presso em Dicas-L:

Certamente é difícil mudar depois que se acostuma com um tipo de sistema operacional. Mas lembre-se, desafios intelectuais fazem bem à saúde, desenvolvem a inteligência e, neste caso, lembre-se dos milhões de dólares que vão deixar de sair do Brasil para o ex- terior para pagar por algo para o qual dispomos hoje de alternativas totalmente livres, gratuitas e de boa qualidade :-) (Unicamp, 2003)

Com certeza, o emprego do software livre e aberto era condizente não só com as condi- ções sociais, mas também com a apropriação da tecnologia pela comunidade, e poderia contribuir significativamente para seu desenvolvimento. No entanto, para o projeto, o centro da preocupa- ção está na questão da autonomia frente aos ambientes de EAD. O ambiente escolhido deveria possibilitar um alto grau de interação entre os agentes de saúde e os professores e alunos de pós- graduação da Unicamp, além de disponibilizar ferramentas que pudessem representar os diversos níveis de seus pensamentos e toda sua produção (textos, imagens, apresentações, fotografias etc).

O conjunto dos fatores surgidos nessa comparação formaram a base argumentativa para a opção pelo TelEduc.