• Nenhum resultado encontrado

2 Contexto da pesquisa

2.4 Objetivos da pesquisa

Com a organização estruturada em rede e o suporte de tecnologias colaborativas é possível conectar membros de um grupo mesmo que estes estejam em espaços físicos diferentes, principalmente após a inserção da web 2.0. Com este

estratagema, os grupos de trabalho são convocados a atuar de modo mais integrado e intenso, principalmente em tarefas intelectuais e criativas, como a geração de ideias.

Para compreender tal assunção, esta tese deriva de suas problemática e questão os objetivos a seguir enunciados.

2.4.1 Objetivo geral

O propósito desse trabalho foi investigar a aplicação de um artefato colaborativo como elemento estruturador e mediador da tarefa de geração de ideias em grupo, tentando associá-lo à noção de dueto alinhado e afinado, composto por artefato e tarefa, que, supostamente, potencializa um melhor resultado a esta última.

Assim, o objetivo geral dessa tese pode ser descrito como sendo: avaliar o efeito que a adoção de um sistema colaborativo, baseado na web 2.0, provoca na estruturação da tarefa de geração de ideias em grupos virtuais.

2.4.2 Objetivos específicos

Para atingir esse objetivo geral, foram evidenciados os objetivos específicos a seguir:

 Delinear as estruturas de processos de geração de ideias em grupos virtuais atreladas aos sistemas colaborativos;

 Mapear, em âmbito prático, no formato de especificação, funcionalidades dos sistemas colaborativos que apoiam o processo de geração de ideias em grupos virtuais, incluindo-as em um protótipo desenvolvido para a experimentação;

 Mensurar o efeito do uso de um sistema colaborativo no quantitativo de ideias geradas pelos grupos virtuais;

 Mensurar o efeito do uso do sistema colaborativo no processo sobre a qualidade das ideias geradas pelos grupos virtuais;

 Apurar dimensões da satisfação dos grupos virtuais com o uso do sistema colaborativo no processo.

Como palco para o recital deste dueto, foi soerguido um ambiente em uma empresa de medicamentos, que atua no Estado de Pernambuco, cujos colaboradores atuam em grupo e utilizam tecnologias tradicionais em suas atividades, sendo a órbita para a plateia assistente e a equipe de representantes dessa empresa, os artífices.

2.5 Justificativa

Estudar colaboração à luz do apoio de sistemas colaborativos ao trabalho em grupo é um eixo nodal nos estudos organizacionais, por se tratar de um fenômeno em contínuo movimento que conduz pessoas e sistemas à mudança (WINER; RAY, 1994; KOCK, 2008; OLIVEIRA, 2009) e, como tal, parece ser um campo inesgotável para uma apreciação acadêmica, como esta.

Ademais, o uso de sistemas colaborativos sobre a plataforma web 2.0 envolve questões práticas e atuais, demandando maior intensidade de estudos a fim de estruturar e organizar os conhecimentos emergentes do apoio da TI ao modelo de organização em rede, ou aos novos modelos de trabalho e relacionamento.

Embora os estudos de sistemas colaborativos tenham se iniciado há algumas décadas, ainda são atuais (PIMENTEL; FUKS, 2011; NUNAMAKER Jr.; ROMANO Jr.; BRIGGS, 2014); portanto, mantém-se o interesse por um rol de estudos aplicados à temática como é o caso do presente esforço.

Em paralelo, com a popularização de mecanismos de colaboração na web, intensificou-se a importância de estudos teóricos e empíricos sobre técnicas, tecnologias e modelos relevantes para o desenvolvimento e uso de sistemas colaborativos que contemplem aspectos sociais e técnicos (SBSC, 2014), como é o enredo geral deste estudo.

Os atuais sistemas colaborativos diferem do contexto inicial para os quais foram estudados e desenvolvidos, por conta das novas estruturas em que são acomodados: uma sociedade remodelada, uma plataforma tecnológica mais robusta focada na conectividade e ubiquidade, um novo modelo de organização e um novo ente social. Esse elenco se inter-relaciona sistematicamente formando um novo arranjo; uma nova lógica pautada em agilidade, integração, relativização e expertise (NICOLACI-DA-COSTA; PIMENTEL, 2011) e, como tal, confere atualidade a esta tese.

Essa justificativa para o estudo ainda resvala pela intensa produção científica, dos vários grupos de pesquisa nas áreas de administração, administração da informação e sociologia em âmbito global, no foco de colaboração, permitindo inferir a importância de pesquisas em torno da colaboração, bem como a existência de questões relevantes, e interdisciplinares, a serem investigadas, justo o enredo dessa trama.

Pelo lado da administração, o estudo encontra justificativa na possibilidade de investigar o fortalecimento do trabalho em grupo, bem como a transformação demandada pela ascensão da estrutura organizacional em rede, materializando-se em uma contribuição potencial para os gestores das organizações contemporâneas, que poderão encontrar neste estudo, possíveis orientações para os desafios diários da atividade de gestão, principalmente em questões relacionadas ao trabalho em grupos virtuais e o uso das tecnologias colaborativas.

No campo de administração da informação, percebe-se um movimento para direcionar os estudos de sistemas de informação ao contexto do novo ambiente interconectado, habilitado pela estrutura de rede da Internet. Dentro deste ângulo de análise, o estudo ressalta a importância do apoio da TI, na modalidade dos sistemas colaborativos, às tarefas de criatividade para geração de ideias.

Já no campo da sociologia, a pesquisa visou contribuir com os estudos do comportamento humano, no contexto das tarefas que interligaram os indivíduos em grupos, evidenciando as nuances específicas deste campo do saber.

Enfim, esta tese apresenta cobertura, oportunidade e relevância a diversas áreas interdisciplinares, crendo-se, portanto, ser meritória sua execução, até por contribuir como ponte interdisciplinar de pesquisas entre as ciências administrativas e aquelas bases do saber, a partir de pesquisas multidisciplinares, como a aqui proposta. Em ratificação a esse movimento multidisciplinar da temática, abre-se espaço para discussões no contexto do desenvolvimento e uso de ferramentas para dar suporte à colaboração entre pessoas (SBSC, 2014), numa tentativa de estruturar e consolidar a base de conhecimento em administração e sistemas de informação, respondendo ao anseio e à necessidade das organizações e da academia pela estruturação do conhecimento na área de sistemas colaborativos.

Ademais, o espaço virtual proporcionado pela web 2.0, aliado aos sistemas colaborativos, formam um cenário instigante para a pesquisa, motivando pesquisadores a buscarem formas de uso daquela nova plataforma para o desenvolvimento competitivo das organizações, o que faz com que se amplie a possibilidade de uso dos SC e sejam, constantemente, desenvolvidas novas funcionalidades para os mesmos.

Em conclusão justificante, o foco da tese fixa-se em um tema relevante e em processo de estruturação do conhecimento. Sua contribuição visa ampliar o entendimento da dimensão em que os sistemas colaborativos estruturam e

incrementam o processo de geração de ideias em grupos distribuídos, especificamente aqueles que desempenham tarefas estratégicas, como às relacionadas a vendas, tal qual a força de vendas da Indústria Farmacêutica, objeto deste estudo, sendo, neste ínterim, foco do rumo processual da pesquisa.

O passo seguinte na estruturação deste texto é visitar a literatura e descobrir teorias e conceitos que possam aderir a essa composição investigativa.