• Nenhum resultado encontrado

Orientações para Professor-Assistente TM ON LI NE

LearningSpace

Prezado(a) Professor(a)-Assistente,

Este documento tem a finalidade de oferecer aos professores-assistentes algumas orientações para o trabalho com a sexta sessão do LearningSpace no TM ON LI NE. Esta se refere diretamente ao conteúdo do Módulo 2 – Tema 2 – Subunidade 2.1.1 e pretende discutir a relação entre a educação escolar e a sociedade.

As atividades da Sessão 6 foram planejadas para serem desenvolvidas em 2 momentos:

• Momento 1: os alunos-professores deverão responder a uma questão aberta e participar de um fórum.

• Momento 2: deverão responder a uma outra questão aberta e retornar ao fórum.

É importante ressaltar que são vários os possíveis níveis de discussão acerca da relação escola-sociedade. Para essa sessão (Momentos 1 e 2), serão analisadas algumas propagandas veiculadas pela mídia que apresentam concepções, valores e perspectivas ideológicas diversas. Algumas dessas propagandas possuem uma referência mais geral e outras se referem mais diretamente ao contexto da educação escolar.

É importante que no momento da discussão os alunos-professores reflitam sobre as concepções expressas e busquem resgatar também o que foi estudado no Tema 4 da Unidade 4.1 do Módulo 1, do Material Geral e de Educação I nfantil sobre ética e valores implícitos na Educação.

implícitos presentes nas propagandas veiculadas e que, por sua vez, podem ser observados atravessando discursos de pessoas leigas e de profissionais da educação.

Dessa forma, é importante que o aluno-professor possa refletir sobre a maneira como as concepções são apresentadas e atravessam as imagens de forma subliminar. Além disso, estando presentes em nossa sociedade, essas concepções tomam parte do ambiente escolar, o que torna essa reflexão importante para a atuação docente.

I nicialmente, na questão aberta é apresentado um texto que reflete sobre o trabalho de “ depuração” e “limpeza” que a publicidade se encarrega de fazer, com relação às coisas do mundo. Neste sentido, mantendo apenas o lado “positivo” das mesmas, isto é, extraindo das coisas tudo o que pode ser tido como negativo, constitui-se, segundo o autor do texto, de forma tendenciosa, ilusória e falsa.

Quanto à análise das imagens, diferentes interpretações são possíveis, o que constitui uma amplitude de respostas possíveis pelos alunos-professores, já que, é bastante provável que, um ou outro aspecto seja considerado (ou não), enfatizado (ou não) nas respostas dadas. Sendo assim, para estas orientações serão apontados alguns possíveis caminhos, ficando para a interação professor-assistente/ alunos-professor a possibilidade de enriquecimento da atividade.

Na primeira imagem, em que estão representadas duas mulheres (uma negra e uma branca) e um bebê (oriental), é possível pensar que um aspecto marcante diz respeito à integração entre diferentes sociedades, raças e culturas, o que, na atualidade, possibilita-nos ler na propaganda uma abordagem que pretende garantir a igualdade de direitos e oportunidades nos diferentes grupos sociais. Ainda nessa imagem, também pode ser percebida a presença de mulheres adultas e uma criança, grupos historicamente marcados pela dominação a que foram submetidos, o que reforça a idéia de garantia de direitos para diferentes grupos sociais.

Na outra imagem, propaganda da mesma empresa, a imagem traz duas crianças, uma negra e uma branca, que se abraçam, o que pode nos indicar, a princípio, a busca de um espaço de convivência com as diferenças e a superação de preconceitos raciais. Por outro lado, um detalhe que pode ser notado é a representação da criança branca, como

neste caso, a criança branca, e o mau; a criança negra, da história! Podemos pensar que, de certa forma, esta imagem explicita valores preconceituosos presentes em nossa sociedade.

Já a imagem seguinte, de um índio em sua aldeia, baseia-se na idéia historicamente constituída de dominação do povo indígena pelo branco. Na propaganda, a proposta é de que essa dominação pode ser revertida a partir do momento em que o índio passa a dominar a tecnologia, desenvolvida por uma cultura que não é a dele. A princípio parece nos indicar a superação de uma relação de dominação, contudo, um aspecto que pode ser objeto de reflexão é o de uma submissão do índio pela cultura branca, para que este ascenda a uma situação de inclusão social.

As quarta e quinta imagens seguem uma linha de idéias correntes em nossa sociedade que valora positivamente algo que é transmitido de uma geração para outra, de que o pai provê e garante o futuro de seu filho. Seja com a escolha de bons produtos de consumo, no caso, um tipo de biscoito, como a garantia de seu percurso escolar, o futuro e, porque não pensar em um ideal de felicidade, pode ser garantido às crianças pelos seus pais. Essa, inclusive, é uma importante reflexão a ser feita no espaço da escola pois as relações pais-filhos-escola estão atravessadas e se mobilizam tendo em vista uma série de demandas sociais criadas e/ ou reforçadas pelas propagandas.

Essas imagens, apesar de aparentemente terem pouco sentido numa discussão entre a educação escolar e a sociedade, trazem implícitos os significados acima exemplificados, podendo ainda ser levantados outros, já que estes se presentificam no dia-a-dia das pessoas.

FÓRUM

O fórum traz o seguinte excerto de notícia do jornal Folha de São Paulo:

“A proposta do ministro Cristovam Buarque (Educação) de criar um programa de bolsas para mães cuidarem de seus filhos de até três anos de idade fora de creches está sendo criticada por especialistas em educação infantil. A Bolsa Primeira I nfância, que está

terá de participar de cursos de alfabetização ou sobre como cuidar das crianças. (...) Hoje, segundo o Censo 2000 do I BGE, apenas 10,6% das crianças de zero a três anos estão na escola” .

Após a leitura desse excerto é pedido aos alunos-professores que se posicionem em relação à proposta do programa, fundamentando as suas posições a partir das discussões já realizadas no decorrer do curso e das experiências docente dos mesmos.

A discussão deve ser argumentada, já que solicita um posicionamento com relação à proposta. Desta forma, é importante que, com vistas a mediar a discussão, seja feita por

você a leitura da notícia integral. Para tanto, acesse o endereço

http: / / www1.folha.uol.com.br/ folha/ educacao/ ult305u13159.shtml.

Além disso, caso considere necessário, a atividade 4, Unidade 1.3, Tema 1, Módulo 2 do material impresso, discute sobre a presença de programas não-formais de atendimento à criança pequena, o que fundamenta a análise proposta e a fundamentação da discussão.

Bom trabalho! Equipe de Orientação I nstrucional