• Nenhum resultado encontrado

Jamie Buckingham, um equilibrado escritor e ministro carismá­ tico dos Estados Unidos, escreveu em Junho de 1987 uma análise franca e sensata, porém amorosa, sobre esses acontecimentos (menos o que se refere a S w a ^ a rt que viria à luz no ano seguinte). 0 título do artigo é “Deus Está Abalando Sua Igreja” e foi publicado na revista americana “Charisma”. Para entender melhor o significado desses fatos, citaremos agora alguns trechos desse artigo:

UnncoisaeracertaDeusesíajüausandoaimprensaparaejqxrcoisasque opovodeDeustentaraesconder— coisasqueestavamerradas... Lembrei-me dapakivraqueDeushauiamedadoanteriormentedequeeletinhainstigadoa imprensasobre a igreja assim como instigara as locustas sobre IsraeL Em ou­ tras palavras, não podíamos culpar os meios de comurwxiçãopelo que estava acontecendo.EleseraminsírumentosdeDeusparasaquearoscampos... Tbr- nou-se evidente que não era importante o que Bakker, Falwell ou Swoggart disseram Aquesião era: OqueDeusestáfakindoeoqueDeusestáfazendo?

Há certas épocas na história quando “Deus desce”. Os carismáticos gos­ tam de pensar sobre o Pentecoste como uma dessas épocas, quando o sopro

suave do Espírito veio sobre a igreja e a encheu de poder. Mas nós precisa­

mos lembrar que o Espírito Santo não é somente pnetana, qu eéo conceito do Novo Testamento para um espírito manso e encorajador. Ele é também ruach que é a pakwra do Velho Testamento para bramido, um vento destrui­ dor Embora osfundamentalistas neguem o poder miraculoso do pneuma, eles entendem o propósito do niach. Talvez seja esta uma das razões por

que Deus permitiu que o líderfundamentalista, Jerry Fcãweü, entrasse no campocarísmático—paraexecutarjustiça

A geração de hoje é caracterizada por incontáveis líderes cristãos que têm intitulado seus ministérios com seus próprios nomes. Não há nada erra­ do em identificar-se com um nome, o problema está na síndrome de super- estreh. Quando perguntei a um líder de um dos maiores ministérios nacio­ nais, a quem ele se submetia, ele prontamente respondeu: “ADeus”.

Acontecimentos recentes, porém, provam que isto não é mais uma res­ posta adequada Não basíasubmeter-seaDeus. Você deve tambémsubme- ter-se ao povo de Deus. Jerry FalweU estava cerio quando disse que, se um ministro recebe dinheiro do público, ele precisa prestar contas ao público. E, além disso, ele precisa prestar contas a uma igreja local e aos líderes locais. É tempo de se levantar um padrão de éticas, de responsabilidade fiscal, de comportamento e de estilo de vida.

E difícil, quando se é importante, rico e poderoso, humilhar-se a si mes­ mo. Muitos de nós suspeitavam que Deus teria de, mais cedo ou mais tarde, tratar com a PTL. 0 programa tomara-se uma hora inteira de comercial de imóveis. Era um embaraço para muitos cristãos sérios.

Eu estremeço quando ouço alguns televangelistas dizendo, como um quefreqüentemente diz: “Este ministériofoi comissionado por Deus para introduzir a volta de Jesus Cristo. ” Um dos mais conhecidos televangelistas da América recentemente enviou um cartão dizendo que Deus lhe falara que somente seu ministério era abençoado por Deus — porque ele era puro.

Estremeço diante da arrogância pessoal e dafalta deprestação de contas entreoslíderes— quesãoasprincipaiscausasdoestiberradodevidaeesban- Jamento. Conheço apenasumhomem entreoslíderesdosmaioresministérios daAmérica, quesubmetesuavidapessoalacokgasdemirtistérioquenãosão seus empregados oucegamente leais àsuaposição. CreioqueDeusestácha- mando os líderes, não apenas os televangelistas, mas todos os pastores e líde­ res leigos, para estarem pessoalmente recebendo cobertura de colegas no ministério. As tentações para tomar-se orgulhoso ou iludido são imensas. 0 abalo de hoje está forçando os líderes a buscarem uns aos outros.

Esü-emeço diante das técnicas usadas para levantar dinheto pela maio­ ria dos principais ministérios daAmérica A maioria da correspondência enviadapor mala direta torce a verdade. Como pode Deus abençoar uma cartaproduzidapor um computador, assinadapor uma caneta automática, falando ao destinatário que o líder está orando por ele naquele momento? Como Deus pode usar um televangelista que vaiaoaredizao povo que tem gasto todo o seu dinheiro e necessita desesperadamente de mais contribui­ ções — enquanto ele e toda suafamãia estão dirigindo automóveis de50.000 dólares e vivendo em mansões?

Creio que há maneiras legítimas de se levantar dinheiro. Mas, enquanto os líderes desses ministérios náo estiverem dispostos a usar esses métodos em vez dos métodos do sistema do mundo, o poderoso ruach de Deus conti- nuaráasoprar sobre toda a igreja.

Um profissional em levantar dinheiro, que se tornou rico escrevendo cartas de apelo para dezenas de ministérios, estava vangloríando-se numa reuntâo de evangélicos recentemente que levantar dinheiro era apenas um problema demográfico. Ele disse queé como as listas atuariais de seguro. j4s companhiasdesegurosabemquantaspessoasmorrerãonaqueleano — só não sabem quem. Do mesmo modo, os levantadores defundos sabem que através de certos apelos para certos grupos demográficos, eles conseguirão uma certa quantidade de dinheiro. Este levantador defundos zombou de alguns de seus próprios clientes de ministério que crêem ser um milagre quando o dinheiro entra através dos contribuintes— dizer isto é o mesmo que crer queé um milagre que o sol se levante a cada manhã.

Lembro-me do dia em que o homem número dois de um dos maiores ministérios da TV resignou e veio a mim chorando. Ele não podia mais agüentar a hipocrisia e as blasfêmias constantes no levantamento de dinhei­ ro. Duas vezes ao mês, ele disse, eles se sentavam no escritório do televcuyelista, rindo sobre apróximaíáticaparalevantar dinheiro. Oúltimo casofoi uma campanha de mala direta usando cartas que diziam que, en­ quanto

0

televangelista estava orando especificamente pela pessoa (nome do destinatário). Deusfalara com ele para escrever a ela esta carta “pessoal” dizendo que, se desse 25,50, lOOouLOOO dólares (dependendo da quantia costumeira registrada nos arquivos). Deus lhe concederia umfavor especiaL

Isto é nada mais do que uma atualização pentecostal da prática da Igreja

Católica de vender indulgências na Idade Escura Deus aboliu isto com um

abalo poderoso naReformaProtestante.Ao mesmo tempo, umpouco seme­ lhante ao que fe z na Torre de Babel, Deus confiindiu as línguas (doutrinas), de modo que ainda hoje os cristãos têm problema de comunicação.

Agora este abolo está oconendo novamente. Fbiprecipitadopeb escân- dab sexual e financeiro na PTL, mas istofoi simplesmente o pcwb que Deus usou para detonar a bomba. Desta vez, por envober ministérics altamente conhecidos epor vivermos numa era de comunicação instantânea, o mover deDeus, ao invés de levar anos paraser compreendido, estásendo revelado náo mais tarde do que no noticiário das seis horas.

DeusnãoseparouoscidadãosdeBabelparapuni-los, masparalhesdevol- versuahumanidade. OpnMemacomeçouquandoeles disseram- “Vamoscons- tnMrumaddade.”Deu3 nuncaabençx)uoconceitodeadade.Elechamapara umadistríbuiçãodapapukiçáo.Masaspessoascontinuamaconcentrar-seem grandes ministérios, assjuntaradenominações,aidentjficarsecomwndeter- mtadopastor— tudoissocomopropósitodefalaremamesmalíngua.

Meulwro,“JesusWorld”,fcJousobreosperigosinereníesemgrandesmmis- térios. 0 livro tomou-se impopular, pois convidava os líderes a retomarem aos métodos e estilo de vida simples de Jesus, submetendo-se um ao outro, em kigar de viver como reis e ditadores. Poucos, talvezninguém, comexceçãodo evangeUstacatólicoromanoJohnBertohicci, estão dispostos apraticar o estib devklado televangelista David Mainse, de Toronto, Canadá Mainse decidiu viver num apartamento no cen to da cidade para estar perto das pessoas a quemnunistra. Ocasionalmente, aindavaitrcáxÉiardebiddetaparaquepossa testemunhar para pessoas ao longo do caminho. Que Deus nos dê mais ho­ mens como ele— e menos que vivamcomo reis, que, além degrandessaláríos, têmgarantido todas as despesas pagas, enquanto proclamam que “acabaram de gastar seu último centavo para missões e precisam de mais dinheiro”.

Agora, mois uma vez. Deus desceu eestá caminhando entre nós. Ele não se agrada de nossa tentativa de currprir nossas obrigações individuais atra­ vés de doações a grandes ministérios. Devíamos estar abrindo nossos lares em lugar de mandar ofertas para instituições de caridade. Devíamos estar evangelizando em vez de alugar um televangelista para fazer isso por nós. Deusestáforçando-nosavoltarparanossasigrejaslocais,oúnicokyaronde 0 verdadeiro m inistério— o ministério pessoal — pode acontecer.

A televisão tem sido o m aior m eio de difusão do evangelho desde a invenção da imprensa Mas com grande oportunidade vemgrande responsa­ bilidade. Este é um tempo de prestar contas. Deus está checando os livros. Aqueles que gostam de aparecer em público estão sendoJulgados em públi­ co. Mais uma vez, parece que Deus entrou no tempb para virar as mesas dos cambistas. Seu sopro está passando através do seu reino, limpando e pur^i- cando.OresultadoJinalserácomosempre:formarumpovoàimagemdeseu Filho e dar glória a ele mesmo.

Tudo isto está acontecendo por uma razão: revelarasoberaniadeDeus. Eleé,aànKidetudo, “umfogoconsunvdor...removendoascoisasabaláveis isto é, coisas criadas para que permaneçam as coisas inabaláveis” (Hb 12:27).

BAKKERDESCU LPA-SEPORSEU