• Nenhum resultado encontrado

CONEXÕES DAS POESIAS DE CAMÕES COM O RAP

1Discentes do curso técnico em Apicultura, IFRN- Campus Pau Dos Ferros, BR 405; KM 154; S/N; Bairro Chico

Cajá, Pau Dos Ferros RN - E-mail: andersonrochapdf@hotmail.com; jenniferiara.sa@hotmail.com; bianca.alves@academico.ifrn.edu.br

E-mail do autor correspondente: anderson.rocha@escolar.ifrn.edu.br

RESUMO: A corrente pesquisa trata-se de um estudo realizado a respeito das conexões que

existem entre a poesia de Camões, um dos maiores poetas da literatura lusófona, com o gênero musical, rap. Essa pesquisa aborda um contexto que está inserido nas periferias, onde o rap é mais presente, fazendo parte da cultura. A mesma foi aplicada de diversas maneiras, tais como, a exposição de murais a respeito das poesias de camões e suas relações com o rap; as análises das músicas de rap mais populares segundo os moradores; E por fim as análises dos poemas de camões e suas principais semelhanças com as músicas. Essa pesquisa tem como objetivo geral destacar a influência do rap sobre os moradores e com base nisso, estabelecer uma motivação para essas pessoas através dos versos de camões. Todos esses fatores abrem espaço para os objetivos específicos como: Destacar a desigualdade social que há entre as outras regiões e a periferia, valorizar ainda mais a língua portuguesa e o mais complexo desses objetivos, deixar com cada pessoa um pouco da língua de camões e suas belíssimas obras. Através do estudo realizado, foi possível descobrir que o rap sofre preconceito e ainda é pouco valorizado. Além disso, foi possível verificar que 95% das pessoas não sabem quem foi Camões e os outros 5%, apenas conhecem alguns versos e desconhecem o autor. Nesse projeto foi utilizado para o embasamento teórico o poeta Luiz Vaz de Camões e os cantores de rap: Caetano Veloso, Racionais e Projota. Diante disso é de extrema importância ressaltar que Camões e o rap trazem diversos benefícios para essa comunidade na medida em que são aplicados e definidos, gerando assim uma atribuição de apoios para uma maior participação das pessoas em projetos relacionados a língua portuguesa.

Palavras–chave: Conexões; Camões; Exposição; Periferia; Participação; Rap.

INTRODUÇÃO

A participação de moradores de periferia em projetos relacionados a língua portuguesa vem se tornando consistente nos últimos anos, isso se dá pela importância das atitudes das pessoas. Mas ainda há uma diversidade imensa de preconceitos a respeito dos moradores que ali habitam, sem ao menos identificar sua cultura e suas influências dentro de um grupo/sociedade.

Por isso a escolha do tema exposto “Conexões das poesias de camões com o rap na periferia (Manoel Deodato)”, mostrando assim a diversidade cultural que aquela região tem e dando-lhes também a oportunidade de conhecer as poesias do Camões e suas ligações com o rap.

Para a construção do trabalho foram utilizados materiais de cunho descritivo, espalhando pelas ruas da periferia, murais com diversas informações a respeito de camões e suas poesias. Foram utilizados também, materiais de avaliação como, pesquisas para medir o nível de conhecimento das pessoas a respeito do tema e várias analises de músicas de rap.

Esse trabalho tem como objetivo geral, identificar a influência que o gênero musical rap tem sobre os moradores de periferia e com base nisso, motivar essas pessoas através da poesia de Camões. Além dos objetivos gerais, são estabelecidos três objetivos específicos como, destacar a desigualdade social entre regiões; valorizar ainda mais a língua portuguesa e através do rap, deixar com cada pessoa, um pouco da poesia do camões.

MATERIAL E MÉTODOS

Este trabalho foi desenvolvido através de informações coletadas na periferia, ou seja, para que o trabalho desse continuidade e fosse exposto, foram utilizados os próprios moradores, seus conhecimentos e sua cultura em relação a música. O trabalho foi dividido em duas fases:

PRIMEIRA FASE: Foram espalhados murais pela comunidade com fins de priorizar a importância de camões para a literatura e suas principais obras que tinham relação com o rap. Nos murais estavam contidas as seguintes informações:

• Características da vida de camões;

• Principais métodos para a construção das obras; • Temática central das poesias;

• Possíveis relações com o Rap;

• Analise de estrutura externa dos poemas escolhidos; • Analise de estrutura interna dos poemas escolhidos; • A origem do rap;

• Cantores de rap mais conhecidos;

POEMAS DE CAMÕES QUE FORAM EXPOSTOS NOS MURAIS: • “O Amor é fogo que arde”;

• “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”; • “Ah! Minha dinamene/assim deixaste”.

MÚSICAS UTILIZADAS NOS MURAIS: • “Língua” de Caetano Veloso;

• “Diário de um detento” Racionais ‘Mcs • “Muleque de vila” Projota

CONSTRUÇÃO DOS MURAIS (Materiais)

Para a construção dos murais foram utilizadas cartolinas, isopor, cola de isopor, tesoura e várias imagens representando Camões e o rap.

SEGUNDA FASE: Foram feitas pesquisas para analisar o conhecimento dos moradores da região. A pesquisa tinha as seguintes questões:

QUESTÕES DA PESQUISA DA PESQUISA: • Quem foi Luiz Vaz de Camões?

• Cite alguma poesia ou versos do poeta.

• De que maneira o rap está inserido no seu cotidiano? • O que o rap representa para você?

• Como o rap o (a) influência?

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Tabela 1 – N° de pessoas entrevistadas + N° de pessoas que conhecem Camões

N° de pessoas entrevistadas N° de pessoas que conhecem Camões

• Das 20 pessoas que foram entrevistadas, nenhuma delas sabia quem foi Luiz Vaz de Camões, mostrando assim um forte problema que atinge grande parte da sociedade, a falta da leitura.

• Pode-se afirmar também que esse é um fator gerado através de outros fatores como, o espaço em que esses moradores vivem, pois é um espaço urbano mal desenvolvido, com casas com estruturas precárias, o que só dificulta o processo de aprendizagem das crianças que ali habitam.

• Foi nessa linha de pensamento que surgiu o seguinte problema: Vivemos em um país totalmente desigual, onde as pessoas pesam em se mesmas e são incapazes de olhar para o próximo. Há regiões tão ricas, onde as pessoas têm de tudo, tem alimento, tem conhecimento, mas que apesar de tudo, questionam suas origens e criticam as dos outros. Isso mesmo, surgem aqui diversas formas de preconceito a respeito das culturas, o rap é uma das formas de culturas que estão inseridas neste contexto citado.

• A maneira mais simples e objetiva de acabar com isso é a expansão, quanto mais se ver, mais acostumado fica. O rap é uma forma de expressão e através de camões, podemos expressar o que quisermos, desde as paixões até as críticas para a sociedade.

Tabela 2 - N° de entrevistados + n° de pessoas que conhecem os versos de camões N° de pessoas entrevistadas N° de pessoas que conhecem alguns

versos

20 1

• Cerca de 95% das pessoas nunca viram se quer um verso de Camões, o que mostra um baixo índice de conhecimento a respeito da língua portuguesa.

• Apenas 5% dos 20 entrevistados viu alguns versos de Camões, mas não o conhecia.

Tabela 3 – N° de pessoas entrevistadas + influência do RAP

N° de pessoas entrevistadas N° pessoas influenciadas pelo rap

• Podemos observar que metade das pessoas entrevistadas sofrem influência do rap, seja na vida cotidiana, seja em momentos de lazer. O rap está presente na via da maioria delas como forma de expressão/diversão.

• Se observarmos outros dados, podemos afirmar que o rap e a pobreza são aliados aos extremos, as pessoas que mais são influenciadas pelo rap, são aquelas que já passaram/passa por ruins condições financeiras.

• Abordar Camões neste aspecto foi de extrema relevância, pois foi através dele que tentamos motivar as pessoas a ouvir poesia, a ler, a escrever.

CONCLUSÕES

O trabalho foi avaliado em diferentes aspectos: o nível de conhecimento dos moradores a respeito do tema, as principais influências que o rap tem e a aplicação dos materiais. Através disso podemos observar que os objetivos do trabalho foram alcançados e principalmente a maneira como os moradores entrevistados reagiram a esse projeto.

Com suas duas fazes e os vários meios utilizados para as suas conclusões, foi possível observar que os moradores reagiram bem ao tema proposto, mostrando a diversidade de respostas e a verdadeira situação que o nosso país se encontra. A desigualdade social entre as regiões foi identificada como foi mostrado nos resultados e discussões. Além disso, conseguimos estabelecer uma relação das pessoas com a língua portuguesa, valorizando assim ainda mais a disciplina.

Por fim, o objetivo geral foi alcançado, conseguimos de certa forma, destacar a influência que o rap tem e através disso, motiva-las com as belas poesias de Camões. A partir de agora, não se pode dizer que todas aquelas pessoas vão melhorar os seus conhecimentos a respeito, pois é um processo que leva tempo, mas podemos dizer que o pontapé inicial foi dado. Esse trabalho foi muito importante para nós autores, pois através dele, observamos como anda boa parte da sociedade, como as pessoas estão levando as suas vidas, sem falar também na bagagem de conhecimento que estamos tirando disso.

REFERÊNCIAS

CULTURA. Camões em versão rap. 2006. Disponivel em:

Disponivel em: https://www.municipiosefreguesias.pt/noticia/16701/estudantes- albergarienses-cantaram-poema-de-camoes-em-versao-rap. Acesso: 01 dez 2018.

ROCHA, C. Quais as conexões do rap com a literatura e a poesia. 2018. Disponivel em: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2018/05/24/Quais-as-conex%C3%B5es-do-rap- com-a-literatura-e-a-poesia. Acesso: 01 dez 2018.

MANDRAKE. A filosofia da periferia: o rap e a sua influência nas comunidades

marginalizadas. 2017. Disponivel em: http://www.rapnacional.com.br/a-filosofia-da-

periferia-o-rap-e-a-sua-influencia-nas-comunidades-marginalizadas/. Acesso: 01 dez. 2018.

Outline

Documentos relacionados