• Nenhum resultado encontrado

FORMAÇÃO HUMANA SE DÁ PELA VIA INTERDISCIPLINAR OU ATRAVÉS DE DISCIPLINAS

No documento Download/Open (páginas 119-123)

CAPÍTULO III ANÁLISES DAS ENTREVISTAS

3.4 ANÁLISE CONJUNTA DOS PROFESSORES

3.4.5 FORMAÇÃO HUMANA SE DÁ PELA VIA INTERDISCIPLINAR OU ATRAVÉS DE DISCIPLINAS

A intenção desta questão é perceber na visão dos professores, como acontece a formação humana no curso: ela ocorre transversalmente ou interdisciplinarmente? Ou existem disciplinas específicas de formação? Neste último caso, quais seriam estas disciplinas?

Nesse sentido os professores Um, Dois, Cinco, Sete, Nove e Dez concordam que a formação humana acontece ou deveria acontecer transversalmente ou interdisciplinarmente no curso. Mesmo assim, as opiniões não são idênticas quanto à natureza da transversalidade ou da interdisciplinaridade.

A professora Um relatou:

Essa questão da formação humana não só do profissional ela é permeada pelo curso mesmo, e na minha prática particularmente sempre enxergo, eu digo pra eles que ser um profissional da educação, ou pedagogo, ou professor de

primeira à quarta série, que é a é a habilitação do curso normal superior é uma das facetas do ser humano. Aquele sujeito, que além de ser, e acima de ser um profissional dessa área, é uma pessoa. Eu permeio muito essa questão.

A professora Dois cita um exemplo de prática no curso no qual atua, em que se tenta trabalhar a interdisciplinaridade:

Lá em específico nós trabalhamos, ou tentamos trabalhar, pelo menos, a interdisciplinaridade. O trabalho que nós tentamos fazer, por exemplo, nós temos uma avaliação no primeiro GQ, que tem o nome de avaliação integrada. Então no curso de pedagogia nós trabalhamos um livro, todos os professores lêem o livro, em cima desse livro fazem as questões dessa prova. Então é uma forma de todos os professores trabalharem o mesmo livro.

O professor Cinco acredita que a formação humana acontece de forma transversal no curso, mas passando pela história, sociologia, psicologia e filosofia. Ele expõe:

De forma transversal, eu acho, e aí passa por história da educação, sociologia, psicologia, filosofia. Também nessas disciplinas básicas, que são as que mais humanizam que são sobre o homem e darão certa base da educação numa visão humana. Acho que essas disciplinas. Talvez de forma mais interdisciplinar, mas com essas disciplinas como base.

A professora Sete acredita que a formação “deveria ser interdisciplinar, uma coisa que relacionasse todos os cursos”. Ela acrescenta:

Não acho que têm disciplinas específicas para isso, dentro das humanas, todas elas são humanizadoras, colocam a perspectiva de compreensão do outro, compreensão da sociedade.

Para a professora Nove, a formação humana depende da maneira como o professor vai trabalhar os conteúdos com os alunos. Nesse sentido, a formação humana é possível em todas as disciplinas, mas para ela, a disciplina em que mais se trabalha a formação é no estágio supervisionado. Ela comenta:

A forma como ele vai trabalhar esses conteúdos, pode possibilitar uma formação humana mais forte ou menos. A forma com que ele vai dar isso. Eu acho que dependendo do viés, da sua didática, da sua forma de lecionar, ele pode sim, dentro de todas as disciplinas da pedagogia estar propiciando isso. Agora, o estágio supervisionado, no meu ponto de vista, é o que mais pode propiciar formação humana. Por que, é no estágio supervisionado que ele terá contato com a realidade social que o país vive que o estado vive, que a escola que ele escolheu para fazer estágio vive, e a partir dessa experiência, ele pode utilizar os conteúdos desenvolvidos em sala de aula, podendo experienciar isso na prática. Eu acho que todas as disciplinas podem vislumbrar uma formação humana, mas o estágio supervisionado vai dar mais condição para isso.

Segundo a professora Dez, a formação humana deveria acontecer no curso de uma forma dialética. Porém, como o curso tem assumido um caráter muito técnico, tem perdido a chance de trabalhar as questões humanas. Ela relata:

Eu não acho que não é só prática nem só a teoria que dá conta dessa formação humana, é um plus. Nem a prática. Eu acho que é dialético. Na medida em que o curso de pedagogia hoje tem assumido um caráter parece puramente técnico, quase que mecânico, ele tem perdido a chance de discutir questões que poderiam ser voltadas para a formação humana. Por que não dá para eu pensar o outro, sem reconhecer o outro a partir de uma perspectiva sociológica, filosófica, histórica, ou seja, de uma perspectiva da área de fundamentos.

Os professores Três, Seis e Oito pensam que a formação humana acontece, ou deveria acontecer em disciplinas específicas, que, são identificadas por eles como sendo disciplinas de formação.

Nesse sentido, a professora Três indica as disciplinas que dariam a base da formação e, ao mesmo tempo, coloca que estas disciplinas possuem pouco espaço no curso. Ela diz:

Eu acredito que as disciplinas que dariam a base para formar seriam: antropologia, sociologia e filosofia, creio eu que sejam essas, posso estar enganada. Mas como pode três disciplinas dar conta disso em apenas um semestre acho, que elas têm por curso? Não dão conta. . Eu acho que são disciplinas que deveriam existir em todos os semestres. Vamos supor: sociologia, antropologia, filosofia, um dois três e quatro. Coisa nesse sentido. Eu acho que, se o aluno aprendesse a pensar, a fazer relações, e a estabelecer relações facilitaria mais as outras disciplinas. Por que nós temos um curso mais voltado

para a prática: metodologia disso, metodologia daquilo. E você pergunta: qual é a sua concepção de pessoa, de aluno, de ser humano? Ele não sabe.

A professora Seis afirma que a disciplina que mais contempla a formação humana é a psicologia, conforme ela relata:

No curso como um todo, eu não teria assim muita certeza do que te falar. Eu acho que ele é mais informativo, por que eu acho que não tem muito espaço para isso não. Eu acho que uma das disciplinas que dá espaço para isso é psicologia...

O professor Oito pensa que a formação humana deveria ocorrer em disciplinas específicas de formação, que seriam a filosofia e a psicologia. Ele afirma:

Eu penso que deveriam ser disciplinas de formação. Uma delas seria a filosofia, a psicologia. A psicologia deveria ter essa base. A gente procura contemplar um pouco na Didática que eu faço com eles essas questões das abordagens.

O professor Quatro acredita que se houver o que ele chama de fundamentos, a formação humana pode acontecer tanto transversalmente, quanto em disciplinas específicas. Ele argumenta:

Eu acho que pode se dar das duas formas. Na verdade, eu acredito que para mim tem as disciplinas que eu chamo de fundamentos, que são a base, o alicerce. Sem elas, eu não acredito que seja possível você trabalhar uma formação crítica. E o que eu estou chamando de formação crítica, para mim é sinônimo de formação humanista. É quase um sinônimo. Sem fundamentos, eu acho que fica inviabilizado, mas na presença dos fundamentos, é possível você articular em outras disciplinas uma transversalidade desta perspectiva, mas para isso é preciso haver tempo.

No documento Download/Open (páginas 119-123)