• Nenhum resultado encontrado

A flexibilidade e as relações de trabalho

Capítulo 2 – A flexibilidade

2.2 A flexibilidade e as relações de trabalho

Dentro do mercado de trabalho, as diferentes dimensões do conceito de flexibilidade, quando aplicadas às relações de trabalho, dão origem à existência de múltiplos vínculos contratuais. Os diferentes tipos de vínculos de trabalho são discutidos por vários autores nacionais (PICCININI; OLIVEIRA; RÜBENICH, 2006; FERNANDES, 2003; FERNANDES; CARVALHO NETO, 2005; CUNHA; CANÇADO; MORAES, 2007) e internacionais (MURPHY, 1996; HANDY, 1992; PETTINGER, 1998). A partir das definições disponíveis, foi elaborada uma classificação dos vínculos de trabalho em dois grupos: segundo o tipo de contrato de trabalho, e segundo a jornada, o local e a organização do trabalho. O Quadro 1 classifica os diferentes tipos de vínculos trabalhistas de acordo com o tipo de contrato de

trabalho estabelecido entre indivíduo e organização. O Quadro 2 classifica os diferentes tipos de vínculos trabalhistas de acordo com a jornada, o local e a organização do trabalho.

A escolha destas categorias foi feita com base em elementos básicos das relações de trabalho. O tipo de contrato de trabalho está relacionado à estabilidade do vínculo do trabalho (se por tempo indeterminado ou se com prazo de início e fim) e à definição do empregador e da empresa onde o trabalho será realizado. Já a categoria jornada, local e organização está mais relacionada à forma como o trabalho será realizado, refere-se à organização do horário, do local e da distribuição do trabalho. Podemos dizer assim que o Quadro 1 estabelece características externas à realização do trabalho, e o Quadro 2 estabelece características internas à realização do trabalho.

Devido à enorme diversidade de tipos de vínculos de trabalho, a classificação a seguir não tem a pretensão de cobrir todos os vínculos existentes. Os Quadros 1 e 2 descrevem os principais tipos encontrados na literatura. Deve-se ressaltar que a disseminação e mesmo a existência de alguns tipos de relações de trabalho varia muito de país para país e é influenciada de forma significativa pela legislação trabalhista em vigor. Cada tipo de vínculo de trabalho diferente do tradicional tem suas próprias características, que podem ser percebidas tanto como positivas quanto como negativas, dependendo de uma série de fatores, tais como o país, a empresa e o próprio trabalhador.

Tipo de contrato Conceituação Trabalho por tempo

indeterminado

Trabalho contratado sem tempo determinado para encerrar, mais comum em trabalhadores em tempo integral, podendo abranger profissionais contratados direta ou indiretamente pela empresa.

Trabalho por tempo

determinado Trabalho contratado com período determinado para encerrar, com prazo de início e fim das atividades, podendo abranger profissionais contratados direta ou indiretamente pela

empresa.

Terceirizados Empregados de uma empresa que trabalham em outra empresa.

Quarteirizados Empregados de uma empresa que trabalham para outra empresa que atua como terceirizada em uma outra empresa. Subcontratados Terceirizados que atuam na empresa central em regime

integral, parcial ou flexível, sob a supervisão direta do gestor dessa empresa central, que define todos os termos do contrato individual.

Contratados autônomos Prestadores de serviços contratados como autônomos, free-

lancers, consultores, mantendo uma relação individualizada

com a empresa. Podem variar desde apoio administrativo até especialistas utilizados para aumentar o desempenho

organizacional, não sendo substitutos para expertises regulares, pois atuam mais pontualmente.

Contratados pessoa

jurídica Prestadores de serviços constituem uma empresa individual e estabelecem contrato de prestação de serviço entre esta empresa e uma outra empresa.

Cooperativa de trabalho Associação autônoma de pessoas que se unem,

voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e democraticamente gerida. CLT Full Trabalhador contratado por tempo indeterminado, com

carteira assinada e todas as garantias legais e benefícios assegurados pela CLT.

CLT Flex Trabalhador contratado por tempo indeterminado, com carteira assinada e todas as garantias legais e benefícios assegurados pela CLT, com parte do salário negociado registrado em carteira e parte recebido como reembolso de despesas.

Quadro 1 – Vínculos de trabalho segundo o tipo de contrato de trabalho

Fonte: Elaborado pela autora a partir de Fernandes e Carvalho Neto (2005), Murphy (1996), Pettinger (1998), Handy (1992), Cunha; Cançado; Moraes (2007), Piccinini; Oliveira; Rübenich (2006).

Tipos de jornada, local e organização do trabalho

Conceituação Trabalho em tempo

integral

Trabalho contratado por tempo em geral indeterminado, na maioria das vezes com todas as garantias legais, melhores benefícios e condições de trabalho, inclusive salários superiores.

Trabalho em tempo parcial

Trabalho contratado por tempo determinado ou

indeterminado, com menor carga horária do que o exigido em turno integral, muitas vezes com piores condições de salário e trabalho que os de tempo integral.

Trabalho por turno Situação em que o trabalhador ou grupo de trabalhadores, tendo completado uma jornada normal de trabalho, é substituído por outro(s) trabalhador(es), cobrindo todo o período de 24 horas.

Turnos continentais Trabalho realizado em determinados padrões de dias

preestabelecidos, como quatro dias de trabalho e um de folga, ou três dias de trabalho e dois de folga.

Turnos de crepúsculo Trabalho realizado entre 17h30 e 22h30, propiciando conciliar interesses pessoais.

Trabalho condensado Trabalho mais comprimido, em número menor de dias por semana – exemplo: 10 horas/dia por quatro dias, no lugar de 5 horas/dia por cinco dias.

Jornada de trabalho flexível

A jornada de trabalho pode ser aumentada ou reduzida por um determinado período, de acordo com a quantidade de trabalho a ser realizada; a diferença entre horas trabalhadas e contratadas é “depositada” em um banco de horas, de forma a ser compensada.

Horário flexível Sistema em o que empregado é contratado para trabalhar um certo número de horas por dia ou por semana, porém pode variar o horário de trabalho, dentro de um dado limite. O empregado é obrigado a trabalhar dentro de um tempo fixo e tem livre um período para variar conforme desejar.

Trabalho em período letivo

Contrato que estabelece um tempo maior de férias não remuneradas, de forma a que o período de férias do trabalho coincida integralmente com o período de férias escolares, que tende a ser mais longo.

Trabalho em fim de semana

Trabalho realizado somente aos finais de semana. Contrato por horas

anuais

Contrato que estabelece, entre o indivíduo e a organização, o número de horas trabalhadas no ano.

Horas extras Horas de trabalho realizadas além do estabelecido no contrato. É um recurso muito utilizado pelas empresas para adequar o “tamanho” da força de trabalho à demanda de trabalho. Por isso é considerada uma estratégia de flexibilização de trabalho.

Teletrabalho Existem diversos tipos de teletrabalho:

home-office – em tempo parcial ou integral, como empregado,

autônomo, free-lancer, seja trabalhando distante do local de trabalho ou em casa, para a empresa ou para vários clientes;

pendular – alguns dias na residência e outros na sede da empresa;

no escritório (de várias empresas ou da própria empresa) – que atende empregados que moram nas proximidades. Compartilhamento de

tarefas

Divisão de um determinado posto de trabalho entre duas ou mais pessoas.

Trabalho a domicílio Resulta de um acordo verbal ou documentado em que o trabalhador é pago por peça elaborada ou beneficiada, é realizado no ambiente doméstico.

Quadro 2 – Vínculos de trabalho segundo a jornada, o local e a organização do trabalho

Fonte: Elaborado pela autora a partir de Fernandes e Carvalho Neto (2005), Murphy (1996), Pettinger (1998), Handy (1992), Cunha; Cançado; Moraes (2007).

Conforme apresentado nos quadros anteriores, a literatura identifica a existência de uma grande variedade de vínculos no mercado de trabalho. Apresentamos agora as características do novo mercado de trabalho e discutimos as implicações existentes relacionadas com o desenvolvimento profissional.