• Nenhum resultado encontrado

A PROMESSA DOS GALARDÕES

No documento EETAD - Soteriologia (páginas 188-193)

A vida tem sido comparada a uma “escola preparatória” em que os crentes estão sendo preparados para suas tarefas e funções eternas. A Bíblia nos diz que aqueles que aproveitarem este período de tempo de treinamento para crescer em santificação, serão promovidos e grandemente honrados no dia glorioso do julgamento dos crentes. Outros crentes, embara-eh- trem-ftctcéu. penlerão seus-galardões por,causa do seu modo negligente de viver.

Tendo em vista que o julgamento virá, o crente precisa encarar cada escolha feita em sua vida como sendo de efeito eterno, tendo como resultado galardões eternos ou perdas eternas.

O Julgamento do Crente

Paulo ensina claramente: "... Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo. De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. ” (Rm 14.10,12 - ARC). Também escreveu aos coríntios:

“Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito p o r meio do corpo. ”

(2 Co 5.10).

Este julgamento dos crentes não é, de modo algum, como o julgamento dos pecadores. O ju|gamenk) d«.s pecadores .será para condenação, tristeza, chonxp rauger.de dantes.

O julgamentodo crente será cercado deregozijo, assim como O-diada formatura dejim çstydante^pliçadOtNaquele dia Deus se dirigirá a cada crente, elogiando e reconhecendo publi­ camente o trabalho que ele fez em prol do Seu reino. De acordo com suas obras aqui na terra, serão confiadas aos crentes tarefas e posições, quando Deus os introduzirá numa nova vida de gozo. “Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. ” (Mt 25.21).

Recebimento ou Perda do Galardão

O julgamento dos crentes nada tem a ver com a salvação. Todo crente receberá algum louvor da parte de Deus: “... e então cada um receberá o seu louvor da parte de Deus. ” (1 Co 4.5).

Isto significa que Deus julgará todos os crentes, não importa quão fiel ele tenha sido. Será mesmo um “julgamento”. Os crentes fiéis receberão muitos louvores, e os que forem negligentes

LICÃO 10: A GLORIFICAÇÃO 181

no seu viver cristão, receberão bem poucos louvores. Os que querem viver carnalmente, fazendo sua própria vontade, perde­ rão os galardões que podiam ser seus. “se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, toda­ via, como que através do fo g o .” (1 Co 3.15). O julgamento, pois, consistirá de recebimento ou perda de recompensa.

Os galardões outorgados no céu serão eternos, não tem­ porais. Estes galardões são comparados às “coroas dos vence­

dores” conferidas nos jogos olímpicos antigos. Aquelas coroas, por serem feitas de folhas, dura­ vam bem pouco tempo. Num único dia de glória eram entregues como galardão, após longo período de intenso treinamento seguido de vitória. Contrastando isso, as coroas de Deus serão eternas, portanto uma glória que nunca fenecerá. “Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. ” (1 Co 9.25).

Não é somente louvor e recompensa que o crente receberá no céu. Também a alguns ser- lhe-ão confiados responsabilidades e cargos na hierarquia do céu, baseadas na sua fidelidade na terra. Notamos expressões tais como “primeiros e últimos”, no reino (Mt 19.30), menores ou maiores (Mt 5.19). Cristo ensina que haverá uma diferença específica na soma de autoridade confiada aos seus servos no reino do céu - tudo dependendo da fidelidade.

“Respondeu-lhe o senhor: Muito bem, servo bom;

porque foste fiel no pouco, terás autoridade sobre dez cidades. ” (Lc 19.17) “A este disse: Terás autoridade sobre cinco cidades. ” (Lc 19.19).

A Fonte do Galardão

A Bíblia nos diz que Deus concederá galardões por muitas coisas. Um dos galardões mencionados, refere-se à conquista de almas. A pessoa que ganha uma alma para o Senhor, brilhará diante de Deus como uma estrela, e essa alma lhe será uma coroa de regozijo.

“Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzirem à justiça, com as estrelas, sempre e eternamente. ”

(Dn 12.3).

“Pois quem é a nossa esperança, ou alegria, ou coroa em que exultamos, na presença de nosso Senhor Jesus em sua vinda? Não sois vós? Sim, vós sois

realmente a nossa glória e a nossa alegria!” (1 Ts 2.19,20).

182 TJCÂO 10: A GLORIFICAÇÃO

terem sofrido com paciência (Mt 5.11,12). Qualquer ato de bondade receberá seu galardão (G1 6.10), m esm o que seja uma coisa mínima, com o dar um copo de água (Mt 10.42). Semelhantemente, a hospitalidade (Mt 10.40,41), e o cuidado dos enfermos, dos necessitados, e dos perseguidos, que também resultará em galardões (Mt 25.34-40).

resultará na perda de galardão (Mt 24.45,46 e Lc 19.26). Da mesma maneira, os que exercem o ministério têm a oportunidade de ganhar galardões, se forem fiéis e justos no seu desempenho. Devemos lembrar-nos, no entanto, que a quem muito é confiado, dele muito será exigido.

“... antes, tornando-vos modelos do rebanho. Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa de glória. ” (1 Pe 5.3,4).

“Meus irmãos, não vos tomeis, muitos de vós, mestres, sabendo que havemos de receber maior juízo. ” (Tg 3.1).

Até mesmo o emprego sábio de possessões materiais pode resultar em galardões. Paulo diz que o dinheiro com que os filipenses contribuíram para o ministério dele era, na realidade, um depósito feito na conta deles no céu (Fp 4.17). Mais tarde, admoesta os crentes efésios a compartilharem com os pobres, a fim de acumularem para si sólido fundamento no céu, para o futuro (1 Tm 6.17-19).

É importante lembrar-nos de qu^De^s^hajJntengâQjdo coracãojm tesjie olfiar a ato. Fazer uma destas boas coisas, ou até mesmo todas elas, não resultara, nem mesmo no mínimo galardão, o motivo do frabalho ou do aLCLnão ti vert id o bom , j u^o1£orretq e ex.ec no temor ^ Crista Deus não precisa de ajuda, nem de dinheiro de pessoa alguma; Ele está apenas procurando manifestações de amor cristão, por meio do crente.

O verdadeiro motivo para fazer boas obras deve ser a “fidelidade a Cristo” (1 Co 4.2). A Bíblia considera o que se faz para Cristo por amor, como sendo material tipo ouro, prata, e pedra preciosa, colocadas na fundação de um edifício. As coisas feitas visando proveiío_pessoal, ou_ ^snnpl^a^radoj^umano, ou ^al.tagãojjesspal, são comparadãs à m a d e^ feno e palha. Um dia,

os materiais de construção de cada homem serão testados “pelo fogo”. Aquilo que foi feito para Cristo permanecerá, e aquilo que foi feito para louvor do homem, será consumido.

“manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de

cada um o próprio fogo o provará. ” (1 Co 3.13).

“Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão.” (1 Co 3.14).

LICÃQ 10: A GLORIFICAÇÃO 183

PE R G U N TA S E E X E R C ÍC IO S

MARQUE “C” PARA CERTO E “E” PARA ERRADO

O 10.15 - Diz a Bíblia que, aqueles que aproveitarem o tempo de treinamento para cresce­ rem em santificação, serão promovidos e honrados no dia glorioso do julgamento dos crentes.

10.16 - Aprendemos com Paulo que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.

10.17 - O julgamento dos crentes nada tem a ver com o dos pecadores, que sofrerão condena­ ção, tristeza, choro e ranger de dentes.

10.18 - Deus julgará todos os crentes. Os menos negligentes no seu viver sofrerão dura repreen- sao.

Ç > 10.19 - Os galardões outorgados no céu, serão eternos, não temporais.

0 10 .20 - A alguns crentes, serão confiadas responsabilidades e cargos na hierarquia do céu, conforme sua fidelidade na terra.

Cj 10.21 - O emprego sábio de oportunidades, é uma fonte importante de galardões, e, a ociosi­

dade resultará na perda de galardão.

1 84 LICÃO 10: A GLORIFICAÇÃO

-R E V I S Ã O G E R A L -

ASSINALE COM UM “X ” A ALTERNATIVA CORRETA

10.23 - Aspectos da glorificação do crente, como o recebimento de um corpo glorificado, da he­ rança e dos galardões, aguardam

7^ a. a vinda de Cristo. ___ b. a vinda do Milênio. ___ c. a derrota de Satanás.

___ d. Todas as alternativas estão corretas.

10.24 - Conforme 1 Coríntios 15, temos uma descrição detalhada do novo corpo que o crente terá no futuro. Além de glorioso, ele

___ a. será espiritual.

___ b. será poderoso, sem enfermidades e fraquezas. ___ c. será imortal

> d. Todas as alternativas estão corretas. 10.25 - Assim como Cristo está glorificado,

___ a. todas as pessoas do mundo serão.

X b. todos os crentes compartilharão da Sua glória. ___ c. nenhum crente perderá a salvação.

___d. Todas as alternativas estão corretas.

10.26 - Todo o crente receberá algum louvor. “... e, então cada um receberá o seu louvor da p a r­ te

___ a. dos homens. ” ___ b. da natureza. ”

185

No documento EETAD - Soteriologia (páginas 188-193)