• Nenhum resultado encontrado

COMO OBTER E CONSERVAR A JUSTIFICAÇÃO

No documento EETAD - Soteriologia (páginas 83-86)

A fé salvífica é o único meio do homem tornar-se justo e assim permanecer. Os efeitos da justificação pela fé abrangem a totalidade da vida do crente. No passado a fé justificou-o, liber­

tando-o inicialmente da condenação do pecado. No presente, a fé continua a justificá-lo, liber­ tando-o da “prática do pecado”. À medida em que ele continua na fé, a justificação do crente culminará na glorificação, libertando-o para todo o sempre da própria “presença do pecado”.

O Passado

Certo obreiro cristão, ao observar um pecador arrependido entregar sua vida a Cristo, disse: - “Agora, se ele estiver sendo sincero, mudará seu modo de vida”. Com mais exatidão teológica, o obreiro deveria ter dito: - “Se ele é sincero, sua vida está tràn^formada”. Não deve­ mos esquecer de que a salvação é mais do que uma dádiva, é um milagre instantâneo!

A lém disto, a fé não é uma decisão no sentido de se trabalhar para ganhar a salvação. É a aceitação da salvação como obra completa de Cristo! No momento em que crê em Deus, o homem é imediatamente justificado! Note esta narrativa acerca do publicano que recebeu a justificação

76 LIÇÃO 5: A TIISTTFICACÃO

imediatamente:

“O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, pecador!

Digo-vos que este desceu justificado para sua casa ... ” (Lc 18.13,14).

Considere o preço incomensurável que Cristo pagou pela nossa salvação! Este fato em si mesmo é prova mais do que suficiente de que o ser humano é incapaz de conseguir sua própria salvação. Paulo torna mais claro este ensino ao declarar que, se o homem pudesse merecer sua própria salvação, logo, o sacrifício de Cristo seria totalmente inútil. “Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça é mediante a lei, segue-se que morreu Cristo em vão. ” (G1 2.21).

O Presente

Embora alguns homens aceitem com avidez o convite de Jesus à justificação pela fé, insistem em que a continuação dessa justificação depende da sua perfeição. Em suma, acreditam que os dez primeiros segundos da salvação são concedidos gratuitamente por Deus, mas, depois de saírem do local da conversão, a justiça de Cristo deve ser reforçada pelos esforços pessoais e humanos para chegar à perfeição.

“Quero apenas saber isto de vós:

recebestes o Espírito pela obras da lei ou pela pregação da fé? “Sois assim insensatos que, tendo começado no Espírito, estejais, agora,

vos aperfeiçoando na carne?” (G1 3.2,3).

Paulo está dizendo que a mesma fé vencera originalmente a incapacidade deles quanto à obtenção da salvação, agora suplantará sua fraqueza quanto à conservação da salvação.

Um relacionamento contínuo com Cristo, baseado na fé, ajuda o cr&nte em dujiUíreas_ básicas.JE]ãgL£Íramente.^dá^ihe-^díQria^etirea3 pseado. “... e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa f é ” (1 Jo 5.4). Apesar disto, sabemos que nenhum crente está sem pecado (1 Jo 1.7,9).

Destarte, a segunda coisa que a fé nos dá é a justiça de Cristo. Paulo, já idoso, achava que nunca seria perfeito, mas descansava firmemente quanto ao ser achado “em Cristo”, não contan­ do com sua própria justiça mas, sim, com a justiça de Cristo.

“e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé. ” (Fp 3.9).

LICÃQ 5: A JUSTIFICAÇÃO 77

O Futuro

Paulo pregava que a justificação do crente começa com a fé; é mantida pela fé e termina com a fé. “visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá p o r fé. ” (Rm 1.17).

Pedro também ensinava que a fé era o contínuo catalisador da salvação até ao exato momento da passagem da vida física para a eternidade.

“que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo. ” (1 Pe 1.5).

“obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma. ” (1 Pe 1.9).

Note nestes versículos que a fé que salva o homem é uma fé “presente”. Não somente é o ponto de partida da vida do crente como também é o princípio característico que deve ser a base da sua continuada vida espiritual (G1 2.20).

A fé não deve ser limitada à experiência inicial da salvação no passado, mas, sim, deve ser mantida no decurso da vida do crente no presente. É uma virtude contínua, que deve ser demonstrada diariamente através de um relacionamento de dedicação a Cristo e confiança nEle até o fim. Assim ela também assegura o futuro do cristão.

“agora, porém, vos reconciliou no corpo da sua carne, mediante a sua morte, para apresentar-vos perante ele santos, inculpáveis e irrepreensíveis,

se é que permaneceis na fé, alicerçados e firmes, não vos deixando afastar da esperança do evangelho que ouvistes ... ” (Cl 1.22,23).

PE R G U N TA S E E X E R C ÍC IO S

ASSINALE COM UM “X” A ALTERNATIVA CORRETA

5.11- A fé salvífica, abrange a totalidade da vida do crente. No passado, a fé justificou-o, liber- tando-o, inicialmente,

jBfê a. da prática do pecado. fC b. da condenação do pecado. ___ c. da miséria do pecado. ___ d. da vontade de pecar.

78 T.TCÃO S; A JUSTIFICAÇÃO

5.12 - A fé salvífica, no presente, justifica o homem, libertando-o da ___ a. miséria do pecado. prática do pecado.

___c. condenação do pecado. __________d. justificação do pecado.

5 .1 3 - A fé não é uma decisão no sentido de se trabalhar para ganhar a salvação; é a aceitação da salvação como

___ a. obra completa do pregador. _________ b. meio de vida abundante. 3f c. obra completa de Cristo. ____ d. prêmio por uma vida de obediência. 5.14 - Os homens, ao aceitarem o convite de Jesus à justificação pela fé,

___ a. devem aperfeiçoar-se para que esta continue.

___ b. agora despenderão esforços para que a justiça de Cristo seja reforçada.

^ c. venceram a incapacidade de obter a salvação, que será conservada para sempre. ___d. Todas as alternativas estão corretas.

5.15 - Paulo pregava que a justificação do crente ___ a. começa com a fé.

___b. é mantida pela fé. ___ c. termina com a fé.

d. Todas as alternativas estão corretas.

TEXTO 4

No documento EETAD - Soteriologia (páginas 83-86)