• Nenhum resultado encontrado

O QUE É FÉ SALVADORA

No documento EETAD - Soteriologia (páginas 68-72)

Você já teve a experiência de testificar para uma pessoa adepta a uma seita falsa, e ficar impressionado ao saber que ela alega crer que a salvação é obtida através da fé?

De fato, é difícil encontrar uma seita “pseudo-cristã” que não admita nos seus ensinos que a salvação é recebida através da fé. Entretanto, é obvio que eles redefiniram, diminuíram ou acrescentaram algo a esta doutrina, falsificando assim o verdadeiro ensino bíblico.

Para confrontar tais distorções é necessário que tenhamos uma descrição nítida, baseada somente na Bíblia, do que é realmente a fé que salva.

A Fé Salvadora É Dirigida a Cristo

A fé que salva não se dirige a um credo ou crença doutrinária, mas a uma pessoa - Cristo (Cl 2.5). Não basta ao homem aceitar as verdades divinas sobre a salvação, se ele não se render a Cristo como seu Salvador pessoal e não cultivar uma comunhão íntima com Ele (Tg 2.14).

60 LICÃO 4: PARTTCIPACÃO DO HOMEM NA CONVERSÃO

O fato da nossa fé ter Cristo como seu fundamento se vê nas expressões bíblicas como: “Crê no Senhor Jesus... ” (At 16.31), e, “... nele crê... ” (Jo 3.16). Observamos que nunca somos admoestados a crer em um fato para ser salvo.

Grupos religiosos que têm sua fé dirigida a uma igreja, a um credo ou a um padrão humano, ignoram o verdadeiro relacionamento da pessoa salva, com Cristo. Para preencher esta lacuna, eles apresentam algo como substitutivo para tentar unir a brecha existente entre Deus e esses pretensos seguidores dEle, tais como uma igreja, intercessores, sacramentos, paramentos, ritos, santos, espíritos etc.

A Fé Salvadora É Baseada na Revelação Bíblica

A fé não pode começar no vácuo. É verdade que a fé deve ter Cristo como seu objeto, entretanto, um conhecimento mínimo de quem é Jesus é fundamental à fé salvadora. Nem na vida natural podemos amar alguém, se não conhecemos algo fundamental sobre essa pessoa.

“De sorte que a fé é pelo ouvir e o ouvir, pela palavra de Deus. ” (Rm 10.17). “... as sagradas letras, que podem tomar-te sábio para a salvação,

pela fé que há em Cristo Jesus. ” (2 Tm 3.15).

Alguns teólogos populares querem descrever a fé como “qualquer tentativa sincera do homem buscar a Deus”. Contudo, a verdade é que, buscar a Deus sem a orientação da Bíblia, só leva à frustração, ao desespero, a superstições, ao misticismo e a suposições. Isso nunca poderá levar alguém à salvação.

A Fé Salvadora Leva a Uma Entrega Total de Vida

Fé salvadora não é uma simples confissão da pessoa, mas uma dedicação completa de vida a Cristo.

Ainda que não possamos contribuir com nada diante de Deus para receber nossa salva­ ção, fé salvadora requer uma entrega total a Deus de tudo o que temos. Podemos comparar isso a um homem num prédio em chamas. Este homem está na janela do 152 andar, tendo nas mãos muitas malas. Ele só pode escapar do fogo, se deixar as malas e agarrar uma corda forte e segura que está sendo oferecida. Dando mais valor à sua vida, do que às suas possessões, ele larga as malas e segura a corda, através da qual é salvo. Da mesma maneira, o pecador nada tem de bom para oferecer a Deus. Tudo o que ele tem é o pecado e a necessidade de ser perdoado.

“Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas qualquer que p o r amor de mim, perder a sua vida, a salvará.

LICÃO 4: PARTICIPAÇÃO DO HOMEM NA CONVERSÃO 6 1

Porque, que aproveita ao homem granjear o mundo todo, perdendo-se ou prejudicando-se a si mesmo?” (Lc 9.24,25 - ARC).

Neste mesmo trecho, Cristo acrescenta que a fé salvadora não é um ato isolado na vida da pessoa, mas o início de um relacionamento diário com Cristo, durante a vida inteira.

“... Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. ” (Lc 9.23 - ARC).

Tal entrega a Cristo não pode ficar oculta diante dos outros. Ela resulta numa vida trans­ formada, o que se torna evidente em nosso modo de viver (2 Co 5.17). Se a fé de alguém não resulta em transformação, esta não corresponde à fé que salva (Tg 2.16,17).

/ A

A Fé Salvadora E o Unico Meio de Salvação

Um certo erudito da Bíblia verificou que a palavra “crer” é mencionada na Bíblia, como meio de salvação, 115 vezes; e a palavra “fé”, seu sinônimo, 35 vezes. Veja a seguir, algumas referências como exemplo:

“e p o r meio dele, todo o que crê é justificado de todas as coisas das quais vós não pudestes ser justificados pela Lei de Moisés. ” (At 13.39).

“Justiça de Deus mediante a f é em Jesus Cristo, pa ra todos (e sobre todos) os que crêem; porque não há distinção. ” (Rm 3.22).

Quando alguém acrescenta alguma exigência além da fé em Cristo, para o homem ser salvo, aí já não é Deus que salva, mas o homem tentando salvar-se a si mesmo (Rm 4.1-6). O homem não pode fazer nada para merecer salvação. Nem a fé é obra para garantir a salvação, mas simplesmente um meio, pelo qual Deus manifesta a Sua abundante graça na vida do pecado para salvá-lo. Bem sabemos que não é a fé que salva, mas, Cristo salva através da fé.

A Fé E Uma Decisão Pessoal

A fé, como ato de crer em Cristo, vem da nossa própria vontade; vontade essa sob o efeito da graça de Deus e da convicção pelo Espírito Santo. Alguns alegam que até a fé para a salvação é um dom de Deus, deixando o homem sem participação alguma em sua salvação. Isto só pode confundir o “poder” de expressar a fé que vem de Deus, como a “decisão” de expressar a fé, que é da responsabilidade do homem, isto é, o ato de crer.

62 LIÇÃO 4: PARTICIPAÇÃO DO HOMEM NA CONVERSÃO

A fonte desta confusão vem da má interpretação de Efésios 2.8,9. Leia estes versículos cuidadosamente para ver o que é “dom de Deus” conforme abordamos neste trecho:

“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. ”

Repare bem que a palavra fé, é do gênero feminino e não concorda em gênero gramatical com “isto”, que é do gênero neutro; o mesmo ocorre no original grego. Portanto, “isto” refere-se à salvação. Então a salvação é dom de Deus, e não o ato de exercitar fé para a salvação.

PER G U N TA S E E X ER C ÍC IO S

ASSOCIE A COLUNA “A” DE ACORDO COM A COLUNA “B”

Coluna “A” Coluna “B”

_4.11 - A fé salvadora não se dirige a um credo ou crença doutrinária, mas a

_4.12 - O conhecimento de Jesus é fundamental à

_4.13 - Fé salvadora não é um ato isolado na vida da pes­ soa; importa um relacionamento diário com Cris­ to, durante a

_4.14- Se alguém acrescenta exigências, além da fé em Cristo para o homem ser salvo, está querendo

A. vida inteira. B. fé salvadora. C. convicção pelo Es pírito Santo. D. salvar-se a si mes­ mo. E. Cristo. _4.15 - A fé, como ato de crer em Cristo, é vontade pró­

LICÃQ 4: PARTICIPAÇÃO DO HOMEM NA CONVERSÃO 63

TEXTO 4

No documento EETAD - Soteriologia (páginas 68-72)