• Nenhum resultado encontrado

COOPERANDO COM DEUS NA SALVAÇÃO

No documento EETAD - Soteriologia (páginas 55-60)

Os crentes evangélicos formam dois grupos quanto à questão do recebimento da salva­ ção. As teorias destes dois grupos podem ser chamadas de “determinismo” e “livre arbítrio”.

O Determinismo

O evangélico que aceita o “determinismo” (ou predestinação); crê que Deus predetermina quem será salvo e quem será condenado, sem qualquer escolha da parte do homem quanto àquela decisão. A salvação, portanto, é uma conseqüência inteiramente da graça de Deus. A fé expressa, não como uma decisão da parte do crente, mas, sim, como uma resposta irresistível do homem à atuação de Deus sobre o seu espírito para a salvação.

Para aqueles que aceitam o “determinismo”, a “presciência” é simplesmente “amor de antemão” e a eleição é baseada inteiramente na própria vontade soberana de Deus, independente dos atos do homem que foi “eleito” ou “condenado”. Os deterministas também acreditam que a predestinação é mais do que o planejamento de antemão por Deus, dos seus próprios atos. Acre­ ditam também que Deus decreta de antemão todo evento e decisão que ocorre na terra na vida dos homens. À luz desta teoria, a chamada de Deus torna-se, não um esforço sincero para permi­ tir que todos os homens façam sua própria decisão, mas, sim, um simples meio que Deus empre­ ga para salvar aqueles que Ele predeterminara salvar. Visto que o crente não é quem faz a escolha quanto a receber ou rejeitar a Cristo, conforme afirma esta filosofia, ele não corre portanto, qualquer perigo de perder a sua salvação.

Quanto aos predestinados à perdição, segundo esta doutrina, embora queiram ser salvos, lhes é negado este direito. Vieram ao mundo, porém, já tendo decretada a sua perdição.

Aqueles que aceitam o “determinismo” são geralmente chamados calvinistas, conforme o nome do proponente mais famoso desta teoria - João Calvino.

O aluno deve tomar cuidado para fazer distinção entre erros de doutrina que afetam a base da salvação e os erros que apenas afetam a prática do Cristianismo. Os que sustentam o ponto de vista determinista não são hereges, mas não são, tampouco, corretos na sua interpreta­ ção da Bíblia. Ainda que milhões de deterministas sejam crentes verdadeiros, vivendo vidas exemplares para Cristo, sua teoria retarda o progresso do evangelismo e diminui a responsabili­ dade do homem diante de Deus.

O Livre-Arbítrio

A teoria do “livre-arbítrio” já foi apresentada nesta Lição. Resumidamente, esta teoria afirma que todos os tratos de Deus com o homem, inclusive a eleição e a predestinação, estão

LICÃO 3: O LADO DIVINO DA CONVERSÃO DO PECADOR 4 7

baseados nas decisões que os homens fazem conforme seu próprio livre-arbítrio. Deus é sobera­ no, mas criou o homem com o livre-arbítrio. O homem, por causa do pecado, não pode responder de modo positivo a Deus, mas Ele graciosamente lhe restaurou esta capacidade.

Aqueles que aceitam o “livre-arbítrio” crêem que a todo homem é concedida a oportuni­ dade de buscar a Deus. Alguns homens têm mais oportunidade e privilégio de ouvir o Evangelho do que outros, mas nenhum homem é deixado sem uma oportunidade de atender a Deus.

A eleição é a escolha que Deus faz do homem baseada na escolha que o homem faz de Deus, ao passo que a predestinação é limitada ao plano predeterminado dos atos de Deus, não predeterminando as escolhas do homem. O chamamento de Deus é idêntico para cada homem. Aqueles que fazem a escolha de atender ao seu chamamento, conforme seu próprio livre-arbítrio, podem, semelhantemente, conforme seu próprio livre-arbítrio, rejeitar esta salvação em qualquer tempo da sua vida.

0 DETERMINISMO 0 LIVRE-ARBÍTRIO

A PRESCIÊNCIA Sim plesm ente am or de antem ão.

0 conhecimento de Deus, de antem ão.

A PREDESTINAÇÃO Decreto de antem ão de todos os eventos e deci sões.

Decreto de antem ão som en te dos atos de Deus.

A ELEIÇÃO Baseado inteiramente na vontade de Deus.

Baseado na presciência da decisão do homem.

0 CHAMAMENTO Dirigido só às pessoas pré-escolhidas.

Dirigido a todos os homens.

A Cooperação

Os “deterministas” erram por salientarem demasiadamente a verdade da majestade, da graça e do poder de Deus, e da insuficiência dos homens para fazerem qualquer coisa sem a ajuda de Deus. Eles ignoram a necessidade do envolvimento do homem na decisão quanto ao destino da sua alma na eternidade.

Aceitamos nós o “livre-arbítrio” como sendo a doutrina bíblica sobre o assunto, devemos evitar o risco de dar-lhe uma interpretação antibíblica. No seu zelo para manter o “livre-arbítrio”, o homem pode tender a reduzir sua fé a um ritual sem vida, praticando a obediência cega (ao pé da letra), esquecendo do poder de Deus operando na sua vida.

4 8 LICÃO 3: Q IADO DIVINO DA CONVERSÃO DO PECADOR

uma obra cooperativa: isto é, o poder para crer vem de Deus, mas a escolha para crer e a decisão vêm do homem.

“Assim pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presen­ ça, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação

com temor e tremor; porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade. ” (Fp 2.12,13).

P E R G U N TA S E E X ER C ÍC IO S

ASSOCIE A COLUNA “A” DE ACORDO COM A COLUNA “B” Coluna “A’

U)_3.21 - Quem crê que Deus predetermina quem será salvo ou condenado, aceita o

^_3.22 - Aquele que aceita o determinismo, aceita que presci­ ência simplesmente, é

_3-23 - Os que crêem na predestinação, falam daqueles que, ainda que queiram ser salvos, lhes é

_3.24 - Os que aceitam o determinismo, são geralmente cha­ mados Coluna “B” A. calvinistas. B. “amor de antemão”. C. “livre-arbítrio”. D. “determinismo”. E. negado este direi­

to.

_3.25 - O poder para crer vem de Deus, mas a escolha e a de­ cisão vem do homem. E a doutrina bíblica conhecida por

LICÃO 3: O LADO DIVINO DA CONVERSÃO DO PECADOR 4 9

-R E V I S Ã O GE R AL

-

MARQUE “C” PARA CERTO E “E” PARA ERRADO

3.26 - A presciência de Deus não afeta as decisões do homem, nem seu livre-arbítrio. 3.27 - A eleição de Cristo nos garantiu a nossa própria eleição quando nos tornamos mem­

bros do Seu “corpo”.

3.28 - Mediante o planejamento predeterminado por Deus, a salvação é privilégio dos esco­ lhidos por Ele.

3.29 - Embora o chamamento de Deus seja dirigido a todos os homens, estes não são obri­ gados a aceitá-10.

.3.30 - Os que aceitam o livre-arbítrio, crêem que a todo homem é concedida a oportunidade de salvação, que tanto podem aceitá-la como rejeitá-la.

- ESPAÇO RESERVADO PARA SUAS ANOTAÇÕES -

No documento EETAD - Soteriologia (páginas 55-60)