• Nenhum resultado encontrado

FERNANDA DA ROCHA BRANDO FERNANDEZ LAURA ALVES MARTIRAN

No documento Volume 2 (páginas 34-38)

LETÍCIA BACCARIN

RESUMO

O projeto “Sustentabilidade é...” configura-se como um projeto de pesquisa-ação educomuni- cativa que se desenvolve de forma articulada a Projeto de Formação Socioambiental dos Ser- vidores Técnico-Administrativos da Universidade de São Paulo (USP), que vem sendo coorde- nado por um grupo de trabalho4 ligado a Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) dessa

universidade. O projeto de formação, iniciado no ano de 2013, tem o objetivo de alcançar por meio de processos participativos estruturados em uma arquitetura de capilaridade, o conjunto de servidores da Universidade de São Paulo, que abrange cerca de 17 mil pessoas, e, desse modo, conduzir a instituição a tornar-se referência em sustentabilidade para a sociedade. É dentro desse processo que se desenvolve o Projeto “Sustentabilidade é...”, que, por sua vez, consiste em um processo de produção e comunicação de mensagens personalizadas, de autoria dos servidores, sobre sustentabilidade, em espaços digitais da universidade. O objetivo é pro- mover, por meio da comunicação, o sentimento de pertencimento, a identidade e a valorização de membros da comunidade e desse modo, reforçar valores e práticas associadas aos ideais de sustentabilidade nesse contexto institucional. Os resultados compreendem a produção e edição de 38 mensagens de autoria de servidores, que serão inseridas em um site próprio do Projeto e que demonstram a maturidade e engajamento desses servidores na busca por um mundo e uma universidade mais sustentável.

Palavras-chave: Sustentabilidade; USP; Educação Ambiental; Educomunicação; Comunica- ção.

4 Membros do Grupo de Trabalho envolvidos na coordenação de atividades do Projeto de Formação Socioambiental dos Servidores Técnico-Administrativos da Universidade de São Paulo: Daniela Cássia Sudan, Ana Maria de Meira, Marcos Sorrentino, Welington Braz Delitti, Fernanda,da Rocha Brando Fernandez, Laura Alves Martirani, Rosana Silva, Paulo Diaz, Silvia Ap M. dos Santos, Taitiany Karita Bonzanini. Maria Angélica P. Pipitoni, Maria Estela Gaglia- none Moro, Tamara Gomes, Edneli Monterrey, Patrícia Leme, Marcelo Romero, dentre outros.

INTRODUÇÃO

O projeto “Sustentabilidade é...” consiste em uma pesquisa-ação educomunicativa vincu- lada ao Projeto de Formação Socioambiental dos Servidores Técnico-Administrativos da USP sob a coordenação de Grupo de Trabalho ligado a Superintendência de Gestão Ambiental da USP e que se desenvolve em parceria com diversos setores e instâncias dessa universidade.

Esse projeto de formação, iniciado em maio de 2013, pretende o conjunto de servidores da Universidade de São Paulo e que abrange cerca de 17 mil pessoas. A proposta envolve a cons- trução de coletivos educadores e comunidades aprendentes, onde os educadores são também pesquisadores e aprendizes, trata-se de um processo de “pesquisa-ação-participante” formado por “pessoas que aprendem participando” (PAPs). O processo adota uma arquitetura de capila- ridade, com base em processos multiplicadores, dialógicos e participativos, que abrangem, em escala progressiva cada vez mais e mais pessoas: PAPs 1, PAPs 2, PAPs 3 e PAPs 4 até alcançar a totalidade de servidores (fig. 1). Nesse processo, um grupo de trabalho, que conta com a par- ticipação de cerca de 25 pessoas, formado por educadores, docentes e especialistas de vários campi da USP (PAPs 1), convidados pela SGA, fomenta um processo educador de 100 horas de duração junto a 180 servidores de sete campi da USP, denominados PAPs 2. Esses, por sua vez, fomentarão a formação de outros grupos (PAPs 3) através da organização de cursos presenciais em suas unidades, sob a tutela dos PAPs 1 e PAPs 2, bem como de especialistas convidados. Esses, por sua vez, terão o compromisso de desenvolver uma ação educadora envolvendo todos os demais servidores de seus respectivos campi (PAPs 4). Até que ao final, ações educa- tivas e iniciativas diferenciadas, alcancem as 17 mil pessoas que compõem a comunidade de servidores técnico-administrativos da universidade.

Fig. 1 – Diagrama que ilustra a arquitetura de capilaridade do Projeto de Formação Socioambiental dos Servidores Técnico-Administrativos da USP.

Os objetivos desse processo formador são: (a) “contribuir para a formação socioambien- tal da comunidade universitária em busca da construção de uma universidade sustentável, de forma permanente, articulada, continuada e emancipatória”; (b) “contribuir para internalizar a sustentabilidade na gestão universitária; (c) “contribuir para uma mudança da cultura organiza- cional a partir de valores socioambientais pactuados, que devam estar presentes em documentos oficiais da Universidade”; (d) “oferecer subsídios para que os servidores técnico-administrati- vos da USP ampliem sua visão / percepção / análise e possibilidades de atuação socioambiental sobre seus espaços de trabalho e vivência” (USP, 2013).

Para trabalhar plenamente a Educação Ambiental na USP foram elencados cinco referen- ciais principais: (1) comunidade – desenvolvimento das potencialidades da comunicação para restabelecer a percepção comunitária; (2) identidade – combater problemas pontuais e globais para fortalecer a identidade, seja esta individual ou coletiva; (3) diálogo – formação de signi- ficados de modo compartilhado e livre de competitividade; (4) potência de ação – capacidade inerente a cada indivíduo de perceber os problemas ao seu redor e tomar providências a respeito e (5) felicidade – minimizar desigualdades sociais que intervêm na busca pela felicidade (SU- DAN et. al, 2015).

DESENVOLVIMENTO

Dentro desse processo, foi criado um grupo que tem o objetivo de fortalecer a comuni- cação, interna, entre pessoas e grupos da comunidade universitária (PAPs) e externa. As pro- postas em desenvolvimento encontram-se alinhadas aos princípios estabelecidos nas diretrizes político-pedagógicas do Programa de Educomunicação Socioambiental (BRASIL, 2005), re- visadas e atualizadas no documento “Educomunicação socioambiental: comunicação popular e educação” (BRASIL, 2008). Os princípios expressos nesses documentos recomendam, além de processos dialógicos e participativos como fundamento básico de toda ação comunicativa, a produção interativa e a veiculação de conteúdos de EA pelos meios de comunicação, enraiza- mento da educação ambiental junto a profissionais de comunicação e a perspectiva da comuni- cação parceirizada com a mídia visando desenvolver a consciência pública para o desenvolvi- mento sustentável.

É dentro dessa filosofia e linhas de ação que se propôs e se desenvolve o projeto “Sustentabilidade é...”.

A educomunicação, como prática educativa, estimula a produção de materiais de comu- nicação de forma participativa e dialógica, visando abarcar grupos e coletivos, na perspectiva de formação de redes de comunicação social e de afirmação dos direitos humanos, da justiça social e da sustentabilidade. De acordo com o Núcleo de Comunicação e Educação da USP, a Educomunicação pode ser compreendida como um:

“conjunto das ações destinadas a ampliar o coeficiente comunicativo das ações educativas, sejam as formais, as não formais e as informais, por meio da ampliação das habilidades de expressão dos membros das comunidades edu- cativas, e de sua competência no manejo das tecnologias da informação, de modo a construir ecossistemas comunicativos abertos e democráticos, garan- tindo oportunidade de expressão para toda a comunidade” (NCE/USP apud. BRASIL, 2014).

Nesse sentido, o projeto prevê a produção de materiais de comunicação com a participa- ção de membros da comunidade universitária envolvidos nesse processo de formação (PAPs) visando sua divulgação em mídia digital de âmbito institucional. Além disso, o grupo de co- municação também propõe a aproximação dos PAPs junto aos órgãos e mídias de Comunicação Social da Universidade, bem como, estimula a inclusão de servidores ligados a área de comu- nicação nas atividades de formação.

A proposta “Sustentabilidade é...”, alinhada ao objetivo de fomentar uma cultura voltada à sustentabilidade na Universidade de São Paulo, visa promover o sentimento de pertencimen- to, identidade e a afirmação de valores nesse processo formador por meio da publicação, em espaços on-line da universidade, de frases e fotografias dos servidores participantes desse pro- grama e representativas de suas percepções sobre sustentabilidade e práticas afins adotadas no seu dia a dia e no ambiente de trabalho.

Esse material comunicador-formador, que conta até o momento com a participação de 38 PAPs 2, será veiculado no site do projeto de formação (em fase de construção) vinculado ao Portal da SGA/USP, podendo também ser veiculado em outros espaços digitais parceiros, como por exemplo o Projeto Sítio Web “Campus Pirassununga Sustentável”.

As mensagens construídas pelos servidores foram produzidas na ocasião de realização de evento formativo que envolveu a participação de 180 servidores, no Campus da USP em Pirassununga, nos dias 11, 12 e 13 de dezembro de 2013 (USP, 2014). Os participantes desse evento foram convidados a participar do Projeto “Sustentabilidade é...” de forma voluntária e espontânea. O processo de participação envolveu o preenchimento de um formulário, a produ- ção de fotografias e a assinatura de um termo de autorização de uso do texto e imagem (fig. 2 e NAS MÍDIAS DA USP.

As fotografias dos servidores foram produzidas durante a realização do evento e en- volveu o registro de diversas imagens de cada um dos participantes, até que se atingisse um resultado satisfatório, uma vez que essas fotos serão publicadas no site do Projeto junto com as frases das pessoas.

No documento Volume 2 (páginas 34-38)

Outline

Documentos relacionados