• Nenhum resultado encontrado

RESULTADOS E DISCUSSÃO

No documento Volume 2 (páginas 45-50)

Com os dados obtidos, estes foram separados em seis categorias estabelecidas pelas autoras, tais como: fauna, flora, infraestrutura, atividade econômica, organizações sociais e outros- relacionados á elementos naturais (sol,mar,terra e etc), conforme ilustrada nas figuras. Nessa direção foi possível perceber que os discentes abordaram vários elementos que compõem o ambiente com destaque aquele que é mais relevante no seu município.

De um modo geral foi observada que a maioria dos desenhos apresentou diversos ele- mentos da natureza (sol, chuva, nuvens, dunas, coqueiros, árvores), a fauna e flora marinha, incluindo a biodiversidade da região (peixe, baleia, água viva, cavalo marinho, peixe, dentre outros).

A seguir apresentamos alguns exemplos de mapas mentais obtidos na pesquisa:

Figura 1- Mapa mental 1: Produzido pelos alunos da Escola de Ensino

Fundamental Machado Gouveia (E.E.F.M.G), do município de Barroquinha Ceará (CE). Fonte: Projeto Pesca Solidária, 2014.

O mapa 1 (Figura 1), apresenta ícones gráficos de forma de dispersa e elementos da paisagem natural, paisagem construída e elemento humano. Para análise do mesmo se fez ne- cessário fazer referência a alguns dados obtidos no discurso durante a aplicação do mapa mental na fase II. Os alunos conseguem descrever o local em que vivem com riqueza de detalhes como, por exemplo, campo de futebol, plantação, salina e casa de farinha. Essa configuração foi per- cebida como positiva, pois a comunidade possui diversão local, tira seu sustento e os alimentos para sua sobrevivência, contribuindo para a atividade econômica.

As ruas e estradas são consideradas ruins, pois há acidentes pela falta de respeito à le- gislação de trânsito. A pesca é uma atividade exercida na comunidade, porém afirmam que de certo tempo o peixe está acabando.

A Lan House foi considerada como um bom instrumento para comunidade, pois possi- bilita o manuseio no computador que muitos não podem adquirir em suas residências. E a tele- visão e o celular se destacam com meios de comunicação mais presente na comunidade.

O lixo foi julgado totalmente como algo que prejudica a vida das pessoas, pois é jogado na rua e poluí rios e viveiros. Existe uma biodiversidade presente na comunidade, tais como: carnaúba, coqueiro e mangue, no qual a comunidade se beneficia dessa diversidade. Em relação a grupo de organização dentro da comunidade, as pessoas fazem parte de alguma associação ou pelo mesmo acompanham ações.

O mapa 1 mostra que a simples análise dos ícones pode não apresentar a intencionalida- de do sujeito, evidencia-se a importância de aliar os mapas mentais ao discurso da pessoa que o faz, seja por discussão ou análise do desenho.

Figura 2- Mapa mental 2: Produzido pelos alunos da Escola de Ensino

Fundamental Epitácio Brito (E.E.F.E.B.O), do município de Chaval (CE). Fonte: Projeto Pesca Solidária, 2014.

O mapa mental 2, figura 2, apresenta ícones e letras, disposto em perspectiva, com elemen- tos da paisagem construída. Em análise ao mapa, somado à análise do discurso dos alunos, percebe- -se que os elementos que compõem o ambiente nessa região, desconhecem ou não possuem informações precisa da fauna existente na comunidade, pois em seus desenhos ou comentários surgiram poucos exemplos.

Em relação à infraestrutura, existem locais que se destacam como a casa lotérica onde os moradores julgam como algo bom, pois é o local onde pagam as contas e recebem benefí- cios. Os demais itens como igreja, praça, escola, lojas e dentre outros completam os lugares mais frequentados pelos moradores por isso acham positivo.

No que diz os meios de transportes (carro, ônibus e bicicleta) julgaram como bom e ruim, pois para a maioria servem para deslocar-se de um lugar para o outro, mais por outro lado causam acidentes, sendo um risco de vida. Os demais elementos (outros) foram julgados como bom e fazem parte da vivencia da comunidade.

Nos desenhos existe uma presença de embarcações, dos mais diversos tipos e tamanhos. Alguns pontos turísticos são citados como a gruta onde se encontra a padroeira da região é dese- nhada em boa parte dos materiais e julgada como bom, juntamente com o Porto dos Mosquitos que traz um fluxo de turismo para a região. A atividade econômica mais presente na região é a pesca, sendo a renda da maioria dos moradores.

Figura 3-Mapa mental 3: Produzido pelos alunos da Escola Municipal

Oscar Lima (U.M.O.L), do município de Cajueiro da Praia (PI). Fonte: Projeto Pesca Solidária, 2014.

elementos da paisagem natural, elemento da paisagem construída e elemento humano. É importante destacar a percepção dos alunos em relação ao ambiente natural, pois existe uma praia no município o que justifica a maioria dos desenhos apresentarem o mar.

A atividade pesqueira se destaca como atividade econômica principal do município, no qual as manifestações nos desenhos foram marcantes. A fauna e flora são presentes em todos os desenhos o que confirma o que é visto na região. Mas, a espécie símbolo do município que é ameaçado de extinção e considerado patrimônio cultural da cidade, o peixe boi marinho apareceu somente em um grupo, assim também como o cavalo marinho.

A estrutura do local é formada basicamente por casas, igrejas e escolas julgados com algo bom na comunidade, pois eles utilizam constantemente em seu cotidiano.

Dentre os problemas sociais apresentados a droga se destacou, pois alguns discentes utilizaram e falaram com muita intimidade com código o horário que era utilizado no local. No momento de classificá-lo como bom ou ruim ficaram em dúvida.

O lixo e a falta de água encanada nas casas foram vistos como algo ruim, por que o lixo é recolhido e queimado em uma área um pouco distante das casas. Uma parcela relevante de moradores não usufruem do abastecimento de água potável e não é dado tratamento adequado à água isso é realizado pelos os próprios moradores através de bomba que puxam água que vai para as residências e fazem o tratamento da água para consumo e demais atividades rotineiras. Os demais elementos foram julgados como bons.

A metodologia Kozel (2007) diz que é baseado no dialogismo, diálogo evidenciado nos mapas mentais aplicados. Não são apenas ícones, desenhos dispersos sobre uma folha de papel, mas signos, que representam o diálogo do sujeito com sua realidade.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os mapas mentais apresentados demonstram que existem paisagens natural e cultural, sobre, o olhar do sujeito carregado por sua experiência, por seu espaço vivido, o que se torna único. Através da utilização de mapas mentais objetivou-se mapear como se dá a relação dos diversos atores da APA Delta, evidenciado a comunidade local para buscar compreender a rela- ção das pessoas com o ambiente.

O registro da percepção dos alunos através dos mapas mentais demonstrou como esta ferramenta pode auxiliar na análise da construção de conhecimentos e saberes de cada locali- dade, se torna de grande utilidade, uma vez que elenca critérios para interpretação dos dados obtidos nos mapas mentais, objetivando compreender a análise do sujeito com o espaço que o cerca aqui no caso a APA Delta do Parnaíba.

REFERENCIAS

APA Delta do Parnaíba/ICMBio, AQUASIS, Centro Mamíferos Aquáticos/PI/ICMBio – Comissão Ilha Ativa. Projeto Sensibilização de Pescadores/as para a Gestão Compartilhada de Recursos Pesqueiros no Estuário dos rios Timonha e Ubatuba (PI/CE). Encontros de Pesca do Timonha e Ubatuba – 2010/2012.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 1998.

DOHME, V. & DOHME W., 2002. Ensinando a criança a amar a natureza. São Paulo Infor- mal Editora.

DIAS, Genebaldo Freire.Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 1994. NEIMAN, Z. A educação ambiental através do contato dirigido com a natureza. Tese (Dou- torado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo. São Paulo: 2007. NOGUEIRA, Amélia Regina Batista. Mapa mental: recurso didático para o estudo do lugar In: PONTUSCHKA, Nídia Nacib. Geografia em Perspectiva. SãoPaulo:Contexto,2002.

PERCEPÇÃO E CUIDADO: A RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A

No documento Volume 2 (páginas 45-50)

Outline

Documentos relacionados