• Nenhum resultado encontrado

PRODUTIVISMO ACADÊMICO NAS PESQUISAS DE ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Thales Fellipe Guill (Unoesc) thalesguill@yahoo.com.br Maria de Lourdes Pinto de Almeida (Unoesc) malu04@gmail.com

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo realizar o levantamento da produção científica referente ao GT 11 de Educação Superior e sua gama de artigos e trabalhos publicados. Avaliamos 10 (dez) publicações, as quais foram obtidas através de acesso aos seguintes banco de dados: Scielo, Capes Periódicos, Capes Banco de Teses e Dissertações, e Biblioteca Virtual da Unicamp. Esse trabalho é fruto de uma pesquisa realizada no mestrado em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC-SC. A pesquisa foi realizada de forma bibliográfica, de natureza histórico-critica, sendo uma revi- são de literatura que aborda de uma forma ou de outra a problemática do produtivismo acadêmico que se estabeleceu em nossa área de estudos mediante as diversas reformas impostas aos pesquisadores e instituições.

Palavras-chave: Produção cientifica em Educação Superior. Educação Superior. Pesquisa Acadêmica.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho caracteriza-se por ser um recorte de uma pesquisa realizada no mestrado acadê- mico em educação, com objetivo apresentar a análise de dados referentes às publicações encontradas durante o mapeamento do conteúdo produzido que tenha relação com nosso tema de pesquisa, assim poderemos nos situar de forma precisa no atual estado do conhecimento, construindo assim uma base teórica solida para o desenvolvi- mento da nossa pesquisa.

Toda pesquisa tem seu início em uma questão, e para responde-la é preciso primeiro buscar essa base de discussões e analises já trabalhadas, pois justamente nesse trabalho estamos primando por desenvolver um conteúdo problematizante ainda pouco explorado.

Demonstraremos os dados através de uma tabela a qual contará com as palavras chaves utilizadas durante a busca nas bibliotecas virtuais, o número de trabalhos encontrados em cada uma delas, bem como o número final de trabalhos selecionados para análise documental.

DESENVOLVIMENTO

A fim de realizarmos esse mapeamento, apresentaremos os resultados e analises de uma vasta pesquisa realizada nas seguintes bases de dados online; Scielo, Capes Banco de Teses e Dissertações, e IBCT. Para conseguir direcionar a busca de maneira mais assertiva, fizemos uso de palavras chaves, todas orginalmente pensadas com a finalidade de ajudar a centralizar a discussão em torno do nosso objeto de estudo, sendo elas as que seguem; “Pro- dução do conhecimento científico” “pesquisa em educação superior” “políticas de educação superior 2001 2016” “produtivismo acadêmico” “ANPEd”.

Os documentos encontrados mediante esta busca nos bancos de dados utilizando as palavras chaves são variados, publicações cientificas tais como dissertações de mestrado, artigos, teses de doutorado e trabalhos de conclusão de curso. Durante essa busca também foram utilizados filtros por meio da busca avançada, ligando a palavra principal a alguma extensão que poderia nos levar a um documento com informações mais concisas referente ao tema de interesse.

A fim de demonstrar os resultados dessa pesquisa, disponibilizamos o “Quadro 01 – Quadro geral de pesquisa” que segue abaixo, no qual os números podem ser analisados de forma pragmática e objetiva.

Quadro 01 - Quadro geral de pesquisa

PALAVRAS-CHAVE IBICT SCIELO CAPES DISSERT. CAPES PERIOD.

PC BA Selec PC BA Selec PC BA Selec PC BA Selec

Produção do conhecimento cien-

tífico 1261 6 2 1 2 1 128 59 3 504 43 3

Pesquisa em educação superior 0 78 0 20 10 2 0 47 1 1181 120 4

Políticas de educação superior

2001 2016 44 43 2 403 45 3 69 13 1 500 44 4

Produtivismo acadêmico 11 3 1 6 0 3 18 52 1 39 39 6

ANPED 452 38 1 21 21 3 191 50 2 82 50 2

Fonte: Elaborado pelo autor.

Considerando a busca apenas pelas palavras-chave (PC) diretamente e entre aspas, o total de arquivos encontrados no nas bases foi de 4931 (quatro mil novecentos e trinta e um) publicações diversas, porem grande maioria de outras áreas de conhecimento, tais como biologia, medicina, sociologia, filosofia, por tanto não pos- suem relação direta com o tema pesquisado em questão.

Devido ao grande número de artigos encontrados e que não se mostram uteis ao debate em questão, aplicamos filtros diversos os quais por sua vez direcionam a busca de uma forma muito mais especifica, por exemplo com filtros como “ANPED”, “Educação”, “produtivismo”, bem como filtros por período temporal espe- cifico nos sites que o permitem faze-lo. Com a utilização desses filtros conseguimos diminuir o total de artigos encontrados para 763 (setecentos e sessenta e três), dos quais após uma cuidadosa análise, foram selecionados 45 (quarenta e cinco) para realizar nosso aprofundamento e debate teórico

Observando que o número de publicações encontradas ainda sim se mostra elevado, ao nos aprofundar- mos em seus conteúdos, realizando as análises a priori por meio de seus resumos e conclusões, buscamos objetivar nossa analise em um total de 10 produções diretamente ligadas ao nosso tema de debate, seguindo o quadro abai- xo com suas respectivas informações:

Ano Autor Título Instituição Caracterização Descritor

2005 Alceu Ravanello Ferraro

A ANPEd, a pós-graduação, a pesquisa e a veiculação da produção intelectual na área da educação

Escola Superior de Teologia,

São Leopoldo (RS) Artigo

“ANPEd”, “Educação” e “Pesquisa”

2009

Ana Lúcia Felix dos Santos Ja- nete Maria Lins de Azevedo

A pós-graduação no Brasil, a pesquisa em educação e os estudos sobre a política educacional: os contornos da constituição de um campo acadêmico

Universidade Federal de Pernambuco, Programa de

Pós-Graduação em Educação Artigo

“Pesquisa”, “educação” e “Politicas Publi- cas”

2009 Maria Malta Campos Para que serve a pesquisa em educação

Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas e Professora do Programa de Pós-Gradua- ção em Educação Artigo “pesquisa”, “educação” e “ensino supe- rior”

2007 Sandra Zákia Sousa, Lucídio Bianchetti

Pós-graduação e pesquisa em educação no Brasil: o prota- gonismo da ANPEd

Universidade de São Paulo /

Universidade de São Paulo Artigo

“ANPEd”, “Ensi- no Superior” e “Pesquisa”. 2014 Marcia Hespa-nhol Bernardo

Produtivismo e precariedade subjetiva na universidade pública o desgaste mental dos docentes

Pontifícia Universidade Cató-

lica de Campinas, Campinas Artigo

“produtivismo”, “pesquisa” e “educação”

2012 Alceu Ravanello Ferraro

Quantidade e qualidade na pesquisa em educação na perspectiva da dialética marxista

Universidade Federal do Rio

Grande Artigo “Pesquisa” e “Educação”.

2013 Ricardo Bian-coni

Produção científica sobre po- líticas de educação superior no brasil para a modalidade a distância– 2003 a 2010

UNIVERSIDADE CATÓLI-

CA DOM BOSCO Dissertação

“Produção científica” e “ANPEd” 2009 Antonio Ozaí da Silva Produtivismo no campo acadêmico: o engodo dos

números Revista Espaço Acadêmico Artigo

“Produtivismo” e “Educação” 2013 Vanessa Maria de Oliveira Borges, Edson Tomaz de Aquino

Ensino superior a ordem do

capital internacional Centro Universitário Jorge Amado - UNIJORGE Artigo

“Ensino Supe- rior” e “Pesqui- sa”

2014 Chaiane de Medeiros Rosa Marcos Legais e a Educação Superior no Século XXI Universidade Estadual Paulis-ta “Júlio de Mesquita Filho”,

UNESP Ensaio

“Educação Superior” e “Po- liticas Publicas”

Com esse material selecionado, podemos partir para suas respectivas analises e reflexões acerca do con- teúdo apresentado e como esse vem a contribuir com nosso tema de pesquisa de forma pontual.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com base nessas analises e constatações, podemos chegar a várias conclusões, a que mais se revela impactante na produção do conhecimento é o estimulo ao produtivismo acadêmico que vem disseminando-se pela área a partir da década de 90. Esse produtivismo acaba transformando docentes e pesquisadores em simples operários, que para não perderem pontos, ou ficarem estagnados em suas carreiras, acabam participando de um sistema que eles mesmos criticam, vivendo para publicações que em grande parte acabam sendo apenas conteúdo revisado ou reaproveitado e pesquisas já exaustivamente exploradas.

Também foram levantados aspectos históricos da ANPEd e como ela vem trabalhando para impactar de forma positiva nosso cenário acadêmico de pós-graduação a pesquisa, fatos históricos revelam que a associação vem atuando de forma constante e se reinventando conforme as novas demandas sociais se revelavam.

Agora cabe a nós verificar se esse produtivismo exacerbado imposto pelo capital internacionais e adota- do pelos órgãos nacionais de regulamentação está impactando na qualidade final dos projetos publicados durante as reuniões anuais da ANPEd, para assim ficar evidenciado onde a mudança precisa acontecer, dessa maneira con- tribuindo para uma solução futura quanto ao conteúdo das pesquisas realizadas atualmente.

TRABALHOS APRESENTADOS NA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA

Outline

Documentos relacionados