• Nenhum resultado encontrado

Apesar da abordagem da teoria fundamentada indicar que as etapas de coleta e análise de dados ocorrem de modo simultâneo, optou-se por separá-las para melhor visualização das características de cada etapa. Assim, inicialmente se procedeu a descrição dos procedimentos relativos à coleta de dados, que envolvem iniciativas de entrevistas, pesquisa documental e observação. A opção por mais de uma forma de coleta possibilita a mitigação de limitações existentes em cada uma das modalidades, bem como amplia as possibilidade de compreensão do fenômeno estudado.

A princípio foram encaminhadas cartas de apresentação do pesquisador e da pesquisa para o secretário de Educação e para os participantes da pesquisa (apêndices B e C), bem como foi solicitado o preenchimento de um formulário com informações cadastrais dos participantes (apêndice D). Além de formalizar a apresentação, estes instrumentos contribuíram para que houvesse um contato prévio do pesquisador com os informantes, bem como fossem coletados dados preliminares que ajudaram a confeccionar o perfil dos entrevistados.

Em paralelo, foi realizada a leitura dos mapas da estratégia (SEPLAG, 2017) e dos balanços de gestão disponibilizados pela SEE (2010, 2012, 2014, 2015, 2016), visando à identificação das principais realizações e das mudanças organizacionais reportadas no período da pesquisa. A realização de uma pesquisa documental no site do diário oficial do Estado também foi realizada, de modo a se verificar as principais normas estabelecidas em relação ao PPE. A adoção destas iniciativas de coleta de dados secundários contribuiu para a elaboração do roteiro preliminar de entrevistas (apêndice E) desta tese, bem como para a identificação dos principais eventos organizacionais e para a construção de uma representação temporal destes.

Posteriormente ao levantamento inicial de dados mediante análise documental, procedeu-se a realização de entrevistas intensivas semiestruturadas. A opção por realizar entrevistas intensivas é a mais usualmente observada em estudos de caráter qualitativo e é especialmente adotada em situações em que se busca aprofundar o debate a partir de uma quantidade reduzida de sujeitos a serem pesquisados (PATTON, 2002; CHARMAZ, 2014). A escolha pelo tipo semiestruturado possibilita uma maior flexibilidade na formulação de

questões, de modo que podem emanar pontos de questionamento não abordados preliminarmente (PATTON, 2002). A condução destas entrevistas se deu por meio de questões abertas (open-ended questions) de modo a capturar o relato dos indivíduos oriundos das experiências por eles vivenciadas (FLICK, 2009).

Foram realizadas quatro etapas de entrevistas individuais com secretário, secretários executivos e gerentes regionais, possibilitando a captura de dados sobre o processo de aprendizagem dos praticantes da estratégia atuantes na gestão do PPE. A partir da definição da amostra foi procedida a primeira etapa de entrevistas, realizada com um grupo composto por gerentes regionais que atenderam aos critérios especificados. O interesse nesta primeira etapa foi o de constituir os códigos iniciais e elaborar os memorandos introdutórios do estudo. Após a fase inicial, foi procedida uma segunda rodada de entrevistas intensivas semiestruturadas, envolvendo o secretário de Educação e os secretários executivos de planejamento e coordenação, de desenvolvimento da Educação, de Educação profissional, e de Administração e Finanças, além da gerente do NGPRE, da SEPLAG. A opção pela coleta de dados em diferentes níveis de decisão visa à captura de aspectos que transitam entre as esferas hierárquicas. Nesta oportunidade, a ênfase residiu nas “definições dos participantes quanto aos termos, às situações e aos eventos, na tentativa de explorar as suas suposições, os seus significados implícitos e as regras tácitas” (CHARMAZ, 2009, p.52). Estas entrevistas tiveram como finalidade o refinamento dos códigos iniciais estabelecidos, mediante a realização de constantes comparações entre os dados obtidos, os incidentes observados e o arcabouço teórico adotado, visando à construção da codificação focalizada.

Na terceira etapa foram realizadas entrevistas de follow-up com o intuito de confirmar os eventos de aprendizagem enquanto categorias empíricas junto a uma parcela dos gerentes regionais entrevistados. Nesta fase foram selecionados gerentes regionais para participar, visando ao acompanhamento de declarações e eventos anteriores e a elaboração da proposta teórica. Buscou-se a triagem e a saturação dos dados, especialmente sobre os eventos que proporcionaram aprendizagem dos praticantes da estratégia no PPE, de modo a ser possível a consolidação da proposta teórica a partir do desenvolvimento das propriedades de cada categoria proposta.

A quarta etapa também se caracterizou com a adoção de entrevistas de follow-up, mas desta vez com o intuito de desenvolver a amostragem teórica, por meio do refinamento das categorias formuladas e a elaboração de memorandos avançados, mediante a integração dos conceitos e a apresentação de diagrama sobre os achados da pesquisa. Nesta etapa foram

realizadas entrevistas de curta duração por telefone, iniciadas com a exposição das categorias elaboradas e com a realização de comparações das mesmas com o discurso emanado pelos informantes durante as fases anteriores.

Em paralelo, o pesquisador participou de reuniões sobre o PPE, efetuando o registro de suas observações em notas de campo. A coleta de dados observacionais é uma escolha metodológica adequada quando realizada de modo sistemático para obter dados sobre o contexto e sobre incidentes específicos (MERRIAM; TISDELL, 2016), possibilitando o acesso às experiências vivenciadas pelos sujeitos pesquisados (PATTON, 2002). Foram realizadas anotações sobre as observações realizadas nos SBP/ PPE, oportunidades em que as experiências bem-sucedidas de gestão são compartilhadas entre gestores regionais e diretores de escola.

A adoção de diferentes fontes de dados proporciona enriquecimento do estudo, possibilitando a realização de comparações, confrontos e questionamentos que conduzem à geração de maior refinamento das categorias formuladas. Após a consideração acerca das modalidades de coleta de dados utilizadas no desenvolvimento do estudo, a próxima seção do trabalho é composta pela apresentação dos procedimentos relativos à análise dos dados.