• Nenhum resultado encontrado

Conduza seu Elefante a cada hora e a cada dia com uma agenda de prioridades

No documento Completo (páginas 46-49)

(seu Elefante) para lidar com a mudança, a pressao e o estresse

3.2 Ferramentas para liderar seu Elefante em todas as situações de mudança, pressão e estresse.

3.2.3 Conduza seu Elefante a cada hora e a cada dia com uma agenda de prioridades

“É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar, na verdade não há.” Renato Russo, músico e poeta brasileiro

3.2.3.1 Conduza seu Elefante a cada hora e a cada dia e transmita seus sentimentos hoje!

Quando vivemos a cada hora e a cada dia com uma agenda de prioridades, com atenção mental plena do Condutor sobre o Elefante, aproveitamos para transmitir nossos sentimentos àqueles que nos são importantes com um sorriso, um eu te amo, um carinho... hoje, agora!

Emerson é um representante comercial de 61 anos de idade que descobriu o valor de colocar seus sentimentos em dia com os seus fami- liares. Ao participar da primeira sessão do S.P.A., falamos da importân- cia de viver com uma agenda de prioridades, a cada hora e a cada dia, em todos os sentidos, em especial com aqueles que amamos. Afinal, como diz a poesia acima, de Renato Russo, é preciso amar as pessoas

como se não houvesse amanhã, porque talvez amanhã seja tarde e a pessoa não esteja mais aqui para ser reconhecida.

Ao final da sessão, ele foi buscar sua esposa, que estava na casa de seus pais, que já passaram dos 80 anos. Chegando lá, após mencionar algumas palavras sobre o quanto os três eram importantes para ele, abraçou-os e disse-lhes que eles eram as pessoas que ele mais amava na vida.

Ele conseguiu, além de expressar seus sentimentos de amor pela primeira vez a seus pais, transformar aquele momento num marco de traduzir sentimentos em palavras para todos aqueles que ele amava, tornando-se assim um líder que expressa seus sentimentos e que utiliza sua inteligência emocional – sobre o qual falaremos mais adiante.

Quando estamos com nossos sentimentos expressos em dia, nosso Elefante interior aceita feliz que o Condutor o dirija. Ele sente-se mais autoconfiante e pleno para liberar o Condutor a fim de realizar as metas com foco e entusiasmo.

3.2.3.2 Conduza seu Elefante a cada hora e a cada dia com uma agenda de prioridades

Quando vivemos a cada hora e a cada dia com uma agenda de prioridades, nosso Condutor realiza um belo trabalho de condução do Elefante para uma vida proativa e centrada em sua visão.

Afinal, quais são suas prioridades? São aquelas relacionadas com sua visão, suas metas. Quando desdobramos nossa visão em metas cla- ras e com o passo a passo de como alcançá-las, imediatamente nos- so Condutor assume essa agenda como sua prioridade, dando foco ao Elefante, que buscará em sua mente todos os recursos já registrados para alcançá-la.

No cristianismo isso está expresso na oração do Pai Nosso: “O pão nosso de cada dia nos dai hoje”. Essa oração não nos orienta a pedir o pão de ontem nem o pão de amanhã, só o de hoje. Conduzir o Elefante a cada hora e a cada dia é estar com o Condutor pleno e atento às de- mandas presentes e com respostas centradas em seus valores e metas, e não em sentimentos de nosso Elefante, na maioria das vezes sem qual- quer fundamento racional.

Gilton é um executivo que conseguiu domar seu Elefante para lidar com a ansiedade em relação ao futuro. No dia primeiro de cada mês, ele

“Quem nada erra, nada faz! Aceite os erros como aprendizado, evitando que seu Elefante sofra pelo leite derramado.”

já ficava ansioso pensando se conseguiria pagar a prestação do carro, que venceria no dia 30. Ou seja, vivia o tempo todo projetando seu futu- ro com ansiedade e angústia, permitindo que seu Elefante comandasse seus sentimentos e criasse um sofrimento que se tornou uma úlcera crônica.

Quando compreendeu o poder de viver a cada hora e a cada dia centrado em suas mais altas prioridades, deu-se conta de quanto tempo e saúde havia perdido por preocupações que, na maioria das vezes, nem se concretizavam. Em menos de 30 dias, ele já não tinha mais os sinto- mas de úlceras e se deu conta de que estava mais tranquilo.

Quando conduzimos nosso Elefante a cada hora e a cada dia com uma agenda de prioridades, estamos utilizando a máxima de viver um dia de cada vez – ou seja, estamos vivendo hoje, como se não houvesse amanhã.

Pensar no amanhã faz parte da liderança do Condutor. Preocupar- se com o amanhã é a liderança do Elefante emocional ansioso. Quando nosso Condutor pensa no amanhã, ele cria a visão, o futuro, constrói metas claras e proativamente age para atingi-las.

Para o alcance dessas metas, ele as desdobra em horas e dias, a partir de um roteiro de prioridades, e então foca diariamente naquela parte da meta. Cumprir a etapa da meta correspondente àquela hora, àquele dia, nos dá foco e dá autoconfiança ao Elefante de que conseguiremos alcançar a meta como um todo, e isso é que conduz nossa vida de forma intencional. Nosso futuro é o resultado do que plantamos em nossa mente hoje, transformamos em metas claras e fazemos um pedaço a cada dia, a cada hora, a cada instante.

De que adianta você estar em seu trabalho, seu emprego, realizan- do contatos com potenciais novos clientes, se você está se sentindo culpado por deixar seu filho sozinho em casa. Isso apenas o tirará do foco, da meta de captar novos clientes, ao mesmo tempo em que não contribuirá em nada para estar com seu filho. Por isso a importância de estar focado em uma agenda de prioridades a cada hora, a cada dia.

3.2.3.3 Faça uso da agenda física ou digital para conduzir seu Elefante a cada hora e a cada dia com uma agenda de prioridades

Se a questão é a culpa por deixar seu filho sozinho, coloque na sua agenda dedicar uma hora por dia a seu filho. Defina o horário diário dessa ação e cumpra-a com você e com ele. Você perceberá que seu Elefante estará mais feliz e mais realizado por essas atitudes de foco em suas prioridades.

Quando registramos numa agenda física ou digital nossos com- promissos, mesmo os mais óbvios, como elogiar meu filho nesta noite, transferimos o poder do Elefante solto para nosso Condutor focado. Se deixarmos por conta de nosso Elefante emocional, ele, em sua zona de conforto, preferirá não registrar na agenda, procurando convencê-lo com seu Elefante mágico interior de que você irá se lembrar.

Por isso, escreva todas as suas intenções, sua lista de compras, seus objetivos, todos os seus compromissos em uma agenda com data e hora específicas. Mesmo que, ao final do dia, precise revisar e reordenar em ordem de prioridade. Adiante você terá mais ferramentas para liderar seu Elefante uma hora, um dia, com uma agenda de prioridades.

Se no ambiente pessoal ou profissional deixarmos no piloto auto- mático, o Elefante fará primeiro aquilo de que ele mais gosta, depois o que é mais fácil e, se sobrar tempo, ao final do dia fará o que é mais im- portante. Portanto, uma agenda de prioridades diária inicia-se primeiro com o mais importante, e depois relacionam-se as demais atividades, em ordem de prioridades. Significa sair do piloto automático e colocar nosso Condutor no comando. O Condutor deve organizar as 24 horas que todos temos em ordem de prioridade em todos os nossos papéis.

Por isso a importância de uma agenda, de papel ou, principalmente, nesta nova era digital, em um smartphone, que, além de registrar os compromissos, tem alarme – e se precisarmos mudar de prioridade, é só alterar a data e hora. E mais, a maioria já tem um celular smartphone. Ele já está conosco e passa a ser uma extensão física de nosso hard disk mental, que normalmente já está cheio.

Todos sabemos que um HD cheio torna nosso computador lento. Isso vale para nosso cérebro e em especial para nosso Elefante, que se sente pressionado e ansioso quando tem muita informação para proces- sar. Se ele tem a mente sobrecarregada com tantos assuntos, e ainda mais se deixarmos ele solto, sem foco, sem qualquer ordem de priorida-

de, ele fica muito perdido, nervoso, sendo um dos grandes geradores do estresse e de doenças relacionadas às preocupações.

O centro da Liderança Integral está ligado à liderança pessoal. Eu primeiro lidero meu Elefante, para depois liderar a manada. Se ficar- mos na mente emocional e no piloto automático do Elefante, ele evi- tará qualquer anotação, pois isso transfere o poder de decidir para o Condutor – e nosso Elefante faz de tudo para estar no controle.

Se você percebe que vai faltar leite em casa e não anota, confiando na memória do Elefante, vai acabar esquecendo, mas ele, na sua notória presunção, dirá que não precisa anotar, que ele irá se lembrar. E quando você for à dispensa buscar o leite, descobriu que não se lembrou de comprar.

Quando tiramos da nossa mente as ideias, as tarefas, os assuntos que temos de executar ou delegar ou os sentimentos que temos e transmitir, enfraquecemos nosso Elefante e fortalecemos o Condutor. Isso facilita a realização das ações, tornando-nos proativos e com foco nas prioridades do Condutor, que tem metas, que tem responsabilida- des, que tem atividades muitas vezes desafiadoras – como deixar seus sentimentos em dia com as pessoas que o rodeiam – e que o Elefante gosta de procrastinar.

Se você ainda é daqueles que acredita que pode deixar todos os seus compromissos e responsabilidades entregues ao seu Elefante, desafio-o a fazer este teste dos sete dias, iniciando com uma agenda de papel, ou digital, se já tem uma no celular, adotando o seguinte processo:

a. Utilize a agenda como os fiéis de algumas religiões fazem com a Bíblia. Mantenha-a o tempo todo com você. Leve-a aonde você for. Lembre-se de que ela passará a ser uma extensão de sua mente, como um HD externo. Se for ao banheiro, esteja com ela; se for para a cama, esteja com ela; no trabalho, em um treinamen- to, evento esportivo, onde você estiver, carregue-a consigo. b. Comece a anotar hoje todos os seus compromissos de amanhã,

inclusive pessoais. Eles não virão todos ao mesmo tempo a sua mente, então, à medida que o dia de hoje vai acontecendo, vá registrando os assuntos.

c. Ao final do dia – e é importante que seja ao final do dia, para que seu Elefante durma tranquilo sabendo o que irá acontecer amanhã –, revise sua agenda, colocando e numerando os com- promissos em ordem de prioridade do primeiro até o último.

Talvez você se surpreenda com tantos compromissos e assuntos e comece a descobrir que, se você enumerou 20 assuntos, os assuntos 16 ao 20 podem ser delegados a alguém. Então anote, ao lado desses compromissos, para quem você irá delegar* e anote um horário no início da manhã para fazer essa delegação. d. Agora você começou a liderar seu Elefante para lidar com seus

desafios diários, e mais, a abrir mão do poder de executar, para o poder de delegar algumas atividades que possam ser dele- gadas, utilizando a mente das outras pessoas e valorizando-as também.

Isso começa a torná-lo mais descentralizador e a liderar também as outras pessoas. Se você não tem ninguém para quem delegar e percebe que sua agenda ficou sobrecarregada para amanhã, procure revisar os últimos assuntos da lista e realocá-los para outra data, de acordo com as prioridades deles.

e. Ao acordar amanhã, repasse todas as atividades anotadas e co- mece a agir na ordem definida. Talvez, nos primeiros dias, você possa se esquecer de alguns assuntos. Se você for focado e persistente em conduzir seu Elefante, irá adquirir o hábito de registrar em sua agenda todos os seus compromissos, mesmo o compromisso de comprar leite, e verá como seu Elefante estará mais tranquilo por não ter que carregar tanta informação. f. Considere também deixar 30 minutos em determinado horário

pela manhã e pela tarde para os assuntos extras, que não foram previstos. Assim você também começa a perceber o poder de controlar seus imprevistos com foco e proatividade. Recomendo, ainda, reservar, dentro desse espaço para imprevistos, dez mi- nutos para você recarregar suas energias, ficando em silêncio, fazendo uma pausa na agenda, um tempo para refletir.

g. Comemore cada assunto concluído e perceba que, quando seu Elefante está sendo conduzido por um roteiro horário e diário em ordem de prioridade, tudo flui melhor e ainda mais rapida- mente. Aposto que irá começar a sobrar tempo, ou você fará mais no mesmo tempo.

h. Desenvolva o hábito de anotar todas as ideias e assuntos futu- ros que vierem a sua mente, tanto pessoais quanto profissionais. Anote-os todos para a próxima sexta ou sábado (apenas para não perder as ideias). Exemplo: Agendar com meu dermatolo-

gista, fazer um check-up, ligar pra minha irmã, agendar reunião com depto. de vendas, ver andamento de um processo judicial, etc. À medida que você se acostumar com o hábito da agenda, já colocará esses assuntos em determinada data específica. No sábado, tome um tempo para organizar esses assuntos em da- tas distintas, por ordem de prioridade.

Quando o Sr. Santos participou do S.P.A., na sessão em que trata- mos de liderar o Elefante interior para lidar com a pressão e o estresse, ele compreendeu a razão de toda a sua ansiedade. Como líder de uma entidade terapêutica que ajuda pessoas a lidar com as mais desafia- doras doenças relacionadas às drogas, ele tinha uma rotina de obter diariamente doações de alimentos de empresas apoiadoras. Como ele entendia que poderia manter tudo registrado em sua mente, desco- nhecia as ferramentas de anotar o roteiro de suas visitas em ordem de prioridades e com horário para cumprir. Dessa forma, saía ansioso para visitar seus doadores, e em muitos deles, ainda chegava fora de horário, ocasionando descontentamentos, pois interferia na rotina de trabalho das empresas. Quando Santos descobriu o poder de fazer um roteiro por escrito, com horário para cada visita, e de acordo com a possibilida- de de atendimento dos doadores, descobriu que a ansiedade desapare- ceu, que se tornou pontual e ainda reduziu em duas horas o tempo de coleta das doações.

Josué é um representante comercial que descobriu o poder do ro- teiro prévio e da utilização da agenda com ordem de prioridades. Ele atua com vendas de sapatos numa região muito ampla da Bahia. Ocorre que ele saía a campo na segunda-feira simplesmente colocando o mos- truário e o talão de pedidos em seu carro e partindo para o merca- do, sem roteiro, sem destino, sem agendamento. A partir do S.P.A., ele compreendeu o poder de ter uma agenda, com ordem de prioridades.

Ele descobriu o poder de planejar e alcançar a meta de vendas de uma coleção inteira, no caso, a coleção inverno. Em primeiro lugar, ele solicitou à empresa que representava um relatório de seus clientes, ati- vos e não ativos, em forma de curva ABC, ou seja, do maior ao menor cliente em número de pares vendidos.

A partir daí, separou os clientes que representavam 80% de suas vendas e projetou o número de pares que poderia vender naquela cole- ção, baseado na venda anterior e também na atual situação do mercado, priorizando inicialmente o agendamento e atendimento desses clientes. Com esse planejamento inicial, preparou um roteiro de viagens de acordo com o mapa geográfico, definindo os respectivos roteiros semanais e encaixando neles os outros clientes ativos e inativos que poderiam ser atendidos naquela viagem, sem interferir no cronograma dos outros roteiros prioritários que ele havia construído para atender os clientes que representavam 80% de suas vendas.

Josué ficou impressionado com seus resultados. Nas primeiras qua- tro semanas, ele já havia alcançado 88% de sua meta de vendas e co- berto 75% de sua região. Em seis semanas, havia alcançado a meta de vendas, tendo coberto apenas 90% da sua região. Naquela coleção, ele ganhou o Prêmio Diamante da empresa, com vendas de 118% sobre sua meta e 131% superiores às do ano anterior, tendo reconhecido que foi graças ao planejamento, agendamento prioritário dos principais clien- tes e de um roteiro seguido à risca por seu Condutor e seu Elefante que ele tinha conseguido atingir tais resultados.

“Aprenda pelo dia de ontem, viva o dia de hoje, espere pelo dia de amanhã.” Albert Einstein

3.2.4 Seja proativo ao receber uma crítica. Ela pode ser uma

No documento Completo (páginas 46-49)

Outline

Documentos relacionados