• Nenhum resultado encontrado

ESTÁGIO DE SAÚDE MENTAL NO CAPS III (CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL): UM RELATO DE

No documento CATEGORIA GRADUANDO - ORAL (páginas 142-144)

EXPERIÊNCIA

Monalisa Martins Querino Ana Vilhena Araujo Dos Santos Dannieli De Sousa Silva Rodrigues Francinubia Nunes Barros Jeyzianne Franco Da Cruz Silva Ricardo Da Silva Ana Maria Machado Borges.

INTRODUÇÃO: O CAPS presta atendimento a pessoas com grave sofrimento psíquico, diminuindo internações psiquiátricas,

articulando-se com a rede de serviços da comunidade, incentivando a integração social e familiar destes. E acordo com necessidade de cada usuário, eles podem ir todos os dias, estarão em regime intensivo, alguns dias da semana, em semi- intensivo, e alguns dias no mês, não-intensivo. São classificados de acordo com o tamanho, estrutura física, profissionais e atividades realizadas: CAPS I e II são destinados a atender diariamente adultos com transtornos mentais severos e persistentes de acordo com a sua área de abrangência; CAPS III, destinados ao atendimento diário e noturno de adultos com transtornos mentais severos e persistentes; CAPS i destinado ao atendimento da população infantil e adolescente com transtornos mentais; e o CAPS AD, para usuários de álcool e outras drogas e população com transtornos mentais em decorrência do uso de substâncias psicoativas (BRASIL, 2004).

OBJETIVOS: Relatar a experiência dos discentes de enfermagem no estágio obrigatório em saúde mental, do curso de

graduação de enfermagem pela Faculdade Leão Sampaio.

MÉTODOS: Trata-se de um relato de experiência, desenvolvido na disciplina de Saúde Mental na Atenção Básica, realizado no

5º período de enfermagem, da Faculdade Leão Sampaio. O estágio foi desenvolvido no CAPS III, Centro, Juazeiro do Norte-CE. O período do estágio realizou-se no mês de outubro de 2014. Para ter direito ao estágio obrigatório em saúde mental o aluno tem quer cursar ou estar cursando a disciplina de enfermagem em saúde mental, onde o aluno aprende nas aulas teóricas; os tipos de doenças e transtornos mentais, assim também como a sintomatologia, as formas de prevenção e tratamento. O aluno tem uma preparação com antecipação para só então ir para o campo de estágio, onde o mesmo terá o primeiro contato com o paciente. Para o desempenho das atividades do estágio foi realizado um cronograma de atividades.

RESULTADOS: Muitas são as atividades realizadas dentro do CAPS, atividades essas que contribuem tanto para formação

acadêmica como também, crescimento na vida pessoal. Existem várias atividades que podem ser desenvolvidas dentro do CAPS, dentre elas estão: atividades de encontro, diálogos, histórias e conhecimentos específicos (SANTOS, 2012). As atividades realizadas no CAPS III foram no horário de 13 às 17 horas. Foram realizadas atividades terapêuticas como: rodas de conversa, pintura em papel, musicoterapia, atividades que envolviam dança. Realizado o dia da beleza, com cuidados de maquiagem e manicure. No último dia a pedido dos pacientes teve um bingo. Foi realizada ainda uma palestra com o tema “Depressão” onde foram abordados os tipos de depressão, a sintomatologia, formas de prevenção, tratamento psicoterapêutico e farmacológico. Foi possível perceber as sintomatologias das doenças mentais e reconhecê-las, distinguindo-as de acordo com o diagnóstico mental e o comportamento apresentado por cada paciente e o envolvimento durante os diálogos e as rodas de conversa. Durante o estágio ainda foi possível realizar procedimentos como: técnicas de administração dos medicamentos; intramuscular, via oral e avaliação de sinais vitais sob a supervisão da preceptora. Assim também como técnicas de contenções física e químicas devido a crises momentâneas de pacientes com perturbações auditivas e visuais, o qual ficou muito agitado, tendo assim a necessidade de contenção.

1 - FACULDADE LEÃO SAMPAIO - 2 - FACULDADE LEÃO SAMPAIO - 3 - FACULDADE LEÃO SAMPAIO - 4 - FACULDADE LEÃO SAMPAIO - 5 - FACULDADE LEÃO SAMPAIO - 6 - FACULDADE LEÃO SAMPAIO - 7 - FACULDADE LEÃO SAMPAIO.

ANÁLISE CRÍTIVA: No estágio de saúde mental foi possível trabalhar com pacientes com os mais diversos distúrbios

psicológicos como: esquizofrenia, transtorno bipolar, transtorno psicótico, transtorno de ansiedade, entre outros. Existe um plano terapêutico individualizado para cada paciente, levando em consideração as necessidades de saúde/doença de forma singular, dando a devida importância, a individualidade e realidade de cada um (MEDEIROS, 2011). O diagnóstico é definido por um médico psiquiatra juntamente com uma equipe multidisciplinar: psicólogos, terapeuta ocupacional, enfermeiro e técnicos de enfermagem, dessa forma prestando uma assistência completa. Foi possível observar ainda que os horários das atividades são bastante regrados, quanto à recreação, a refeição, o de dormir e principalmente o da medicação. O paciente do CAPS III contribui satisfatoriamente para o andamento das atividades.

CONCLUSÃO: A experiência do estágio em saúde mental possibilitou observar de perto o paciente com transtorno mental,

foi possível perceber que os pacientes são pessoas que merecem respeito assim como qualquer indivíduo, respeitando a individualidade de cada um. Foi possível também observar o engajamento da equipe multidisciplinar, prestando uma assistência não tão fácil, pois os mesmo muitas vezes são desprezados pela sociedade. A contribuição dos profissionais no plano assistencial das doenças mentais torna-se de grande valia para devolver ao paciente uma vida mais digna, sem tantas desigualdades, tentam inseri-los na sociedade e até mesmo na família.

REFERÊNCIAS:

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção á Saúde. Saúde Mental no SUS: os centros de atenção psicossocial. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.;

SANTOS, E.O.; WILLRICH, J.Q.; MENESES, B.H.S.; FRANCHINI, B.; ANTUNES, B.; FRANÇA, S.M. Serviços substitutivos na perspectiva da reabilitação Psicossocial: um relato de experiência. Revista Cienc Cuid Saúde. vol.11, n.3, p.588-592,2012.;

MEDEIROS, A.D.; MIRANDA, F.A.N. Oficinas terapêuticas como instrumento de reabilitação psicossocial: percepção de familiares. Rev Esc Anna Nery. vol. 15, n.2, p.339-345, 2011. ;

MÉTODOS PARA DESCONTAMINAÇÃO DE

No documento CATEGORIA GRADUANDO - ORAL (páginas 142-144)

Outline

Documentos relacionados