• Nenhum resultado encontrado

Contratos da Força da Primavera Fonte de Ins piração (• )

No documento Changeling - Os Perdidos (páginas 110-114)

Para fa zer u ma fala e fetiva, você tem que não apenas ter um modo corretos com pa lavras, porem u ma sagacidade para dize r a p lateia o que e les querem ouvir. Criar brincadeiras perfe itas requer mais que a habilidade para construção, pintura ou mecânicas de desígnio. Você te m que ter u m senso para o qual criara algo que será divertido do modo planejado. Acessando os seus próprios e inerentes truques para sentir o que os outros desejam, changelings com esta cláusula podem criar situações mais favoraveis. aumentando os resultados não quer dizer que a clausula aumenta o nivel das habilidades, elas apenas lhes permite interpretar me lhor e se antecipa as necessidades dos desejos sobre o objeto demográfico. Assim, a habilidade pode ser aplicada para outras criações tambe m, permitindo a u m changeling com esta cláusula

111

a inspirar, aconselhar e consultar outras pessoas e aumenta a habilidade de inspiração deles para criar. Infelizmente, a linha entre sucesso incrível e fracasso total às vezes é um muito estreita, e as chamas da criativ idade pode queimar dedos imprudentes. Para aqueles que fixa m as suas visões em criações surpreendentes, um, passo infalso pode significar u m desastre. Sucesso ou fracasso, linhas proximas para quem tenta essa esta Cláusula em qualquer empenho criativo.

Pre-re quisito: Nenhu m Custo: 1 g la mour

Teste: rac iocinio + Empatia + Manto (primavera )

(menos a perseverança do alvo se este deseja resistir)

Ação: intantanea

Captura: O changeling investe o seu próprio sangue

(litera lmente), suor ou lágrimas na criação do objeto ou planos para o projeto.

Resultado do teste

Fr acasso dr amático: O e mpenho fa lha de forma

terrive l. O criador recebera u ma penalidade de –4 para os seus proximos trabalhos que levem criativ idade (Artes ou Expressão) durante o próximo mês como o peso do desastroso de seus esforços que impede m criações futuras. Como ta mbe m, até mesmo se o fracasso acontece em segredo, o criador recebera –2 para todos os desafios sociais contra cortesões da Primavera durante um mês, co mo aqueles que sentire m o fracasso inerentemente do personagem.

Fr acasso: O criador está recebera uma penalidade de –

4 para os trabalhos que usem criatividade (Artes ou Exp ressão) durante o próximo mês como o peso dos esforços desastrosos dele impedindo as suas criações futuras.

Sucesso: Para cada sucesso, o changeling (ou pessoa

que ele está inspirando) recebe uma +1 de bonificação para teste de criação que envolvam Artes ou Exp ressão. Estas bonificações são cumulativas com qualquer outro poder sobrenatural ou bonificação de equipamentos aplicáveis para o desafio.

Sucesso exce pcional: Não só faz a bonificação ser

aplicada ao próximo desafio criat ivo do personagem, mas para todos os desafios sociais feitos contra me mb ros da corte da primavera (mín imo 1 ponto de Manto Primavera l) pela a pró xima semana. apenas uma gratificação pode ser ativa a qualquer tempo. Para me lhor ou pior, se outro sucesso excepcional for obtido entes do termino da clausula, suas novas bonificações se aplica m e m lugar da mais antiga.

O Presente das fabulas (•• )

Algumas pessoas têm uma ce rta aura de confiança e focaliza m essa sobre eles e se dedicam a seguir os seus próprios sonhos, metas e desejos, endependente do que o resto do mundo pense. Isso pode vir a se tornar algo aborrecedor ou egocêntrico, ou estranhamente atraente e intrigante. Changelings com esta cláusula da primavera verdejante te m as próprias paixões internas deles e podem usa-las para parecer mais atrente a outros. Infelizmente, se também usada freqüentemente, a cláusula contra-e xplodir, a fugentando os outros.

Pre-re quisitos: Manto (primavera) • ou Benevolência

da corte (primavera) •••

Custo: 1 g la mour

Teste: Presença + Manipulação + Manto (primavera )

contra a perseverança + autocontrole do alvo.

Ação: Co mpetida; resistência é refle xiva.

Captura: O personagem fala alto sobre algu mas de

suas verdadeiras paixões.

Desvantagem: Toda vez depois da prime ira ve z que a

clausula for tentada no mes mo a lvo esta ira gerar u ma penalidade de –1 cumulat iva a cada teste. Assim a segunda vez que a Cláus ula for usada em qualquer determinado alvo (se ja ouve uma primeira tentativa independente de êxito ou não) o teste recebera uma penalidade de -1; a terceira tentativa é –2, e assim por diante. Tentativas em outros alvos não geram penalidades desde que nunca tenha sido alvo da clausula. Estas penalidades não diminuem co m o passar do tempo.

Resultados do teste

Fr acasso dramátic o: A paixão do personagem ve m na

forma de narcisismo egocêntrico. Qualquer tentativa de interação social (testes que usem Presença, Manipulação, autocontrole como um atributo principal) falha por u m núme ro de semanas iguais ao Manto do changeling (primavera) ma is o Manto do objetivo (primavera) ou Benevolência da corte (primavera ) se o alvo tiver é claro. Co mo bem, todos os desafios Sociais feitos pelo changeling contra qualquer alvo recebem –4 durante as próximas 24 horas como u ma mancha da natureza egocêntrica dele, para co m sua interação com outros.

Fr acasso: A cláusula não tem efe ito. Este ainda contas

como u ma tentativa para propósitos de cumulativas penalidades aplicadas contra um único a lvo.

Sucesso: As paixões do changeling vêm na forma de

uma magnetismo atraindo de alguma maneira ou persuadindo o alvo. Pelo o pró ximo período de 24 horas, todos os desafios Sociais para com o alvo do changeling recebem u ma bonificação +3 que é acumulat iva com qualquer outra bonificação

112

sobrenatural ou natural que o changeling possa possuir, mas não acumulavel com essa (i.e.: apenas um uso desta cláusula por qualquer changeling pode estar afetando um alvo ativa mente de cada vez.

Sucesso exce pcional: O a lvo é golpeado pela natureza

apaixonante do changeling. O changeling recebe +4 de bonificação para qualquer desafio Socia l fe ito contra o alvo durante vários dias iguais ao Manto do changelin g (primavera) ma is o Manto do alvo (primavera ) ou Benevolência da corte (primavera ).

Golpe comovente (••• )

Alguns combates são tranqüilos ou se acalma m ou ate mes mo são calculados. Principa lmente para aqueles se envolvem com a corte da Primavera. Um cortesão levado a combater pelas paixões dele pode bem se encontrar em u ma condição que lhe permite desferir um golpe devastador. Infelizmente, esta mes ma situação pode o tornar vulnerável para oponentes menos impetuosos.

Pre-re quisitos: Manto (primavera) •• ou Benevolência

da corte (primavera) ••••

Custo: 1 g la mour

Teste: perseverança + Briga/Armas de fogo/Arma mento (co mo aplicáve l) + Manto (primavera)

Ação: instantanea

Captura: O alvo insultou ou atacou (com palavras ou

ações) o changeling na última hora.

Desvantagem: alvo planejado adquire +2 para

próximo ataque físico de qualquer tipo contra o changeling. essa penalidade só tem efeito se a Cláusula obtiver ê xito ou fa lha. Poré m, não é acu mulativa. Se o alvo do changeling não a atacar entre os usos múlt iplos do golpe Co movente, ele não tera acu mulado nada apenas recebera +2 de bonificação contra o changeling.

Resultados do teste

Fr acasso dr amático: As emoções do changeling

adquirem o atingem forte mente, o deixando vulnerável efetiva mente para o resto do turno. Isso pode se man ifestar co mo u m passo em falso que o lançou ao chão, uma arma de fogo falhar ou uma arma derrubada. Ele perde toda a sua Defesa (não incluindo Armadura) para o resto da cena, e não pode entrar e m nenhuma e m ação adicional (inc luindo refle xiva) para o resto do turno. Se ele deseja continuar a co mbater, e le te m que gastar a próximo turno se preparando novamente (se levantando, recuperando a arma dele, caregando, a arma de fogo dele, etc.) e não pode faze r nenhum ataque até o turno seguinte.

Fr acasso: A cláusula falha; o ataque sera totalmente

norma l se m efe ito adic ional.

Sucesso: Pa ixão guia o ataque do changeling,

compondo sua efetividade. Ele recebe +4 na sua parada de ataque contra o alvo escolhido.

Sucesso excepci onal: Alé m de + 4 dados oferecidos

pelo sucesso, o changeling recebe uma adicional bonoficação de dados igual ao nível de seu Manto (primavera).

Es poreie a Multidão (• ••• )

Às vezes a meta de um changeling é não mostrar o sua influencia em u ma única pes soa, mas balançar uma mu ltidão inteira. Reunindo povos a um protesto político, marcha de resistência passiva a ação agressiva, ou virando um coquetel contra um recé m chegado cortando a declaração dele, uma turba pode ser uma ferra menta potente para a corte Esmera lda. Ao contrário do Contrato da Vanglória ―Palavras de Recordações Nunca Vividas‖, esta cláusula não confere ao changeling uma presença sobrenatural, mas bastante habilidade para ativar (às vezes escondidos) os desejos de certos me mbros da mult idão, os trazendo a superfíc ie onde eles podem relu zir paixões semelhantes em outros. Por causa disto, o changeling não precisa estar falando ativamente ou estar em frente à mu ltidão, ou até mesmo é visível a eles. O Tino dos seus desejos é o bastante.

Pre-re quisitos: Manto (primavera) ••• ou

Benevolência da corte (primavera) •••••

Custo: 1 g la mour

Teste: Presença + Wyrd + Manto (primavera)

Ação: Estendida e Competida (cinco sucessos; cada

teste representa cinco minutos). A pessoa que compete com o teste pode testar refle xiva mente para uma mu ltidão baseada na mais alta

autocontrole presente. Alvos sobrenaturais faze m os seus proprios testes de resistência.

Captura: Ninguém na mu ltidão designada sabe que o

indivíduo que usa a cláusula é um changeling.

Resultados do teste

Fr acasso dramátic o: A mult idão não só é balançada,

mas se volta contra o changeling. Os efeitos disto podem varia r: e m u ma junta política pública, o changeling pode se tornar o alvo da atenção da polícia, podendo ser preso ou ser ate mesmo agredido fisica mente se ele tiver feito algo para merecer. Para qualquer desafio Social que o changeling fizer contra qualquer me mb ro do grupo recebera u ma penalidade de –4 penalidade por u m mês lunar inteiro.

Fr acasso: A mu ltidão não é balançada.

Sucesso: A multidão começa se agitar na direção que o

changeling deseja. Um co mplacente e calmo grupo pode se tornar ansioso e irritado. Uma turba poderia ser

113

acalmada. O changeling pode encorajar u m grupo a se dispersar aumentando a paranóia deles, incite u m grupo já irritado a uma ação violenta, ou os acalmar os deixando rela xado e confortáveis proximos de um sono. À discrição do narrador, mudar a atitude de uma mu ltidão e nível de energia mais que um ―grau‖ (i.e. calma para agitação e então de agitação para violencia) pode requerer sucesso excepcional ou continuo esforço por parte do changeling.

Sucesso excepcional: A mu ltidão é completa mente afetada, a atitude deles e comportamento como u m grupo é movida completa mente na direção em que o changeling desejar.

Modi ficadores sugeridos Situação de modific ador

+1 O pe rsonagem usou o

Olho do Cupido (• Primavera passageira) em u m me mb ro da mult idão.

–3 a multidão esta reunida ativamente por uma razão que diretamente se opõe a reação desejada (i.e. violência inspiradora e m u m grupo passifico, ou voltar

um grupo lea l de changelings contra o líder deles tê m quando ele juntado para proteger).

Verdejante Coração (••••• )

Virtudes e Vícios representam, e m um n ível fundamental, as coisas que um personagem tem por paixão mais profundas e como essas paixões se man ifestam. Usando Verde jante Coração, o changeling atinge as paixões inerentes dele (que são representados pelas Virtudes ou Vícios) e usa o senso bruto dele de ego para renovar a fortaleza interna dele. Esta cláusula só pode ser

usada e tentada uma vez por semana, se obtiver ê xito ou não. Tentativas adicionais automatica mente fa lham, mas podem incorrer pore m continuarão a gastar gla mour e gerar suas devantagens independente do numeros de vezes.

Pré-re quisitos: Manto (primavera) •••• Custo: 1 g la mour

Teste: autocontrole + Empat ia + Manto

(primavera)

Ação: instantanea

Captura: O personagem entra uma e m ação que é

114

Desvantagem: Para o resto da cena, todas as interações

sociais com changeling empreendidas são estragadas por sua Virtude ou Víc io. Interações sociais estão escaças para o resto da cena e todos os desafios Sociais que o personagem inic ia estão sujeitos a uma penalidade –2 pelo resto da cena.

Resultados do teste

Fr acasso dr amátic o: O personagem é Incapaz atingir

a força interna dele, o personagem perde um ponto de Força de vontade e é incapaz recuperar Força de vontade por qualquer me ios até ele dormir durante pelo menos 8 horas.

Fr acasso: A c láusula não ativada.

Sucesso: Sustentado pelas suas paixões, o changeling,

a parada de força de vontade é completa mente recuperada. Todos os pontos de força de vontade gastos previa mente são renovados e o changeling a força interna do changeling é sustentado pelo seu ego.

Sucesso exce pcional : A Força de vontade a parada de

força do personagem é completa mente recuperada ao término do turno. Co mo be m, ele recebe u ma bonificação +2 para qualquer desafio que envolva o sua perseverança ou autocontrole pela duração da cena.

No documento Changeling - Os Perdidos (páginas 110-114)