• Nenhum resultado encontrado

Sonhar e Personagens

No documento Changeling - Os Perdidos (páginas 145-148)

Pelo fato de que o sonhar vai se tornar invariavelmente relevante em u m jogo de Changeling: Os Perdi dos, um Narrador deve toma r a lgu m te mpo para considerar os tipos de sonhos que os personagens do Narrador terão. Assim co mo os gostos, desgostos, ambições e medos são relevantes quando criando um personagem interessante para os personagens interagire m, os changelings podem dizer mu ito sobre alguém ao interagir co m seus sonhos. Assim, o Narrador é aconselhado a traçar algu mas poucas idéias rápidas sobre a natureza dos sonhos de um personagem.

Da mes ma fo rma, os jogadores devem pensar sobre os tipos de sonhos que seus personagens experimenta m –

146

mu itas mixórdias têm pactos de sonhos como parte de suas juras, e assim os changelings freqüentemente se tornam fa miliares co m os sonhos de seus companheiros de mixórd ia. Os tipos de sonhos que um personagem tem pode dizer mu ito sobre o personagem, e as verdades tidas no mundo dos sonhos tendem a ficar conhecidas em u ma mixó rdia. Medos, esperanças e até mes mo fantasias sexuais são de conhecimento freqüentemente comu m dentro de uma mixórd ia, apesar de que muitos changelings são cuidadosos ao mantere m tais informações apenas dentro do grupo.

Sonhos Recorre ntes: Que tipos de sonhos recorrentes

o personagem pode ter? Os tipos de sonhos recorrentes que o personagem tem podem d izer a lgo sobre a personalidade ou psique do personagem. Por algu ma razão, alguns conceitos – retratados simbolica mente e m sonhos, é claro – têm seus ganchos na mente adormec ida, que monta esse conceito. Algumas vezes, isso é simples mente um refle xo dos próprios interesses, neuroses ou situações cotidianas estressantes do personagem, mas algumas vezes existem outros fatores trabalhando.

Apesar da Intensidade de um sonho recorrente ser determinada normalmente toda vez que ele é sonhado, o teste de Raciocínio + pe rseverança para determinar essa Intensidade se beneficia da regra da e xp losão do 9.

Sonhos de Me móri a: Muitas pessoas experimenta m

uma variedade de sonhos de me mória, le mbranças subconscientes do que aconteceu durante suas horas despertas. As me mórias que o subconsciente expele na fase REM do sono podem també m fala r a lgo sobre o sonhador. Gera lmente tais sonhos não são lembranças fié is, mas são coloridas pelas associações que o sonhador tem co m seu sonho, quais emoções eles experimentam ao lembrarem o sonho e outros ―tons de cores‖ similares da personalidade. Algumas vezes o sonhador não está ciente do porque ele continua a se le mbrar de um certo evento de sua infância, ou porque um corredor específico de seus anos de colegial recorre até mes mo e m sonhos que não são sobre antigos assuntos inacabados . Muitos oneiromantes podem descobrir as ra zões por trás destes sonhos recorrentes através de cuidadosa exp loração do sonho em si.

Similar aos sonhos recorrentes, o teste de Raciocín io + perseveraça para determinar a Intensidade de um sonho de me mória se beneficia da regra da e xp losão do 9. Caso o sonho seja um sonho recorrente de me mória, ele se beneficia da regra da e xp losão do 8.

Realizaç ão de Desejo: O subconsciente humano é, de

mu itas mane iras, a fonte de e xperiências humanas como esperanças e desejos, sejam eles sublimados ou abertos. Por isso, não é de se surpreender que muitos sonhos apresentam algu ma forma de rea lização de desejo, permit indo que o sonhador experimente os seus desejos mais queridos. Fazer a mor com a lgué m que ele goste, a oportunidade de se vingar de alguém que o machucou, a chance de se reunir co m u m a mado que morreu enquanto estavam brigados – a maioria das pessoas experimenta algum t ipo de sonho de realização de desejo ocasionalmente. Os significados de tais sonhos são geralmente óbvios, mas algu mas vezes a realização de desejo é e xpressa em termos simbólicos: sonhos de voar podem representar a liberdade de uma situação constritora ou que prende o personagem, enquanto sonhos de gravidez podem representar um chamado criativo não realizado.

Sonhos Profé ticos: A Wyrd toca todas as coisas,

correndo pela trama dos sonhos da mesma forma que corre através dos pontos mais distantes de Arcádia. Na Wyrd, o passado e o futuro se unem, e o destino se tece. Por isso, não é de se surpreender que os sonhos algumas vezes contenham vislu mbres do futuro. Alguns oneiromantes acreditam que muitos sonhos são proféticos, refletindo o futuro da mesma forma que mu itos métodos de divinação faze m: co mo a lgo que absolutamente vai ocorrer caso os eventos continuem baseados no exato mo mento em que o processo divinatório é usado. É claro, o livre arbítrio é a ma ior fonte de mudanças nesses eventos, e então eles são apenas dicas na melhor das hipóteses. Ainda sim, sonhos proféticos são bem comuns entre aqueles tocados pela Wyrd, e muitos changelings os e xperimentam.

Enquanto num sonho, o changeling que suspeita que seu ambiente é profético deve fazer u m teste de Racioc ínio + Ocultis mo + Wyrd com u m bônus igual à Intensidade do sonho. Sucesso indica se o sonho é ou não profético, mas não dá nenhuma outra informação sobre ele. Um sucesso excepcional não indica apenas se um sonho é profético, mas també m dá algu ma indicação para o changeling de como o sonho pode ser evitado e que ocorra. Se o changeling fizer qualquer tipo de mudança no sonho através do uso da oneiromanc ia, o sonho cessa de funcionar como u m sonho profético. Muitos changelings consideram u ma terríve l falta de sorte alterar sonhos genuinamente proféticos.

147

Um sonhador que experimenta um sonho profético e depois vê que sua predição se tornou verdadeira pode re-ganhar um

ponto de Força de Vontade. Ta is mo mentos dão ao sonhador uma sensação de confiança nas suas e xperiênc ias oníricas, mes mo que eles geralmente dêem u m frio na espinha daqueles que não acreditam e m tais coisas. Changelings que experimenta m u m sonho profético e depois vêem ele se realizar podem re-ganhar u m ponto de Gla mour, pois fica m abismados com o contato súbito com o poder da Wyrd.

Pesadel os: O que os

sonhos de realização de desejo representam para as esperanças e desejos, os pesadelos representam para inseguranças e medos. A maio ria dos sonhadores experimenta um pesadelo ocasional – um sonho que contém imagens, e xperiênc ias ou me mó rias que provocam u ma resposta de medo. Tais sonhos são bem aterrorizantes e, no caso de pesadelos, podem realmente contribuir para u ma saúde fraca e estresse psicológico. Pesadelos são intensamente pessoais. O que causa um grande medo para u ma pessoa pode simp lesmente ser um sonho incomu m para outra. Por isso, os tipos de pesadelo que um personagem e xperimenta diz muito sobre o que ele teme, odeia ou com que geralmente te m associações negativas. Simila r a mu itos sonhos, no entanto, pesadelos podem ser altamente simbólicos: o que parece ser simples mente um sonho estranho sobre palhaços e parquinhos pode na verdade ser uma associação simbólica co m abuso infantil do sonhador.

Quando determinando a Intensidade de um sonho, um pesadelo de Intensidade igual ou maio r à Força de Vontade do sonhador resulta em u m pesadelo tão

severo que o sonhador provavelmente acorda chorando ou gritando. O sonhador não recupera qualquer ponto de Força de Vontade do repouso depois de uma noite que inclui tais terrores noturnos.

Alé m disso, os loucos geralmente têm sonhos mais horríveis. Reduza o núme ro de sucessos necessários para prevenir a recuperação de Força de Vontade por um por perturbação que a vítima possua. Sendo assim, u m sonhador com duas perturbações e uma Força de Vontade 5 precisa m apenas experimentare m um pesadelo de Intensidade 3 para que a recuperação de Força de Vontade seja feita. Tais sonhos sempre irão apresentar características associadas com a perturbação em questão, no entanto: um pesadelo de alguém co m fobia geralmente é assombrado pela coisa que ele tem medo, e o esquizofrênico pode se ver cara-a-cara co m a suposta fonte de suas alucinações bem freqüentemente nos seus sonhos.

Nova Desvantagem Mental: Pesadelos

As psiques de algumas pessoas são naturalmente predispostas a pesadelos. Em tais sonhadores, enquanto ma is intenso o sonho é, o ma is provável é que ela e xperimente pesadelos – a intensidade do sonho inerva o sonhador, e o que começou como um simples sonho de outro tipo faz u ma mudança dra mática para o pesadelo. Em termos de jogo, qualquer sonho com u ma Intensidade maior que a perseverança do sonhador se torna um pesadelo. Esses pesadelos retêm a Intensidade do começo do sonho, no entanto, o que

148

significa que tais sonhos devem deixar o sonhador ma l descansado na próxima manhã.

Oneiromancia

As artes de manipulação de sonhos são praticadas por mu itos changelings. Todos têm a habilidade de dar forma aos sonhos, mas nem todos afinam essas habilidades. Verdadeiros oneiromantes procuram entender as nuances da condição humana, como e xpressadas através de sonhos. A Habilidade associada com a oneiromanc ia é Empatia – pois changelings um dia fora m morta is, e suas manipulações dos sonhos são, por necessidade, meio psicologia. Eles não têm a potência de Wyrd para re-mo ldar inteira mente os sonhos da forma que as Fadas Verdadeiras o faze m, mas se os changelings entenderem o que os sonhos significa m e co mo eles funciona m, e les podem obter o mes mo resultado de um cenário de sonhos mortal.

No documento Changeling - Os Perdidos (páginas 145-148)