• Nenhum resultado encontrado

Nova Vantagem: Glamour

No documento Changeling - Os Perdidos (páginas 62-65)

Durante sua permanência em Faerie, changelings são e xpostos e distorcidos pelo Gla mour, a energia que fa z possível os milagres e horrores de tal re ino alienígena. Gradualmente, e les aprendem a natureza do Gla mour, que é absorvido primaria mente a partir da essência destilada de sentimentos humanos. Seja roubado nos braços de um a mante ardente, colhido da fúria do campo de batalha, coletado no nascer de um belo susto ou adquirido das flores de um cemitério, o Gla mour é a emoção primit iva que torna possível as maravilhas terríve is de Arcádia. Apesar de todo o poder dos Gentis em moldar e co mandar o Gla mour, ta mbé m há a inabilidade de gerar este, precioso recurso através deles

63

mes mos, o porque das Fadas Verdadeiras raptarem continuamente mortais para servi-los. Co m te mpo, changelings aprendem a manusear este poder por s i só, tornando-se raramente encantadores no mesmo nível que seus Guardiões, eles logo aprendem a manusear o poder do Gla mour que flui por entre suas veias de modos alé m do conhecimento de qualquer morta l.

Gastando glamour

e xistem vários usos comuns para o glamour dos quais inclue m os seguintes:

• Conceder poderes para contratos: A maio ria das cláusulas requer pelo menos um ponto de glamour para ativar, e c láusulas poderosas podem requerer mais. A menos que caso contrário especificasse na descrição, um changeling ainda pode lançar cláusulas que requerem mú ltip los pontos de glamour, até mesmo se o changeling não puder gastar a quantia inteira em u m turno o changeling simp lesmente deve gastar a ação dele a cada turno até os pontos exig idos

serem gastos.

• Benção Seeming ou Kith: Cada seeming tem u ma benção especial isso permite a um changeling a gastar gla mour para receber um benefício relac ionado as forças naturais do seeming; estas bençãos são descritas individualmente para cada seeming. Alé m d iss o, certos kiths têm as próprias vantagens individuais deles em adição a do seeming gera l, o qual ocasionalmente requer gla mour como be m. A menos que caso contrário, a mbas as bênçãos possam ser ativadas simu ltaneamente, contanto que o changeling possa pagar o custo de glamour e xig ido.

• Ativando tokens: glamour pode ser usado para ativar os objetos encantados estranhos dos fae. Um changeling pode gastar um ponto de glamour para anteceder o teste habitual Wyrd para ativar u m token.

• Incite pandemonium: Changelings com u m nível de Wyrd alto ganham a habilidade especial para libertar altas concentrações de ondas de energia emoc ional, varrendo os indivíduos próximos, em u m frenesi de fervor desinibido. Soltar esta cascata de energia emoc ional requer o gasto de um Ponto de glamour.

• Fortificar a Máscara: Um changeling pode gastar um ponto de glamour para fortalecer a ilusão da Máscara por uma cena, impedindo a outro fae de ver o fae mien dele. Sua sombra a inda, poré m, o t rai. Po is o fae mien ainda possui a mesma sombra.

• Enfraquecer a Máscara: Gastando a parada dele inteira de gla mour imediata mente, u m changeling pode dispersar temporaria mente a mascara por uma cena, permit indo a qualquer um a perceber o verdadeiro mien dele. Esta habilidade só é uma exceção à limitação habitual de poder gastar vários pontos de glamour e m um turno determinados pelo valor da Wyrd.

Colhe ndo glamour

É a ato se alimentar das e moções humanas. Para faze r isso, um changeling, simples mente tem que achar u m humano que está experimentando fortes emoções e tentar sugar essas energias. Ambos ―positivos‖ e ―negativos‖ emoções podem prover glamour em potencial; a força da emoção é o que verdadeira mente importa, não o tipo. Exata mente que tipo de teste é e xig ido para ganhar glamour deste modo depende da ação ou situação levada para obter. Por e xe mplo, u m Ogro que deseja adquirir u m rapida mente do medo de uma presa poderia apanhar uma vítima infe liz e jogá-la contra uma parede, requerendo um teste Força + Intimidação, u ma criança da corte da Primavera poderia usar Manipulação + Socialização para atrair um nativo jove m ingênuo para o unir u m pouco de lu xuria a d iversão em u m canto escurecido e um Darkling que se aposenta poderia usar autocontrole + Empat ia para absorver a tristeza de u m funera l caseiro mantendo assim a pretensão de um parente aflito. O narrador é o árbitro final define as características requeridas para um teste colheita e m particu lar. Um ponto de glamour é obtido por sucesso em um teste de colheita. Um teste colheita pode ser modificado através de vários fatores. Co mo uma regra, flashes mo mentâneos de emoção e velhos sentimentos quase não são ―nutritivos‖ como os mais frescos ou emoções ma is detalhadas. O narrador pode escolher penaliza r testes de colheita que envolvem gerar meros flashes de emoções, como saltar de dentro da escuridão e assustar alguém, chutando alguém na canela gerar enfurecimento ou mencionar u m parente que morreu anos atrás. Igualmente, testes que envolvem emoções verdadeira mente e xtre mas ou detalhadas, como u m novo amor, aflição recente de um fa milia r que perdeu alguém especial recente mente um ou a ra iva e xcessiva nascida de um insulto mortal poderia m prover dados de bonificação devido a facilidade re lativa de colher ta is sentimentos potentes. Múltiplos changelings podem tentar se alimentar simu ltaneamente da mesma fonte, mas cada changeling adicional subtrai um dado do teste colheita; isso não representa uma escassez de materia l disponível tanto como os esforços deles

64

começando a impedir u m ao outro. Um changeling que está tentando persuadir a emoção da sua corte um ponto de glamour adic ional é recebido dentro de um teste próspero (não excedendo o gla mour Ma ximo dele) Assim, u m darkiling da corte do inverno que busca festejar a tristeza devido a u m ve lório e m u ma casa funerária receberia u m ponto de glamour de bonificação se o teste dele obtiver sucesso, devido a tristeza ser a emoção da corte dele. E por ultimo, se alimentar das emoções de mortais transtornados ou seres sobrenaturais frenéticos é muito arriscado, pois processar a energia de tais lunáticos freqüentemente gera mu ito trabalho devido a forte energia emoc ional, també m pode infectar um changeling imprudente com algumas de suas loucuras. Qualquer hora um changeling pode colher gla mour de u m objetivo que sofre atualmente uma degeneração ativa, o changeling têm que testar perseverança + autocontrole. Fracassar significa que se o changeling te a sua própria degeneração ela fica no changeling ativa para resto da cena; se o changeling não possui uma degeneração, então ele sofre degeneração do alvo ativo ao invés. Colher g la mour deste modo não faz de fato escoar energia; o mortal não se sente menos emocional de repente com as colheitas do changeling no morta l. Muitos changelings sentem conforto neste fato. Poré m,

sussurros de mortais contam que são sujeitados a habitual colheita sobre um mes mo alvo por um período longo de tempo acaba resultando em u m perca eventualmente de algo indescritível, a sua faísca vital. Estas almas saqueadas permanecem entre os rumores, é devido a esse medo que muitos changelings evitam mu ito freqüentemente colher do mesma fonte, especialmente no caso, de amigos ou pessoas amadas. Por via das dúvidas.

• Sonhos: Outros métodos de restabelecer glamour perdido é entrar nos sonhos de um mortal e tentar absorver alguma da energia emoc ional contida nele. Livrado-se dos desejos limitados da mente consciente, sonhos atingem direta mente os medos mais fortes e desejos da alma , e assim provê uma fonte impressionante de energia emocional para changelings. Este método obviamente requer um pouco mais preparação que alguns outros tipos de colheita, desde que o changeling possa que usar os penhores necessários ou Contratos para ganhar acesso aos sonhos de um morta l. Co lher gla mour do sonho de um morta l tip ica mente envolve um teste de perseverança + raciocín io + Wyrd, faze r isso é potencialmente u m das fontes mais lucrativas de glamour. Cada sucesso gera um ponto de glamour. À discrição do narrador, este teste pode ser alterado para representar circunstâncias variáveis no sonho ou as demandas da colheita do gla mour de um sonho em particular. Por e xe mplo, um sonho que se centra ao redor de entender a dor faze r o sonhador se sentir como uma c riança pequena requer um teste de autocontrole + Empat ia +Wyrd ao invés, alimentar-se do medo gerado pelo sentimento de escapar de uma besta em u m pesadelo poderia mudar o teste para Destreza + esportes + Wyrd como o changeling luta para distanciar do monstro. Indiferentemente da situação, é somado o nível de Wyrd de u m changeling para testes que envolvem colhe ita em sonhos, isso é claro com a ajuda da sua Wyrd, o changeling interpretando sonhos e comungando com esta fonte primitiva de energia emocional. O teste para colher gla mour de u m sonho é mais geralmente modificado por urgência. Beber de u ma fonte de sonhos permite u m changeling a beber ma is profundamente que a maioria das fontes, mas tende a ser mais demorado. Tentar apressar o processo e ganhar glamour antes do sonho correr seu curso tipicamente envolve que

65

o changeling que tome u m papel mais ativo na ação do sonho. São avaliadas penalidades dependendo de e xata mente quanto o changeling quer tentar acelerar o processo.

• juramentos: cu mprir obrigações juradas com o peso da Wyrd é outro modo que os changelings geralmente obtem gla mour; a quantia exata de glamour adquirido e as circunstâncias exig idas dependem dos particulares do jura mento em questão.

• Generosidade da sebe: Nem todo o glamour é obtido dentro do mundo dos mortais ou apoiando juramentos dentro dos olhos da Wyrd. Changelings podem tentar colher gla mour de certos artigos achados na sebe. A ma ioria destes artigos tomam a forma de frutas de goblin, e mbora ta mbé m seja m ditas a carne de certas criaturas da sebe para dar glamour para aqueles que ousam consumi-la. Em raros casos, os changelings podem até mes mo colher g lamour por ―consumir‖ objetos não comestíveis ou até mesmo os ma is estranhos feitos da colheita. Uma floresta de cristal brilhante poderia prover glamour na forma de ―frutas de vidro‖ essa liberta por exemp lo, energia quando quebrada zumb indo uma melodia musical particula r concedendo glamour dentro dos confins deste reino estranho.

Vantagem modificada:

No documento Changeling - Os Perdidos (páginas 62-65)