• Nenhum resultado encontrado

a vontade do indivíduo.

No documento Conhecer Astrologia - Astrologia Ocidental (páginas 119-121)

D

a mesma forma como os astros nos signos nos informam sobre os componentes da personalidade de uma pessoa, os astros nas casas nos infor­ mam sobre suas expressões e manifes­ tações durante a existência e sobre sua vida social.

De fato, ao criar a civilização, o homem criou uma nova condição: a existência social! Os astros nas casas referem-se essencialmente ao indivíduo social, às suas projeções, à sua integração, ao lugar que ocupa e ao papel que desempenha na vida em sociedade. Deste modo, o Sol nas casas revela em que setor da vida material e so­ cial o indivíduo ex­ pressa sua vontade

instintiva, que favorece a realização de sua personalidade.

0 SOL NA CASA I

A vontade instintiva e o eu, o ser e o as­ pecto, são um todo

inseparável. O in­ divíduo em ques­ tão é muito sub­ jetivo, consciente de si mesmo, tanto primário como se­

cundário no seu comportamento e ati­ tude. Tem tanta necessidade de inde­ pendência que procura a admiração ou aprovação dos outros. Brilhante, sedu­ tor, muito presente na vida social e, às vezes, egocêntrico e arrogante. Beneficia de uma grande vitalidade que tem ne­ cessidade de exteriorizá-la. Acontece com freqüência que a coincidência entre a posição do Sol e a situação do ascen­ dente — que é, não nos esqueçamos, a cúspide da Casa I — exalta tanto as qua­ lidades do signo onde estão situados que

relega para segundo plano as qua­ lidades do signo oposto, ado­ tadas pelo indivíduo em

questão, em função dos casos.

**-*' O SOL NA CASA II A vontade instintiva

do indivíduo está focalizada na to­

mada de posse do seu meio na­ tural, com um desejo latente ou ^ ^ ■ ^ ^ admitido, conforme o caso, de exercer um poder ou influên­ cia sobre ele, de resplandecer e apro­ veitar-se plenamente dele.

Deste modo, quase sempre sabe tirar partido das circunstâncias que se apre­ sentam no seu meio e dos meios de que necessita. Preocupa-se também em pre­ servar-se, em ter segurança. Isto pode, sem dúvida, incliná-lo para um certo conformismo ou torná-lo dependente de certos hábitos na sua vida material e social: então confunde coragem e obs­ tinação, rejeitando qualquer perspec­ tiva ou possibilidade de mudança. Pode mostrar-se poupado, prudente, sagaz, muito calculador, ou pródigo e gastador para esbanjar seus bens e energias. O SOL NA CASA III A vontade ins­ tintiva da pes­ soa se manifesta e se expressa de forma espontânea, de forma natural no seu meio social e público, onde se des­ taca, impregnado de certo calor humano e de um sentido inato da comunicação e intercâmbios, que suscitam numero­ sas simpatias. Por isso, o indivíduo em questão orienta-se freqüentemente para uma atividade que lhe dará oportuni­ dade de desempenhar um papel social, fazer contatos, trocar idéias, manter re­ lações tão ricas quanto variadas. Sua so­ ciabilidade, seu espírito prático e astuto são inegáveis.

N o entanto, às vezes é influenciável e instável ou, ao contrário, prisioneiro de seus costumes, idéias, convicções fe­ chadas, sem uma mentalidade aberta nem generosidade.

0 SOL NA CASA IV

A vontade instinti­ va do indivíduo

está integrada com muita na­ turalidade no seu meio fami­ liar, em cujo seio se destaca e manifesta com freqüência certo domínio. Por ex­ tensão, a preocupação em constituir um lar, em desempenhar o papel de chefe de família, em ver-se no centro de todas as situações está sempre latente no in­ divíduo, que aspira a sentir-se seguro, reproduzindo ou criando um esquema que já conheceu durante sua infância ou que injustamente não pôde ter. Por este motivo, mostra-se às vezes ca­ seiro, conformista, nostálgico ou então suas relações familiares ocupam um es­ paço demasiado grande em sua vida, ini­ bindo seu espírito independente e blo­ queando sua realização pessoal. Quase sempre, o interesse por suas origens, sua pátria e seu lar é mais ou menos pro­ nunciado. O SOL NA CASA V A vontade ins­ tintiva do indi­ víduo baseia-se na alegria de viver e no amor. Daí re­ velar-se muitas vezes um grande apaixonado da vida e de seus prazeres. Possui uma energia vital ex­ traordinária, calorosa, generosa, e um rico potencial de criatividade, sente uma

necessidade profunda e essencial de se exteriorizar, amar, criar, produzir e gozar a vida. Dá, portanto, muita importância a seus sentimentos, tanto às pessoas que os suscitam como ao que os outros sen­ tem por ele. Pode ter tendência para se mostrar exuberante, vaidoso, abusar de suas forças ou desperdiçar suas energias. Uma ou mais crianças e suas relações com elas terão com freqüência grande importância em sua vida. Por extensão, produzir e criar também é conceber.

O SOL NA CASA VI A vontade ins­ tintiva do indi­ víduo aspira a integrar-se har­ moniosamente na vida do dia a dia, con­ centrando-se no presente imediato, com uma consciência aguda dos detalhes prá­ ticos e materiais. Nesta configuração, o indivíduo conhece suas limitações ou então as impõe a si mesmo para se de­ dicar a uma tarefa concreta. De fato, tem necessidade de se sentir útil. É íntegro, consciencioso, entregando-se até à ab­ negação. Muito dependente de seu bem- estar e do bem-estar dos outros, desta­ ca-se com freqüência em profissões relacionadas com a saúde. N o entanto, às vezes estagna na rotina e na mono­ tonia até se sentir frustrado em um meio restrito, com possibilidades limitadas. Pode ser que lhe falte confiança em si mesmo ou que se deixe sufocar por múl­ tiplas e pequenas preocupações que, na realidade, em nada lhe dizem respeito.

No documento Conhecer Astrologia - Astrologia Ocidental (páginas 119-121)

Outline

Documentos relacionados