• Nenhum resultado encontrado

A Lua nas Casas revela a parte da vida social através da qual o indivíduo expressa sua sensibilidade.

No documento Conhecer Astrologia - Astrologia Ocidental (páginas 123-125)

A

posição da Lua em um dos 12 sig­ nos do Zodíaco informa sobre a natureza e a expressão da sensibilidade. Mas sua situação em uma das 12 casas nos informa sobre esta parte privile­ giada da expressão. Por outro lado, a de­ pender de se tratar de um mapa astral de um homem ou de uma mulher, a sensibilidade será expressada de ma­ neiras diferentes.

A LUA NA CASA I

O indivíduo dá mos­ tras de sua sensibili­ dade. Tem muitas

vezes um caráter terno, doce, mais ou menos sensível, dependendo, claro, do signo onde estiver a Lua. Assim, pode ser in­ tuitivo, imaginativo, influenciável, lu­ nático, caprichoso ou infantil, a de­ pender do caso. Às vezes vemos uma verdadeira obsessão pela infância, que pode dar lugar a uma personalidade de mulher-menina ou, no caso de um homem, uma atração pelas mulheres deste tipo. Em ambos os casos, têm sempre encanto, bem como o dom de serem simpáticos com os outros. N o mapa astral de um homem, é de es­ perar que uma mulher ocupe um lugar predominante na sua vida. Com efeito, sua individualidade irá desenvolver-se através dela. No de uma mulher, esta po­ sição reforça ou exalta sua feminilidade. Aposição da Lua nos informa

principalmente sobre as vivências do indivíduo durante sua infância.

^ - ^ A LUA NA CASA II O indivíduo integra- se em seu limite social através de sua sensibilidade, doçura e sensuali­ dade. Estamos dian- te de uma pessoa po­ tencialmente unida aos bens materiais ou que corre o risco de ser muito dependente. For isso põe todas suas qualidades sensíveis ao ser­ viço da obtenção de sua comodidade material, sensual e moral. O indivíduo dará mostras de certas intuições neste campo e de uma grande capacidade de tirar proveito delas. Mas peca por ser pouco prudente, é desgovernado e tende a esbanjar seus bens.

Se se tratar de um homem, é de esperar que o atraiam as mulheres gastadoras ou mais ricas que ele. Se se tratar de uma mulher, saberá satisfazer suas necessi­ dades e assumir suas capacidades fi­ nanceiras.

A LUA NA CASA III

Este indivíduo gosta das relações cheias de cumplicidade e refinamento, ba­ seadas em profun­ das afinidades e nu- ma conivência real. Tenta mais ou menos reencontrar ou ampliar as relações que conheceu durante sua infância. Este in­ divíduo é muito sensível ao meio social cm que se desenvolve, mas às vezes sente-se dominado, ferido ou incom­ preendido, o que lhe dá um humor al­ ternado ou caprichoso. E com fre­ qüência influenciável, guiado pelas modas, pelas idéias que estão no ar. É muito possível que possua habilidades manuais e que se interesse pelas artes plásticas ou pelo artesanato. N o mapa astral de um homem, existe uma forte presença de uma irmã ou de uma autên­ tica procura da alma gêmea, que pode­ ríamos traduzir por uma busca sem fim e uma instabilidade afetiva e de relação com as mulheres. N o de uma mulher,

a forte presença de uma irmã também é freqüente. Ressalta igualmente o desejo de seduzir e o gosto pelo jogo amoroso.

A LUA NA CASA IV

O indivíduo é e per­ manece especial­

mente sensível durante toda sua vida, no seu am­ biente social, raí- zes e origens. Sente

a necessidade de estar

rodeado pelos seus. U m a vez adulto, constrói muito cedo um lar, onde en­ contrará a mesma segurança afetiva e a mesma comodidade. Por extensão, esta configuração anuncia às vezes uma tendência para a vida em comum ou para a política ao estar a Lua e a Casa IV em analogia com o signo de Câncer. Se se tratar de um homem, este pro­ curará uma esposa maternal, uma mu­ lher caseira que cuidará dele e lhe dará toda a ternura e o afeto de que neces­ sita. N o caso de uma mulher, faz-nos pensar na imagem da mulher caseira mas também numa mulher que tem um papel de mãe em sua vida social ou pro­ fissional, uma chefe ou empresária.

A Diana caçadora da mitologia é uma das representações da Lua.

A LUA NA CASA V

O indivíduo c espe­ cialmente sensí­ vel aos prazeres e sua sensuali­ dade é mais ou menos intensa, de- pendendo de onde a Lua se encontrar, mas predominando sempre. Seu amor pelas crianças é também muito forte. N o mapa astral de um homem, esta configuração revela muitas vezes autên­ ticas qualidades maternais e pedagógi­ cas. Por outro lado indica também um amor romântico em sua vida, ou vários, sempre a depender de onde se encon­ tre a Lua e os aspectos que esta recebe. N o mapa astral de uma mulher, o amor pelas crianças está também presente, mas sua vida amorosa se situa quase sempre à frente de tudo. É sensual, se­ dutora, entrega-se, é exclusiva e senti­ mental. Finalmente, tanto no homem como na mulher, esta configuração pode revelar uma imaginação criativa.

A LUA NA CASA VI

A sensibilidade do indivíduo é per­

cebida nos pe­ quenos detalhes da vida material. Nunca deixa na- da ao acaso. Inca­ paz de suportar os problemas, tem tendência para poder di­ rigir e organizar tudo. Sua saúde pode ser debilitada pelo mesmo fato de ser tão sensível às pequenas mudanças da vida ou às contrariedades que sofre. Tem um temperamento psicossomático muito pronunciado. Durante sua infância, pode ter sofrido distúrbios de saúde que, em adulto, podem transformá-lo em uma pessoa nervosa, ansiosa e instável. N o mapa astral de um homem, vemos uma tendência para interessar-se por uma mulher modesta, reservada, fechada em sua vida cotidiana. N o de uma mu­ lher, esta tem sempre necessidade de se sentir ou se tornar útil. É bastante per­ feccionista.

Os astros nas Casas

No documento Conhecer Astrologia - Astrologia Ocidental (páginas 123-125)

Outline

Documentos relacionados